Início » Retina: Nessa Região dos Olhos Acontece uma Verdadeira Mágica

Retina: Nessa Região dos Olhos Acontece uma Verdadeira Mágica

Por |2019-01-21T16:55:37+00:0021 de janeiro de 2019|0 Comentários
Avalie este post

A retina é a vida dos nossos olhos, onde todo o processamento visual acontece. É ela que captura as imagens e é nela onde ocorre uma verdadeira mágica.

Assim, as imagens vêm até nossos olhos de forma aberta e de todos os lados. Mas, elas precisam chegar até a retina como um ponto e não difusas. E nossos olhos, como num processo bastante similar ao que ocorre numa câmera fotográfica, vai precisar “juntar” todas essas imagens.

Por isso, que temos tantas “lentes” dentro dos nossos olhos. A córnea fecha as imagens em uma lente de 42 graus. A pupila fecha ainda mais e o cristalino enruga e afunila para deixar a imagem como um pequeno ponto e prontinha para a retina capturar. Antes disso, a imagem passa pelo vítreo, que tem a função de facilitar a condução da imagem à retina.

A retina funciona como um filme de uma câmera fotográfica analógica

A retina está situada na parte de trás do olho. Ela recebe as imagens, convertendo-as em reações químicas e transmitindo-as para o nosso cérebro por meio do Nervo Óptico para que sejam interpretadas.

É uma região extremamente irrigada e que sofre com a má circulação corporal, quando adotamos um padrão de vida sedentário e estressante.

Para ilustrar o funcionamento da nossa visão, podemos comparar nosso olho com uma câmera, pois há várias semelhanças entre esses dois sistemas óticos. Você sabia que a própria fotografia nasceu a partir de estudos da visão humana? Ela é considerada uma grande câmera escura que projeta imagens invertidas.

Leia sobre:  Descolamento de Retina: Como Melhorar esse Problema de Forma Natural

Em uma análise bastante simples, tanto a lente do olho como a câmera fotográfica captam uma imagem externa. Isso acontece a partir da incidência de luz, interpretam essa imagem, enviando-a a um receptor. No caso do olho, o receptor é o cérebro. E da máquina um arquivo ou até um filme fotográfico para os amantes da arte de fotografar de maneira analógica como se fazia antes do surgimento do digital.

Outro ponto em comum: por ser uma lente que refrata a luz, nosso olho registra a imagem invertida, assim como acontecem com as câmeras. Para que a imagem seja formada, é necessário que a luz entre pela frente por meio de uma pequena abertura. Nos olhos, pelo cristalino e na câmera pelo diafragma.

Nós só enxergamos porque há luz! Nós precisamos dela para ver. Por isso, que quando usamos óculos escuros nós enxergamos menos. Também pelo mesmo motivo conseguimos enxergar melhor quando lemos no sol.

Semana Mais Visão Mais Vida

Quer ter acesso às dicas e aos exercícios gratuitos para melhorar e recuperar a visão de forma natural? Você poderá  aprender tudo de forma gratuita e online na Semana Mais Visão mais Visão, que acontecerá de 28 de janeiro a 01 de fevereiro.

Garanta o seu lugar aqui ▶️ https://tatigebrael.com/workshop-turma-11-mobile

 

Saiba em detalhes um pouco mais do funcionamento das principais estruturas que formam os olhos

 

Leia sobre:  3 dicas para não cansar a visão com a luz do celular e computador

 

Depois de iniciar o treinamento visual por conta de um Descolamento de Retina, João sentiu uma forte emoção ao voltar a enxergar

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão