IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Melhora do campo visual com estímulos luminosos em portadores de Glaucoma é o tema de um estudo realizado na Alemanha (o link da pesquisa está abaixo), que abordei na Aula 2 da série especial A Ciência Por Trás. Porém, antes de falar sobre essa importante pesquisa, o que quero destacar — e você vai assistir no vídeo deste post — é que estímulos com luzes podem ajudar a melhorar a qualidade visual mesmo se você não sofre com problemas mais graves como Glaucoma ou alterações no Nervo Óptico. Ou seja, quem não perdeu campo visual também pode se prevenir contra eventuais alterações. Assim, os exercícios que eu vou ensinar nesta aula podem beneficiar até quem não tem nenhum problema na visão.

Neste estudo de caso — que vou analisar aqui — o protocolo de estímulo visual luminoso foi aplicado em 15 pessoas e outras 15 receberam placebo para melhora do campo visual. Veja só que interessante! Você deve estar se perguntando: “Mas, Tati como funciona o placebo no caso de exercícios visuais? Antes, disso, porém, é importante eu contar aqui como funciona o placebo. É assim: você acredita que está fazendo um tratamento, mas na verdade não está. E porque isso é muito bom quando falamos de pesquisas? Porque pode-se comprovar se o experimento em questão realmente funciona, ou seja, se ele tem algum tipo de eficácia.

Melhora do campo visual se dá com a estimulação correta

No caso da aplicação da técnica de tratamento natural da visão, por exemplo, eu reúno um grupo de cinco pessoas e ensino os exercícios, falando que eles fazem parte do método. Porém, eu não aplico o treinamento com essas pessoas, faço outros movimentos, algo aleatório. Já o outro grupo, realiza os exercícios visuais de forma correta. E depois disso eu comparo os resultados para saber se o grupo que teve acesso ao método de melhora natural da visão realmente teve resultados positivos para seus problemas.

Melhora do campo visual comprovada no estudo realizado na Alemanha é uma prova de que, se estimulada da forma correta, nossa visão pode, sim, ser recuperada. No artigo, você tem todos os detalhes de como os pesquisadores chegaram a essa importante conclusão. Dessa forma, você que me acompanha sabe que dentro do meu programa de treinamento visual há exercícios específicos com essas luzinhas. Você pode se perguntar: “Será que mesmo com problemas como Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia, por exemplo, posso fazer esse exercício específico?”. A resposta é sim porque como disse antes nossa visão pode se regenerar com os estímulos certos.

Estímulos luminosos são um dos carros-chefes do método

Exercícios de estímulos como os que eu ensino no meu curso são importantes pilares do método de tratamento natural da visão. Se você parar agora e pensar, o treinamento com luzes, os exercícios para a visão periférica, as massagens, o Sunning e o próprio Palming são todos treinos de estímulo. No caso do Palming, trata-se de um estímulo para relaxar os olhos. Assim, estímulos realizados do jeito certo e no tempo indicado funcionam e podem  recuperar funções que a medicina tradicional acredita que não se recuperaria.

Dessa forma, o que eu posso dizer é que os exercícios são muito fáceis de fazer e aprender. Os protocolos de estímulo e relaxamento da visão podem ser inseridos na sua rotina e executados de forma rápida! E, claro, você sabe que por meio dos meus vídeos, vai realmente aprender a colocar tudo o que eu estou passando aqui em prática e de forma correta para que consiga bons resultados e melhore a qualidade da sua saúde visual!

Confira abaixo o artigo cientifico dos pesquisadores alemães

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24504128

Conheça histórias de alguns alunos que já melhoraram Glaucoma

https://www.youtube.com/playlist?list…

Assista aos vídeos de alguns alunos com bons resultados para Problemas no Nervo Óptico

https://www.youtube.com/playlist?list…

 

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.