IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Uso do óculos furadinho para tratar Degeneração Macular é um hábito que — aliado à prática dos exercícios – pode ajudar bastante no tratamento dessa alteração visual. Dessa forma, neste post vou explicar como utilizar esse acessório para cuidar desse problema de visão, que atinge a mácula, área dos olhos responsável pela percepção de detalhes.

Assim, colocar os óculos furadinho sozinho já vai auxiliar quem sofre de Degeneração Macular. No entanto, aqui, vou dar uma dica extra para o uso do óculos furadinho: você deve colocar esse acessório ou pedir para que a pessoa que você esteja ensinando os exercícios faça isso. Depois, olhe para o nariz de uma pessoa que estiver na sua frente e marque esse ponto nos óculos, cobrindo as demais áreas dos óculos (no vídeo abaixo eu explico como fazer isso). E, além disso, tente focar nesse ponto quando estiver com os óculos.

Uso do óculos furadinho para olhar detalhes

A Degeneração Macular é considerada hoje como uma das principais causas de perda de visão em todo mundo. A mácula está localizada numa região bem no centro da nossa retina. Ela mede de 1 a 2 milímetros e é responsável pela nossa visão de detalhes. Assim, significa dizer que quando você está olhando para o rosto de uma pessoa e foca no nariz dela, por exemplo, observando os pequenos detalhes, quem está trabalhando nessa ação é a sua mácula.

Dessa forma, para trabalhar a Degeneração Macular e estimular a nitidez da visão, comece a olhar detalhes. O olho humano adora olhar rostos. Para encaixar esse exercício na sua rotina, ao levantar experimente, quando estiver escovando os dentes, olhar os mínimos detalhes do seu rosto no espelho ou ver os detalhes do rosto do seu companheiro(a). Isso sem forçar a visão. Porque ela é um sentido de receber e não de ir buscar. Assim, não force os olhos. Vá percorrendo minuciosamente os detalhes de todas as partes do seu rosto. Isso fará com você estimule as células da mácula.

Sobrecarga da visão central é uma das causas da doença

O processo de degeneração das células da mácula pode ocorrer em razão de três motivos principais:
– Uso excessivo da visão de perto
– Uso reduzido da visão de longe
– Olhar fixamente, sem movimentar os olhos, ou seja, não piscar e não exercitar a visão periférica

Assim, tudo isso provoca uma tensão e sobrecarga da visão central, com muito pouco tempo da nossa visão periférica. Dessa forma, isso se dá, principalmente, nas pessoas que usam óculos a maior parte do tempo e também que ficam muito tempo no celular e computador.

Procure ler letra por letra – e não precisa ser devagar – porque senão você vai perder nitidez na leitura, já que a mácula foca um ponto de cada vez, como dito antes. E o objetivo aqui é você enxergar e aumentar a nitidez da sua visão, não é mesmo?

Faça exercícios visuais nos quais você cobre as áreas que enxerga bem e pelos furinhos estimula as regiões mais fracas. Lembre-se sempre que os exercícios naturais não devem substituir o tratamento com seu oftalmologista.

Uso do óculos furadinho ajuda a enxergar melhor

Os óculos furadinhos ou reticulados realmente funcionam e é bom usá-los. Os óculos reticulados são óculos opacos cujas lentes são perfuradas por inúmeros buracos minúsculos. Esses buracos direcionam a luz para pequenas porções da retina, auxiliando instantaneamente seu foco. Após retirá-los, eles não continuam melhorando sua visão, ou seja, somente funcionam naquele momento.

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.