5 (100%) 1 voto

Ensino hoje para vocês um exercício visual que utilizo muito nos tratamentos para melhorar presbiopia (vista cansada), ambliopia, estrabismo e visão dupla.

Ele é muito eficiente, pois ensina ao cérebro o que focalizar e o que não focalizar, além de estimular a convergência, melhorando a visão para a leitura, diminuindo a visão dupla e os desvios oculares.

Você vai precisar de um pedaço de barbante de mais ou menos 60 cm, e 3 contas (podem ser miçangas) de cores diferentes.Enfie as contas no barbante.

Você pode segurar o barbante com as duas mãos, ou então amarrar uma de suas pontas em algo que esteja em sua frente, como as costas de uma cadeira, ou as grades da janela, de forma que ele fique esticado e alinhado com o seu nariz, e as contas fiquem enfileiradas. Veja na figura abaixo:

Visão: Aprenda simples exercício para ver melhor de perto

De forma relaxada e piscando constantemente focalize cada conta separadamente. A conta que você focalizar terá que parecer uma só, enquanto as outras contas precisam parecer duplas.

Olhe primeiro para a conta mais próxima ao nariz, fazendo a convergência, e perceba que as outras contas se duplicam, formando um V. Agora olhe para a conta do meio e perceba que se forma um X. Por último olhe para a conta mais distante do nariz e se formará um A (V ao contrário). Veja na ilustração:

Leia sobre:  Diabetes: saiba como ela afeta a saúde dos seus olhos
Visão: Aprenda simples exercício para ver melhor de perto

Visão desfocada causas e problemas

Pessoas com ambliopia, estrabismo e presbiopia podem ter dificuldade em ver a imagem duplicada. Se isso acontecer pisque os olhos separadamente, ainda focalizando a conta, pisque o direito e depois o esquerdo, e você enxergará as contas em diferentes ângulos. Preste atenção a estes 2 ângulos diferentes, pois eles formarão a imagem dupla quando seus 2 olhos estiverem abertos.

O próximo passo é sustentar a imagem dupla. Perceba que se você desviar o olho daquela conta, as outras não ficarão mais duplas. O foco é feito com a visão central, enquanto que a duplicidade acontece na visão periférica. Comece sustentando a imagem dupla por  30 segundos, depois 1 minuto, até 10 a 20 minutos, desde que você não sinta os olhos cansados. Você pode alternar entre as contas, por exemplo, 2 minutos focalizando cada uma. Sempre piscando normalmente e respirando profundo para não cansar os olhos.

Se sentir tensão ou tontura, pare e faça uma massagem ao redor e entre os olhos, e um palming (cobrir os olhos fechados com as palmas das mãos em concha).

Este é um ótimo exercício para a coordenação entre os olhos e para melhorar sua visão para perto!

Visão desfocada repentina

Muitas pessoas relatam problemas de visão embaçada repentina. Isso pode significar diferentes coisas, desde um princípio de AVC por queda de circulação, até sinais do seu corpo mostrando que você preste um pouco mais de atenção à visão.

Leia sobre:  Entrevista Dra Tatiana Gebrael para Revista Isto É

Caso você sinta este sintoma, a primeira coisa que você deve fazer é buscar um oftalmologista para encontrar o problema que trouxe visão embaçada repentinamente.

Quer saber mais?

 

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.