Início » Olho Humano com mais Nitidez Usando uma Simples Técnica

Olho Humano com mais Nitidez Usando uma Simples Técnica

Por |2019-01-17T17:24:46+00:0014 de outubro de 2016|23 Comentários
Avalie este post

O olho humano pode ser incentivado a “funcionar” de maneiras simples e que podem ser utilizadas no dia-a-dia. Para isso, você precisa adotar alguns exercícios naturais, que são ótimos para melhorar diversos aspectos da sua visão. Esta, por exemplo, é uma forma de aperfeiçoar sua função de nitidez, mesmo que ela esteja um pouco prejudicada e você use óculos.

Antes de tudo, é preciso entender como funciona um olho humano

Antes de tudo, você precisa entender como funciona o olho humano. O globo ocular fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Ele possui seis músculos em seu exterior que são responsáveis pelos movimentos oculares, além de três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção.

A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção. Já a camada média ou vascular é formada pela íris, a coroide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar. A camada interna, por sua vez, é constituída pela retina (parte nervosa).

Na anatomia do olho humano também está o humor aquoso, um líquido incolor que existe entre a córnea e o cristalino. O humor vítreo é uma substância gelatinosa que preenche todo o espaço interno do globo ocular entre o cristalino e a retina. Tudo isso funciona para manter a forma esférica do olho.

Quem também forma o olho humano é o cristalino. Se você não sabe o que é, ele é uma lente que fica lá dentro dos olhos. Está situado atrás da pupila e orienta a passagem da luz até a retina. A retina é composta de células nervosas que levam a imagem por meio do nervo óptico para que o cérebro possa interpretar as imagens que são captadas.

Leia sobre:  Crianças! Como fazer exercícios visuais com seus filhos

Olho Humano - Formação

O cristalino ficar mais delgado ou espeço não importa muito. Estas mudanças ocorrem no olho humano de modo a desviar a passagem dos raios luminosos na direção da mancha amarela. À medida que os objetos estão mais próximos, o cristalino fica mais espesso. Para objetos à distância, ele se torna mais delgado. Esse processo é chamado de acomodação visual.

O olho humano ainda representa as pálpebras, sobrancelhas, glândulas lacrimais, os cílios e músculos oculares. A função dos cílios (ou pestanas) é impedir a entrada de poeira e excesso de luz. As sobrancelhas, nesse processo, impedem que o suor da testa não entre em contato com os olhos.

Olho Humano - Membrana Conjuntiva

A membrana conjuntiva reveste internamente duas dobras da pele que são as pálpebras. Elas são responsáveis pela proteção dos olhos e para espalhar as lágrimas. As glândulas lacrimais, que produzem esse líquido, o espelham por meio dos movimentos das pálpebras lavando e lubrificando o olho humano.

O ponto cego é o lugar de onde o nervo óptico sai do olho humano. É chamado assim porque não existem receptores sensoriais no local. Dessa forma, não há resposta à estimulação.

O olho humano: sua nitidez ainda melhor

Agora que você conhece a anatomia do olho humano, fica mais fácil entender como pode ajudar sua visão a ter mais nitidez. Existe uma maneira de melhorar instantaneamente a nitidez das letras de perto e de longe. Para isso, você precisa separar qualquer hora do seu dia. Preste atenção: de dia!

Para exercitar o olho humano, você precisa tirar os óculos. Para facilitar sua leitura sem eles, você não precisa forçar a visão. Entenda: é diferente fazer uso deles quando não precisa. À medida que for fortalecendo os olhos, você irá precisar ainda menos desse “acessório”.

Leia sobre:  Doenças da Visão: Eles Perguntaram e ... Eu Respondi TU-DO! Parte 2

O exercício consiste em ler no sol! Isso mesmo. Pegue seu livro, saia de dentro de casa e vá ler ao ar livre. Vale até ficar ao lado de uma janela. O importante é ter sol por perto. Você vai perceber como a leitura ficará mais fácil sem os óculos, que nem vai precisar forçar a visão.

 

O olho humano, principalmente de quem usa lentes corretivas, fica até com dificuldades no começo. Mas isso é por conta da sensibilidade, e não da dificuldade do exercício em si. Aproveite para ler no sol tanto de perto quanto de longe.

