4.2 (84%) 10 votos
Música para os ouvidos, para o coração e também para os olhos, porque não? Sim, você pode melhorar visão ouvindo música!

A música ativa vários circuitos neurais, inclusive do nosso sistema límbico, a região do cérebro responsável por nossas emoções, prazer, memória, aprendizagem. As frequências musicais podem afetar o funcionamento neurológico, incluindo o nervo óptico e o processamento visual. É possível melhorar visão ouvindo a música certa.

>> BAIXE A PLAYLIST ESPECIAL PARA OS OLHOS AQUI <<

Pesquisas revelam que o tipo de música que mais ativa a área correspondente à visão, dentre outras regiões do cérebro éo conhecido “Efeito Mozart”. Gordon Shaw, um neurobiólogo americano mapeou áreas do cérebro que são ativadas pela música e percebeu então que além do córtex auditivo, as músicas de Mozart também “acendiam” a coordenação motora, o processamento visual, dentre outros. As composições mais utilizadas na pesquisa foram: Sonata para 2 pianos, em Ré Maior, k448; Concertos para Violinos número 3, em Sol Maior K.216 e número 4, em Ré Maior k218.

Músicas para melhorar a visão

Sonata para dois pianos, em Ré Maior, K.448:

 1º Movimento
http://youtu.be/v58mf-PB8as
Melhorar Visão: Música para estimular os olhos! 3º Movimento

Concerto para violino nº 3 , em Sol Maior K.216:

 Concerto para violino nº 4 , em Ré Maior K.218:

 1º Movimento

Como melhorar a visão unindo música e exercícios

A música também auxilia pra melhorar visão na medida em que estimula e facilita o relaxamento. Pesquisas realizadas no Reino Unido com mulheres submetidas a stress elevado verificaram que após a exposição a vários tipos de músicas relaxantes, elas tiveram seus batimentos cardíacos, pressão arterial e atividades cerebrais diminuídas, assim como o aprofundamento da respiração, o que diminuiu em 65% o nível de ansiedade.

Eles revelaram as músicas que obtiveram os maiores efeitos relaxantes, o que pode ser uma boa pedida para você experimentar. Segue a lista:

  • Marconi Union – “Weightless”
  • Airstream – “Electra”
  • DJ Shah – “Mellomaniac” (Chill Out Mix)
  • Enya – “Watermark”
  • Coldplay – “Strawberry Swing”
  • Barcelona – “Please Don’t Go”
  • All Saints – “Pure Shores”
  • Adele – “Someone Like You”
  • Mozart – “Canzonetta Sull’aria”
  • Cafe Del Mar – “We Can Fly”

Por estas e outras razões, recomendo aos meus pacientes praticarem os exercícios visuais ouvindo música para melhorar visão ainda mais. A música pode ajudar a cronometrar o tempo do exercício.

Por exemplo, ao invés de programar o relógio para despertar depois de 6 minutos praticando o exercício palming você pode ouvir 2 a 3 músicas, dependendo do tempo de duração delas, o que corresponderá ao tempo de execução do exercício. Essa técnica relaxa e torna o exercício mais prazeroso, e melhor que isso, dependendo da música que você escolheu, ainda ajuda a estimular a região do cérebro responsável por sua visão. Ou seja, você pode melhorar visão ainda mais escolhendo a música certa para praticar os exercícios.

Outros sons pra melhorar visão

Melhorar Visão: Música para estimular os olhos!

Os sons ajudam a visualização/imaginação. Imaginar abre caminhos neurológicos para que o que você visualizou aconteça na realidade. Pois bem, recomendo aos meus pacientes com problema de Olho Seco, por exemplo, que fechem os olhos e visualizem que ocorre uma inundação neles, que eles estão cheios de água. Para auxiliar a imaginação ouvir sons de água corrente, cachoeira, ou músicas que tenham o barulho das águas, potencializa e facilita a construção das imagens mentais.

Melhorar Visão: Música para estimular os olhos!É claro que também devemos levar em consideração nosso gosto pessoal ao escolher a música pra melhorar visão. O que para alguns é relaxante, para outros pode ser tedioso, ou até mesmo agressivo. Resta a você descobrir quais músicas tem o efeito que você deseja.

Você possui outra sugestão de músicas para melhorar visão e utilização dos sons além dessas que coloquei aqui? Alguma dúvida de como colocar essa dica em prática? Deixe seus comentários abaixo, será um prazer respondê-los.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.