Início » Leitura no Ônibus: esse Hábito Pode Fazer Mal Para a sua Visão?

Leitura no Ônibus: esse Hábito Pode Fazer Mal Para a sua Visão?

Por |2018-09-18T17:00:22+00:0018 de setembro de 2018|0 Comentários
Avalie este post

Leitura no ônibus pode fazer mal aos olhos? Muita gente acredita que esse hábito de alguma forma acaba prejudicando a saúde visual e até provocando descolamento de retina.

Posso lhe dizer que ler em movimento — seja no ônibus, trem, carro ou metrô – não faz mal à sua visão e não há nenhum problema com esse costume. A única coisa que pode acontecer é você sentir algum tipo de enjoo ao ler no ônibus.

Leitura no ônibus: porque sentimos tontura?

Ela acontece porque seu sistema nervoso recebe duas mensagens conflitantes. A visão central, ao se concentrar no texto à sua frente, está parada. Enquanto isso, a visão periférica capta a paisagem correndo ao seu lado e avisa o cérebro que seu corpo está em movimento.

Quando você está tentando focar em algo mas está em movimento, o cérebro fica digamos um pouco confuso. Toda essa confusão no envio das “mensagens” causa o mal-estar. Porém, nada disso está relacionado ao descolamento de retina ou outro problema visual.

Caso você sinta enjoo ao ler no ônibus, pare por alguns minutos, abra as janelas, respire profundamente e relaxe.

 

 

Ler no ônibus: como melhorar essa experiência?

Quando estamos lendo nossos olhos estão focados nas letras e, na maioria das vezes que fazemos isso, não prestamos a atenção em nossa visão periférica. Estamos tão concentrados num ponto fixo que forçamos a visão central, e não exercitamos a visão lateral (periférica).

Leia sobre:  Trecho do livro de Meir Schneider - Mensagem para o final de 2013

Mas, ao ler no ônibus ou em algum veículo em movimento, há uma paisagem passando à sua volta. Dessa forma, mesmo olhando para um ponto fixo central sua visão periférica está sendo minimamente exercitada, já que as células localizadas na retina periférica (bastonetes) são exatamente estimuladas pelo movimento.

Faça pausas e não aperte os olhos
Outro ponto que é bom ler no ônibus é a pausa. Automaticamente, você acaba olhando pela janela para saber onde está ou até mesmo olha para alguém que está subindo no ônibus. E, como sempre faço questão de lembrar, distrair o foco da leitura é muito bom para descansar um pouco a visão central.

É importante apenas se atentar a algumas regrinhas pra ler no ônibus ou em algum lugar parado. Uma delas é não apertar os olhos. Assim você não força nem cansa muito rápido.

Outro item importante é não ler mais que 40 minutos a uma hora. A cada período assim, dê uma pausa de, pelo menos, 10 minutos. Se possível, escolha leituras leves, pois isso ajuda você a não elevar o estresse. Essa calma reflete muito no seu sistema neurológico.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão