Início » Nervo Óptico: Recuperação Neurológica – Especialista Tatiana

Nervo Óptico: Recuperação Neurológica – Especialista Tatiana

Por |2018-10-04T18:08:20+00:0026 de abril de 2012|98 Comentários
Avalie este post
Dicas para ter uma boa visão – Tatiana L. Reis Gebrael
O mágico do método Self–Healing é exatamente o fato de não fazermos mágica. Muitas vezes as pessoas ficam me perguntando se melhorar a visão é algo sobrenatural, de outro mundo ou milagre.
Sempre respondo essa questão mostrando em como os exercícios atuam em nossos olhos. Já disse algumas vezes que nossos olhos possuem vasos sanguíneos, nervos, músculos, e que portanto são as mesmas estruturas de todo nosso corpo.
Vamos parte por parte então. Veja essa figura detalhando as estruturas oculares da córnea até nervo óptico.
Nervo Óptico
Nervo Óptico
 Em palavras simples, a luz passa primeiramente pela Córnea, a lente mais externa de nossos olhos. Aumentando a frequência e a qualidade do piscar, melhoramos a hidratação e saúde desta lente.
Passando pela córnea chegamos à Pupila, que na verdade é um orifício, controlado por músculos (parte colorida dos olhos – Iris). Estes músculos fazem a pupila fechar com a presença de luz e abrir na falta dela, ou seja, se expomos os olhos a diferentes tipos de luminosidade, fortalecemos essa musculatura, e nos tornamos muito menos sensíveis à luz.
Atrás da pupila fica o Cristalino, a lente interna dos olhos que direciona os raios de luz para nossa retina. O cristalino por sua vez também é controlado por músculos (corpo ciliar). Quando olhamos longe esta lente fica no formado alongado, e quando olhamos perto o Cristalino toma uma forma mais curva. Se alternarmos o olhar para perto e longe, adicionarmos o olhar longe em nossa rotina, tornamos essa lente mais flexível, evitando muitas vezes Catarata e Vista cansada.

Nervo Óptico

No fundo dos olhos está nossa retina, rica em vasos sanguíneos e feixes do nervo óptico, que conduz as informações visuais até o cérebro. Por esta razão que quando massageamos a região ao redor dos olhos e trazemos mais sangue, quando fazemos o palming e relaxamos o nervo óptico, e quando visualizamos o que queremos ver, melhoramos todo esse processamento visual.
Uma parte pequena da retina chamada mácula, responsável pela visão de detalhes, justamente é estimulada quando prestamos nossa atenção à eles e movimentamos nosso olhar.
Percebe como não existe mágica? A não ser a magia de perceber todo esse processo, se apoderar de hábitos mais saudáveis e melhorar sua visão.

Nervo Óptico – Relatos de Recuperação

“Na terceira semana de exercícios, quando terminei e abri os olhos, senti como um flash de uma máquina. Consegui ver o azul do céu…A partir disso fui me concentrando cada vez mais, observando mais os detahes… Foi maravilhoso, uma alegria indescritível” Reynaldo Martins – Santos – SP Veja o depoimento na integra clicando aqui.

 

Leia sobre:  Como melhorar catarata provocada por medicamentos?

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

98 Comentários

  1. Nível 01 22/11/2018 at 17:31

    Olá wfoxclaudio@gmail.com,

    Muito obrigado por entrar em contato com a Tatiana. Faço parte da equipe dela e é um prazer poder te ajudar.

    Vamos te orientar sobre problemas no Nervo Óptico.

    Sobre a sua questão, posso adiantar que os exercícios visuais são muito benéficos para o seu caso, como a Tatiana Explica:
    “Qualquer pessoa que tenha o globo ocular e que enxerga ao menos vultos ou diferença de luminosidade tem a possibilidade de melhorar a visão com os exercícios. Os exercícios são naturais, sem contra indicação e benéficos para qualquer idade, problema visual e mesmo para quem já passou por algum tipo de cirurgia nos olhos”.

    Não sei se você teve acesso, mas temos muitos depoimentos, gravados em vídeos, de pessoas com resultados incríveis. Veja no link abaixo:

    -> http://www.metodoselfhealing.com.br/casos-reais/

    Sobre os exercícios, temos disponíveis várias formas de aprendê-los, como segue abaixo:

    1 – Através do site http://www.metodoselfhealing.com.br
    Temos mais de 150 posts com informações sobre os exercícios. De acordo com a sua necessidade selecionamos uma ou mais dicas para você, porém você pode encontrar outros vídeos e dicas no site procurando na coluna da esquerda na área “buscar”.

    Problemas no Nervo Óptico
    Depoimento de melhora: https://youtu.be/pGv9tVXTrBc
    Quando a perda do nervo óptico foi dada como total ou parcial e a visão praticamente dada como perdida:
    Sinto pela sua perda, porém a Tatiana prefere experimentar e tentar uma recuperação antes de desistir.
    Existem casos de melhora visual mesmo quando a perda foi dada como definitiva, pois nosso organismo é muito sábio e maravilhoso, então recomendamos que experimente, estimule.
    Se os exercícios serão capazes de reverter o caso? nunca saberemos antes de tentar…o único risco que corremos é conseguirmos 🙂

    Dica Importante: Pratique os exercícios sem lentes de contato ou óculos de grau ou de sol, e nunca dispense medicação ou qualquer tipo de tratamento sem antes consultar o seu Médico Oftalmologista

    Dica Importante 2: caso esteja com conjuntivite faça somente compressas geladas e auto massagem. Siga também as orientações do seu médico oftalmologista ok?
    Depois que estiver bem pode retomar a sequência de exercícios.

    2 – Através da participação no grupo do Parque Villa Lobos.
    Você pode também frequentar, Gratuitamente e ABERTO ao Público, o grupo de exercícios que a Tatiana ministra no Parque Villa Lobos, em São Paulo, 2 sábados por mês, das 9:00 às 10:00, bem em frente ao anfiteatro.

    3 – Através do cadastro em nossa lista VIP, caso você ainda não tenha se cadastrado.
    Uma lista de emails que a Tatianautiliza para se comunicar, enviar dicas, detalhes de exercícios, informar sobre cursos, palestras, datas de eventos gratuitos e voluntários. Quem faz parte da lista VIP recebe muitas dicas valiosas para melhorar a visão e a saúde.

    Cadastre-se NESTE LINK!!! http://tatianagebrael.com.br/cadastro-site-suporte

    Através da página – Tatiana Gebrael – no Facebook

    Através do canal – Tatiana Gebrael – no YouTube

    De tempos em tempos a Tatiana abre vagas para inscrições no Programa Online Olhos de Águia, que é um acompanhamento de perto da sua prática, contendo os programas específicos de exercícios para cada problema visual, em vídeos e áudios.

    Verifique sempre os e-mails que a Tatiana enviar, pois neles sempre há dicas, e também informações de quando o curso Olhos de Águia estará aberto novamente para inscrições.

    Qualquer dúvida estamos à disposição, por favor, entre em contato.
    Lilian

    Time de Suporte
    Equipe Olhos de Águia

  2. Claudio eduardo da Silva 20/11/2018 at 12:09

    Tive o nervos optico raspado por caisa de uma ciruegia de hipofise no inicio minha vista era preta ai ficou com o tempo vendo sombras. Gostaria de saber se com esses exercicios posso recupetar a vosãp

  3. Halley Jufer 29/08/2018 at 03:48

    Olá! Eu seria capaz de disser que já estive neste site antes, mas depois de ler o teu texto eu percebi que é ótimo para mim. Até logo abraço.

  4. Ivone 12/05/2018 at 22:17

    Boa noite Tatiana : minha sobrinha Tem 12 anos ,há 1 ano foi diagnosticado um tumor na hipófise ela operou mas ficou sem visão. Gostaria de saber se o exercício pode ajudar a recuper a visão dela. Agradecida …

  5. José Deivison Vicente 03/05/2018 at 22:19

    Olar tenho um caso de perda da visão por causa de um acidente com tiro na cabeça foram feito exames e relatou q o nervo óptico atrófiou teria cura me ajude por favor

  6. Gilvani Bento dos Santos 27/04/2018 at 08:08

    Bom dia, me chamo Gilvani moro em saquarema Rio de Janeiro tenho uma filha Geovanna Primo.
    Ela contraiu um tumor no nervo optico direito a tras do globo ocular ela Tem 6 anos e ela esta em tratamento com quimio terapia, em um ano ja reduziu 10% de 3 centimetro esta com 2.
    Ela Tem baixa visao enxerga claridade.
    Pergunto? Ao termio do tratamento ela podera curar o a lesao do nervo optico, para podera voutar a enxerga.

  7. Tatiane 11/04/2018 at 22:36

    Oi boa noite tenho uma crianca que nasceu com uma perda de uma das visoes, fui ao oftalmologista ele detectou uma lesao no nervo optico, que foi desenvolvida ainda na gestacao
    Sera que para esse tipo de lesao a um tratamento?

  8. Doralice Campos 09/04/2018 at 00:27

    Olá Tatiana
    Eu sofri um acidente automobilístico
    A 27anos atrás e perdi A visão direita sendo diagnosticado como atrofia do nervo óptico, eu soube dessa possibilidade de fazer exercícios e ter a chance de voltar a enchergar após ter me aproximado de uma associação de deficiêntes visual na minha cidade e me falaram da Dra E consegui enchergar uma luz no fundo do túnel, gostaria muito de receber os vídeos com os exercícios específicos para esta deficiência se possível.
    Desde já eu agradeço

  9. Andreia Cardoso Neri 03/04/2018 at 19:41

    Minha mãe perdeu uma das visões por conta do glaucoma e na outra ela enxerga muito pouco esse tratamento irá ajudar ela ? Pode recuperar o nervo óptico do olho que perdeu a visão? Vai ajudar o outro que ela enxerga pouco?

  10. Silvana 08/01/2018 at 18:52

    Operei em outubro de 2017 retirada de meningioma benigno no nervo optico esquerdo, ate então nao enxergo deste olho, ele mexe normal como se enxergasse. O neurologista e oftamologista me desanimaram bastante dizendo que nao vou mais exergar deste olho. Preciso trabalhar. Tem alguma coisa que posso fazer p enxergar do olho esquerdo de novo?
    Aguardo um retorno. Obrigada.

  11. Lourival Teixeira da costa 05/12/2017 at 06:44

    Perdi um pouco da visão uzei um comprimido para impotência que farei

  12. Amanda Ferreira de souza 03/12/2017 at 18:39

    Boa noite Bom sou Amanda ferreira de souza
    Minha historia é um pouco complicada bem meu olhos desde quando eu nasci a bolinha do meu olho não meche nem para lado nem para o outro só para cima e para baixo já sofre muito alem disso minha boca é muito pequena e descobri no exame de vista que tenho um leve derrame facial mas não sei te dizer se nasci assim ou tive com tempo pois nunca percebi já tinha me acostumado a ser assim. sera que você pode me ajuda Obrigada.