Essa técnica funciona porque quando você sai à luz do sol, suas pupilas se contraem. Por esse motivo, acabam criando mais foco. Você vai contrai-las por conta da luz forte e obter mais foco momentaneamente.

O que melhora também com esta técnica é o contraste. Uma letra preta no papel branco é legível. Já uma letra amarela no papel de mesma cor é mais difícil de ler. Quando há mais luz, você aumenta o contraste da letra com a folha, o que ajuda a melhorar a leitura.

Quando você quiser estimular seu olho humano sem óculos, aproveitando sua visão natural, vá para o sol e deixe seus olhos aproveitarem a luz do ambiente. Eles precisam dela tanto quanto você. Aproveite!

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

23 Comentários

  1. Rubem Ribas 23/04/2018 at 20:24

    Boa noite ! Dra. Tatiana
    Ainda enxergo bem, mas noto que para leitura está difícil sem usar óculos para perto
    tenho 72 anos e estou bem, porém sinto que a visão está perdendo força, se puder me
    ajudar agradeço de coração.

    com todo carinho
    Rubem Ribas

  2. Chrystiane Porto 02/12/2017 at 17:47

    Fantástica a sua abordagem Dra. Tatiana. Tornei-me sua fã pela ênfase em tratamento “natural” por meio de estratégias simples que podem ser usadas na rotina diária. Mais feliz ainda, em saber que você é TERAPEUTA OCUPACIONAL. Você muito nos orgulha… PARABÉNS!!!

  3. Claudio laino 20/11/2017 at 08:47

    Muito boa a sua dica. Mas o que melhorou muito e me entusiasmou muito foi quando a senhora manda um beijinho….Achei uma graça, vc é linda!!!!!!!! kkkkkkkkk

  4. Zuleide Barbosa 16/09/2017 at 15:17

    Seus emails e vídeos(youtube e face) têm sido uma luz na minha vida.Obrigada e obrigada sempre!!!!!!!!

  5. Dirce de Almeida Laham 15/05/2017 at 19:32

    Estou adorando os seus emails . Estou tentando fazer os exercícios e estou usando menos o óculos.
    Eu operei de catarata as duas vistas, e foi receitado óculos para longe e para perto.
    Minha visão estava piorando muito, mas agora graças aos seus exercícios, esta muito melhor, e tenho certeza que vai melhorar muito ainda.
    Muito grata por tudo Doutora Tatiane.

    Dirce

  6. Solimar Faria 15/03/2017 at 18:31

    Obrigada Drª Tatiane. Desde o dia que te encontrei, tenho buscado fazer tudo que vc tem disponibilizado. Infelizmente não tenho como fazer os exercícios sem as lentes, só de manhã antes de ir para o trabalho, gostaria de saber se isso pode me prejudicar de alguma forma, é que penso que qto. mais exercício eu fizer mais rápido vou obter resultados tão esperados por mim. Mais uma vez obrigada, comecei essa semana já sinto melhoras. Deus te abençoe.

  7. Elizeth de Carvalho Fonseca 12/03/2017 at 19:27

    Oi, estou muito entusiasmada com a prática dos exercícios.
    Há 4 semanas comecei praticar alguns exercícios q aprendi nos vídeos e com a dra. Tatiana Gebrael.
    Minha sensibilidade na luz solar já melhorou.
    Agora vou acompanhar a minissérie e observar mais melhoras, se Deus quiser!
    Já penso na possibilidade de fazer um dos cursos online q seja mais indicado para o meu caso.
    Mto Grata, por enquanto.

  8. Eduardo Nogueira da Costa Filho 04/03/2017 at 18:02

    Nunca usei óculos, mas tenho 5 graus de astigmatismo tenho chances de melhorar minha visão. O medico disse que minha visão estava estragada nem de óculos eu emchergaria 100%. Será que isso é verdade,aguardo sua resposta ,e agradeço muito pelo que você puder fazer por min.

  9. Vilma de Paula Anjos. 11/02/2017 at 14:22

    Eu tenho retinopatia solar quais exercicios seriam bons para mim?

  10. Cristiane gadelha 09/02/2017 at 00:01

    Dra me deu muita esperanca em saber que tenho como melhorar ! Tive deslocamento de retina lado esquerdo e fiz cirurgia e logo em seguida outra de catarata devido ao gas , usei varios colirios e faz 2 meses mais a vidao do lado esquerdo esta distorsida e me deixa muito triste ! Faco arranjos e nao tou com alegria pra nada!? Pois e horrivel ! Atrapalha as duas me ajude!! Por favor! Tenho 58 snos e 2 filhos especiais qie precisam de mim

  11. Valdecir 05/01/2017 at 23:05

    Olá, doutora Tatiana tudo bem ?
    Minha irmã, tem problema, de cair a pálpebra, e fica até 4 dias sem abrir o olho.
    Gostaria, de saber, se a doutora sabe dizer porque isso acontece, e se há algum exercício para esse problema .
    Desde já gratidão doutora Tatiana.
    Aguardo resposta

  12. Valdete Pereira 04/01/2017 at 00:05

    Estou praticando já alguns exercícios e estou já sentindo os efeitos maravilhosos. Meus olhos eram secos e comecei a exercitar já começou a lubrificar. Deus continue te abençoando e dando muita sabedoria para aprender mais para nos ensinar.
    bjus
    Val

  13. Maria das gracas melo 25/12/2016 at 18:59

    Gostaria de saber se o exercício de piscar não aperta os olhos, causando algum problema?

  14. vilma azolini mora 22/12/2016 at 13:51

    tenho catarata tbm no olho esquerdo mas não quero fazer cirurgia tenho muita esperanças nos exercicios que vc passa obrigado

  15. vilma azolini mora 22/12/2016 at 13:48

    gostei de seus exercicios e vou começar a fazer tbm pois fiz cirurgia de catarata e estou com dificuldade pa energar de longe .

  16. Maria das gracas melo 14/12/2016 at 21:20

    Gostaria de saber se o exercício de piscar não aorta os olhos?

  17. Olimpio Henrique Serrano Medeiros 26/11/2016 at 22:05

    tenho pterigio e não tenho coragem de fazer cirurgia,teria possibilidade de eliminala fazendo exercicios,e qual exercicio devo fazer ?

  18. Francisco sampaio Pacheco 11/11/2016 at 16:23

    Dra Tatiana,

    Não sei o certo, mas penso que 1 mês atrás passei utilizar esse maravilhoso método de como melhorar a visão, e confesso que eu estou irradiante. Quero lhe informar que por volta de 15 dias atrás os dois colírios que eu usava já não sinto falta, pois quando preciso, substituo-os pelos os exercícios o que é um grande alívio.
    Está previsto uma cirurgia de catarata no decorrer deste mês, vou tentar adiar o máximo possível para que assim eu possa me livrar da mesma.
    Com admiração!
    Pacheco

  19. Nivia cecon 05/11/2016 at 12:51

    Gostaria de saber se tem exersio pra extrabismo infantil. Obrigada

  20. Edilma maria monteiro silva 04/11/2016 at 16:45

    Dra….vc acha q uma criança de seis anos com grau 8de miopia e 2 de astigmatismo teria cura ou até mesmo diminuir esses grau com seu tratamento????…..Gostaria muito de um dia vê.lo..pessoalmente…..bjus…e obrigada!!!

  21. Leo lopes 04/11/2016 at 16:37

    Olá doutora tenho ceratocone nos dois olhos e queria saber se tem algum exercício para mim fazer

  22. francisco de Assis Melo 29/10/2016 at 13:52

    doutora eu estou praticando á algum tempo e funciona mesmo. eu consigo ler qualquer letra mesmo sem oculos, e com ajuda do ensolar a minha visão pra longe melhorou muito, eu tenho outros na visão e pretendo mim livrar deles, moscas volante,óculos multifocais, diplopia binocular e sensibilidade á luz.

  23. Lúcia Trindade da Silva 25/10/2016 at 10:55

    Amo seu trabalho,tenho54anos e tenho glaucoma nus dois olhos e o direito quase não enxergo nada,o medico me disse que eu ia ficar cega ,fiquei apavorada,o outro disse q tenho q fazer uma cirurgia no olho esquerdo,mais depois q conheci seu trabalho , não vou fazer mais a cirurgia .

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão