5 (100%) 1 voto

Lágrima artificial ou colírio lubrificante: não importa o nome. Muita gente recorre a esse tipo de produto quando sente os olhos secos. No entanto, você sabia que o uso de colírios lubrificantes pode ser mais prejudicial do que benéfico à saúde dos seus olhos? Isso porque a lágrima artificial não trata a verdadeira causa do problema. Age como um paliativo na resolução do problema. Assim, nesse caso — e em outros onde há sintomas — o importante é identificar qual é o real motivo que vem causando o olho seco.

Clicando abaixo você vai acessar uma página que mostra os detalhes do livro Abra Seus Olhos na versão digital e um botão para compra. Simples assim!

Clique Aqui para Saber Mais sobre o livro digital Abra Seus Olhos

As vendas do livro digital por esta condição especial estarão abertas por tempo limitado até os últimos minutos do dia 01 de Março (sexta-feira). Depois disso manterei essa condição especial fechada por tempo indeterminado.

Lágrima artificial: saiba porque não usar esse produto

Dessa forma, se você sofre com os efeitos do olho seco, irritado ou alguma síndrome que resseca a visão acaba recorrendo aos colírios lubrificantes ou lágrima artificial. Porém, nem sempre o olho seco está ligado a alguma doença ou problema de saúde. Muitas vezes, são os maus hábitos visuais que trazem esse tipo de consequência.

Assim, é provável que o olho seco seja, por exemplo, resultado de alguma tensão. Pense no seu dia-a-dia: quanto tempo você usa o computador? Quanto tempo você fica em frente ao celular? Quantas horas por dia você trabalha no ar condicionado? Você aperta muito os olhos quando está lendo alguma coisa?

Leia sobre:  Como Melhorar Olho Seco e Ter os Olhos Lubrificados de Forma Natural

Dessa forma, as condições que você usa os olhos interferem muito no olho seco. E geralmente as pessoas recorrem aos colírios lubrificantes ou à lágrima artificial para melhorar essa sensação. Fazendo isso, não cuidamos da causa do problema. O produto vem como agente externo para esconder o sintoma do olho seco e não para resolver o que, de fato, faz o olho ressecar.

Lágrimas são lubrificantes naturais dos olhos

Nossos olhos têm um sistema próprio e natural de lubrificação. Ele funciona muito bem, produzindo e escoando as lágrimas. Dessa forma, é esse sistema que causa a sensação de olho úmido e fresco. A lágrima natural espalha anticorpos, levando saúde e minerais para nossa visão. Isso é importante para a proteção e vitalidade para nossos olhos.

Assim, quando você aplica colírios lubrificantes nos olhos, eles podem entendem que não precisam produzir tanta lágrima nem trabalhar o sistema de produção na máxima potência. Mesmo colírios sem substâncias químicas fazem isso.

isso porque ao recorrer para um método externo de lubrificação para os olhos, você cria um ciclo vicioso. Dessa forma, vai achar que sempre precisa dos colírios lubrificantes e até imaginar que seus olhos pedem por eles.

Uma forma de se livrar dessa dependência é relaxar os olhos. Aproveite para praticar exercícios visuais, usar compressas e descansar entre o uso do computador. Sentiu o olho seco? Procure primeiro entender o motivo.

Leia sobre:  Alimentos para a Visão: Evite Doenças nos Olhos Comendo Bem

Outra dica é beber mais água e praticar exercícios de relaxamento. Se você já possui um olho muito seco por conta de alguma síndrome, vá adicionando os exercícios aos poucos em sua rotina.

Exercícios de relaxamento diminuem uso dos colírios lubrificantes

Quando não houver necessidade de usar colírios lubrificantes, não use. Você pode achar que está utilizando para prevenir mas, na verdade, está mascarando o sintoma. Ao adicionar os exercícios visuais à sua rotina, ainda pode diminuir a dependência dos colírios. Se você utilizava 9 vezes por dia, vai perceber que a necessidade irá diminuir para 5, por exemplo.

Lubrificante oftalmológico: qual usar?

IMPORTANTE: Não estamos falando aqui dos colírios medicamentosos e muito menos dos colírios  indicados para tratar o glaucoma ok? Os exercícios visuais podem beneficiar quem possui a doença, mas o produto só pode ser retirado do tratamento com a autorização do se médico oftalmologista.

É importante entender que os colírios lubrificantes são aqueles usados para “umidificar” os olhos quando sentimos que estão secos. Esses usados para tratamento de glaucoma, por exemplo, têm outra função. Quem possui a doença pode se livrar deles fazendo os exercícios visuais, mas é importante ter acompanhamento médico para isso. Visitar o oftalmologista é sempre importante e recomendado.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.