5 (100%) 1 voto

Quem tem lentes internas para correção de Catarata pode fazer o Sunning? É aconselhável a colocação de lentes multifocais na cirurgia de Catarata? Pode acontecer de haver uma piora do problema de visão após o início do programa de exercícios? O Sunning pode ser praticado pelos portadores de Retinopatia Diabética? Essas e outras perguntas | dúvidas sobre doenças da visão foram respondidas por mim aos meus alunos do curso de formação de educadores visuais.

Tenho certeza que as respostas sobre doenças da visão vão ajudar a você a esclarecer alguma dúvida ou ponto do método que não esteja tão claro ao seu ver. Por isso, recomendo que você veja na íntegra o vídeo. Se não puder lhe ajudar pessoalmente acredito que será possível orientar algum próximo, parente ou conhecido.

Assim, espero que esse vídeo possa estimular você – que enfrenta algum tipo ou mais de doenças da visão – a conhecer a técnica e iniciar sua prática! Depois de orientar mais de nove mil alunos no meu curso online, agora estou formando vários educadores que vão replicar todo o conhecimento adquirido por mim ao longo de todos esses anos!

Posso fazer o Sunning mesmo tendo as lentes internas colocadas com a cirurgia de Catarata?

O material especial das lentes que são colocadas na cirurgia de Catarata é gelatinoso e não rígido. Então, eu acredito que não há problema fazer o exercício porque não é um vidro, que possa esquentar mais os olhos, por exemplo, durante a exposição à luz solar. Por isso, pode fazer o Sunning no horário normal e não necessariamente quando o sol estiver mais fraco.

 

 

Você recomenda a colocação de lentes multifocais na cirurgia de Catarata?

Não, não aconselho. Assim, como eu não indico o uso dos óculos multifocais porque é como se você tivesse colocando os óculos desse tipo dentro dos seus olhos. Então, é melhor que se corrija, por exemplo, o problema para ver longe. E, nós, aqui da nossa parte, montamos um programa especial para corrigir a vista para perto.

Pode acontecer de a pessoa começar a fazer os exercícios e notar uma piora das doenças da visão?

 

 

 

 

 

 

Sim, isso pode ocorrer porque é um processo individual e cada pessoa vai reagir de uma forma. No entanto, é possível que — ao iniciar a prática — venha à tona outros problemas de visão que a pessoa até então não tinha conhecimento ou não se dava conta. Outro ponto é que como os exercícios visuais é algo novo para o cérebro essa piora pode ser uma reação natural dos olhos. Então, isso realmente pode acontecer. Pode ser que a pessoa note uma piora e depois uma melhora e vice-versa. Nesses casos, o importante é persistir com os exercícios, pois os resultados positivos virão, com certeza.

O Sunning pode ser praticado por portadores de Retinopatia Diabética?

Para responder essa dúvida vou fazer uma pergunta: porque é preciso levar mais sangue para os olhos de quem tem Retinopatia Diabética? Justamente para aumentar a circulação porque o problema de quem tem essa alteração visual é a falta de circulação sanguínea. Por isso, que o cérebro cria novos vasinhos para que os sangue chegue até os olhos, mas eles acabam estourando. E os vasinhos que vazaram já foram e não vão estourar novamente. Ao passo que se a gente estimular a circulação não será preciso que o corpo crie novos vasinhos. Assim, quanto mais Sunning for feito, melhor serão os resultados positivos para casos de Retinopatia Diabética.

 

 

Quais são os exercícios que devo priorizar no caso de portadores de Catarata e também Retinose Pigmentar?

Por mais que você queria cuidar primeiro de Retinose Pigmentar, comece a prática pelo programa de exercícios para Catarata. Isso porque os exercícios incluem Palming e Sunning e vão trabalhar também a Retinose Pigmentar. Assim, em tese, a melhora para os dois problemas será mais rápida.

Outra coisa que deve-se levar em conta – quando é preciso tratar duas ou mais doenças da visão, por exemplo, é o risco das alterações visuais. E pensando nesse sentido, é bom destacar que ocorrências como Glaucoma, Sangramento e edema na retina e Descolamento de Retina são mais sérias e precisam ter exercícios específicos priorizados no treinamento.

Confira abaixo o conteúdo do vídeo na íntegra:

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.