Avalie este post

Vermelhidão nos olhos é uma queixa bastante comum entre meus alunos e seguidores nas redes sociais. De fato, com o ritmo mais acelerado da vida moderna e quase sempre dentro de ambientes fechados e com ar condicionado, nossos olhos acabam maltrados!

Mas, muitas vezes, nós é que contribuímos muito para isso porque abusamos da leitura, do uso do computador e sem celular; ficamos sem piscar e dar pausas. Também acabamos dormindo mal e poucas horas, além de bebermos pouca água e manter uma dieta pouco saudável.

Sim, todos esses pontos acabam influenciando a nossa saúde visual, deixando nossos olhos vermelhos e bastante irritados. E qual é a nossa primeira reação? Esfregar, coçar e apertar, o que vai piorar ainda mais a situação.

Vermelhidão nos olhos: saiba como cuidar

Você pode lembrar: bem, mas eu não sofro com vermelhidão nos olhos. Isso é ótimo! No entanto, todas as dicas que eu vou passar são excelentes para relaxar a visão e tirar a tensão do dia a dia e podem ser praticadas por pessoas que não sofrem com esse problema.

Eu destaco, no entanto, que é sempre bom você consultar um médico oftalmologista. É importante investigar qual é a real causa da vermelhidão nos olhos, pois pode uma conjuntivite ou algo mais grave como uma infecção.

 

Vermelhidão dos olhos: dicas simples para tratar  

 

Pratique diariamente exercícios de relaxamento para os olhos

Palming

https://metodoselfhealing.com.br/palming-empalmar-poderoso/

Automassagem

https://metodoselfhealing.com.br/relaxe-a-visao-com-a-automassagem/

Olhar longe

https://metodoselfhealing.com.br/visao-embacada-exercicios/

Piscar os olhos

 

Faça compressas frias
Elas são muito eficientes para relaxar e diminuir a vermelhidão dos olhos. Umedeça uma toalha limpa ou algodão com água gelada (pode ser água boricada ou água termal) e coloque nos olhos fechados por 5 minutos de uma a duas vezes por dia. Aproveite para relaxar em um local tranquilo.

Cuide de sua saúde
É bom evitar locais com ar condicionado. Além disso, beba muita água e tenha uma alimentação saudável e equilibrada. Pratique atividade física de forma regular.

Lave os cílios com shampoo neutro para bebês
Isso pode ajudar a minimizar a irritação e vermelhidão dos olhos. Essa é também uma indicação bastante recomendada por médicos oftalmologistas para quem sofre de blefarite. Trata-se de uma doença crônica que causa inflamação e aumento da oleosidade nos cílios. Tenha muito cuidado ao fazer a limpeza. Ela deve ser bem superficial.

Evite coçar e apertar os olhos
Isso também vale para olhos saudáveis. Sei que é difícil resistir. Mas, esse alívio imediato causará atrito e poderá agravar ainda mais a situação. Em vez disso, recorra às compressas frias. Lave o rosto suavemente com água corrente e caso passe a mão nos olhos, o faça de forma delicada e suave e com as mãos totalmente limpas.

Não use máscara para dormir
Esse tipo de acessório gera um atrito desnecessário no globo ocular e pode agravar o problema de vermelhidão nos olhos. Se você não consegue dormir sem a máscara, uma dica é apoiar uma seda leve sobre os olhos na hora de dormir, pois durante a noite ela vai cair sem que você perceba. Lembre-se de deixar o quarto completamente escuro!

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.