4 (80%) 1 voto

Renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode se tornar um verdadeiro tormento para quem enfrenta algum problema de visão. Porém, a boa notícia é que o exame visual para continuar com a carteira de motorista exige exercícios específicos. Assim, eles vão ajudar a melhorar a sua performance durante o teste. No entanto, muita gente vai perguntar: uso ou não os óculos? A resposta é: sim, use se isso vai fazer você se sentir mais confiante durante a avaliação. Isso vai lhe auxiliar a ter mais segurança na hora de fazer o exame!

Assim, os exercícios mais importantes do exame de vista para renovação da carteira de motorista são os que trabalham o foco (a nitidez) e à adaptação dos olhos ao claro e ao escuro. Num dos testes do Detran (Departamento de Trânsito), por exemplo, é jogada uma luz forte nos olhos. Também tem a clássica leitura das letras quando são testados os dois olhos separadamente.

Renovação da CNH: inicie o treinamento três meses antes

Dessa forma, comece a preparação da sua visão dois a três meses antes do exame. Também existem movimentos para serem feitos um dia antes e no dia de renovar o documento de habilitação. Basicamente os exercícios específicos vão trabalhar o foco com a estrutura da pupila. Assim, ela vai abrir e fechar, conforme a entrada de luz nos seus olhos. Um dos exercícios indicados para isso é o Sunning ou Ensolar.

Sunning proporciona contração e dilatação alternada da pupila

Dessa forma, com o banho de sol nos olhos há a variação da intensidade e da posição que a luz incide em suas pálpebras. A pupila é um orifício, movido por músculos. Quando esses músculos se deparam com a luz forte, contraem, “fecham” a pupila, e na luz fraca e escuridão dilatam “abrem” a pupila.

Por isso, é correto dizer que o exercício faz uma musculação para os nossos olhos. O que significa que eles ficam menos sensíveis a luz forte. Ao mesmo tempo em que aumenta a circulação sanguínea e o relaxamento ocular.

Invista no banho no escuro

Outra dica para quem quer passar no exame de vista para renovação da carteira de motorista é tomar banho no escuro. Deixe a luz totalmente apagada para exercitar a visão noturna e também estimular a abertura da pupila. E se você tem uma diferença de mais 1,5 grau a 2 graus entre os dois olhos, use um tampão no olho mais forte (sempre no olho mais forte) para estimular o olho mais fraco.

Use o tampão no olho mais forte de 15 a 20 minutos por dia. Faça isso somente durante atividades corriqueiras como tomar café da manhã, almoçar ou brincar com seus filhos. Nunca utilize o tampão em tarefas no computador ou para assistir TV, pois aí você vai estressar os seus olhos. E isso não ajudará na hora de fazer o exame para renovação da sua carteira de habitação. Foco, força e fé e boa sorte no seu exame!

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.