IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Visão x relaxamento: você sabe que a todo momento o nosso corpo dá sinais do que nós precisamos para manter a saúde em equilíbrio. E uma das mensagens que temos que levar em conta e saber decifrar (e realmente colocar em prática!) é que os olhos necessitam de relaxamento constante. Em outras palavras, para conseguir uma boa saúde visual, eles demandam descanso além do período do sono.

Conhecer e colocar em prática os exercícios visuais é um passo fundamental para cuidar dos olhos. Você deve saber que o método que eu ensino tem exercícios básicos, além de um mix mais específico com movimentos dirigidos para cada um dos problemas visuais, que podem melhorar quando estimulamos, por exemplo, a visão para longe e para perto, e também a visão periférica.

As massagens são básicas e servem para ativar a circulação sanguínea tão importante para a manutenção da saúde visual. Temos também alguns exercícios de movimentação ocular. Assim, como outras dicas como olhar longe e tomar banho no escuro. Porém, é fundamental que antes disso, você comece a perceber os sinais de cansaço dados pela sua visão.

Visão x relaxamento: aprenda a observar os sinais dados pelos olhos

Assim, começar a escutar seu corpo é muito importante antes mesmo até de começar a se dedicar ao método de tratamento natural da visão. Ou seja, é um passo importante que você deve dar antes de iniciar os exercícios visuais. Isso porque a técnica não se resume somente aos exercícios. Ela vai além disso porque também inclui melhorar e trabalhar a mente junto com o corpo por meio da respiração, da circulação e, principalmente, do relaxamento da visão.

https://youtu.be/-wHOBwv96-8

Tire cinco minutos da sua rotina para relaxar os olhos

Como disse antes, aprender a “escutar” o corpo é um estágio essencial para quem quer começar a prática dos exercícios visuais. Por isso, quando você estiver no celular ou computador é importante ficar atento(a) aos momentos que seus olhos se mostrarem cansados, irritados, vermelhos, com coceira e até doloridos. Evite chegar ao final do dia com eles super sensibilizados e ardendo. Dessa forma, é fundamental ouvir o que seu corpo diz: se seus olhos pedem descanso, descanse; se eles pedem uma pausa, dê essa pausa.

Mas, Tati eu trabalho o dia inteiro, tenho várias tarefas para cumprir. Não tenho tempo para pausas! Eu sempre digo: você pode tirar cinco minutinhos da sua rotina para olhar longe, para respirar e relaxar um pouco seus olhos. Isso é muito importante porque se a gente não pensar nisso agora, seremos cobrados mais para frente pelo mal uso da nossa visão!

https://youtu.be/ClBN_NtNrkI

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.