Início » O que são Moscas Volantes? – Especialista Tatiana

O que são Moscas Volantes? – Especialista Tatiana

Por |2018-10-01T19:47:48+00:0022 de setembro de 2011|80 Comentários
3 (60%) 1 voto
Quando estou numa sala de paredes brancas eu consigo ver que tem uma espécie de sujeirinha nos meus olhos, parecendo uma cobrinha que vai acompanhando conforme eu mexo os olhos. Você sabe o que é, e como tratar?

A percepção de pequenas manchas ou nuvens movimentando-se dentro do campo de visão constituem as chamadas “moscas volantes”. Geralmente são vistas quando se olha para um fundo claro, como uma parede branca ou um céu azul. Na realidade, as moscas volantes são minúsculos grumos de gel ou células dentro do corpo vítreo, o fluido gelatinoso, que preenche o interior do olho.

Moscas Volantes ou Floateres

São as chamadas Moscas Volantes ou Floaters. As cobrinhas pretas são pedacinhos de Vítreo (a geléia que preenche os olhos), que se soltaram e ficam passeando por seus olhos (flutuando).
Moscas Volantes
Moscas Volantes
Geralmente estas moscas não estão relacionadas á nenhum tipo de problema visual, e sim ao stress. Recomendo a ida ao oftalmologista para ter essa certeza, fazendo um mapeamento da retina.
Se caso não estiver relacionado a algum problema na retina, todos os exercícios que passei nas dicas até agora são para aliviar o stress dos olhos, exatamente o que eles precisam. Massagem, palming (cobrir os olhos com as palmas das mãos), olhar longe, exercícios de respiração etc..

Outro exercício é: quando as moscas aparecerem, tente direcionar o olhar para elas, tente vê-las, tente seguí-las com os olhos e ir acompanhando cada uma até desaparecerem

Leia sobre:  Meir Schneider no Brasil

Moscas Volantes vão diminuindo…..

Assista esse vídeo especial e aprenda outros exercícios visuais:
…Fazendo isso, e diminuindo seus stress, elas não vão mais te incomodar.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

80 Comentários

  1. José Budiene Fonteles de Sousa 09/11/2018 at 16:56

    Olá, boa tarde Drª. Tatiana. Descobri há mais de 10 anos que tenho ceratocone, uso lentes rígidas, e desde ontem comecei a perceber que estou com uma mosca volante em meu olho direito, justo o que o cone é maior… Posso fazer esses exercícios visuais normalmente? Obrigado desde já por toda a ajuda para todos nós.

  2. CARLOS FREDERICO FREITAS DE REZENDE 26/08/2018 at 17:18

    No meu caso eu possuo dois tipos de moscas volantes, uma, localizado no humor vítreo, que parece uns minúsculos FIOS preto flutuando, sendo que eu enxergo as sombras desses fios que ficam projetadas de maneira invertida na retina, mais existe também outras MANCHINHAS ESBRANQUIÇADAS flutuantes de tamanho bem maior que os fios, que acredito que estejam localizadas no humor aquoso e não no vítreo, isso porque quando eu movimento os olhos os FIOS vão para um lado (pois a imagem está invertida) e as MANCHINHAS vão para outro (porque no humor aquoso não existe a inversão da imagem ainda), portanto, se os fios e as manchas tivessem localizadas no mesmo lugar iriam para o mesmo lado, e não para lados opostos. As manchas esbranquiçadas atrapalham muito minha leitura e parece que estão aumentando de tamanho e quantidade, o que pode ser? Tem tratamento??

  3. VALDEMAR PEREIRA DA SILVA 15/05/2018 at 10:06

    NENHUMA CRITICA APENAS ELOGIOS, MUITO IMPORTANTE ESTA SUA PAGINA, COMO SERIA MELHOR NOSSA VIDA SE O MUNDO VIRTUAL FOSSE USADO COM MAGNIFICA IMPORTÂNCIA E COM CARA-TER TÃO HUMANO, ENTREI NESTA PAGINA NÃO POR ESTAR PASSANDO POR ESTE PROBLEMA DE SAÚDE MAS SIM MINHA ESPOSA, E NEM MESMO O SEU MEDICO OFTALMOLOGISTA DEIXOU ELA TÃO ESCLARECIDA SOBRE O ASSUNTO, MUITO OBRIGADO POR PRESTAR VOLUNTARIAMENTE ESTE SERVIÇO, SEM MAIS REALMENTE MUITO GRATO, VALDEMAR.

  4. João Batista Dos Santos 15/05/2018 at 08:50

    Tatiane me foi muito valiosa estas informações se mosca na visao, eu estava muito preocupado,apareceu hoje enquanto eu lavava meu carro prata,tenho 65 anos anos,diabetes,tireoide,obrigado e Deus abençoe sua vida profissional,particular,sua saúde,receba o meu sincero abraço em gratidão.

  5. Edson 12/05/2018 at 11:54

    Também tenho isso..e faço todos os exercícios..mas está na mão de Deus…

  6. Marli T.S Freitas 04/05/2018 at 00:28

    Ola Tatiana,preocupada com umas mosquinha na minha visao resolvi pesquisar na internet , e encontrei vc falando de seu metodo e achei muito importante, ate me cadastrei.vou esperar chegar e por empratica. Outra coisa é q meu esposo fez cirugia de catarata a 12 anos , e agora a lente se soltou e precisou de outra cirugia,mas depois da cirugia ele enxergou uns dias depois sumiu a visao e assim va i e volta,ultimamente esta com apressão alta do olho q fez a cirugia. Tem algum metodo p isso se melhorar , ja tem 8 mes nesta pelega.De uma ajuda por favor.

  7. Fabio luiz 11/04/2018 at 09:07

    Olá Tatiana.
    Meu problema se agravou de uma semana pra cá.
    Eu semore via uma manchinha bem discreta no meo olho esquerdo.
    Nessa época eu tinha uns vinte anos.
    Hoje com 44 minhas vistas estão tomadas pelas tais teias de aranha que fui descobrir pesquisando que se chamam moscas volantes.
    Parece que não há cirurgia pra tal problemas.
    Existe algum tratamento alimentas contra esse pontos e teias?

  8. Cledovan 05/04/2018 at 08:57

    Bom dia eu tenho essas cobrinhas na vista que as vezes me confunde…acho que vejo formiga em uma base,dai lembro desss sujeiras na vista.Ja fiz esse treinamento que cheguei a exaustao.Nao deu certo.Que faço?.

  9. Maria da Graça Allix Rocha 03/04/2018 at 18:46

    Poderia falar um pouco sobre descolamento do vitéro? Fui diagnosticado hoje com esse procedimento e gostaria de saber se existem exercícios para tirar o desconforto dos flachs ao movimento dis olhos. Estou apavorada e começou do nada. Tenho 60 anos e tenho muito receio que isso afete a visão do meu olho direito.

  10. sebastiao kalaf 02/04/2018 at 17:41

    Meu nome é sebastião Kalaf, comecei a ver manchas nos meus olhos, com 9 anos de idade, começou tipo uma correntinha . branca depois foi aumentando varios tipos de mancha nos 2 olhos teia de aranha com ponto preto junto com teia de aranha e aumentou demais nas 2 vistas hoje eu tenho 65 anos , e a vista esquerda esta manchada.

  11. Jefferson 28/03/2018 at 11:12

    Olá pessoal Bom dia !
    Me chamo Jefferson tenho 35 anos ano passado eu tinha dois pontinhos na minhas vista um em cada olho agora vejo nos dois olhos muitas manchas e listras com pontos, estou muito assustado.

  12. Paulo Israel Filho 25/03/2018 at 17:04

    Meu nome é Paulo, tenho 66 anos, há dois anos, fui diagonisticado com pressão alta de 24 no olho direito 18 no olho esquerdo, e médico disse que houve pequeno deslocamento de retoma e perca de 40 % do campo de visão do olho direito. Faço uso de colírios devido à pressão alta. Mas meu olho direito continua emabaçado. Qual procedimento devo proceder para recuperar o deslocamento da retina do olho direito ?

  13. Felipe 22/03/2018 at 01:56

    Gostaria d uma consulta com a senhora

  14. Adriana 14/03/2018 at 17:17

    Estou vendo pequenos pontos pretos Dr poderia ser Mosca volantes?

  15. Roger santos 05/03/2018 at 22:28

    Tatiana. No início de janeiro estava sentado dirrepente fui olhar pra parede branca comecei a ver teia de aranha passar logo fiquei assustado sumiu depois. De 30 dias voltou mais intenso fui a um oftalmologista e ele disse que seria moscas volantes e que era pra mim ir se acostumando que o cérebro iria se adpitar a essa situação aí comecei a pesquisar na internet vê os seus comentários achei interessante gostaria da sua opinião sobre isso e se tem cura fazendo os exercícios ensinados pela senhora grato aguardo retorno

  16. Miguel Sangongo 05/03/2018 at 08:17

    Olá! Tatiana eu agradeço pela Vossa admirável Generosidade, boa tarde. Tenho um menino de 12 anos de idade e desde aos 3 anos tem dores ligeiras das vistas já fez várias consultas médicas mas os médicos não estão a especificar certamente o que se passa. Ele vê com pequenas dificuldades e a esclerótica está com cor acastanhada a iris e a pupila também, em todos os olhos e os Médicos oftalmologistas dizem que é poeira e receitaram antialérgicos analgésicos e antibióticos mas não está a melhorar. Peço com toda a veneração a Vossa Generosa paciência, o que posso fazer com o meu filho e ele está a estudar? Eu também tenho 36 anos e as minhas vistas lacrimam sempre que estiver sob os raios solares, visão reduzida mas para esta questão já comecei com alguns exercícios conforme as vossas instruções já há três dias. Desejo que a Bẽnção de Deus esteja sempre contigo e te dê longos anos de vida!! Se por acaso não me expliquei bem para entenderes por favor diga-me para eu repetir se possível. Forte abraço. Miguel

  17. Angela 22/02/2018 at 10:58

    Olá, fiz cirurgia de catarata, olho direito. Fiz com um medico altamente recomendado, valor de um olho 7 mil reais , lente trifocal ( fora exames pré operação). Após 30 dias da cirugia apareceram as tais moscas voadoras . O médico q me operou assim diagnosticou. Disse q está tudo ok e q em breve poderei tirar estas moscas com um procedimento q ele irá fazer tão logo chegue na clínica um aparelho de lazer q ele comprou. Do mais disse q tudo estava ok retina etc. Minha pergunta: se depois da cirurgia estava tudo ok, pq estas moscas apareceram depois de quase 1 mês da cirurgia , será q apareceram por causa da cirurgia de catarata e houve resíduos q ocorreu durante a cirurgia?

  18. Regina 17/02/2018 at 16:12

    Tatiana,Boa Tarde!Tenho 53 anos e descobri que tenho moscas volantes faz alguns anos o meu oftalmologista me deu a noticia e me disse que não havia nada a fazer e isso foi há uns 10 anos atrás. Agora em 2018 fiquei sem o oftalmo por motivo de falecimento então procurei outro que me examinou disse que eu tinha mesmo moscas volantes e que fizesse um eco da retina, fiz e fui mostrar a ele e ele disse que eu devo repetir esse eco da retina anualmente e que devo ir me acostumando pq isso não tem jeito e se evoluir é para a cegueira.Disse que também tenho os olhos secos. O que você pode me dizer como especialista pq eu não concordo com o parecer dele, até pq eu já fiz alguns exercícios seus para as moscas volantes e vi que melhora bem. E tenho certeza que a visão voltará ao normal pq nunca tive isso antes. E outra a minha vida toda uso óculos e o grau até hj é o mesmo. Queria até tb fazer algum exercício para diminuir mais o grau e se possível deixar o óculos. Ficarei muito grata se puder me responder. Grata, Regina Motta

  19. Tarlei Fernandes 09/02/2018 at 09:24

    Estou com moscas volantes já fico todos os exames e nada o que faço

  20. Josélia 30/01/2018 at 00:31

    Olá Tatiane há quatro anos fiz cirurgia de catarata nos dois olhos 1 ano após fiz uma correção a laser no olho direito 1 ano após tive que fazer no direito esse no dia seguinte apareceu uma marcha escura que desapareceu em alguns minutos,comuniquei ao médico ele disse ser normal, um ano após exatamente há 15 dias apareceu moscas volantes e manchas da água e no dia seguinte alguns flexes procurei o médico ele passou uma ultrassonografia e mapeamento de retina segundo o médico disse que houve um deslocamento do vítreo não total e sim parcial por isso não recomendava nenhum procedimento, sim também falou que a retina não estava descolada e sim um pequeno furo que não era de se preocupar,mas meu olho não melhorou, apenas os flexes não tem aparecido com frequência ai votei pra mostrar resultado dos exames ao meu médico ele disse que estava tudo bem e voltasse no próximo ano
    O que devo fazer?
    Porque as marchas d’água contínua como também as moscas volantes.

  21. Renato 28/01/2018 at 19:15

    Olá , tudo bem a três dias aparecem essas machas nos meus olhos . Tenho treze grau de miopia e além dessas machas , aparecem feixe de luz nas bordas . Uso lentes de contatos , estou fazendo os exames fiz o ultra-som e agora estou esperando o sus marcar a data da consulta para fazer o mapeamento. Essa quwda na visao e normal ?

  22. maria ozana pereira ferreira 27/01/2018 at 00:54

    eu tenho 44 anos a quatro anos surgirão as tal moscas volantes quase fiquei louca fui ao médico ele disse que eu tinha que me acustumar mais ta muito ruim vejo muitos pontos e linhas e do tipo tenha de aranha muito ruim quando olho para as paredes branca vejo sombra quando olho para a tv sinto muita dor nos olhos cosa fica muito irritado muita dor de cabeça mesmo usando óculos

  23. Rnaldo 07/01/2018 at 14:29

    Olá tatiana tenho 35 anos tenho tais moscas volante que me icomoda muinto já não aguento mais isto é muito assustador percebo que vejo pontinhos claros como cagafogo e as moscas volantes cada vez mais surjindo primeiramente o nosso Deus e sugundo à senhora pra eliminar essas moscas

  24. maria ozana pereira ferreira 05/01/2018 at 00:34

    ola tenho 44 ano a quatro anos apareceu as chamadas moscas volante eu quase enlouquecir fiquei muito mal fui no medico ele disse que eu tinha que me acustumar com elas e muito dificio as vezes fica embarsada muita dor de cabeça fico muito estresada nao sei o que fazer ta muito ruim mesmo eu uso colário as vezes vejo linha ou nuvem pontinho as vezes tambem vejo sombra quando olho pra tv

