Início » Presbiopia ou Vista Cansada

Presbiopia ou Vista Cansada

Por |2018-12-04T13:02:46+00:0015 de março de 2012|12 Comentários
4.8 (96.67%) 12 votos

Presbiopia ou Vista Cansada é caracterizado pela dificuldade de enxergar de perto com sensação de visão embaçada. Na hora da leitura, por exemplo, as letras pequenas começam a ficar desfocadas.

E você já deve ter ouvido várias vezes essa frase: “Com a idade, a vista fica cansada e a gente começa a enxergar mal de perto!”. A Presbiopia ou Vista Cansada (CID H52.4) resulta da perda natural da elasticidade do músculo ciliar e do cristalino (lente interna dos olhos), que é responsável por focalizar diferentes comprimentos da visão, ou seja, sua função é permitir uma visão nítida de qualquer distância.

Porém, Vista Cansada não tem a ver com a idade. Isso porque o que acontece é que se você não praticar os exercícios visuais os músculos dos olhos entre eles, cristalino e pupila, com o tempo vão ficar fracos.

Vista Cansada ou Síndrome do braço curto ou esticado

Assim, quando a visão para perto fica prejudicada, de forma automática, afastamos o objeto de leitura, esticando o braço para frente. Ao tentar ler o jornal, um livro, na tela computador ou a mensagem do celular, por exemplo, é preciso deixar longe o objeto para ter nitidez na leitura. Por isso, a dificuldade de ver de perto também é descrita como síndrome do braço esticado ou síndrome do braço curto.

Tratamento para Presbiopia

O que fazer para Vista Cansada? Você pode enxergar bem, como muitos dos meus alunos, mesmo depois dos 70 ou 80 anos. Muitos deles não precisam dos óculos para perto ou multifocais ou colírio para Vista Cansada, graças a uma verdadeira musculação que fazem com os olhos.

Assim, com a prática regular e correta dos exercícios, é possível trabalhar a flexibilização (acomodação) do cristalino e melhorar bastante sua condição visual, combatendo as causas da Presbiopia! Como outras alterações que afetam a visão, ela pode gerar desconforto, dor de cabeça, dor nos olhos e cansaço visual, entre outros sintomas de Vista Cansada.

Causa emocional da Presbiopia: falta de foco

Na parte emocional, a Presbiopia indica falta de foco no período atual da vida. Assim, não é coincidência que na fase dos 40 aos 45 anos a gente comece a questionar o que foi feito até agora e qual é a verdadeira missão de nossa vida. Por isso, é tão importante trazer novamente o foco para a visão de quem tem Vista Cansada.

 

Presbiopia (Vista Cansada) pode melhorar com exercícios de mobilização do cristalino!

Os movimentos específicos para Presbiopia estimulam a musculatura ao redor dos olhos e a convergência (cruzar os olhos, ou o popular ficar “vesgo”). Antes de praticá-lo faça Palming e massagem facial.

Posicione-se à uma distância mínima de três metros de qualquer objeto (pode ser um vaso, uma cadeira ou qualquer outro objeto). Coloque seu polegar à frente de sua face, à uma distância aproximada de 10 cm dos seus olhos, alinhado com seu nariz, ou seja entre os dois olhos.

Leia sobre:  Nistagmo

Olhe para seu polegar, pisque, respire, não direcione seu olhar para o objeto longe, somente para o polegar, e vá percebendo que o objeto distante se duplica.

Faça por curtíssimos períodos de tempo, cerca de 30 a 60 segundos. Pare para descansar os olhos com o palming e massagem. E depois repita o exercício.

Parece simples, mas para pessoas com alto grau de Presbiopia, e para quem tem baixa convergência pode se tornar um desafio. Nem todos conseguem aprender o exercício com facilidade, portanto, não desista, e tente com paciência, respirando profundo e piscando.

Exercício com contas ou miçangas

Além de usar esse exercício visual para Vista Cansada, também indico nos tratamentos de Ambliopia (Olho Preguiçoso), Estrabismo e Visão Dupla. Muito eficiente, pois ensina ao cérebro o que focalizar e o que não focalizar, além de estimular a convergência, melhorando a visão para a leitura, diminuindo a visão dupla e os desvios oculares.

Você vai precisar de um pedaço de barbante de mais ou menos 60 cm, e três contas (podem ser miçangas) de cores diferentes. Enfie as contas no barbante. Segure o barbante com as duas mãos. Ou, então, amarre uma de suas pontas em algo que esteja em sua frente. Pode ser as costas de uma cadeira, ou as grades da janela. O barbante precisar ficar esticado e alinhado com o seu nariz e as contas enfileiradas.

De forma relaxada e piscando constantemente focalize cada conta separadamente. A conta que você focalizar terá que parecer uma só, enquanto as outras contas precisam parecer duplas.

Olhe primeiro para a conta mais próxima ao nariz, fazendo a convergência, e perceba que as outras contas se duplicam, formando um V. Agora olhe para a conta do meio e perceba que se forma um X. Por último olhe para a conta mais distante do nariz e se formará um A (V ao contrário).

Veja na ilustração:

 

“Nunca esqueça de piscar. De agora em diante seu mantra é: conte até três e … pisque! porque ao lermos no computador ou celular a tendência é congelar a visão. O ato de piscar vai funcionar como micro descansos para não cansar seus olhos”.

 

Porque o Sunning é tão importante para quem tem Presbiopia

O exercício do banho de sol nos olhos é imprescindível para quem tem Vista Cansada ou Presbiopia. Isso porque com o Sunning é possível trabalhar três áreas dos olhos responsáveis pela acomodação da visão. São elas os músculos ao redor dos olhos, o cristalino e a pupila. Dessa forma, esse vai exercitar de forma excepcional o fortalecimento da pupila.

Veja aqui a sequência completa do Sunning:

 

Exercícios para não cansar os olhos na tela do computador e celular

É possível continuar usando o computador e celular sem cansar e forçar a sua visão. Confira como não sofrer com doenças e cansaço visual. Além dos exercícios, fique atento à luz do ambiente onde você está trabalhando ou lendo. Priorize a luz natural (ou luz amarelada) e ambientes bem iluminados!

Leia sobre:  Hipermetropia: o que Você Precisa Saber Sobre Essa Alteração Visual

Confira 3 técnicas para não forçar a visão no vídeo abaixo:

 

Exercício para melhorar a nitidez da leitura

 

Depoimentos de alunos que melhoraram Presbiopia (Vista Cansada)

Edith não usa mais óculos para ler:

 

Claudete melhorou a visão para perto:

 

Ortencila reduziu os efeitos da Vista Cansada com exercícios:

 

Sonia melhorou da Presbiopia:

 

Roseli diminui o grau dos óculos para perto e longe:

 

Dúvidas sobre Presbiopia (Vista Cansada)

O que causa a Presbiopia?

A Presbiopia ou Vista Cansada resulta da perda natural da elasticidade do cristalino (lente interna dos olhos), que é responsável por focalizar diferentes comprimentos da visão com nitidez. A prática de exercícios visuais fará com que os músculos dos olhos entre eles, cristalino e pupila, fiquem fortalecidos.

O que é monovisão?

Trata-se de um conceito para corrigir Presbiopia e Vista Cansada que consiste em o olho dominante utilizar a graduação das lentes ou óculos para enxergar bem para longe. Enquanto o olho não dominante, usa os óculos ou lentes para a visão de perto. O objetivo dessa técnica é equilibrar o problema de foco.

Tem cirurgia para presbiopia?

Sim, existem procedimentos cirúrgicos destinados para corrigir a Presbiopia ou Vista Cansada e neles é utilizada a mesma técnica das cirurgias refrativas para Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo, que mudam o formato da córnea e não o cristalino, área afetada pela dificuldade de focar objetos mais próximos.

O que é a vista cansada?

É um problema visual caracterizado pela dificuldade de enxergar de perto com sensação de visão embaçada. Quando a visão para perto fica prejudicada, afastamos o objeto de leitura, esticando o braço para frente. Por isso, a dificuldade de ver de perto também é descrita como síndrome do braço esticado.

O que ocorre na Presbiopia?

Na Presbiopia ou Vista Cansada há perda natural da elasticidade do cristalino (lente interna dos olhos), que é responsável por focalizar diferentes comprimentos da visão, e do músculo ciliar. A visão para perto fica prejudicada com sensação de embaçamento dos objetos e das letras durante a leitura.

Quais são os sintomas de vista fraca?

O sinal principal é a dificuldade de enxergar de perto com sensação de visão embaçada. Quando a visão para perto fica prejudicada, afastamos o objeto de leitura, esticando o braço para frente (Síndrome do braço esticado). Também pode ocorrer dor de cabeça e nos olhos, além de desconforto e cansaço visual.

Como descansar a Vista Cansada?

São indicados exercícios para aumentar a nitidez e foco na leitura e o banho do sol nos olhos (Sunning). Além dos exercícios, preste atenção à luz do ambiente onde você está trabalhando ou lendo. Priorize a luz natural (ou luz amarelada) e ambientes bem iluminados! Dê pausas quando estiver no computador ou celular.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

12 Comentários

  1. Marisa graça 24/08/2018 at 18:28

    quais exercícios para vista cansada, alem do sescrito acima , ja estou com 63 anos e tem aumentado meu grau.
    estou tentando fazer os exercícios já tentei outras vezes mas não obtive resultado, continua aumentando meu grau que eu faço
    e o oftalmologista me disse que e tenho que operar,quais os melhores execícios e quanto deve tempo devo fazer?
    help
    insistir numa resposta, estou repetindo porque não fui atendida, por isto volto a insiistri

  2. Marisa graça 24/08/2018 at 18:26

    quais exercícios para vista cansada, alem do sescrito acima , ja estou com 63 anos e tem aumentado meu grau.
    estou tentando fazer os exercícios já tentei outras vezes mas não obtive resultado, continua aumentando meu grau que eu faço
    e o oftalmologista me disse que e tenho que operar,quais os melhores execícios e quanto deve tempo devo fazer?
    help

  3. Ricardo 30/04/2018 at 10:03

    Fiz cirurgia de catarata, minha vista está cansada qual seria os exercícios.

  4. VALDETE BASTOS 23/04/2018 at 18:52

    Boa noite, eu quero fazer exercícios para vistas cansadas, eu tenho observado que as minhas pupilas estão dilatadas é normal?

  5. Dutra candido 27/02/2018 at 14:31

    Entao to comessando hj , vamos ver

  6. Maria Lucilha Lopes 18/01/2018 at 11:36

    Quero participar mas tenho medo ser fútil ************************************************************************************

  7. Maria Lucilha Lopes 18/01/2018 at 11:34

    Quero participar mas tenho medo ser fútil

  8. Edison j g oliveira 19/10/2017 at 10:48

    Depois dos 70 anos não uso mais óculos para perto usei a vitamina Neovite e enxergo até letras minúsculas sem óculos aos 76 anos.um abraço.

  9. givanilda pontes sallum 03/02/2017 at 11:43

    Acabei de assistir a esse video e gostei dos exercícios, ja pratiquei agora um pouco e vou praticar todos os dias os mesmos exercícios. E gostei muito do testemunho do Gilso, obrigada pelo seu trabalho de curar as pessoas. Brasilia-DF

  10. Maria Helena 31/12/2016 at 15:31

    Olá Tatiana,
    Tenho feito os exercícios para melhorar a presbiopia e deixar de usar óculos, em pouco tempo sinto a diferença.

    Depois que comecei, sinto que afetou um pouco o labirinto, tenho tido tonturas quando me viro na cama, ou quando tenho algum movimento um pouco mais brusco com a cabeça.

    Não deixei de fazer os exercícios por causa disso.

    Há alguma orientação em relação a isso?

    Agradeço muito sua disposição em auxiliar as pessoas a melhroar a visão.

    Grata,
    Maria Helena

  11. Amadeu Catunda 12/08/2016 at 01:04

    Olá, gostaria de saber se existe algum exercício para corrigir o alinhamento de um olho. Tenho 37 anos e tive uma de perda parcial da visão por conta de queda ainda na infância, porém a mais ou menos dois anos apareceu uma catarata no olho lesionado, daí fiz a cirurgia que correu tudo bem. Entretanto o olho em questão agora apresenta em diversos momentos um desalinhamento em relação ao outro olho. O que posso fazer para corrigir isso? Antecipadamente agradeço.

  12. zelia 29/10/2015 at 10:44

    é totalmente gratuito as dicas

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão