IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Miopia infantil: a Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê aumento alarmante da doença — condição que costuma surgir já na infância. De acordo com relatório recente da entidade — o primeiro sobre visão no planeta — os casos de miopia devem aumentar de 1,95 bilhão em 2010 para 3,36 bilhões em 2030. Um dos principais fatores para essa explosão da doença visual é o uso excessivo de “telas” presentes em celulares, computadores e tablets por crianças e adolescentes, o que pode contribuir para o aumento dos casos de miopia infantil.

Outro fator apontado pela OMS como determinante para o surgimento da miopia infantil é a falta de atividades ao ar livre ou o tempo reduzido delas na vida das crianças. O relatório indica ainda que as chamadas “near work”, que são as tarefas que exigem foco da visão bem próximo do objeto — aqui incluímos ler, estudar, ficar no celular, escrever, além de ver TV e jogar videogame — também são responsáveis pelo aumento da miopia infantil.

Miopia infantil: mais sol e pausas maiores das telinhas

Estudo da BBC comprovou que crianças precisam passar em média 3 horas por dia ao ar livre em contato com a luz natural. Isso porque vivemos tanto dentro de ambientes fechados no dia a dia que estamos perdendo esse estímulo valioso do sol na nossa visão.

No entanto, os passeios não precisam ser sob o sol. Você pode andar na calçada com sombra, por exemplo, desde que seu filho tenha contato com a luz natural. E também não precisa passar as 3 horas do dia com as crianças de uma vez só. Dessa forma, você pode sair de manhã e depois à tarde. Inclusive isso é importante para que ela também observe as nuances de cores do amanhecer e do entardecer.

Por isso, evite que as crianças usem muito o computador, celular e televisão. Pelo contrário: estimule brincadeiras ao ar livre e no sol, pois elas precisam disso e a luz solar é muito importante nesta fase, o que pode ajudar a prevenir problemas futuros como casos de miopia infantil.

Só 10% dos casos de Miopia acontecem devido à genética

A pergunta imediata é: e os outros 90? Uma pesquisa da BBC indicou que a falta de exposição à luz do sol é um fator que causa Miopia. Isso porque nós vivemos cada vez mais em ambientes fechados, entre quatro paredes, com iluminação artificial e não aproveitamos para fazer atividades ao ar livre.

Quando estamos dentro de casa ou do escritório, a luz solar quase não entra no ambiente. Ao invés disso, utilizamos lâmpadas cada vez mais potentes e luzes artificiais, que não trazem o mesmo benefício do sol. Isso porque a luz solar nutre os olhos e estimula a fixação de vitamina D, que cuida da saúde do cérebro e do sistema imunológico, além de regular a saúde visual.

Dicas de como iniciar os exercícios visuais com crianças

Crianças podem e deveriam ser inseridas na prática do método de melhora natural da visão por meio de exercícios. Até os 12 anos de idade, é um período no qual o corpo está se desenvolvendo mais rapidamente e, assim, mais suscetível aos estímulos visuais. Dessa forma, minha dica é criar séries divertidas para trabalhar a saúde visual da criançada. Assim, é possível trabalhar na prevenção da Miopia infantil, com mudanças de hábitos que poderão ser incorporados desde cedo.

Lembrando, claro, a importância de também seguir o tratamento médico convencional, ir à consulta ao oftalmologista e levar em conta as considerações do profissional que acompanha seu filho, neto ou quem quer que seja o familiar.

Deixe que as crianças encarem tudo como uma grande brincadeira

Exercícios para crianças com problemas de visão devem ser ensinados de forma que elas encarem tudo como uma grande brincadeira. Assim, use brinquedos para estimular a visão do seu filho, músicas de fundo no momento dos exercícios e objetos coloridos e divertidos. Dessa forma, tudo fará sentido para a criança e a vontade de participar aumenta com o passar do tempo.

Outra dica: se puder, escolha brinquedos para crianças que são coloridos, pois vão chamar atenção do seu filho. Opte por aqueles que exercitem outros sentidos também. Faça com que a criança possa ver, tocar, ouvir, sentir a textura e até mesmo interagir. Tudo isso é importante para o desenvolvimento integral.

 

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.