Essa semana uma dica diferente! O processamento visual é bastante complexo, mas a cada dia vamos nos descobrindo, e essa dica não é exatamente um exercício ou uma técnica, e sim um esclarecimento para entendermos melhor como funciona os nossos olhos, principalmente focado na saúde emocional!

O que é saúde emocional e como está relacionada à visão?

Reparem em como sua visão reage às suas emoções. Preste a atenção em como está enxergando após uma briga, ou então após ter se estressado com o trânsito, após uma semana de provas, ou dias seguidos de muita correria e stress….

Geralmente ela se apresentará pior, e isso influenciará nos exames oftalmológicos, por exemplo. Sua visão pode se mostrar pior do que realmente ela é.

Não se pode questionar que as nossas emoções afetam nossa visão. Quando uma pessoa experimenta forte emoção negativa, seja medo, raiva, ansiedade ou dor, a visão quase sempre piora, mesmo em pessoas que enxergam perfeitamente. Se a experiência é repetida com bastante freqüência, os resultados podem tornar-se permanentes. Ou seja, a saúde emocional está diretamente ligada à saúde ocular.

Podemos observar isso mais claramente em algumas ocasiões da vida. Se você tem um problema visual, seja ele qual for, tente lembrar em qual situação da sua vida ele começou…

Saúde emocional no trabalho e escola

Saúde emocional dos olhos! Saiba mais sobre sua emoção e visãoUm exemplo muito claro, é que geralmente crianças desenvolvem miopia aos 7, 8 anos de idade, coincidentemente com os primeiros anos do ensino regular. Aqui a criança fica muitas horas em sala de aula fechada, exigindo muito dos olhos, sem descansar a visão, e se depara com três emoções negativas muito comuns nessa época: a frustração, o tédio e a ansiedade. Mais um exemplo de como a saúde emocional influencia na visão.

Se são bons alunos, sentem-se ansiosos para manter seu alto nível. Se são alunos fracos, sofrem constantes frustrações. E para amplos os tipos de alunos, se terminam uma lição que acharam fácil ou difícil demais, há oportunidades de sobra para ficar com o olhar perdido no espaço, entediado. A saúde emocional não está somente relacionada à tristeza, mas ansiedade e outros fatores que podem ser ligados, muitas vezes, à alegria.

Saúde emocional dos olhos! Saiba mais sobre sua emoção e visãoO mesmo pode ser observado nos anos de Universidade, ou no início do primeiro emprego. Nessas ocasiões, a miopia pode ser um espelho da falta de clareza do futuro em direção ao qual se está trabalhando com tanto afinco.

Se estivermos infelizes, por exemplo, não desejaremos ver nada ao nosso redor, nossa visão pode piorar muito.
Em outras palavras, a não aceitação de nós mesmos ou de nossas vidas pode desempenhar um papel enorme na deterioração da visão.
Taí algumas coisas para refletirmos não só durante a semana, mas pela vida toda!!

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.