4.8 (95%) 4 votos
DEGENERAÇÃO MACULAR, Mácula, ÓCULOS, PINHOLE
DEGENERAÇÃO MACULAR, MÁCULA, ÓCULOS, PINHOLE

Degeneração Macular

Degeneração macular é hoje uma das principais causas de perda de visão no mundo todo. A mácula é uma pequena região localizada bem no centro de nossa retina, medindo 1 a 2 milímetros, e responsável por nossa visão de detalhes, ou seja, quando você está olhando para o rosto de uma pessoa, e foca no nariz dela, olhando os pequenos detalhes, quem está funcionando é sua mácula.

Luz chegando até a Mácula
Visão da Retina
A degeneração destas células da macula, acreditamos que seja por 3 razões: Uso excessivo da visão de perto, uso reduzido da visão longe, e olhar fixamente, sem movimentar os olhos. Tudo isso provoca tensão e sobrecarga na visão central, e muito pouco uso de nossa visão periférica, principalmente nas pessoas que utilizam óculos todo o tempo.
Buraco de Mácula

O buraco macular também pode ser causado por estas tensões, incluindo a tensão no vítreo (geleia que preenche o olho), o que faz com que ele se descole e traga junto com ele pedaços da mácula. O buraco que acontece na macula pode também estar associado à altas miopias e traumas, o que comprova ainda mas que a tensão pode provocar este problema.

Restabelecendo as funções naturais dos olhos, e usando-os em melhores condições, podemos melhorar muito a visão de quem possui estes problemas.

Degeneração Macular, tratamento natural com exercícios

Os exercícios abaixo podem ser feitos também para prevenir a degeneração e o buraco, assim como tratá-los:

·       Pratique o palming (Clique Aqui) várias vezes ao dia (3 a 4 vezes), durante no mínimo 6 minutos, a fim de reduzir a tensão em seus olhos.
·         Não tenha medo do sol, isso é importantíssimo, pois muito se diz que o sol causa degeneração, e isso não é verdade. Não existe pesquisa que comprove que a exposição normal ao sol cause problemas visuais. Nossa experiência demonstra que você precisa do sol agora mais do que nunca, pois é sua luz intensa que estimulará as células da mácula. Faça o sunning (Clique Aqui) todos os dias de 10 a 20 minutos.

·       Movimente seus olhos. Olhar fixamente e sem piscar prejudicará sua visão, e deixará seu olhar congelado. Pratique os exercícios do link (Clique Aqui)  e leve esse hábito para toda sua vida.
·       Olhe longe. Movimente seu olhar também quando olha à distância. (Clique Aqui)
·       Olhe para os detalhes, estimulando exatamente as células da mácula. Não desanime, pois será difícil, já que a visão central é provavelmente a sua mais prejudicada. Insista e relaxe, apenas enviando estímulo e a intenção de ver para esse local. Veja dois exercícios interessantes para estimular a macula nos links: Olhando Detalhes (Clique Aqui) e (Clique Aqui)Praticando o exercício de olhar detalhes utilizando rostos de revistas no Grupo de exercícios do Parque Villa Lobos
·       O Balanço longo é muito eficaz também para descongelar seu olhar. Pratique várias vezes por dia. (Clique Aqui)
·       Descansar sua visão central, estimulando sua visão periférica também é muito positivo. Veja o exercício no link: (Clique Aqui)

Degeneração Macular, tratamento com óculos pinhole

·      Para tratamento de degeneração macular há também um exercício interessante utilizando os óculos pinhole ou reticulado ou com furinhos. No próximo post, aqui no blog este exercício será detalhado, mas por enquanto comece praticando os anteriores. (Clique Aqui)

Não permita que sua idade o detenha. Nossos pacientes mais bem sucedidos com o tratamento muitas vezes já passaram dos 70, e ainda continuam melhorando a visão.

Depoimento de Degeneração macular

Depois de 33 injeções nos olhos, Mario Wunder, paciente da Tatiana Gebrael, recebeu alta de seu oftalmologista, pois agora não necessita mais das injeções e recuperou muito sua acuidade visual com a prática de exercícios para os olhos.

“Encaminhei meu pai com problemas de degeneração macular da retina à consulta com a Tatiana, em SP e desde então ele tem feitos os exercícios. Segundo o relato da minha mãe,tem mostrado melhora da leitura das linhas do cartaz onde treina de forma considerável.” Solange Nunes Martins Niterói, RJ

“Tatiana , fiz um workshop de final de semana na Clinica Tobias com você e outros profissionais , que me abriram novos horizontes para a correção do meu problema de macula .Muito obrigado.” Eduard Maldus Sao Paulo – SP
Os exercícios anteriores são muito utilizados por mim no consultório, porém dependendo de cada caso utilizo outras técnicas visuais e corporais. Recomendo que experimente alguns deles, mas em paralelo procure também um atendimento mais individualizado para o seu caso.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.