Início » O que é Olho Preguiçoso? – Especialista Tatiana

O que é Olho Preguiçoso? – Especialista Tatiana

Por |2018-09-24T17:26:04+00:002 de agosto de 2016|23 Comentários
Avalie este post

Será que você tem um olho preguiçoso? Ou será que ele nunca foi estimulado corretamente?

Na verdade, muitos chamam de preguiçoso aquele olho que é mais fraco, ou então um olho Amblíope (com Ambliopia)

Ou seja: funciona com menos qualidade que o outro. É aquele olho que você não enxerga tão bem, que tem alguma doença, grau maior de óculos, etc.

Por isso questiono sempre, será que ele é um olho preguiçoso mesmo? ou foi você que não o estimulou a vida toda, por achar que ele não iria responder?

É importante que você conheça meios para estimular seu olho mais fraco para que ele deixe de ser o seu “olho preguiçoso” e você atinga o equilíbrio entre os dois olhos.

Alguns exercícios visuais são especiais para ajudá-lo a fortalecer e equilibrar o uso da visão.

Quando nós temos um olho mais fraco, acabamos sobrecarregando aquele mais forte. E aí o equilíbrio não acontece de um jeito que melhore o ruim. Mas, sim, piorando o que estava bom – algo que não queremos, certo?

O que é olho preguiçoso?

O termo Olho preguiçoso  significa que se trata de um olho com funcionalidade abaixo do normal., o cérebro recebe imagens diferentes de cada olho. Então, resolve esta confusão ignorando uma das imagens, o que faz com o que o olho não seja usado e essa parte do cérebro fique subdesenvolvida.

Entre os sintomas mais comuns de olho preguiçoso estão o desvio ou desalinhamento do olho. Porém, pode provocar outros graves problemas de visão, como: rápida perda de acuidade visual no olho afetado, perda de visão binocular e risco de perda de visão no olho mais forte.

A ambliopia não é um problema no olho em si, porém pode causar alguns problemas de visão. Ela é caracterizada por um problema de desenvolvimento com a ligação olho-cérebro. Ou seja: o cérebro basicamente aprendeu com o tempo a ignorar o que é transmitido por um dos olhos.

Pessoas estrábicas geralmente estão mais suscetíveis ao olho preguiçoso. O estrabismo é um desalinhamento dos olhos que acontece porque os seis músculos que os rodeiam e que ajudam a focar os olhos não funcionam em conjunto de forma adequada.

Leia sobre:  Crianças! Como fazer exercícios visuais com seus filhos

Outra causa comum é um erro refrativo, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, que seja maior em um dos olhos. Esse problema acaba provocando uma informação descombinada, sendo que a precedência de um dos olhos faz com o que o cérebro ignore a informação do outro.

Tudo que acaba criando algum tipo de desequilíbrio visual pode provocar a ambliopia, desde cataratas na infância, diferenças de forma ou de tamanho e outras anomalias anatômicas ou estruturais.

Como descobrir qual seu olho mais fraco?

A consulta do médico oftalmologista vai lhe dizer qual o seu olho mais fraco e se você tem ou não o diagnóstico de Olho Preguiçoso.

Porém, mesmo para quem não possui olho preguiçoso, há formas de descobrir qual parte da sua visão precisa ser melhor trabalhada, e qual é o seu olho mais fraco.

A primeira forma é olhar a receita dos seus óculos. Perceba qual lado tem o grau mais forte – provavelmente este é seu olho mais fraco. Isso se, por acaso, o outro não tiver alguma doença associada e que não aparece na receita, como a Catarata ou Degeneração Macular.

Outro jeito de descobrir seu olho MAIS FRACO para perto é pegar uma folha, tirar os óculos e, com um olho de cada vez, ler as palavras no papel. Tampe com a mão, sem forçar nem apertar, e vá fazendo essa verificação.

Você pode fazer o mesmo com uma Tabela Visual ou uma placa com letras colocada a uma distância de no mínimo 6 metros de você e assim verificar qual o olho mais fraco para longe.

Geralmente o resultado acontece no mesmo olho, ou seja, ele é o mais fraco para longe e também para perto, mas pode acontecer de um olho ser mais forte para longe e outro mais forte para perto.

Existe uma outra forma simples de descobrir qual dos seus olhos é mais fraco, e então poder estimulá-lo.

descobrir olho mais fracoFaça um triângulo com as mãos e posicione na frente do seu rosto, a ponto que fique alinhado ao nariz. Esse triângulo precisa envolver algum objeto à distância. Lembre-se de não se mover, e também não mover suas mãos.

Leia sobre:  Ambliopia: Exercícios para Tratamento - Especialista Tatiana

Então, pisque um olho e depois o outro. Você vai perceber que aquilo que está focando acaba saindo do centro do triângulo em algum momento, ou quando o olho direito está olhando, ou quando o esquerdo está focando.

O olho em que o objeto sair mais do centro do seu triângulo é provavelmente o olho mais fraco. (Dúvidas de como descobrir?, assista ao vídeo acima)

Dessa forma fica mais fácil, e você esclarece qual deles você vai estimular com exercícios visuais.

 

Como melhorar Síndrome do Olho Preguiçoso.

Existem diversos exercícios que estimulam a união entre os 2 olhos, a visão 3D e também o estimulo do Olho mais Fraco, podendo ter resultados muito efetivos para Olho Preguiçoso.

Um exercício muito simples e eficaz para fortalecer seu olho preguiçoso é tampar o mais forte com a mão (sem forçar, só a encostando para bloquear a visão) e olhar a paisagem a sua volta, tanto longe quanto perto, por alguns minutos.

olho mais fraco estimulo

Percorra o ambiente, estimule sua visão periférica abanando as mãos dos dois lados. Faça isso por alguns minutos, enquanto estiver relaxado.

Não estimule o olho mais fraco enquanto estiver lendo, assistindo televisão ou usando eletrônicos como celular e computador. O intuito é estimular a visão e não a cansar.

A mesma estimulação por ser feita utilizando o tampão ocular, tanto aqueles adesivos, quanto com elástico. Com o tampão você pode além de olhar longe e estimular a visão periférica, também jogar bolas, caminhar circuitos simples, brincar com seus filhos ou cachorro, ou seja, atividades prazerosas e leves.

O tempo médio para estimular é de 15 minutos, mas depende de caso a caso.

O mesmo vale para as Crianças! Divirta-se estimulando o olho mais fraco, jogue bola, invente brincadeiras! Não diga para ela que o olhinho dela é ruim ou preguiçoso, pelo contrário, diga que ele precisa ficar forte e o que vocês estão fazendo vai fazer com que ele enxergue cada dia melhor.

Síndrome do Olho Preguiçoso

É importante que os exercícios naturais não substituam o tratamento convencional com o oftalmologista. Eles devem andar juntos.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

23 Comentários

  1. Nível 01 30/11/2018 at 16:46

    Olá, Rosana, tudo bem?

    Muito obrigada por entrar em contato com a Tatiana.

    Agradecemos por fazer parte do nosso dia a dia.

    Lilian
    (Equioe Tatiana Gebrael)

  2. Rosana 29/11/2018 at 20:15

    Parabéns! Amei a explicação, fiquei mais tranquila, notei q de uns dias para cá estou com o olho direto maior que o esquerdo e o olho mais fraco é realmente o direito. Irei fazer os exercícios para ver se ele volta ao normal. Fica horrível essa diferença! Obrigada Dra!

  3. sergio segantin 13/06/2018 at 17:56

    minha esposa teve uma encefalite aguda, e com isso o olho esquerdo virou um pouco para baixo, o oculista dela indicou um tampão em qual olho devo usar esse tampão, e qual o exercício mais adequado para o caso dela…

  4. Renata 24/02/2018 at 20:16

    Boa noite!
    A estimulação do olho em caso que o diagnostico é Ambliopia, só é resolutiva até os sete anos? Ou é possível fazer exercícios na fase adulta?

  5. Sandro 13/12/2017 at 20:16

    Doutora Tatiana gostaria de perguntar pra senhora se é possível corrigir estrabismo de um olho ele é só um pouquinho torto para dentro rumo nariz, utilizando lente de contato? Desde já obrigado.

  6. Joa´s Silva 07/12/2017 at 16:26

    Bom dia,
    Quero saber por que tenho o olho esquerdo maior que o direito, por que eles não são simétricos? A diferença é muito grande e fica maior ainda quando estou alcoolizado.
    Obrigado,
    Joás Silva

  7. Juan sr 29/11/2017 at 18:47

    Pode usar oculos se tem olho preguiçoso

  8. laurilene 26/07/2017 at 11:28

    Dra.Tatiana, minha filha nasceu prematura, hoje ela está com 3 anos e desde pequenina que eu percebo um pequeno desvio em um dos olhos acho que o esquerdo , mais do que era ja melhorou muito , mais qndo saio com ela na rua as pessoas dizem que ela tem estrabismo, ainda ñ a levei ao oftamologista só que eu queria saber, vc pode me ajudar?

  9. Ramona 24/06/2017 at 10:25

    Olá.. ..Dra.Tatiane….tenho 12 anos…minha mãe descobriu um problema no meu olho colocando uma caneta e passando na minha frente pedia para eu olhar de um lado para o outro é percebeu que meu olho ia bem para um lado…. mas para o outro eu tinha dificuldade…o que pode ser?

  10. Janaina 21/06/2017 at 10:00

    Oi
    Posso fazer esses exercícios com lentes de contato?

  11. Danielle Demetrio 15/06/2017 at 19:45

    Dra a sra acredita em cura em um jovem com 21 anos diagnosticado com o olho preguiçoso?

  12. Vanda Batista 17/05/2017 at 20:44

    Olá dra. Tatiana, muito bom o seu artigo, eu não tenho problema de vista, porém eu tenho um lado do meu olho é mais fechado e eu percebo bem nas fotos e com esse teste percebi que é justamente o olho mais fraco que no caso é o meu olho esquerdo, fiz o teste e o objetivo saiu totalmente do triangulo,vou fazer os exercícios que vc ensinou e depois volto pra falar do resultado, obrigada.

  13. Helga 07/01/2017 at 15:05

    Olá Dra. Tatiana! Estou gostando muito das dicas! Ontem fui a uma consulta e o oftalmo me disse que tenho perda funcional da visão no olho direito, mas que não há o que fazer… gostaria de saber se mesmo com esse diagnóstico, ainda tenho chance de recuperar, pelo menos em parte, a visão desse olho, com exercícios!
    Obrigada!

  14. Marly Aparecida Dutra 23/11/2016 at 12:43

    Boa tarde!! Estou com estrabismo sem explicação,no sábado trabalhei a noite dormir e quando acordei não estava enxergando direito e com as mãos dormentes.Já faz dois meses e os oftalmologistas dizem que foi um derrame que tenho que esperar. Mas não to tendo vida, ando com um tampão no olho chega no final do dia com dor de cabeça e enjoo.

  15. Eliana Silva 20/11/2016 at 20:24

    Boa noite doutora! Tenho a mesma dúvida da Ana Paula Gomes, porém meu olho preguiçoso é o direito e também tenho 31 anos e nao usei o tampao quando criança! Posso usar agora certo? Desde ja agradeço! Bjos

  16. Ana Paula Gomes 18/11/2016 at 17:56

    Eu sei que o meu olho preguiçoso é o direito e quando criança, por vergonha, não usei corretamente o tampão. A minha dúvida é se posso usá-lo agora, depois de adulta (31 anos)?
    Obrigada!

  17. Dory Edson 14/10/2016 at 07:50

    Quais videos e exercícios são indicados para olho preguiçoso?
    Obrigado

  18. Dory Edson 14/10/2016 at 07:48

    Faço os exercícios para olho preguiçoso com o olho bom tampado?

  19. annamariagiacometti 03/09/2016 at 13:30

    Como me dei conta da importancia do seu trabalho na recuperaçao da visao gostaria de saber se seria possivel comprar o material deste ultimo curso que infelizmente não tive oportunidade de participar. Estou preocupada porque minha visão esta ficando a cada dia mais embaçada , como ja tenho indicaçao de cirurgia de catarata que deveria ter acontecido neste mes de agosto que ja passou e visivelmente meu problema de catarata e visão dupla tem piorado muito . Depois que tomei conhecimento deste Metodo self healing do Dr. Meir Schneider Acendeu em mim a esperança de recuperar minha Visaõ Preciso de sua AJUDA . Se for necessario darei um jeito para chegar ate a Senhora para um atendimento TENHO MUITO MEDO DE FAZER ESTA CIRURGIA ! POR FAVOR ME AJUDE . Se por acaso o mais pratico seja comprar todo o material deste curso passado , eu comprarei . Nao tenho mais tempo para esperar o proximo curso . Ajude- me Por Favor !

  20. poliana 25/08/2016 at 15:09

    Ola tudo bem? Sou fabricante de um tipo de tampão ocular divertidos com os personagens prediletos da criançada e adaptável em óculos pra tratamento de ambliopia e estrabismo gostaria de fazer uma parceria. 31 996719699 vendo através do mercado livre de uma olhada lá.

  21. poliana 25/08/2016 at 15:07

    Ola tudo bem? Sou fabricante de um tipo de tampão ocular divertidos com os personagens prediletos da criançada e adaptável em óculos pra tratamento de ambliopia e estrabismo gostaria de fazer uma parceria.

  22. Lia 20/08/2016 at 22:53

    Dra. Tatiana, Boa Noite! Estou amando os exercícios, obrigada! eu senti que já está me ajudando com o primeiro vídeo que assisti, vc é maravilhosa!, tem um coração amável e carinhoso! que você seja cada dia mais abençoada por Deus, um forte abraço! e muito obrigada por me dar essa oportunidade de estar aqui, fazendo parte dessa linda família.

  23. Vlademir Antonio Zebini 19/08/2016 at 13:21

    Dra. Tatiana, boa tarde
    Tenho assistido a quase todos os seus vídeos e não me recordo de ter visto algum exercício para Glaucoma.
    Por favor, se a Sra. publicou algo a respeito, poderia me dizer onde encontrar.
    Muito obrigado.
    Vlademir

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão