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Nistagmo trata-se de um problema visual caracterizado por movimentos involuntários dos olhos, repetidos e rítmicos. Existem dois tipos principais de Nistagmo. Ele é classificado como Nistagmo fisiológico quando os olhos movimentam-se normalmente para focalizar ao virarmos a cabeça, por exemplo.

Já na ocorrência de Nistagmo patológico, esses movimentos acontecem mesmo com a cabeça parada. Além desse dois tipos, há o Nistagmo congênito, quando é percebido, assim que a criança nasce.

Em geral, esses movimentos estão associados a várias doenças oculares e, ainda, como consequência de labirintite. Também pode ser provocado por alterações neurológicas ou como um efeito colateral de medicamento.

O Nistagmo é caracterizado por movimentos involuntários dos olhos.

Outras situações que podem desencadear o Nistagmo ao longo da vida são:

  • Alterações neurológicas decorrentes de tumores ou pancadas na cabeça, por exemplo;
  • Perda da visão;
  • Deficiências nutricionais, como a vitamina B12;
  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

 

Principais sintomas, além dos movimentos involuntários

Alguns outros sinais de Nistagmo são:

  • desequilíbrio.
  • tonturas.
  • náuseas.
  • vômitos.

Nistagmo: algumas pessoas não percebem o problema

É importante tomar consciência física dos movimentos. A maioria das pessoas com Nistagmo não percebe o problema até que outras pessoas lhe digam. Quanto mais consciente a pessoa estivem do problema, mais fácil de controlá-lo.

Por isso, abaixo segue algumas dicas para identificar o Nistagmo.

  • Feche os olhos e toque com suavidade as pálpebras, sentindo se seus olhos estão parados ou se movendo. Perceba e fique mais consciente do estado de seus olhos.
  • Olhe em um espelho, a cerca de 20 cm dele (caso necessite, pode ficar bem perto dele), e mire a ponte de seu nariz, exatamente entre e acima dos olhos. Se você se concentrar nesta área poderá perceber o movimento involuntário de seus olhos.
  • Respire profundo, relaxe, e siga os movimentos de seus olhos tentando retardá-los, dirigi-los e aquietá-los. Não pratique este exercício por mais de alguns poucos minutos, descanse após praticá-lo e depois o retome durante seu dia.

Existem outros exercícios, principalmente de relaxamento visual que tem grandes chances de ajudar a controlar o problema. Veja o caso de um dos meus mais de 5 mil alunos Olhos de Águia que aplicaram o método.

Melhores exercícios

Palming

O cansaço e estresse da rotina diária podem contribuir para intensificar os movimentos involuntários do Nistagmo. Por isso, minha primeira dica de exercício é o Palming que vai relaxar profundamente os olhos e aliviar a sensação de estresse visual.

 

Olhar detalhes

O exercício que ensino no vídeo abaixo pode ajudar em mais de 25 problemas de visão, entre eles, o Nistagmo.

Depoimentos de alunos que aplicaram o método para Nistagmo

Conheça a história de Rodrigo:

 

Saiba como Ricardo conseguiu melhorar Nistagmo:

 

Lia, de 11 anos, também tinha esse problema de visão:

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.