  25. Dayne priscila 02/01/2018 at 15:14

    ola sou a dayne tenho 24 anos no meu caso eu sou diabética minha diabete e tipo 1 tenho diabete desde os 6 anos de idade,perdi a visao do olho direito,ja faz 4 anos,por descolamento de retina,do olho esquerdo eu enxergo
    bem pouquinho,e teve esse processo do mosquitinho,eu ainda nao aceitei a perca da visao,ja passei em varios medicos com consultas caras,e todos falaram que a tendencia e ficar cegar,entao eu queria saber se eu vou ficar cega ou seu vou poder a enxegar novamente polo menos de um olho ou se tem como manter a visao do olho que eu enxergo um poquinho,desde ja eu agradesco

  26. jackson bezerra 02/01/2018 at 10:53

    ola ! tive descolamento de retina no olho esquerdo, fiz 2 cirurgias e tive perda total da visão; hoje so enxergo cm o olho direito. De uns dias para ca( uns 15dias) ando com dor no olho direito (osso da sombracelha), uma sombra preta no olho e tipo uma sombra branca e moscas volantes. Ja fui 02 vezes ao oftalmologista, mapeamento e deu normal. Na segunda vez que fui ao oftalmologista ela a mesma disse que estou com conjutivite, fato esse que não sinto os sintomas na referida doença, me passou um colirio e não sinto fazer diferença. Pelo que vejo no google e depoimentos, me parece descolamento do vitreo. Gostaria de sua ajuda para que possa melhorar em relação a esses sintomas. Obg

  27. José Sales Bezerra Alves 09/12/2017 at 20:46

    Tenho 58 anos fiz uma cirurgia de catarata, no olho direito não estou enxergando bem tudo enfadado e como se o olho tivesse cheio de água a cirurgia do tem 15 dias. O que devo fazer

  28. Cicero carlos de Andrade junior 18/11/2017 at 10:47

    Ola tenho 24 anos e sofro com moscas volante nos olhos isso ja faz tempo. Percebe quando ja nao tava enxergando quase nada no olho direito hoje e praticamente so tenho uma visao porque vejo mas com o olho esquerdo ja com o direito d frente nao pois quando tampo o esquerdo ja da pra v com o direito r preciso sabe o tratamento o a cirugia ideal pra meu sitoma pra melhorar

  29. Vanessa 15/11/2017 at 14:37

    Olá, tenho 22 anos, e desde que tive o meu primeiro filho, aos 19 anos, senti muita ardência nos meus olhos, e senti que a parte clara modificou, e teve 3 ocasiões da minha visão ficar trêmula e eu ver luzes piscando igual vagalumes, me consultei mas só me passaram óculos de descanso de vista. E ultimamente vejo rabiscos, que se mexem junto com os olhos, não é direto, e me irrita muito a claridade, flash de celular, luz do sol, a última consulta que fiz o médico falou que as veias do meu olho estão dilatadas. E eu tenho problema de stress e ansiedade. O que eu tenho ?

  30. João Baptista Goivinho da Silva 01/11/2017 at 19:42

    Tatiana boa noite e muito obrigada por se importar e tentar levar alívio a centenas, milhares de pessoas. Esta é uma atitude que merece nossos maiores agradecimentos.
    Bem, tive um problema na retina, um pequeno furo ou abertura na mácula no olho esquerdo e agora estão aparecendo umas moscas volantes no direito.. Já estou com uma cirurgia agendada mas sem poder fazê-la no momento, pois preciso primeiramente fazer uma cardíaca. Procurando na internet alguma coisa que pudesse me ajudar nestes problema e como um flash divino apareceu os seus comentários e desde já muito obrigado. Pergunto se é possível com os exercícios conseguir eliminar estes problemas?
    Saúde e Paz
    João Goivinho

  31. Tania Maria 01/11/2017 at 19:38

    Hj percebi as moscas volantes. Assim do nada sorgiram no meu olho direito. Muito estranho faço exercicios para os olhos todos os dia

  32. Glória 30/10/2017 at 09:09

    Bom dia tenho 66 anos e há cerca de 4 dias percebi a presença de uma mancha escura, uma espécie de aranha grandinha. Tenho umas cicatrizes na cornea provenientes de sarampo mal curado na infância o que me tem dificultado e tb diminuído a visão ao longo da vida. Na última consulta há 2 semanas atrás o olho esquerdo tinha 30% de visão e o direito 50%. Devo consultar o oftalmologista novamente ou simplesmento faço os exercícios de relaxamento? Muito obg

  33. Paulo Condeço 28/10/2017 at 08:47

    Muito grato pela dica. É maravilhoso o amor que transborda das suas palavras.
    Também ajuda a ouvir até ao fim.
    A explicação de como o exercício funciona e as causas permitem verificar a eficácia da dica.
    Muito obrigado e que Deus a abençoe!

  34. William camargo alves 22/10/2017 at 19:09

    Tenho 27 anos faz. Uns dois anos que tenho moscas volantes nao fui ao medico mas ano passa tive depresao e ansiedade sera que as moscas volantes surgira por causa da ansiedade

  35. Carla vanni Gomides 22/10/2017 at 11:20

    Estou com as moscas volantes fui ao meu oftalmologista e ele me disse após fazer os exames que era envelhecimento tenho alta miopia e por causa disto problemas na retina perdi oitenta por cento da visão do olho direito aprendi a viver assim mas às moscas são insuportáveis mas ele disse que sumiram como apareceram por favor peço socorro pois trabalho e está insuportável!! socorro!

  36. Jose Bento Zatarin 17/10/2017 at 13:25

    Tenho um problema no olho, no olho direito é mais intensa e no olho esquerdo é menos. Parece um para brisa de carro.Quando olho para a direita o para brisa vai para a esquerda e quando olho para a esquerda o para brisa vai para a direita.Isso também se chama mosca voltante ou é outra coisa? O que fazer para resolver isso? Me dá uma força para resolver essa infernação que não deixa eu enxergar e nem ler direito. Grato, no seu aguardo

  37. Junior Menezes 25/09/2017 at 00:06

    Olá Tatiana
    Fiz recentemente uma cirurgia de deslocamento da lente de catarata do lado direito e não foi preciso outra lente, permaneci com a mesma, coloquei a lente no lugar dela novamente. Meu tratamento pós cirúrgico estava indo muito bem até uma semana que foi quando apareceu moscas volantes e ainda para completar minha vista embaçou junto também. Fiz todos os exames, médico disse que ta tudo normal com os órgãos, que isso é uma células inflamatórias no meu olho…por favor, o que a senhora acha disso, preciso de sua opinião, pois passou uns colírios e um oral muito forte para combater essas células.

  38. Rubens José Maio 18/09/2017 at 23:46

    Tatiana, fiz cirurgia de catarata em um de meus olhos, coloquei uma lente trifocal,
    O que está ocorrendo agora é que à noite as luzes normais distantes viraram grandes estrelas.
    Qual seria a solução?
    Chego a pensar que a lente não foi a correta, pois as vezes aparecem nebulosidade e moscas volantes.
    Pode sugerir alguma solução?
    Obrigado!

    Rubens.

  39. Luisa Borges Gonçalves 18/09/2017 at 05:53

    Ola Eu sou hipertenso
    Estou a ver as mosquinhas fico muito preocupada com isso.
    Preciso da sua ajuda

  40. Gilberto Sobral de Figueiredo 16/09/2017 at 17:10

    Boa tarde,
    Há uma semana comecei a ver as tais moscas volantes. O problema começou com alguns clarões na lateral do campo visual, ocasionalmente em ambientes escuros. O quadro e reversível?
    Grato
    Gilberto

  41. FERNANDO LEME TUNIN 13/09/2017 at 10:39

    Olá a 2 semanas de um dia para o outro comecei a ver manchas moscas volantes
    Já vinha de um quadro de outras doenças e andava muito estressado
    O que acabou me levando ate um psicólogo
    Estou tendo muita dificuldade de me adaptar e isso esta me trazendo um desconforto imenso
    A noite me sinto bem animado más é só chegar o dia que a tortura começa
    Já estou em vias de acabar com um quadro depressivo
    Por favor me ajude não quero parar minha vida por conta destas moscas
    Vc e minha única luz
    Se vc poder entrar em contato comigo
    Eu imploro me ajude

  42. FLÁVIA COQUEIRO REIS 30/08/2017 at 16:52

    Olá
    Faz 6 meses que a minha mãe operou catarata ,nos dois olhos,depois disso a minha mãe sofre com as moscas volantes,dá até pena de ver.
    Gostaria de saber mais informações sobre curso de relaxamento.
    Fico no aguardo de uma resposta.

  43. Ana Maria de camargo 14/08/2017 at 13:07

    Nunca tive problema na visão tenho 66 anos
    .depois que operei da catarata nos dois olhos apareceu bmoscas voadoras me ajude. A fazer desaparecerem.

  44. Alberto 01/07/2017 at 01:28

    Pessoal tem uma cirurgia para retirada das moscas volantes, pesquisem, é um caninho que é colocado na lateral do olho, e esse caninho suga as moscas!! VITRECTOMIA para moscas volantes!!

  45. Vinicius padilha 20/05/2017 at 12:16

    Com as moscas volantes pode fazer exercicios fisicos exemplo jogar bola?

  46. Sarah Brasil 15/03/2017 at 23:11

    Tatiana
    Após o parto da minha filha comecei a ver essas moscas volantes e parece q meu olhos estão sempre secos e pressionados. Outra coisa que percebi é que além das moscas volantes vejo também muitos pontos brilhantes. Fui no oftal e ela disse pra me acostumar. O que posso fazer?

  47. Paula Cristina Pereira Gonçalves almeida 14/02/2017 at 21:34

    tatiane e eu tenho miupia desde sempre vi as tais moscas volantes mas a 4 meses para cá sinto que piores na minha visão e as moscas pioraram e ando a ver uns flaches já fui ao hospital e o médico fez o exame aos olhos e disse que não tinha nada na retina mas que a qualquer momento podia ter um descolamento de retina mas já lá vão 4meses o que devo de fazer só tenho medo que isto aconteça e fique cega e nunca mais recupere a visão ajude me a melhorar dos meus olhos obg bjs

  48. Paula Cristina Pereira Gonçalves almeida 14/02/2017 at 21:21

    Era fatia e a 4 meses que ando á ver moscas volantes eu tenho miúda na verdade sempre vi umas moscas volantes mas era uma coisa mínima não me é como dava mas agora desde esse tempo para cá piorou e além disso vejo uns flaches já fui ao hospital e fizeram o exame ao olho e disseram que estava tudo bm com a retina mas estou preocupada com os meus olhos o que devo fazer por favor da fatia e ajude me fico a espera de resposta sua bjs

  49. Mayki Pereira 23/01/2017 at 19:48

    Oi tudo bem Tatiana,,,,minha mãe fez cirurgia de catarata e depois fez raspagem a laser faz uma semana que ela tá preocupado com moscas volantes que tá incomodando ela…Ela fica até chorando por causa disso o que ela pode fazer.,.

  50. tolerancia0 15/12/2016 at 15:23

    Essa porra num responde nada!!!

  51. sid2523@yahoo.com.br 11/12/2016 at 16:18

    Olá Comecei a ter essa mosquinha, fui médico e está tudo OK, o que faço para elimina-las?

  52. Edri 06/12/2016 at 16:22

    Vou começar a fazer para ver se me ajuda com essas moscas volantes .

  53. Nadja 12/11/2016 at 18:53

    Tenho as chamadas Moscas Volantes, e gostaria muito de participar desdes cursos para saber como conviver com elas, ou elimina-las. Hoje assisti seu vídeo pela internet, e vou procurar melhorar atras destes exercícios que você nos orienta. Já me cadastrei, agora, é só praticar. Tenho 67 anos, e sou portadora de glaucoma. já operei minhas cataratas.
    Atenciosamente,
    Nadja Gondim

  54. ROBERTO 03/11/2016 at 14:17

    OLA.
    MEU NOME É ROBERTO.
    GOSTARIA DE SABER QUAL É O PASSO PARA EU FAZER O CURSO ON LINE.
    EU ESTOU COM PROBLEMA NA MACULA.
    OBRIGADO E PARABÉNS PELOS VÍDEOS TATIANA

  55. Divina Modesto 26/10/2016 at 16:24

    Boa tarde, Tatiana
    Sou Divina Modesto recebi suas informações e dicas para acabar com as famigeradas moscas volantes ja estva praticando alguns exercícios agora vou redobrar os cuidados e dedicar mais para ter sucesso e poder ajudar os amigos e familiares. Sucesso e paz.

  56. Rogério alves de lima 25/10/2016 at 15:50

    Olar boa tarde meu nome Rogério moro Duque de Caxias tenho 39 anos tenho alguns vasinhos nas vistas direita à quatro meses apareceu mosca volantes no canto do olhos ela chega parecer um mosquito escuro é apavorante

  57. Fabiana Rodrigues 14/10/2016 at 10:53

    Bom dia … sofro de ansiedade e há 1 mês venho tendo vários distúrbios visuais!
    será que está relacionado ?

  58. Joca 28/09/2016 at 17:25

    quero saber quais exercicios devo fazer para que as moscas volantes sumam tive descolamento de vítreo e estou com este problema a algum tempo e quero melhorar .

    Agradeço pela atenção

  59. Lucia Regina Lobato da Costa 15/09/2016 at 15:26

    Grata pelo seu trabalho missionário. Estou com as moscas volantes. Esperançosa, depois de conhecer seu trabalho, que elas desapareçam. Gostaria de saber quantas vezes no dia faço o exercício de focá-las, e por quanto tempo. Em média, com quanto tempo elas somem? Deus lhe abençoe.

  60. Ozielita Monte Palma de Miranda 26/04/2016 at 23:02

    Tatiana amei todos os videos , vou fazer todos os exercicios tenho os olhos secos vejo uns flahs em ambos olhos , apesar de usar colirios indicado pelo medico oftalmologista nao estou vendo resultado. Nao sei se e devido ter muita ansiedade e aos remedios que tomo. Deus lhe abencoe. Bjoss

  61. Adriana Maria 12/03/2016 at 16:04

    Olá Tatiana sofro com estas tais moscas volantes que incomodam mt. Gostaria de saber qual exercício que eu possa fazer para elas sumirem. Eles mexem mt com a qualidade de vida das pessoas principalmente a minha preciso tentar esquece-las tbm…

  62. Reginaldo Dias Ferreira 26/02/2016 at 13:22

    Me explica como fazer a massagem palming.

  63. Tania Julia F. M. Ribas 21/02/2016 at 06:36

    Comecei a fazer os exercicios do video da aula no Vila Lobos e já estou sentindo uma pequena melhora no problema com o vitreo.
    E para o problema com o excesso de luz? Existem exercicios especificos ou são os mesmos.
    Obrigada e um abraço,
    Tania Ribas.

  64. Priscila 12/02/2016 at 19:50

    Oi sou Priscila tenho 29 anos e tenho descolamento de retina nos dois olhos,um.deles está controlado,porém de uns meses pra Ca notei um aumento de moscas volantes isso eh normal,mesmo se a retina estiver colada?

  65. Mario Celso Tessitore 09/02/2016 at 19:42

    boa tarde meu nome e Mario Celso, tenho 67 anos e estou com descolamento de retina a mais de 20 dias preciso fazer cirugia , mas sou hipertenso e sou esquemico, como consigo resolver meu problema, Obrigado pela atencao

  66. Pablo Henry 03/02/2016 at 23:01

    Ola tatiana, sou meu que iniciante nessa area, e estou aqui para te pedir ajuda, queria saber quais exercicios eu devo fazer para que as moscas volantes possam sumir de vez, porque isso esta realmente me incomodando muito, Porfavor me ajuda.

  67. Ivani 25/01/2016 at 14:43

    Tatiane fiz cirugia de mopia e astigmatismo há 8 anos ..ficou ótima agora só presbiopia.
    ha quinze dias apareceram teias de aranha flashs e uma cortina como se fossem pimenta do reino circulando..fui ao oftalmo pediu repouso ao retornar após 8 dias estavam melhores pediu mapeamento de retina ..que estou aguardando pra fazer o exame . No retorno a dra. examinou e disse que o fundo de olho estava bem melhor e o olho absorvendo as moscas volantes que havia descolamento do Vítreo.
    Gostaria de saber oque posso fazer para melhorar?

  68. Marcella 15/12/2015 at 17:54

    Eu queria muito saber se alguém com moscas volantes fez os exercícios e conseguiu reduzi-las. Estou com esse problema há alguns meses, sou artista e designer e essas coisinhas interferem muito no meu trabalho, criando ainda mais stress. Além dos pontos pretos que consigo enxergar até mesmo em ambiente pouco iluminado, enxergo pequenas manchas brancas opacas que interferem na visão. Mas o oftalmologista que visitei disse que estava tudo normal. Como proceder?

  69. Maria A. M Boidi 01/12/2015 at 11:44

    Gostaria de saber quais são os sábados em que haverá encontros no Parque Vila Lobos. Também qual o endereço para comprar produtos pessoalmente.
    Obrigada pela atenção
    Maria Augusta

  70. Carlos 15/11/2015 at 20:27

    Boa noite Tatiane já tem uns meses que tenho esse problema visual e passei no oftalmologista e ela me disse que Tavares bem minha retina e que com o tempo poderia sumir as moscas mas que as opacidades não iriam desaparecer do meu olhos gostaria de sr os exercícios irão ajudar com esse problema

  71. Roseanna 09/10/2015 at 12:52

    Bom dia, Tatiana!

    Tenho 58 anos, sou míope desde a infância e uso lentes de contato há 23 anos. O uso contínuo das lentes desenvolveu uma ceratocone não progressiva o que me impediu de fazer a cirurgia de redução de miopia, quando surgiu. Ocorre que por conta também desta ceratocone não consigo mais focar as imagens quando uso óculos, o que me obriga ao uso quase contínuo das lentes de contato. Minha miopia aumentou muito, acrescida de astigmatismo e, depois dos 40, apareceu a presbiopia. No início de 2014 apareceram “moscas volantes” na minha vista direita. Fiz todos os exames, mapeamento de retina, ultrassonografia ocular e ceratoscopia e não foi detectado nenhum problema grave, apenas descolamento de vítreo, o chamado DPV e o diagnóstico de que era desgaste da idade e por causa da alta miopia. Há umas duas semanas, apareceram as tais “mosquinhas” no olho esquerdo, acompanhadas de alguns flashes luminosos e novamente fiz todos os exames e o diagnóstico foi o mesmo descolamento do vítreo e como a retina estava intacta, não tinha muito o que fazer… Se as mosquinhas tivessem incomodando muito poderia ser feita uma vitrectomia… Enfim, como acredito que o corpo pode sim se regenerar e sou fiel seguidora dos tratamentos alternativos, fui buscar na internet e encontrei seu site e achei a proposta muito interessante. Desde 2009 que tenho o óculos reticulado, mas só o usava muito raramente… Não gostaria de me submeter a nenhum tipo de procedimento cirúrgico desnecessário, assim pergunto se seria interessante uma consulta presencial ou o curso à distância já me ensinaria a prática dos exercícios para dirimir as minhas “mosquinhas” e por consequência, também melhorar a minha miopia e a minha leitura? Para fazer os exercícios, devo estar sem as lentes?
    Moro em Niterói/RJ, mas tenho facilidade para me deslocar até São Paulo, caso seja preciso a consulta presencial.
    Agradeço,

    Roseanna

  72. Andréia Freitas 05/10/2015 at 13:17

    Olá Dra,Tatiana,tenho 21 anos e tenho moscas volantes há 9 meses,já fiz diversos exames mapeamento de retina,ultrason,retinografia,e todos deram normal,o oftalmo suspeita de descolamento do vitreo pois vejo pontos brilhantes ,bolinhas de água e teias de aranha mas sinto que as moscas aumentam a cada dia ,a 2 meses depois de fazer um mapeamento de retina apareceu sintomas de visão dupla o que vem me apavorando mais pois tenho muito medo de perder a visão,quando estou na claridade vejo caminhos de bolas pretas fui encaminhada ao neuro fiz ressonância do cranio e eletroencefalograma e ambos deram normal , o oftalmo me falou que pode estar ligado também a ansiedade pois sou muito ansiosa,já marquei psiquiatra mas tenho medo de tomar remédio e piorar meus sintomas visuais,agora esta marcado outro exame angiofluoresceinografia para descartar problemas na macula mas estou com muito medo o que piora minha ansiedade,quais exercícios me indicaria para melhorar meus sintomas e a ansiedade?
    Obrigada !

  73. Hernando 22/09/2015 at 11:12

    Gostaria de saber se existem exercícios para curar CRSC. Obrigada.

  74. Dina Augusto 29/08/2015 at 21:36

    Dra Tatiana
    Estou conhecendo agora o seu método. Estou aguardando um mapeamento de retina ,para identificar moscas volantes no meu olho direito.Após este exame gostaria de consulta-la . Assim que fizer o exame entrarei em contato.

    Muito obrigada pelas informações

    Dina Augusto

  75. José 29/07/2015 at 15:42

    É normal quem tem miopia apertar os olhos e aparecer muitas moscas volantes pela visão inteira nos 2 olhos?

  76. Marciel 26/06/2015 at 12:55

    Olá dra. Tenho 29 anos e há anos sofro com moscas volantes e vem aumentando muito, além disso tenho visão dupla tbm, há 20 dias fiz cirurgia prk para tirar os óculos, tinha miopia e astigmatismo. Oque faço para melhorar as moscas volantes e a visão dupla, por favor me ajude. Obrigado.

    Resposta Dra. Tatiana:
    Olá Maciel, para as moscas volantes capriche nos exercícios de relaxamento visual (palming, ensolar, massagem), e siga as mosquinhas com os olhos até elas desaparecerem.
    Com relação à visão dupla recomendo que assista este vídeo: http://www.metodoselfhealing.com.br/diplopia-exercicios/
    Estou à disposição para ajudá-lo mais especificamente em consulta presencial ou online ok?
    Grande abraço

  77. Berenice Botelho Arraes 21/06/2015 at 23:22

    Obrigada!!! Farei sim todas as suas sujestões! Abs

  78. Berenice Botelho Arraes 21/06/2015 at 23:19

    Só agradecimento Dra ! Farei sim , todas as suas dicas seram bem-vindas ! Qdo voltar procurarei sim , ligarei , abs

  79. Berenice Botelho Arraes 08/06/2015 at 08:02

    Olá Dra Tatiana , estou estudando e conhecendo o seu método . Muito me diz pois amo tudo q é natural. Tenho hoje óculos p perto de 3 garis e longe ainda aviando a receita, pois será um multifocal bem forte , qto ao grau deixo p falar mais tarde , estou sem a receita no momento! Tive diagnóstico de glaucoma e foi descartado qdo fui ao retinogo. Ai foi a tal retinose , outra estória q tb não foi hoje confirmada! Sinto mta coseira onde nasem os cílios e mutas nuvens pequeninas q vem e voltam, somem. Tanto no escuro como no claro! Ao abrir e fechar os olhos no momento q acordo! Estou insegura e mto preocupada! Meu medico é mto bom proficional e curou meu esposo de várias doenças e recuperou sua visão de 30 p 100 por cento ! Ai vc me pergunta : porquê me exponhe seu caso? Amo tudo q é natural, sigo seu método e queria mto tirar estas moscas voadoras, ele fala e não fala… Sobre estes pontinhos e nuvens! Será q é só extres ? De me uma ajuda, por favor! Estou viajando dia 18/06 a 12/07! Aguardo por aqui ou no email : Berenicebotelho@gmail.com
    Perdão por este ser tão longo! Uso a rede sem prática e ainda errando ! Talvez nem fosse certo ser desta forma! Deixo meus agradecimentos se um afetuoso abraço : Berenice Botelho Arraes

    Resposta Dra. Tatiana:
    Olá Berenice. Independente do diagnóstico precisamos cuidar dos seus olhos, da saúde integral deles, e os exercícios irão ajudar muito, tanto para perto, quanto longe. As nuvens podem ser stress ou não, mas o oftalmologista com certeza te diria se não fosse, então os exercícios de relaxamento visual são os melhores para o seu caso.
    Para aliviar a coceira nos cílios recomendo compressa fria por 10 minutos 2 x ao dia.
    Recomendo também que passe por uma avaliação individual comigo para que eu possa ajudá-la da melhor forma. Podemos fazer isso no conusltório aqui em SP (11) 2619-9245, ou online pelo Skype. Me avise se preferir esta segunda opçãp.
    Abraço grande e boa viagem

  80. Gibizeiro Cine Hq 20/05/2012 at 14:38

    Valeu pela dica, eu já estava entrando em pânico.
    Me sinto mais tranquilo agora.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão