Início » Miopia: Sintomas e Tratamentos – Especialista Tatiana

Miopia: Sintomas e Tratamentos – Especialista Tatiana

Por |2018-09-24T17:13:09+00:0023 de março de 2012|56 Comentários
Avalie este post
Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).
Escrevi há alguns meses uma reflexão sobre as emoções e a visão, e nele abordei algumas questões sobre a origem dos problemas visuais, principalmente a miopia. Recomendo a leitura (Clique Aqui) 
Miopia
Miopia

Não te parece óbvio, que se a miopia muitas vezes é criada pela sobrecarga de uso dos olhos e por questões emocionais, que ela também possa melhorar com exercícios, bons hábitos e tratamento? Sim, é muito possível, e nestes anos trabalhando com o Método Self – Healing me deparo frequentemente com a diminuição do grau dos óculos e melhora da visão de longe dos meus alunos.

Como no caso do Humberto, ilustrador de 30 anos que dobrou sua visão de longe praticando os exercícios visuais:

Miopia e Astigmatismo

Muitas vezes a miopia vem associada ao astigmatismo, e nestes casos os exercícios também são muito benéficos, tanto para um quanto para o outro problema.

 

Miopia tem tratamento?

Os exercícios visuais do método Meir Schneider Self-Healing são fortemente recomendados para miopia, tanto em adultos quanto em crianças.
Trago aqui alguns exemplos do que utilizo nos Programas Onlines (Abra Seus Olhos e Olhos de Águia). Você pode praticá-los, porém recomendo que nunca abandone o tratamento médico oftalmológico convencional.  Procure se aprofundar na prática orientada através dos Cursos e Programas Onlines, o que acelera os resultados positivos. Listo abaixo os links dos principais exercícios:
Prestar  atenção  à leitura (Clique Aqui) 
Miopia
Miopia
Leia sobre:  Curso Olhos de Águia: Chegou a Hora de se Inscrever na Turma Extra!
 Estimular a visão periférica (Clique Aqui) 
Use e abuse de sua imaginação durante seus exercícios, coloque a sua mente a seu favor e a favor dos seus olhos (Clique Aqui) 
Melhore seu foco com o Balanço Longo (Clique Aqui) 
Procure na leitura ler letra por letra. O míope e os praticantes de leitura dinâmica costumam absorver sentenças inteiras quando leem, e isso é prejudicial aos olhos, na medida em que perdemos nossa capacidade de focar nos detalhes e vê-los com clareza. Uma dica é virar a página de cabeça para baixo. Experimente ler dessa forma e perceba que seus olhos são obrigados a percorrer cada detalhe das letras, pisque constantemente e vire a página para sua posição normal novamente, tentando cada vez mais ler letra por letra.
Miopia
Miopia

No Curso Olhos de Águia eu ensino Exercícios e treinos com a Tabela Visual de Snellen, pois eles são muito eficazes para melhorar a visão de longe, mas necessitam de maior acompanhamento e orientação.Também praticamos eventualmente no grupo de prática gratuita do parque Villa Lobos.

Se você tem dúvidas com relação aos óculos sugiro que leia o link (Clique Aqui) 
A palavra chave para o trabalho com a miopia é a paciência. Ao invés de se irritar com seus olhos ou ficar entediado com os exercícios, apenas se concentre naquilo que está fazendo e continue fazendo.
Aproveite a dica para cuidar de seus olhos e caso tenha dúvidas, continuo à disposição.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

56 Comentários

  1. Míria Chagas 31/05/2018 at 20:25

    Olá,boa noite. Tenho miopia. Uso óculos desde os 12 anos. Tive toxoplasmose, descolamento de retina, vítreo, no olho direito. Além disso fiz cirurgia de catarata no mesmo.
    Meu olho esquerdo no centro não enxergo. Só faço angular. Dizem os médicos que eu já nasci assim.
    Já estou fazendo os exercícios. E confesso algo que me deixou muito feliz. Tem 10 días que não uso óculos escuros!!!!! Não sinto mais sensibilidade à claridade!!!
    Muito obrigada dra.
    Agora uma pergunta: Como devo agir com o olho esquerdo?

  2. Cleber 30/03/2018 at 15:34

    Ficar dois anos sem ir no oftalmologia aumenta grau de quem ja tem miopia
    Existe alimentos e exercícios visuais que reduz grau ou nao aumenta
    Quem usa lente antireflexo tem proteção dos raios uv?
    As capinhas clipon escuras para oculos de grau protegem contra raios solares?

  3. Lucilene 28/02/2018 at 08:54

    Gostaria de receber exercicios para miopia

  4. Jonata 16/02/2018 at 21:40

    Olá, eu gostaria de receber mais vídeos dos exercício tenho 5 graus de miopia achei interessante, e gostaria de mais vídeos que possa me ajudar a diminuir os meus graus.

  5. Jorge 04/02/2018 at 12:26

    Gostaria de receber videos dos exercícios tenho 3 graus de miopia achei interessante.

  6. Ana 30/01/2018 at 11:16

    Olá, eu gostaria de saber se daz mal ficar sem usar oculos por muito tempo,
    Eu estou de férias, então só uso oculos para ver tv e quando saio passear, e quando tem aula eu uso na escola
    Mas quando estou em casa eu so uso para a tv mesmo e gostaria de saber se não tem problema ficar esse tempo sem usar oculos
    Eu tenho 13 anos e 2 graus em cada olho
    Por favor me responda

  7. Gabriela 17/01/2018 at 22:22

    Oi Drª Tatiane meu filho está com miopia e não quer usar óculos.Vc por favor poderia me ajudar ?Ele está com 1grau,o que devo fazer?

  8. Felipe 26/12/2017 at 16:48

    Olá Me Chamo Felipe, Tenho percebido melhora com os exercícios, mas o uso do óculos parece que vai contra a minha progressão.
    Tenho mais de 7 graus de miopia em ambos os lados, já houve uma vez de ir, ao meu “médico”, fazer uma exames para um novo óculos e, para surpresa de nós, 1 grau diminuiu em ambos os lados, mas agora vem aumentando juntamente com o desconforto; Desconfio que seja por causa do uso do óculos pois de acordo com a melhora dos olhos o grau do óculos, em minha concepção, não serve de ajuda.
    E agora, o que fazer?

  9. Gabriel Silva Santos 07/08/2017 at 13:29

    Cara Dra. Tatiana , venho através deste e-mail , pedir-lhe um favor. Primeiramente , queria lhe dizer que Foi através da minha professora de biologia que conheci a senhora, e foi uma das pessoas mais especiais que “conheci” pois sei que a mesma pode me ajudar a enxergar feito águia! mas Doutora , queria lhe pedir uma chance de poder ter um tratamento com a senhora , para que eu possa ficar independente de óculos , garantirei que sempre e sempre irei fazer os exercícios , como faço! mas com a Senhora me dando estas dicas.. me falando melhor sobre, tenho certeza que irei alcançar a tao famigerada meta! Sim , sei que há outros que também tem o meu problema, entendo perfeitamente. Todavia Doutora , lhe peço isso. Apenas uma chance, uma chance de ser feliz pra sempre. Gabriel Silva Santos , 15 anos , PB.

  10. Leonardo Rodrigo Ribeiro 16/07/2017 at 01:50

    Olá Dra. Tatiana!

    Tenho uma pergunta a qual é:

    Mesmo já com uma certa idade vale a pena dar atenção na prática dos exercícios, ou seria apenas uma perda de tempo onde o mais cabível seria situações mais apropriadas.

    Muito obrigado e que Deus lhe abençõe.

  11. Wanda 15/07/2017 at 01:53

    Bom dia doutora levei minha filha ao oftalmologista ela foi constatada com 4,00 de miopia a Dra recomendou óculos e a primeira vez, ela tem dez anos esse exercicio vai melhorar ,desde de ja agradeço.

  12. Cilaine 06/06/2017 at 19:28

    Boa noite, Dra. Estes exercícios podem auxiliar na diminuição da exoftalmia?
    Tenho miopia, 24 e 16. Uso lentes de contato.
    Boa noite e que Deus continue te abençoando.

  13. Lidia 12/03/2017 at 19:23

    Ola Dra. Gostaria de saber se existe alguma forma de reverter o piterigio, ja fiz cirurgia mas o problema voltou, desde ja agradeço.

  14. Samara Raquel 24/02/2017 at 18:43

    Olá doutora. Uma amiga minha me indicou este curso Olhos de àguia, mas antes tenho algumas dúvidas. Sou alto míope, tenho 14,50 e 13,75 nos olhos além de astigmatismo de 5 graus aproximadamente em cada olho e tenho Ceratocone moderado. É possível fazer os exercícios e melhorar a acuidade visual apesar destes problemas que relatei? Muitissimo obrigada

  15. Evellin Queiroz 09/02/2017 at 22:01

    Olá Dra. Tatiana, tudo bem? Tenha uma dúvida. Será que com os exercícios visuais eu consigo abaixar meu grau de miopia que é -4,25 e – 4,0 ?

    Beijos!!!

  16. maria zeli de souza 06/02/2017 at 21:28

    Ola dra. gostaria de saber se perda da visaõ pela diabete tem melhora com os seus tratamentos?

  17. JURACI 04/01/2017 at 11:58

    AGRADEÇO A DEUS PELA TUA VIDA, DRA TATIANA. PASSEI ESSES EXERCÍCIOS PARA MEU FILHO , POIS DESDE CRIANÇA TEVE QUE FAZER CIRURGIA DE ESTRABISMO E HOJE ADULTO TEVE QUE FAZER DE NOVO. ELE TEM MIOPIA , ASTIGMATISMO. COM A PRÁTICA DESSES EXERCÍCIOS , ELE SERÁ LIVRE ?

  18. Oziane 17/11/2016 at 11:17

    Olá, tenho 24 anos e uso -4,00º e +0,5º
    a cada seis meses meu grau esta aumentando cerca de 0,25º.

    Quando vou poder fazer a cirurgia de correção?

  19. jose cicero 29/10/2016 at 08:57

    Meu filho faz tratamento p glaucoma. Existem exercícios para cura do glaucoma? qual o seu endereço e telefone para contato? Obrigado

  20. Fabiola 12/10/2016 at 19:42

    Boa noite Dra Tatiana! O meu marido tem astigmatismo, hipermetropia e miopia. Ele nao pôde operar por ter todos esses problemas. Ele tem 11 graus dos três, nao enxerga sem as lentes ou oculos. E agora além das lentes ele precisa usar oculos junto com elas. O olho dele piora a cada ano. Eu gostaria muito de saber se esse método funcionaria com esses 3 problemas juntos. E se existe alguma forma de ter uma consulta com vc? O curso olhos de aguia ja fechou as inscrições. Ele acredita em tft e eft e acredita muito ba cura é q nao sabemos como… Obrigada.

  21. Dayana Oliveira 19/09/2016 at 12:27

    dra. Minha filha tem 5 anos e descobrimos que ela esta com astigmatismo 2,5 de um lado e 2,0 de outro e miopia 1,0 de cada lado, estou muito preocupada não sei oq fazer,tenho medo q piore muito,sera q há chances de isso reduzir?

  22. Karine B. 17/07/2016 at 11:08

    Tenho 11 graus de miopia nos dois olhos, é possível curar-me fazendo os exercícios visuais ou ao menos diminuir o grau? Obrigada

  23. elisangela 25/06/2016 at 22:16

    Olá, dra tatiana meu filho precisa urgente de um tratamento com vc, como faço, pois o caso dele é grave.Obrigada

  24. Gorete Urbano 26/03/2016 at 23:57

    Dra. Tatiana, boa noite

    Acabei de postar uma mensagem, mas realmente preciso de sua ajuda, por isso insisto.
    Tenho tomado medicamento (calmante), tive de passar por psiquiatra….. preciso de ajuda!
    Peço, encarecidamente uma consulta com a dra., preciso de uma rotina de exercícios que levem em consideração minha retina devido ao grau de miopia, somente a dra. pode me orientar de forma correta. Não posso continuar a fazer por conta própria.
    Já enviei e-mails e tentei me inscrever nos cursos para obter uma chance de consulta, mas todos estão com inscrições encerradas.
    por favor, dra. me ajude!

    Grata e Deus a abençoe.

    Resposta Dra. Tatiana: Olá querida Gorete, fique tranquila, irei te ajudar. Realmente as turmas para o Programa Online Olhos de Águia estão fechadas, eu abro 1 ou 2 vezes ao ano. É provável abrirmos mais uma turma em breve este ano, então peço que se cadastre na lista VIP neste link http://www.viverbemsempre.com.br/olhos, e fique atenta aos meus e-mails ok? Você vai receber o aviso por e-mail quando as matrículas estiverem abertas.
    Enquanto isso, aconselho que coloque em prática as dicas e exercícios visuais que disponibilizei aqui neste artigo, com calma, procurando se tranquilizar, equilibrar o emocional, que é muito importante também.
    Continue o acompanhamento médico normalmente e não dispense de forma alguma as consultas, exames e tratamentos Oftalmológicos ok?
    Se cadastrando gratuitamente na Lista VIP você receberá um e-mail com 2 Aulas Completas e também repletas de exercícios e exemplos de casos reais de pessoas que melhoraram a visão com exercícios.
    Vai ficar tudo bem, conte comigo
    Abraço Carinhoso

  25. Gorete Urbano 26/03/2016 at 23:23

    Dra. Tatiana, boa noite.

    Uso óculos desde os sete anos de idade. Hoje com 37 anos, o grau estabilizou, porem, está em 17 graus no direito e quinze no esquerdo. tenho astigmatismo e para ajudar, no olho direito tive um pequeno descolamento de vitreo e fui submetida a laser na periferia do olho. Comecei a praticar alguns exercícios, pois ainda não consegui uma vaga para me inscrever no seu curso e tentei muito uma consulta com a dra. sem sucesso.
    Hoje após fazer os exercicios estou com dor nos olhos e no olho direito uma bola de luz sobe e desce….ESTOU MUITO PREOCUPADA!
    Com esse grau posso fazer os exercicios? Posso fazer alongamento para os olhos sem ter um descolamento de retina devido ao esforço? Por favor, me ajude!

    Respondido via e-mail

  26. joao luiz 16/02/2016 at 23:42

    transplante de corneá e uma solução ?

    Respondido via e-mail

  27. João batista 12/02/2016 at 14:48

    Gostaria de saber também a que horas vai passar a mini série ?

  28. João batista 12/02/2016 at 14:42

    Olá doutora gostaria de saber como usar a tabela de snellen

    Respondido via e-mail

  29. Bruna Dos Santos 09/02/2016 at 19:59

    Quantos custa o tratamento tenho 17 anos e 14 de miopia esquerdo e 7 no direito. E terrivel preciso de ajuda ??

    Resposta enviada por e-mail

  30. Georgia Siqueira 01/02/2016 at 15:08

    tem como fazer consultas virtualmente?

    Resposta enviada por e-mail

  31. Edmilson Prestes 31/01/2016 at 09:07

    Bom dia Doutora Tatiana a sete anos atrás fiz uma cirurgia de estrabismo mas fiquei com sequelas. Fiquei com visão dupla após a cirurgia e até hoje a visão dupla me persegue. Com esse tratamento posso ficar bom?

    Resposta enviada por e-mail

  32. Andressa 12/01/2016 at 09:49

    Mas se eu praticar pelo menos dois exercícios por dia meu grau pode diminuir mais de 0,75. E verdade que o oculos ajuda diminuir o grau também?

  33. Andressa 08/01/2016 at 18:10

    Olá eu tenho 16 anos e tenho -6 graus de miopia queria saber se eu usar o oculo e fazer os exercícios para os olhos .O grau vai diminuir?

    Resposta Dra. Tatiana: Olá, sim a diminuição de grau de Miopia geralmente acontece após 4 a 6 meses de prática, e em média 0,75 a cada 4 a 6 meses. Aos poucos seu grau pode chegar a zerar com a prática frequente. Abraços e boa prática.

  34. Geovana Marinho Moreira 06/01/2016 at 15:25

    Dr Tatiana miopia tem cura mesmo?

    Resposta Dra. Tatiana: Sim, claro, não somos escravos da genética e os exercicios visuais são muito eficazes. Abraços

  35. Carol 29/12/2015 at 06:18

    Oi bom dia doutora… Levei meu filho no oftalmologista… Mas foi por que a pediatra disse que era bom.. Só que a médica disse que ele tinha miopia 3,0 no olho direito e no esquerdo 2.75 ele tem três anos não tromba em nada.. Oq eu devo fazer passa em outro médico? Me ajude estou aflita…..

    Resposta enviada por e-mail

  36. yves 26/11/2015 at 23:34

    Ola boa noite doutora. Gostaria de saber se eu com miopia e 3 graus em cada olho consigo ficar com um grau em cada olho ate fevereiro só com esse método?

  37. Mariana 10/11/2015 at 17:04

    Doutora minha filha acabou de fazer 8 anos e está com dificuldades para enxergar a lousa na escola, quando está distante eu a levei no oftalmologista e ele concluiu que ela tem 1 de miupia e ele receitou óculos e me sinto mal pois os fiz sem procurar outro médico. O que devo fazer, acho que este médico foi precipitado e eu mais ainda, devo leva la em outro médico.

  38. Angelo Rodrigues 09/11/2015 at 00:18

    Bem!

  39. Hilário Benoski 08/11/2015 at 15:17

    Gostaria de melhorar minha visão, pois um colega meu deisse que melhorou muito em apenas três meses de exercicios. Eu já tive descolamento de retina no olho esquerdo e o direito é muito ruim a visão, tanto que estou com dificuldade de renovar minha CNH.

    Resposta enviada por e-mail

  40. Douglas 28/10/2015 at 22:46

    Olá tenho 16 anos e uso um grau. Muito elevado de 3,30 para longe nos dois olhos queria saber se tem algum tipo de cura ou tratamento .

  41. Andrea Ricardo da Silva nascimento 27/10/2015 at 00:19

    Oi boa noite …
    Meu filho tem 5,anos e foi diagnosticado com 16 de miopia e Astigmatismo no olho esquerdo e no do direito sem .
    Médica receitou lentes de contato
    Minha preocupação e se ele vai poder fazer cirurgia se ele vai poder enxergar…
    Me ajude já fui em três especialista estou sem chão…

  42. ronaldo mangela 04/10/2015 at 19:18

    boa noite dr tatiane meu nome e ronaldo sou de minas gerais tenho miopia 1grau na esquerda e 0,5 na direita tenho dificuldade para dirigir a noite tem alguma soluçao ,uma cirurgia e convencional dentro de casa eu preciso usar o oculos,. desde ja muito obrigado

    Resposta enviada por e-mail

  43. Rafaela Borges 04/10/2015 at 13:33

    Olá, tenho alta miopia com 10.5 no olho direito e 8.5 no olho esquerdo, com 0.75 de astigmatismo, tem tratamento também no meu caso? Ou só com cirurgia? Tenho 17 e uso óculos desde os 5 anos de idade.

    Att
    Rafaela Borges

  44. Ângela Maria da Silva 28/09/2015 at 20:24

    Olá Doutora Tatiana! Minha filha tem 9 anos e reclamou de dificuldade de enxergar as letras na lousa! Levei a o oftalmologista ele receitou óculo com grau de 150 e 225 no outro! Fiquei assustada e triste e ela ñ quer usar óculos, mas já encomendei! Gostaria de saber se pode nos ajudar em algo? Grata!!!

  45. Maria Antunes 24/09/2015 at 07:42

    Olá bom dia Drª Tatiana então eu tenho um filho de 9 anos e ela tem miopia e estigmatismo. Mas o olho esquerdo tem mais graduação que o olho direito. Ele tem algum exercício que ela possa fazer pra tentar diminuir um pouco esse grau? Obrigada .É que estou desesperada com o grau de miopia dele pois eu também sou miope e fui operada. Se for igual a mim a miopia não parou de aumentar.

    Resposta enviada por e-mail

  46. Amélia 03/09/2015 at 19:00

    Olá boa noite Tatiana então eu tenho uma filha de 5 anos e ela tem miopia. Mas o dela é 6 graus no olho direito e 5,5 no esquerdo. Ela pode fazer algum tipo de cirurgia pra diminuir o grau?Ou tem algum exercício que ela possa fazer pra tentar diminuir um pouco esse grau? Obrigada .É que estou desesperada com esse grau de miopia tão alto.

  47. Ana Beatriz 27/08/2015 at 13:07

    Boa tarde!
    Dra, tenho 13 anos e uso 5.50° de miopia, o grau não para de aumentar, a cada 6 meses aumenta cerca de 0.50°. Já estou ficando preocupada. Estou usando óculos. Quais exercícios devo fazer?

    Grata
    Ana Beatriz

  48. ninha 08/08/2015 at 21:40

    Olá gostaria de saber por quanto tempo devo fazer os exercícios?meses, anos? O efeitos do exercícios são temporários depois que a visão se recuperar? ainda tenho que continuar os exercícios caso minha visão melhore?
    Nunca usei óculos e descobri que estou com miopia 2 graus em um olho e 1,77 no outro, eles me descreveram lente de contato mas não quero usar.

    Resposta enviada por e-mail

  49. pedro 09/07/2015 at 10:12

    Olá Dra. Tatiana Gebrael.
    Eu tenho 23 anos e nunca usei óculos de grau, porém fui ao oftalmologista onde ele constatou que eu tenho Miopia 2,25. Desse modo, tenho duas dúvidas: Se este grau de miopia é muito alto? Se somente esses exercícios são capazes de reduzir o meu grau de miopia, ao passo que eu não terei que utilizar óculos no futuro?

    Resposta Dra. Tatiana:
    Olá Pedro, seu grau não é considerado alta miopia, e mesmo que fosse, os exercícios ajudam muito a recuperar a visão. Recomendo fortemente. Fazendo os exercícios provavelmente você não precisará dos óculos no futuro. Abraços

  50. Asael Silva 08/07/2015 at 11:59

    Fiz, há 2 semanas e meia, operação de correção de miopia e astigmatismo e durante o pós-operatório, além da alta sensibilidade à luz, tenho tido muito problema para manter o foco visual durante o trabalho.
    Sou analista de sistemas e uso o computador o dia todo. Que exercícios me sugere fazer para minimizar o problema pois tem me atrapalhado a ponto de me causar muita dor de cabeça, dor nos olhos e na nuca, além de ter diminuido minha produtividade. Já tentei piscar com frequência, mas há momentos em que meu olho parece ‘travar’ num foco. Daí fecho os olhos e tento olhar para outro objeto mais longe.
    O cirurgião disse que como meu grau era muito alto, os olhos estão tentando ‘re-aprender’ a focar e que, eventualmente, vou ter episódios de perda de foco. Estou um pouco desesperado e agradeço qualquer ajuda.
    At.

    Resposta Dra. Tatiana:
    Olá Asael, recomendo que faça o download das 11 dicas para utilizar o computador e celular sem cansar os olhos, logo abaixo do menu superior do meu site, pois você precisa urgentemente descansar seus olhos, tirar o estresse do computador para então eles poderem se recuperar melhor da cirurgia.
    Depois disso recomendo que inicie uma rotina de exercícios para o seu caso.
    Abraços

  51. Célia Rodrigues de Paula 25/06/2015 at 18:51

    Boa noite meu nome é Celia moro em Mg hoje levei minha filha de 7 anos no oftalmologista ,ela reclama de nao conseguir ver direito o que está no quadro ,pedi a professora p que a colocasse mais na frente .Oftalmologista disse que uma miopia leve ,que nao iria receitar oculos p ela .O que devo fazer ,levo em outro ,nao preciso me preocupar ?

    Resposta enviada por e-mail

  52. Gabriel 22/06/2015 at 19:20

    Eu tenho miopia e astigmatismo. Se eu fizer só os exercícios da miopia será benéfico para os dois? Quanto tempo demora para os exercícios fazerem efeito?

    Resposta Dra. Tatiana:
    Olá Gabriel. Sim, os exercícios serão benéficos para os 2 problemas, porém existem exercícios mais específicos para miopia e outros para Astigmatismo. No Programa Online Olhos de Águia eu acompanho e instruo todos os passos e procedimentos.
    Em média 3 a 6 meses de prática regular e correta para iniciar a diminuição de grau, sem dispensar de forma alguma o atendimento médico convencional.
    Abraços

  53. Método Self Healing 17/06/2014 at 17:28

    Olá
    Sim, estamos 2 sábados por mês, das 9:00 às 10:00. Para saber as próximas datas peço que envie um e-mail para dratatianagebrael@gmail.com.
    Abraços
    Tatiana

  54. escrevacerto 02/06/2014 at 11:37

    só queria confirmar se vc ainda está nos sábados no vila lobos.

  55. Método Self Healing 07/05/2014 at 23:49

    Olá Gabriel.
    Desculpe a demora para responder. Estava em licença maternidade, e por essa razão com acesso restrito ao computador.
    Sim, todos os exercícios são feitos sem os óculos ok?
    Abraços
    Tatiana

  56. Gabriel Rubens 23/02/2014 at 15:39

    Eu uso óculos durante os exercícios?

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão