IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Mais foco para míopes e também para quem tem Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia e quer enxergar com mais nitidez tanto perto quanto longe. É esse o tema central desse post (e da aula do vídeo abaixo) onde eu mostro alguns detalhes de um estudo publicado pela Academia Americana de Optometria, que comprovou a eficácia da prática dos exercícios visuais na melhora do foco e da nitidez da visão de quem sofre com Miopia. Você que me acompanha sabe que meu objetivo com essas aulas especiais da série A Ciência por Trás é mostrar que existe ciência na melhora natural da visão!

O artigo que está no link abaixo trata de um experimento realizado com 10 jovens adultos. Isso é bem interessante porque em geral os estudos sobre Miopia feitos no mundo — muitos deles na China — são realizados com crianças, exatamente para evitar uma epidemia de Miopia. Bem, essa pesquisa especificamente foi feita com jovens de idade um pouco mais avançada. Assim, os pesquisadores selecionaram 10 jovens míopes e que estavam tendo piora da visão. Eles fizeram um treino com exercícios visuais de 20 minutos por dia com esses jovens durante cinco dias da semana pelo período de seis semanas. Um tempo bem curto! E comprovaram uma melhora significativa no foco e na acomodação visual deles.

Confira no link abaixo o artigo original que deu origem a aula da A Ciência por Trás

https://drive.google.com/file/d/1hcQf6RB624LC9sZaoOM8KY6FjgoS9gPh/view

Mais foco para míopes: curso Olhos de Águia tem treino especial

No vídeo deste post, eu vou fazer um dos exercícios que os pesquisadores usaram no estudo, envolvendo esses 10 jovens e você que já conhece alguma coisa do método de tratamento natural da visão sabe que no curso existem exercícios especiais para quem tem dificuldade para ver de longe. Bem, o treino do estudo utilizou a famosa (e temida!) tabela visual.

 

Eu sei exatamente como funciona esse exame porque fui uma criança que fez muitas consultas ao oftalmologista por conta do alto grau de Astigmatismo. Assim, não se assuste com essa tabela. No curso Olhos de Águia , inclusive, temos um vídeo especial para que o aluno se acostume com ela e desenvolva a visão para longe.

Porém, antes de tudo eu quero explicar aqui um pouco sobre acomodação visual. Porque nessa pesquisa específica sobre Miopia os jovens conseguiram  melhorar esse mecanismo que os olhos usam para poder ver nítido. E aí existem problemas de acomodação: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia (Vista Cansada). Se você tem outras alterações como Glaucoma, Catarata, retinose Pigmentar ou Descolamento de Retina, por exemplo, esse exercício que ensino na aula pode melhorar a nitidez, além de ter mais foco para míopes.

Você sabia que o formato dos olhos pode ser mudado com exercícios especiais?

Antes, no entanto, eu explico como são os formatos dos olhos de quem tem Miopia e Hipermetropia. Míopes têm o eixo do globo ocular mais alongado, enquanto quem tem Hipermetropia é o inverso: o eixo é achatado. As duas alterações modificam o foco da visão. Assim, quem tem Miopia não vê longe e quem sofre com Hipermetropia tem dificuldade para enxergar de perto.

Porém, você que me acompanha sabe que a estrutura do sistema visual é sustentada por músculos e, assim, esses formatos podem ser transformados com exercícios e bons hábitos visuais. Infelizmente, o que vemos hoje é uma epidemia de Miopia. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) este ano, ou seja, em 2020, vamos ter mais de dois bilhões de pessoas com problemas de visão no mundo.

Assim, esse crescimento dos casos de Miopia não se trata só de fator genético (é um número muito alto de pessoas para isso!), mas de mal uso da visão. Dessa forma, como eu digo: se “mudamos” para pior, podemos transformar nossa visão para melhor! Com os exercícios do meu treinamento, são feitos movimentos de relaxamento da musculatura de sustentação dos olhos e, assim, é possível mudar o formato deles. Já o Astigmatismo atinge a córnea. E a Presbiopia, afeta o cristalino. E todas essas estruturas são trabalhadas e estimuladas com os exercícios visuais da prática de tratamento natural da visão, aliadas ao relaxamento dos olhos.

Saiba mais sobre o estudo, as estruturas dos olhos e o exercício que traz mais foco para míopes e não míopes no vídeo abaixo:

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.