  13. André 29/11/2017 at 21:04

    olá
    minha esposa tem uma doença muita rara chamada Síndrome de Toulosa Hunt e um dos ataques dessa síndrome em seu organismo é uma degeneração no nervo óptico, uma médica que acompanha minha esposa disse que não há nada o que fazer, a minha pergunta é: Existe algo para se fazer para a recuperação do nervo óptico ou parar essa degeneração ou retardá-la?
    m
    por favor nos ajude! (24) 999167085 (whatsapp)
    andremrandre@hotmail.com

  14. Luiz Gustavo 26/11/2017 at 17:42

    Olá Tatiana, meu nome é Luiz Gustavo, meu pai é diabético e após fazer uma cirurgia de catarata e duas de glaucoma do olho esquerdo perdeu completamente a visão, segundo o médico o nervo óptico dele não teve mais recuperação, o olho direito já não enxerga desde os 7 anos quando foi atingido pela ponta de um prego, será que meu pai teria a felicidade de ainda voltar a enxergar nesta vida ?

  15. francisca erineide 23/11/2017 at 19:09

    boa noite fiz uma cirurgia depara retirada de menigioma há 3meses e meu olho esquerdo não abre desde então vendo fazendo fisioterapia 3 vezes por semana e nada o que devo fazer o meu neuro falou que é squestão de tempo pra abrir

  16. Jucelia Nascimento Sousa 02/11/2017 at 15:18

    Muito boa essa mensagem porque é o futuro que já estamos vivendo no presente Tatiana. Bjs

  17. Renato 24/10/2017 at 15:09

    Sofri um acidente automotivo em janeiro de 2017, e no acidente bati fortemente a cabeça, o que causou um desligamento parcial do nervo ótico do cerebro. Com este evento, perdi a parte direita de meu campo visual.
    Estive algumas vezes em um médicos que me informaram que não é certeza de regressão, mas ha a possibilidade…
    Queria muito saber se já acompanharam ou observaram a recuperação.

  18. Maria Leilane Ribeiro Véras 16/09/2017 at 23:41

    Meu esposo fez uma sirurgia a quase 3 meses,e já era cego do olho esquerdo, atrofiou o nervo causa um meningioma, mais no procedimento cirúrgico cegou do direito e até então não está vendo nada, há possibilidade dele ver novamente?

  19. Yolanda Chaves 13/09/2017 at 22:35

    Perdi minha visão no olho direito em 2011, logo após fazer radioterapia por causa de um câncer de mama. Tive uma crise de glaucoma e quase não tenho visão no olho direito. Há esperança de eu voltar a enxergar?

  20. Cleonice da Silva Araújo 12/09/2017 at 17:41

    Meu filho sofreu um acidente de carro e quando abriu o olho esquerdo, após 3 dias do acidente, estava tudo escuro, isso faz 3 meses, é possível voltar o normal? Todos os diagnósticos dos especialistas dizem que é praticamente irreversível. O que devemos fazer?

  21. Cleonice da Silva Araújo 12/09/2017 at 17:39

    Boa tarde, o meu filho de 21 anos sofreu um acidente automobilístico e quando abriu o olho esquerdo após 3 dias do acidente estava tudo escuro, isso faz 3 meses, é possível voltar o normal? Todos os diagnósticos dos especialistas dizem que é praticamente irreversível. Me ajude, o que devemos fazer para que ele recupere a visão?

  22. Niely galdino pessoa 24/08/2017 at 22:50

    sou niely mãe de uma bb de microcefalia.
    e com o diagnóstico de sczv sindrome congénita do zica vírus e nasceu com os nervos ópticos pálidos .Ela tem 1 ano e 7 meses e recebi essa noticia a poucos dias sobre a palidez, então resolvi pesquisar pq não sabia do se trata e li aqui os exercícios que podem melhor .
    O que a sra poderia me responder a cerca dessa palidez ?ela enxerga bem porem faz estimulação visual a 1 ano e 3 meses em uma clinica de referência aqui no Recife ,mas a dra falou que ela nunca conseguiu ir até o fim dos estimulos pois perde muito facil o
    interesse .
    O meu zap e 081 994921115
    Estou preocupada por isso e grave???

  23. Carlos 20/08/2017 at 00:18

    O nervo optico do olho esquerdo atrofiou após um TCE esquerdo. Quando abri meu olho esquerdo após 3 dias do acidente estava tudo escuro, isso já faz 13 anos, é possível voltar o normal? Todos os diagnósticos dos especialistas é que é irreversível.

  24. ANDREIA CARDOSO NERI 03/08/2017 at 10:10

    Bom dia, Meu nome é Andréia Neri a minha mãe perdeu a visão do olho esquerdo e hoje ela enxerga quase nada do direito por conta do glaucoma . Mais ela diz que após pingar os colírios no esquerdo ela consegue enxergar . Existe algum tratamento que o nervo óptico volte e ela volte a enxergar? Me ajude estou desesperada ela faz tratamento do glaucoma mais o médicos dizem que não é possível volta por conta que o nervo está bem danificado. Me ajuda

  25. Maria 12/07/2017 at 15:10

    Oi, meu filio nacio perfecto de da visão mais fue controlado asta os 12 anos por hospital .de ai un dia jogando a la bola , recivio una chutada com da la bola em olho izquerdo , de ai comenso a notar como que veia traves do vidrio , el es estudiante de aviacaon em acineli le diagnosticarao ambliopia de olho izquerdo e outro dr falo q era cicatriz nervio optico.eli ten 22 anos agora , nois falaron de celulas tronco vc nois podria orientar e achudar obrigada Abraço ate maria

  26. Maria 12/07/2017 at 14:55

    Oi mwu filio nacio perfecto y fue controlado asta os 12 anos por hospital .de ai un dia jogando a la bola , recivio una chutada e la bola pego lho izquerdo , comenso a notar como que veia traves do vidrio , diagnostixaro ambliopia e otro dr cicatriz nervio optico ten 22anos agora me achuda

  27. Diva da Rocha Paranhos 12/07/2017 at 00:02

    Tenho miopia de 7:00 graus . Há pouco descobri pressão alta nos olhos . A médica mandou fazer irodotomia nos dois olhos pois 19 de pressão. Estou ansiosa . Devo fazer este procedimento. Tenho caso de glaucoma na família , minha irmã

  28. Nalva 05/07/2017 at 16:09

    Meu filho de 19 meses fez cirurgia de craniofaringioma e tem a visão comprometida; o neuro oftalmo relatou q houve comprometimento do nervo óptico… existe algum tratamento? Desde ja, grata!

  29. Leonila Mello Cavalca 02/07/2017 at 20:36

    Boa noite. Gostaria de saber se tem alguma coisa a fazer no seguinte caso: Nervo óptico palido sem vascularidade.NOIA.Obrigada bjo

  30. Luciana 31/05/2017 at 22:36

    Ola boa noite meu pai sofreu um acidente de trabalho uma broca acertou em tres lugar no olho dele tem alguma chance de ele em chegar do olho q ele foi ategindo ?

  31. vanda maria 18/05/2017 at 17:10

    boa tarde quero saber se o nervo optico se recupera
    obrigadaele esta palido e so ve vultos ,fez uma cirurgia

    e ele e diabetico
    vanda

  32. Reginaldo Bittner 14/05/2017 at 13:35

    Bom DIa!
    Tatiana segundo os oftalmologista que consultei meu olho esquerdo não reage a refração algo com meu nervo óptico, quando prescrevem óculos para mim dizem que não adianta colocar grau e deixam a lente esquerda do óculos sem grau, gostaria de saber se já existe na medição algo para melhorar este problema, por favor tire esta dúvida para mim

  33. ALEXANDRE CARLOS DA SILVA 09/05/2017 at 13:30

    MEU TIO SOFREU UM ACIDENTE QUANDO TINHA 17 ANOS HOJE ELE TEM 40 ANOS, NÃO TEM VISÃO DE NADA, ELE DISSE QUE NÃO VE NADA ENTÃO A PERGUNTA É JA EXISTE ALGUM TRATAMENTO PARA RECUPERAR O NERVO OPTICO OU ALGUMA FORMA PARA ELE VOLTAR ENCHERGAR

  34. Wagner 09/05/2017 at 09:59

    Esses exercícios só servem para aliviar a musculatura. Esqueçam que isso melhora a visão.

  35. Elizabete lima 08/05/2017 at 12:40

    Olá! Bom dia !! Meu neto nasceu com uma das visões comprometida o nervo ótipo do olho direito está atrofiado . tem tratamento? Obrigada!

  36. Gisele 04/05/2017 at 19:46

    Boa noite,
    Minha mãe perdeu a visão por conta de Glaucoma, fazendo estes exercícios é possível regenerar o nervo? Em um dos olhos ela tem cerca de 5% da visão…
    Grata pela ajuda e informação

  37. Rose Freitas 01/05/2017 at 17:50

    Meu pai tem glaucoma e ficou cego, mais o olho dele é perfeito! Será que com esses exercícios e algum alimento natural ele volta a enxergar?

  38. Manoel Barbosa da Silva 01/05/2017 at 10:08

    Olá Tátiana tenho nervo otico que está atrofiado por de 4 mês como posso fazer para receber o tratamento. Obrigada. 01/ 05 /2017.

  39. Manoel Barbosa da Silva 01/05/2017 at 09:55

    Olá Tátiana .Tenho nervo otico atrofiado está com 4 mês , qual o tratamento que devo fazer por favor me ajudem. Estou com 63 anos

  40. Gabriela 23/04/2017 at 00:30

    Ola, usei ecstazy duas ou tres vezes em alta quantidade, tenho 18 anos minha pupila antes de usar qualquer tipo de droga sempre foi mt dilatada, fui a especialista em retina, disse que pode ser no nervo optico, enxergo duas bolas brancas que as vezes piscam com cores coloridas, sinto dor ao redor do olho, pode ter volta minha visao ou pode piorar?

  41. joselia rosa 21/03/2017 at 12:57

    Boa tarde,

    Meu filho tem hidrocefalia desde os 12 dias de vida hoje está com 23 anos, tem uma vida normal estuda trabalha fez carteira de motorista, usa válvula e tem o nervo óptico atrofiados, usa 8.5 na vista esquerda e da direita enxerga 50 cm a frente, quase nada, teve complicações com hemorragia na troca da válvula em 19/09/2016 entrou em coma e ficou 20 dias na UTI, e não esta enxergando, teve lesões no cérebro, ele voltará a enxergar é possível?está se recuperando, anda com ajuda, come sozinho fala, toma banho sozinho.

  42. carmen 19/03/2017 at 16:01

    Gostaria de saber se o nervo optico depois de atrofiado pode voltar ao normal?

  43. Elizangela 18/03/2017 at 10:56

    Bom dia!!!!
    Meu nome é Elizangela tenho 40 anos, moro em Cachoeiro de Itapemirim ES e em maio de 2016 descobri que estava com um tumor(angulopontocerebelar) pressionando meu trigemio do lado direito em setembro fui submetida a cirurgia para retirada. Após o procedimento fiquei com diplopia binocular e a face e parte do cranio do lado direito dormente, já realizei vários exames e tanto o neurocirurgião quanto ao oftalmo dizem que a visão vai voltar (questão de tempo e muita paciência) pq tá tudo certo nos exames, e o que pode permanece é um pouco de dormência. Bom, para me sentir melhor e mais confortável comecei a usar um óculos sem grau com um tampão adaptado e cada dia uso num olho, é muito difícil pra mim ficar sem as vezes ate tomo banho de óculos, mas pelo que já assisti nos videos acho que não deveria permanecer de tampão, mas sem ele não consigo fazer praticamente nada em casa nem no trabalho. Preciso me recuperar o quanto antes pois tem dias que entro em desespero. Pode me ajudar? Qual o valor da consulta? Muito obrigada!!!

  44. Elizangela 17/03/2017 at 19:24

    Boa noite!!!!
    Acabei de assistir um vídeo da Dra Tatiana sobre visão dupla, acho que to fazendo tudo errado pq uso tampão o tempo todo, não consigo ficar sem, pois trabalho fora e em casa. Estou errada? Não consigo ficar sem, fico agoniada, praticamente entro em crise de abstinência. Minha visão ficou assim apos retirada de um meningioma no trigemio do lado direito e meu rosto tb esta dormente. Podem me ajudar? A visão dupla me deixa fora d ar. Muito obrigada!!

  45. Elizangela 17/03/2017 at 18:51

    Boa noite!!!!
    Deixei um recado hoje, recebi email, porem não estou conseguindo ter acesso as resposta,acesso o link digito meu e mail e senha e não entra. Meu ticket é num. 57950, sSe puder me ajudar agradeço.
    Outra dúida é como faço para marcar uma consulta e qual o valor? Muito Obrigada!!

  46. Elizangela 17/03/2017 at 12:54

    Boa tarde!!!!
    Meu nome é Elizangela, moro em Cachoeiro de Itapemirim,ES e após retirada de um meningioma que se localizava no nervo trigêmino do lado direito, fiquei com diplopia binocular e também o lado da face e parte do cranio do lado direito dormente. Preciso de ajuda e gostaria de saber como faço para te-la, pois não moro em São Paulo como disse acima. Pode me ajudar. Obrigada!!!

  47. Waldenice jardim da costa 14/03/2017 at 22:57

    Minha filha sofreu um acidente de trabalho .ficou com um edema na medula do t1 até a t7 está acamada fazendo fisioterapia .Há 5 meses .sem
    Movimentar as pernas .ates disto 2 anos atrás ela teve um problema no nervo ótico .voltou a ver dos dois olhos um 100% o outro 70%.Agora ela perdeu a visão dos dois olhos ela vê somente uma forte luz branca .As vezes entra algumas imagens .tenho feito os exercícios de respiração dos seus vídeos. Tenho feito compressas com máscara de gel 4 X por dia durante dez minutos que vi nos seus vídeos .Já estou no quarto dia .Ela não sai do quarto há cinco meses pois ainda está fortalecendo as costas pra poder sair.estava se queixando da luz do quarto .que passou a ver mesmo de olhos fechados .quais exerci os posso fazer pra ajuda la. Obrigada Waldenice

  48. abel nunes pereira 10/03/2017 at 20:47

    Olá gostaria de saber se tem como recuperar o nervo óptico. Quando a lesão foi causada por um traumatismo craniano. Meu pai encherga vultos me responda por favor precisocajudar meu pai obrigada.

  49. Simone Duarte Santos 10/03/2017 at 12:36

    Olá, há 5 anos atrás eu tive um tumor na hipófise, na época fiz todos os exames necessários, acompanhada por oftalmos, endocrinos, e neuros, fiz todos os tratamentos necessários ae a visão na época ficou ótima. Agora comecei a sentir dificuldades pra enxergar na visao esquerda e o medico me disse que o nervo optico esta amarelado. A pergunta é: os exercicios ajudam na recuperação desse nervo e como fazer esses exercicios.
    Obrigada, Simone Duarte

  50. abel nunes pereira 23/02/2017 at 13:37

    Boa tarde doutora meu pai sofreu um acidente e teve traumatismo craniano grave e lesionou o nervo óptimo.a luz passa mas bloqueia quando chega no nervo ele ve vultos mas não consegue definir as imagens os medicos falaram que e difícil.me responda por favor se tem algum exercício que possa ajudá-lo desde de já obrigada.

  51. Denise Dias 20/02/2017 at 17:51

    Boa tarde dra, fiz uma retirada de tumor, neironom do acústico em 2013, e desde então estou até agora virando uma úlcera de córnea, fiz transplante é uma tarsorrafia, só não quero por peso de ouro. Será q há um transplante para ajudar a voltar a piscar??? Obrigada

  52. monica santos 08/02/2017 at 21:05

    Tomei uma facada na sombraselha o que ocasionou a perda da minha visão, mas o que mais me encomoda e a forte dor que sinto.tem algum tipo remédio ou seja colírio que eu possa usar para amenizar minha dor? O oftalmo me receito maxidex e atropina mas ao passar do tempo eles ñ fazem mais e feito me ajude por favor obg

  53. MOHANE NERY 06/02/2017 at 14:06

    Dr. Tatiana, estou com 30anos e uma médica me disse que tenho 80%de escavação do nervo óptico no olho esquerdo, com a pressão normal. Isso me assustou muito, ela não me explicou nada. Só disse que tenho que usar colírio pra glaucoma e ja passou. Mas não comprei pq acredito na terapia natural. Há algum vídeo ou material que tenha exercícios para o nervo óptico?! É possível recuperar, ou apenas estagnar? Agradeço toda sua luz e doação, espero encontrar material ou que me responda. Grata desde já!

  54. Mohane 06/02/2017 at 13:00

    Dr. Tatiana, estou com 30anos e uma médica me disse que tenho 80%de escavação do nervo óptico. Isso me assustou muito, ela não me explicou nada. Só disse que tenho que usar colírio pra galucoma e ja passou. Mas não comprei pq acredito na terapia natural. Há algum vídeo ou material que tenha exercícios para o nervo óptico?! Agradeço toda sua luz e doação, espero encontrar material ou que me responda. Grata desde já!

  55. Paulo Israel Filho 08/01/2017 at 01:51

    Estou com pressão início de escavação e pressão alta no olho direito, olho direito pressão de 22 e olho esquerdo pressão de 22. Quais exercício devo fazer para corrigir pressão e a esvavaçao ?

  56. Marcelo das 03/01/2017 at 21:27

    Doutora Tatiana tive um tumor de ipofece e perdi a visão do olho esquerdo total gostaria de saber c tem uma forma de melhorar ou de cura des de já agradeço

  57. Mauricio 03/01/2017 at 17:09

    Boa tarde! Gostaria da sua orientação Dra.. Minha mãe já fez duas cirurgias para retirada de um tumor que estava afetando o nervo óptico, a 1ª cirurgia já faz 05 anos, a 2ª cirurgia faz 01 ano. Após a cirurgia ela teve uma perda na visão, e já à alguns meses estamos percebendo que ela está perdendo aos poucos a visão que resta. O que sabemos até o momento é que o nervo óptico dela está secando ou atrofiando. Gostaria de saber se há algum tipo de tratamento de regeneração do nervo óptico, ou para estabilizar. Desde já agradeço a atenção!

  58. PAULO ISRAEL FILHO 28/12/2016 at 14:53

    Estou com escavaçao no nervo óptico e pressão de 24 no olho direito e de 16 no olho esquero, perdi um pouco do côo visual do olho direito. Qual exercícios devo para recuperar.

  59. Cleane de paula 14/12/2016 at 22:31

    Meu esposo tem atrofia de nervo óptico , tem tratamento? Tem como reverter o quadro?

  60. Karen Tiemi Takahara 29/11/2016 at 10:57

    Olá, quando eu era pequena fiz uma cirurgia de estrabismo que melhorou muito minha visão, depois aos 22 anos fiz o Lasik para zerar o grau. Mas desde que nasci o olho esquerdo não se move para a esquerda, gostaria de saber se há algum tratamento.

    Desde já agradeço a atenção

  61. Juscimara Miranda 28/11/2016 at 15:21

    Olá sou Juscimara, hoje faz um mês que fiz uma cirurgia cerebral hipocampal! Após a cirurgia fiquei com diplopia, eles falaram q minha visão voltaria até um mês! O mês passou e continuo c visão dupla!! Pelo amor de Deus me ajuda!!!! Estou sem trabalhar e estou dependente das pessoas! Fiz e estou fazendo alguns exercíciosco Melissa e Sun! Mas nada Ainda!! Obrigada pela atenção
    Juscimaracm@ hotmail.com
    (31) 9315-1124

  62. Isabel Bissi 15/11/2016 at 19:45

    Meu marido tem atrofia do nervo ótico desde que nasceu. Descobriu com 15 anos. Hoje te 60 anos. O outro olho e normal só pelo cansaço da idade. Qual seria o tratamento?
    Abracos

  63. Sandra 10/10/2016 at 19:35

    Olá, boa noite! Tenho uma cunhada que teve atrofia do nervo óptico,me ajude a ajudá-la. Tem dois meses que ela perdeu a visão.

  64. David Robson 20/09/2016 at 12:24

    Minha doutora falo que eu tenho o nervo do olho fraco, Queria saber se tem cura ?

  65. jose 06/09/2016 at 22:23

    a uveite tem cura

  66. jose 03/09/2016 at 12:14

    Estou com 45 dias que fiz cirugia de graucoma , no inicio a pressão ficou normal em 11 com uso de corticoide meticortem agora que suspendir por ordem medica so estou usando o colírio pred fort e apressão voltu
    ou a subir esta de 30 voltando ao patamar de antes , a medica disse que e por causa que estou com uvite o que de vo fazer.

  67. Zelia Borges 23/08/2016 at 08:24

    Bom dia. Passei por duas cirurgias e quatro anos. A primeira devido a uma bactéria e a segunda por uma infecção repentina e provocou uma ruptura na córnea. Após a cirurgia , depois de um mês percebi que meu olho ficou mais fundo. A cavidade da pálpebra mais para dentro. O que pode ser feito para meu olho não atrofiar?

  68. Marcia ognibene 29/06/2016 at 17:02

    Boa tarde meu nome e Marcia mas o meu esposo está com atrofia em ambos os olhos …e só enxerga vultos bem.escuros …por favor a alguém.puder me ajudar …estamos fazendo e tudo pra ela volta enxergar ….

  69. João Paulo 26/05/2016 at 15:28

    Boa Tarde Dra Tatiana, tudo bem ?
    Sou do interior de Sp e meu cunhado teve descolamento de retina, porém a retina dele é muito fina e abriu (rasgou toda) não tendo como fazer a cirurgia novamente para colar a retina.
    O medico fez um diagnostico e o nervo optico dele estava palido.
    Tem uma chance de fazer esse nervo optico voltar ? pois estamos vendo algum recurso de tratamento com celulas troncos para a retina, porém o nervo optico para de mandar estimulos.
    Obrigado
    Aguardo seu retorno.
    Att. João Paulo

  70. SUERLANE 19/05/2016 at 22:56

    Olá,minha filha tem tumor cerebral e por isso teve hidrocefalia onde causou edema no olho direito,onde afetou o nervo e ela vê embassado será Q tem algum tipo d cirurgia q possa ajudar?

  71. Fernanda Ramos 18/05/2016 at 13:02

    Boa Tarde, tenho um filho de três anos que nasceu com o nervo óptico comprimido.
    Segundo o médico não tem cirurgia ou tratamento, gostaria muito de saber se realmente não há nada que se possa ser feito, por favor.
    Ele realiza exames de mapeamento de retina todo ano desde quando nasceu mas o resultado é sempre o mesmo.
    Desde já agradeço a atenção.

  72. Odilair da silva taveira 12/05/2016 at 22:58

    Oi boa noite dra Tatiana tenho gêmeos de oito anos um dele e deficiente visual gostaria muito de ajuda de um especialista eles foram prematuro de 6 meses e o Christian deu descolamento da retina pela prematuridade. Gostaria muito de saber se tem recuperação se ele possa vir a enxergar. Moro em Rancharia Sp mais aki não tem nem um especialistas nessa área de retina. Gostaria de fazer um exame mais presciso para saber realmente sobre a situação dos olhos do meu pequeno. aguardo sua resposta muito abrigada.

  73. Edi 08/05/2016 at 22:33

    Oi eu gostaria de saber se existe como a pessoa voltar a enxergar mesmo que ela tenha rompido o nervo óptico?
    Se vc puder me responder logo te agradeço.

  74. Alexandre Moreira de Souza 05/05/2016 at 10:24

    Oi bom dia! Estou com um problema na família e estou precisando de uma luz. Tenho um tio que fez uma cirurgia para retirada de um tumor que estava afetando o nervo óptico a mais ou menos dois anos. Após a cirurgia ele enchergava clarão e vultos, agora de uns 5 meses pra cá ele não enchergava mais nada. Alguns médicos chegaram a dizer que o nervo óptico dele secou ou atrofiou. Gostaria de saber se há algum tipo de tratamento Pará regeneração do nervo óptico para que possamos ir atrás do procedimento. Sem mais até o momento, fico no aguardo de uma sugestão.

  75. Mauro Guimarães Perdigão 15/04/2016 at 22:36

    Boa noite Dra. Tatiana! Minha esposa tem uma doença degenerativa chamada Druzas da visão.
    Gostaria de ter alguma informação sobre o tipo de tratamento a ser feito.
    No aguardo de seu retorno desde já agradeço.
    Obrigado

    Mauro Perdigão

  76. Mirna Flavia Ribeiro Costa Pereira 04/04/2016 at 07:59

    bom dia doutora meu filho hoje tem 6 anos de idade ele nasceu com de acordo com os médicos com o nervo do direito atrofiado e de acordo com ele não tem cura e nem tratamento ,gostaria de saber sua opinião?

  77. MARIA 22/03/2016 at 11:49

    dr,TATIANA BOM DIA !EM 2014 APOS ANEURISMA FIQUEI COM SEQUELAS NO NERVO OPTICO FUI AO OFTALMO ESTOU USANDO OCULOS MELHOROU BASTANTE,MAS MESMO ASSIM ESTOU TENDO DIFICULDADES NA VISAO.A QUEM DEVO RECORRER.OBG

  78. Elza Shizue Okamoto 10/03/2016 at 22:13

    Como posso ter acesso as respostas de todas essas perguntas acima sobre o nervo ótico, pois sao duvidas que eu também tenho!

  79. Shirlei 13/01/2016 at 14:06

    Estou com o olho esquerda caído me dissera. Que estou com. Amistenia gravis estou vêndo duplo embaçado e pálpebras caídas estou tomando medicamentos tos mais minhas pálpebras estão pequenas o que faço

  80. jose rodolfo 28/12/2015 at 21:45

    DRA. TATIANA. SOFRI UMA CIRURGIA PARA EXTIRPAR UM ADENOMA GIGANTE PALNTADO SOBRE O NERVO OPTICO. EM CONSEQUÊNCIA, PERDI A VISÃO DO OLHO DIREITO. MANTEVE-SE A DA ESQUERDA, COM PEQUENA REDUÇÃO DO CAMPO VISUAL. GOSTARIA DE SABER SE HÁ PROBABILIDADE DE SE RECUPERAR ESSA VISÃO. OS EXAMES CLINICOS E TÉCNICOS INDICARAM COMO NEGATIVA A POSSIBILIDADE DE RECUPERAÇÃO. OBRIGADO. JRODOLFO

  81. ed 25/12/2015 at 17:30

    Deus abençoe e não brinque com problemas alheios se realmente é verdade por favor me ajude , minha mãe atrofiou os 2 olhos só ve vultos mais nada , será que tem o que fazer ?

  82. Larissa 20/12/2015 at 20:28

    DRA Tatiana me ajude. Sou de salvador como posso ter acesso aos exercícios para o nervo óptico?! Possui um angioma cavernoso no nervo óptico esquerdo que sangrou dentro e com isso e ele cresceu pro quiasma, nem 7 casos publicados na literatura existem de tão raro.Afetou toda minha visão esquerda e parte da direita. Ele comprimiu ,assim estou na esperança de quando o sangramento ir embora , haver uma descompressão, e voltar a enxergar melhor. Será Q o nervo óptico volta a funcionar? Obrigada

  83. Euzinéa Henrique Ferreira 17/12/2015 at 20:39

    Prezada Dra. Tatiana,

    Sou de Macaé-RJ e aqui estamos desesperados pois meu irmão mais velho (57 anos), já perdeu a visão de uma vista sem recuperação segundo os médicos, e corre o risco de perder a outra vista. Já fomos a vários profissionais e sempre dizem a mesma coisa (nervo ótico). Por favor, gostaria de saber se esses problemas no nervo ótico tem recuperação.

  84. Jonas basilio 11/12/2015 at 21:37

    Dra. Tatiana me diz por favor sobre esses exercícios ,minha esposa passo por uma cirurgia na cabeça , e o nervo óptico atrofio , ela perdeu a visão do olho direito, keria saber mais sobre exercícios obrigado q DEUS lhe abençoe

  85. Robson 03/12/2015 at 22:35

    Dr. Tatiana, tenho glaucoma de ângulo aberto, escavação de 0,8 no nervo ótico, faço uso de colírio que mantem p.i.o controlada, não tenho perda visual. Eu consigo recuperar essa lesão no nervo?

  86. alessandra 22/11/2015 at 12:34

    Boa tarde Doutora, fiz uma etapa no concurso que passei só que fui reprovada por diagnóstica um nervk optico…quero saber se isso tem tratamento? ..por favor me ajude. .

  87. EVITA SANTORO BOTTINO SOBREIRA 20/11/2015 at 01:56

    DR TATIANA GOSTARIA DE SABER QUE MÉDICO DEVO PROCURAR? HÁ UNS TRÊS MESES ATRÁS ESTAVA NO COMPUTADOR E SENTI POR FRAÇÃO DE SEGUNDOS SENTI QUE TINHA FICADO VESGA LOGO TIVE TONTEIRAS FIZ EXAMES FUI AO OFTAL FIZ FUNDO DE OLHO E DISSE NÃO TER NADA, FUI A MINHA REUMAT E ELA DISSE PODER SER LABIRINTITE E PASSOU UMA MEDICAÇÃO E FIZ UMA BATERIA DE EXAMES E TDO NORMAL! FIZ ESSE TRATAMENTO COM LABIRIN POR TRÊS MESES E AOS POUCOS FUI ME SENTINDO MELHOR E PAREI A MEDICAÇÃO HOJE NOVAMENTE ACONTECEU! ESTAVA ESCOLHENDO ALGO PRA COMER E É COMO SE MEU OLHO VIESSE TODO PRA FRENTE E FIQUEI UM TEMPO ASSIM É PASSOU! TIVE DOR UM POUCO AO MOVIMENTAR O OLHO COMO SE TIVESSE TIDO UMA CÂIMBRA ESTRANHO DEMAIS! VOCÊ ACHA QUE DEVO PROCURAR UM NEURO?

  88. Jaime dos santos abreu 13/11/2015 at 17:09

    Descobri a uns anos atrás que tenho uma lesão no nervo óptico o médico disse que eu não enchergaria n + n – dessa vista que nao tem cura sera que ele ta certo?

  89. Valdemar Carlos 13/11/2015 at 12:15

    No dia 06/08/2015, levei um tiro na cabeça, o qual afectou por completou a minha visão do olho direito, segundo o Dro. que acompanha o meu caso, disse que tenho pouco possibilidade de voltar a ver porque a bala fez um estrago, que afectou o nervo óptico . Dra. Tatiana quero saber, não tem um tratamento avançado para o meu caso, estou aflito por favor ajuda-me.

  90. Danyela 12/11/2015 at 14:19

    Olá Dra. Tatiana
    Minha mãe teve uma pancada de um vergalhão no olho, fazem 13 dias e ela nao esta enxergando. Há chances dela voltar a enxergar. Desde já obrigado!!!!

  91. Ana Lucia Santos das Neves 31/10/2015 at 22:27

    Olá Dra Tatiana me chamo Ana minha irmã fez uma cirurgia de meningioma e comprometeu o nervo optico a sra acha que tem alguma chance de um dia ela voltar a ver com seu tratamento, ela perdeu a visão dos dois olhos, me ajuda por favor estou desesperada.
    Meu tel é 71- 86273109

  92. Eliton Ferreira Malta 21/10/2015 at 20:06

    Olá Dra. Tatiana , meu nome é Eliton , sou diabético tipo um sou transplantado rins e pâncreas , estou bem , mas devido a diabetes tive uma lesão no nervo óptico , tenho a sensação de vista cansada . Gostaria de saber se tem algo que possa me ajudar ,desde já agradeço e muito.
    Moro em Minas Gerais
    Santa Luzia
    Tenho 38 anos

  93. sidnei gerson da silva 17/10/2015 at 21:45

    OLA DR TATIANA E COM GRANDE PRAZER QUE ACOMPANHO SEU LINDO PROJETO QUERIA QUE VOCE ME RESPONDECE ALGO QUE PRECISO SABER SE POSIVEL .DR EU TEM UM OLHO MAIS FRACO QUE O OUTRO O ESQUERDO NAO CONSIGO FOCAR AS IMAGENS DIREITO FICA FORA DE FOCO E O DA DIREITA FICA MEIO EMBAÇADO .O QUE DEVO FAZER . MANDE A RESPOSTA NO MEU EMAIL.FICAREI MUITO GRATO . GRANDE ABRAÇO SIDNEI GERSON DA SILVA. DR PEDRIMHO . SC .

  94. noemya 11/09/2015 at 22:10

    Eu Eliton ,tenho uma lesão, no nervo óptico da visão devido a diberte, gostaria fazer o tratamento mais evoluido para melhora minha visão .

  95. Odilena Ribeiro 10/09/2015 at 22:06

    Olá boa noite!! minha irmã teve um penseu do tumor e os nervos opticos atrofio vcs poderia me dize se este caso e reversível , tem como a minha irmã volta a enxergar de novo!!

  96. Gesica 08/08/2015 at 22:49

    Meu filho tem nove meses e tem hipoplasia do nervo optico e a oftalmologista não soube dar uma resposta de quantos porcentos ele enxerga.Esse exercício pode ajudar meu filho?

  97. André Andrade de Assis 04/06/2015 at 17:34

    Tive toxoplasmose, já adulto e com isso tive uma lesão no nervo optico, ficou um cicatriz no nervo tipo uma meia lua, enchergo bem pouco do olho esquerdo mas não tenho visão direta no objeto, também vejo como se estivesse no fim de tarde bem embassado, será que pode me ajudar?

    Resposta Dra. Tatiana:
    Olá André, tenho certeza de que os exercícios te ajudarão. Veja o caso da Fernanda, tb com cicatriz no nervo e que recuperou-se muito bem com os exercícios visuais https://youtu.be/pGv9tVXTrBc
    Estou à disposição caso queira agendar uma sessão no consultório (11) 2619-9245, ou online pelo Skype.
    Abraços

  98. Marcelo Brito de Siquweira 02/06/2015 at 00:55

    Uma microencefalia ao nascer atrofiou meu nervo ótico Tem exercício para isso?

    Resposta Dra. Tatiana:
    Sim Marcelo, existem muitos exercícios, e sempre recomendo iniciar a prática, experimentando todas as possibilidades, pois o nervo óptico se regenera, e há reais chances de recuperação, se não total, parcial de visão.
    Estou disponível para ajudar neste caminho.
    Abraços

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão