Início » Óculos: Devo ou não Usá-los? Como Não se Tornar Dependente?

Óculos: Devo ou não Usá-los? Como Não se Tornar Dependente?

Por |2018-09-13T14:49:06+00:0013 de setembro de 2018|0 Comentários
5 (100%) 1 voto

Óculos: devo ou não usá-los? Esse dilema é bastante comum quando meus alunos e seguidores nas redes sociais passam a conhecer um pouco mais de perto o método Self-Healing para melhorar e preservar a saúde visual.

O que sempre chega até mim é a informação de que muita gente não consegue ficar sem os óculos ou como costumo dizer são óculos dependentes. E as perguntas básicas dessas pessoas são: não conseguir ficar sem os óculos é ruim? Ver televisão e usar o computador e celular sem eles pode prejudicar minha visão?

Para responder essas duas questões, lembro que exercícios para a visão é um assunto relativamente novo na sociedade ocidental. Isso porque a invenção das lentes artificiais levou para uma direção de resolver de imediato os problemas visuais, em vez de tratar as suas causas e origens.

Portanto, isso equivale a dizer que estamos acostumados a pensar que nossos olhos não podem melhorar. E, dessa forma, deixarmos de usar os óculos e ficarmos dependentes deles para o resto da vida!

No entanto, nossos olhos são compostos de músculos, nervos e vasos sanguíneos, assim como qualquer parte do nosso corpo. Por isso, eles necessitam de movimento e exercícios. Se acomodar ao uso dos óculos e não exercitá-los será prejudicial, sim, pois nossos olhos ficarão cada vez mais fracos.

Óculos: mais hábito do que necessidade?

Pense comigo: muitas vezes, você simplesmente coloca os óculos para fazer algo e depois disso não tira mais, esquece de tirá-los. Você não sente a necessidade de estar com eles, mas acaba continuando mesmo sem perceber.

Leia sobre:  Leitura - Como melhorar o Foco sem óculos

Em outras palavras, seu tornou-se mais um hábito do que uma necessidade! Sempre digo que não importa se você usa óculos para ler, enxergar placas lá longe ou para tarefas de trabalho, você conseguirá tirar os óculos várias vezes ao dia. Só vai depender de você. Use os óculos se a sua necessidade for real. Fora isso, deixe essa muleta de lado.


Óculos: porque seu grau aumenta a cada ida ao oftalmologista?

Quantas vezes você já precisou aumentar o grau dos seus óculos? Em geral, isso é constante. E a má notícia é que o fato de o grau aumentar pode não ser o pior para a saúde dos seus olhos. Isso porque Catarata, Glaucoma e Degenerações, por exemplo, são mais facilmente instaladas em olhos fracos e com suprimento sanguíneo.

 

Não, eu não recomendo a retirada total dos óculos
Atividades como assistir TV ou utilizar o computador necessitam muito da sua visão. Por isso, não recomendo que você tire o acessório enquanto estiver em frente à tela da TV ou do computador. É que esses momentos necessitam muito da sua visão e se seus olhos forem forçados, podem piorar ainda mais.

O mesmo raciocínio se aplica a uma criança em idade escolar, que precisa enxergar a lousa e fazer as lições de casa. Nesses casos, não é indicado ficar sem óculos.

A melhor das dicas: exercite sua visão todos os dias!
Além da prática dos exercícios do método Self-Healing, tente ficar sem os óculos quando não necessitar deles, por exemplo, como no caso de atividades físicas, brincar com os filhos com o animal de estimação e para fazer algumas atividades domésticas ou, ainda, quando estiver de passageiro no carro. Ou seja, em qualquer atividade que não exija de forma demasiada de seus olhos e que coloque em risco a sua segurança.

Leia sobre:  Fazer exercício com bolinhas de tênis para melhorar a saúde

Observe que — aos poucos – quando a sua visão for melhorando com os exercícios, você poderá diminuir gradativamente o grau dos óculos e — em muitos casos – até retirá-los completamente. Com a prática de exercícios simples e fáceis, é perfeitamente possível transformar uma visão fraca em um visão fortalecida e, dessa forma, iniciar o processo de revigorar a sua saúde visual.

5 passos para começar a diminuir o uso dos óculos

1.Pratique os exercícios para seu problema visual para que seu olhos fiquem fortalecidos. Quanto mais você praticar os movimentos, menos necessidade sentirá de usar o acessório.

  1. Ao acordar, não coloque os óculos. Vá ao banheiro, escove os dentes e o completar todas suas necessidades sem eles. Você estará em um ambiente tranquilo e não verá perigo nisso.
  2. O próximo passo é conseguir seguir em frente. Ir depois até a cozinha, fazer seu café e até comer. Cada vez mais você só irá colocá-los quando for trabalhar ou pegar o carro.

E mais…

  1. Na hora do almoço ou quando estiver conversando com os outros, tire os óculos. Coloque-os de volta apenas quando for ler aquele livro que você gosta.
  2. Fuja do multifocal Assim, você fica menos dependente. Seu uso só faz com que nossos olhos fiquem ainda menos capazes.

 

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão