Início » Miopia

Miopia

Por |2018-12-03T11:56:38+00:001 de dezembro de 2018|0 Comentários
4.2 (83.08%) 26 votos

O que é Miopia? Quais são as características desse tipo de alteração ocular, que atinge cada vez mais um maior número de pessoas e diga-se de passagem: jovens?! Alguns estudos dizem que em 2050 mais da metade da população será míope.

Não é exagero dizer que essa estatística alarmante tem como base – principalmente – o uso excessivo da tecnologia, que deve prejudicar (em especial) a visão de crianças e adolescentes.

Segundo informações divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os casos de Miopia aumentaram e a epidemia já é considerada o mal do século. Mas, aí você pode dizer: tudo bem pode-se usar os óculos. No entanto, posso lhe dizer que a Miopia é só a ponta do iceberg de outras doenças como Descolamento de Retina, por exemplo.

Pessoas míopes estão mais sujeitas a Descolamento de Retina. E eu venho alertando vocês, meus seguidores nas redes sociais e, claro, meus alunos do curso online sobre isso. Por isso, é tão importante a mudança de hábitos visuais como forma de prevenir a Miopia e demais doenças visuais.

Nós queremos sair dessa estatística, certo? E, para isso, a dica é simples: cuide da verdadeira causa do seu problema visual. Os exercícios estão aí para isso. Vamos praticá-los?

Exercícios podem diminuir progressivamente o grau dos óculos

A característica básica da Miopia é a focalização da imagem antes dela chegar à retina. Isso significa dizer que o míope enxerga objetos próximos com nitidez. Porém, os mais distantes ficam desfocados e visualizados como se estivessem embaçados.

Assim, a pessoa com Miopia basicamente enxerga à distância com dificuldade, de forma embaçada e sem foco. Muitas vezes, sente dores de cabeça e cansaço nos olhos, principalmente, quando precisam dirigir ou fazem esforço para enxergarem à distância.

No entanto, quem é míope tem diversas condições para melhorar a saúde dos olhos e diminuir o grau dos óculos, já que são muito dependentes deles, evitando a cirurgia de Miopia. Isso apenas inserindo exercícios visuais em sua rotina. 😉

Com os exercícios visuais, podemos diminuir o grau dos óculos progressivamente e tornar os olhos mais saudáveis. Assim como criamos a Miopia com maus hábitos visuais, existe a possibilidade de regressão da doença com o treinamento visual. Assim, Miopia tem tratamento sem que você tenha que recorrer a cirurgia para correção desse problema.

Como são os olhos de pessoas míopes?

Em geral, a Miopia (CID de Miopia H52.1) é caracterizada pelo globo ocular ser mais alongado, com diâmetro anteroposterior maior que o normal. O míope também pode enxergar com dificuldade por conta do aumento da curvatura da córnea ou cristalino, trazendo um poder de refração excessivo para um olho de tamanho normal.

Causas (verdadeiras!) da Miopia

Um estudo da BBC comprovou que apenas 10% dos casos de miopia acontecem devido à genética. E os outros 90? Onde ficam nessa história?

A pesquisa indicou que a falta de exposição à luz do sol é um fator que causa Miopia. Isso por que nós vivemos cada vez mais em ambientes fechados, entre quatro paredes, e não aproveitamos para fazer atividades ao ar livre.

Quando estamos dentro de casa ou do escritório, a luz solar quase não entra no ambiente. Ao invés disso, utilizamos lâmpadas cada vez mais potentes e luzes artificiais, que não trazem o mesmo benefício do sol. Isso porque ele nutre os olhos: a luz solar estimula a fixação de vitamina D, que cuida da saúde do cérebro e do sistema imunológico, além de regular a saúde visual.

 

Miopia e Astigmatismo

Em geral, são dois problemas visuais que vêm associados. Muitas vezes, a Miopia vem associada ao Astigmatismo (alteração visual e pode resultar em uma visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, independente do grau da doença). Tanto para a Miopia quanto para o Astigmatismo os exercícios também são muito benéficos.

Em muitos casos, a Miopia surge como consequência da sobrecarga de uso dos olhos e também por questões emocionais. Por isso, ela pode melhorar com exercícios, bons hábitos e tratamento. A palavra chave para o trabalho com a Miopia é paciência.

Leia sobre:  Retinopatia Diabética

E, sim, é possível, e nestes anos trabalhando com o Método Self-Healing me deparo frequentemente com a diminuição do grau dos óculos e melhora da visão de longe dos meus alunos.

Porque, ao colocar os óculos, nós acabamos engessando os olhos naquela condição e ficando dependentes do uso deles. Assim, incentivamos nossa visão a funcionar em mau estado ao invés de tratar a raiz do problema. Por isso, o grau dos óculos tem a tendência de sempre aumentar quando você vai em uma consulta ao oftalmologista.

Exercícios visuais são aliados para mudanças de hábitos

O crescimento do número de portadores de Miopia se dá em grande parte à nossa convivência diária — e cada vez mais constante — com todo tipo de tela, seja do computador, celular ou TV.

E vocês sabem o quanto essa “rotina tecnológica” – em especial o hábito de não relaxar os olhos — é prejudicial para a saúde visual.

A falta de estímulo da visão periférica e noites cada vez mais claras em nossa rotina. Além disso, quem é míope não olha longe, muito menos sem óculos. Por isso, a capacidade natural do foco longe fica ainda mais fraca, já que não é estimulada.

A terapia visual pode ser uma solução para acabar com esse “mar de óculos” que atingiu a sociedade. Os óculos não tratam o que causa miopia, apenas te ajudam a enxergar melhor naquele instante de uso. E claro: você continua com os maus hábitos porque eles não são alterados.

Conheça 5 bons hábitos visuais para mudar sua rotina de cuidados com os olhos

6 exercícios incríveis para tratar a Miopia

Quem é míope tem diversas condições para melhorar a saúde dos olhos e diminuir o grau dos óculos. Isso apenas inserindo exercícios visuais em sua rotina. Com o tempo, eles irão ajudá-lo a diminuir (ou estacionar) o grau dos óculos, além de acrescentar bons hábitos visuais, que serão benéficos para seus olhos o resto da vida.

Olhar Longe

Treinar o olhar à distância é essencial para quem sofre de miopia. E isso sem óculos! Quebre esse preconceito de que é difícil ver longe sem óculos.

Estimular a Visão Periférica

Míopes são muito dependentes de óculos, cujo o uso estimula (e sobrecarrega) somente a visão central. Assim, além de exercitar a visão à distância, precisam treinar a visão lateral com exercícios específicos.

 

Sunning e Palming

Dois exercícios indispensáveis no programa de treinamento visual, que vão movimentar seus olhos. Ou seja, vão influenciar na mudança do formato deles e ajudar a tratar a miopia.

 

Aguçar a visão de detalhes

Como fazer isso? Simples, com a visualização, imaginação e sua mácula.
Você vai focar na placa, prédio ou na nuvem, fechar os olhos e imaginar que essa paisagem chegou mais perto de você. Ai, você abre os olhos e continua olhando.

Quando fizer uma leitura, procure ler letra por letra. O míope e os praticantes de leitura dinâmica costumam absorver sentenças inteiras quando leem, e isso é prejudicial aos olhos, na medida em que perdemos nossa capacidade de focar nos detalhes e vê-los com clareza.

Uma dica é virar a página de cabeça para baixo. Experimente ler dessa forma e perceba que seus olhos são obrigados a percorrer cada detalhe das letras, pisque constantemente e vire a página para sua posição normal novamente, tentando cada vez mais ler letra por letra.

Não esquecer dos aspectos emocionais da miopia

A Miopia, em geral, surge aos sete anos de idade, quando a criança entra no primeiro ano da escola. Então, é uma mudança porque a vida fica mais rígida, tem um professor para cada matéria. Ela não vai ter mais noção do que vai ser o seu futuro. Ou podemos fazer um paralelo com a visão embaçada que não consegue enxergar longe.

Leia sobre:  Nistagmo

A alteração também pode surgir na época do vestibular. E afetar jovens que não sabem exatamente o que vai encontrar lá no futuro. Claro, que isso não é taxativo. Minha intenção aqui é provocar uma reflexão e tentar fazer com que identifique algo que faz sentido para você!

Outro ponto fundamental é estimular o hemisfério direito do cérebro com atividades ligadas às artes e criatividade como música e dança, por exemplo. Alguns estudos indicam que míopes usam mais o esquerdo do cérebro, responsável pelo lado racional ligado à exatidão. Também é importante trabalhar a ansiedade com exercícios de respiração.

Óculos não servem para tratar a Miopia

Quem é míope tem diversas condições para melhorar a saúde dos olhos e diminuir o grau dos óculos. Isso apenas inserindo exercícios visuais em sua rotina.

A terapia visual pode ser uma solução para acabar com esse “mar de óculos” que atingiu a sociedade. Os óculos não tratam o que causa miopia, apenas vão ajudar você a enxergar melhor naquele instante de uso. Dessa forma, para mudar esse cenário, é preciso alterar os maus hábitos e partir para novas rotinas que envolvem a sua saúde visual!

 

Outras dicas preciosas para cuidar da Miopia

Se exponha ao sol de forma consciente

Assim, além de nutrir e regular nossa saúde visual, o sol estimula a fixação de vitamina D, que cuida da saúde do cérebro e do sistema imunológico!

Relaxe seus olhos sempre que possível

Dê pausas regulares durante o trabalho em frente ao computador ou celular. Com esse hábito, você vai preservar a sua saúde visual.

Durma em quarto completamente escuro

Para relaxamento total dos olhos, evite qualquer tipo de luz vinda de fora, ou de algum aparelho eletrônico. Assim, na hora de dormir, cubra as luzes dos aparelhos com fita adesiva ou panos escuros.

Depoimentos de alunos que conseguiram melhorar e tratar a Miopia

Fernanda diminuiu o grau dos óculos com exercícios:

 

Arthur vem reduzindo Miopia e Astigmatismo a cada dia

 

Grazie conseguiu tratar Miopia e Astigmatismo

Jaqueline reduziu grau de Miopia e Astigmatismo:

 

Antonio está tendo melhora para Miopia e Astigmatismo:

 

Dúvidas mais frequentes sobre Miopia

O que caracteriza a Miopia?

A característica básica da Miopia é a focalização da imagem antes dela chegar à retina. Isso significa dizer que o míope enxerga objetos próximos com nitidez. Porém, os mais distantes ficam desfocados. Muitas vezes, sente dores de cabeça e cansaço nos olhos quando fazem esforço para enxergarem à distância.

Qual é o grau de Miopia?

Os graus de Miopia estão divididos em três categorias e seguem uma classificação universal: Miopia baixa (0 a 3 graus), Moderada (de 3 a 6 graus) e Alta (mais de 6 graus). O que vai determinar o grau da Miopia é o comprimento do globo ocular, que nó caso das pessoas míopes é mais alongado do que o normal.

O que é um olho com miopia?

É um olho que focaliza a imagem antes dela chegar até a retina. Os objetos mais próximos são vistos com nitidez. Já os mais distantes ficam desfocados. Dessa forma, a visão para longe fica prejudicada. O olho míope apresenta globo ocular mais alongado ou aumento da curvatura da córnea ou do cristalino.

O que é um olho míope?

O olho míope tem o globo ocular mais alongado. Também pode apresentar aumento da curvatura da córnea ou do cristalino, trazendo um poder de refração excessivo para um olho de tamanho normal. Isso implica na dificuldade de ver os objetos de longe, que ficam desfocados e sem nitidez. A visão para perto é normal.

O que é Miopia e Astigmatismo?

São dois problemas visuais que – de forma geral – estão associados. Muitas vezes, quem tem Miopia, dificuldade para ver de longe; também apresenta sinais de Astigmatismo, que é a alteração visual que pode resultar em uma visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, independente do grau da doença.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão