4.8 (96.67%) 6 votos

Mesmo que você não possua olho seco, ou qualquer outro problema nos olhos, o piscar é muito importante para manter sua visão saudável. Essas técnicas, além de estimularem a lubrificação ocular, proporcionam alguns milésimos de segundos de descanso aos olhos, na medida em que a pálpebra se fecha.

Olho seco tem tratamento?

Já escrevi sobre a importância de piscar para evitar o olho seco. Caso você não tenha lido, ou queira recordar segue o link 

O piscar é automático, assim como a respiração, e talvez seja este um dos motivos de não prestarmos atenção e às vezes até nos esquecermos de realizar estas funções básicas. Portanto, seguem aqui duas dicas para tornar o piscar mais consciente:

Olho seco tratamento – Como evitar

  • Massageie seus cílios: Levemente passe seus dedos por seus cílios em um movimento de vai e vem, com os olhos fechados. Procure não tocar sua pálpebra, mas somente seus cílios. Imagine quando piscar que a força que sobe e desce a pálpebra vem dos cílios. Evite piscar com a testa, ou com a mandíbula, pois é isto que fazemos quando estamos tensos. Concentre-se em deixar o restante dos músculos faciais relaxados enquanto pisca nesse exercício para olho seco.Olho Seco: Tratamento e técnicas pra piscar melhor

Depois de massagear os cílios perceba como o piscar se torna mais leve, mais consciente. Aproveite esta sensação para realizar o próximo exercício:

  • Abra e feche os olhos por partes: Abra os olhos, mas muito gradualmente, em estágios – primeiro um quarto, depois metade, depois três quartos, e ao final, por completo. Feche-os da mesma maneira. Depois pisque rapidamente para aliviar qualquer tipo de tensão. Repita essa sequencia diversas vezes.
Leia sobre:  Olho Seco

Estas técnicas de tratamento olhos secos podem ser feitas varias vezes ao dia, e são indicadas antes de iniciar a leitura de um livro, ou o uso do computador, pois assim, durante estas atividades você terá mais consciência de seus olhos, e piscará com maior frequência e qualidade, evitando o olho seco.

Está piscando mais agora? Se sim, muito bom, seus olhos agradecem.

Pisque muito mais!

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.