IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Lentes especiais dos óculos podem ser uma verdadeira cilada para a sua saúde visual. Mesmo que o uso desse tipo de produto tenha sido recomendado por muita gente, deve ser evitado e vou te explicar o porquê dessa minha observação. Isso vale para as lentes especiais dos óculos, que escurecem em ambientes mais abertos e fica transparente em locais fechados ou, ainda, as do tipo multifocais (para ver de perto e de longe).

As lentes que escurecem a visão não deixam sua pupila trabalhar como deveria. Assim, elas acabam fazendo o papel natural dos olhos de abrir e fechar essa área. Então, com o uso constante delas, as pupilas podem ficar congeladas e engessadas. Dessa forma, a pupila não precisa mais ficar abrindo ou fechando para se adaptar às diferentes intensidades de luz (claro e escuro). Quando saímos na claridade do sol, por exemplo, a pupila abre e o contrário também acontece: ela fecha em locais sem uma boa iluminação.

Lentes especiais dos óculos devem ser evitadas

Como expliquei, ao usar esse tipo de lente especial, com o tempo há o congelamento da pupila. O que significa dizer que ela não vai mais fazer o movimento muscular de abertura e fechamento tão importante para a saúde ocular. Um dos efeitos que podem acontecer — e vejo muitos casos de alunos com esse problema — é o desenvolvimento de  sensibilidade à luz, por exemplo. Também pode haver dificuldades para enxergar e dirigir à noite, além do surgimento de dores de cabeça e outros problemas de visão. Eu sei que essas lentes não são baratas. Mas, mesmo assim, eu recomendo que você dispense o uso delas e faça lentes transparentes para os óculos de grau.

Assim como as lentes que escurecem a visão devem ser evitadas, as multifocais também estão nessa mesma categoria de produto que pode ser uma verdadeira armadilha para a saúde dos seus olhos. Nesse caso, minha recomendação é que você faça dois tipos de óculos: um para perto e outro para longe, pois isso será menos prejudicial para a saúde dos seus olhos. Dessa forma, à medida que você começar a colocar os exercícios em prática, a tendência é que não vai mais precisar usar tanto os óculos de grau ou, ainda, poderá diminuir muito seu uso ao longo do dia, como é caso de muitos dos alunos que fizeram o meu curso online avançado Olhos de Águia.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.