5 (100%) 3 voto[s]
Exercícios visuais por meio de brincadeiras são importantes para todas as crianças, mas são extremamente essenciais para aquelas que têm miopia ou hipermetropia. Há muito que fazer além do uso dos óculos. Não deixe de levar a criança com frequência ao oftalmologista, seguir suas orientações, e em paralelo praticar as brincadeiras e jogos visuais das dicas anteriores e mais algumas complementações que se seguem.
Míopes e hipermetropes têm características comportamentais e corporais diferentes. Geralmente míopes utilizam com maior frequência habilidades do lado esquerdo do cérebro, responsável por questões exatas, cálculos, números, memória em curto prazo e a visão de perto. Já os hipermetropes ativam frequentemente o lado direito do cérebro, responsável pelas artes musicais, pintura, imaginação, memória em longo prazo e a visão ao longe. Compare com as pessoas que você conhece e comprove estas características. Pela minha experiência como especialista do método Self-healing para a visão praticamente todos os pacientes míopes ou hipermetropes se encaixam nestes perfis.
Hipermetropia
Hipermetropia

Aproveite estas informações e estimule na criança exatamente as habilidades e tendências que ela não está acostumada a apresentar. Cante, dance, pinte, estimule lembranças do passado, e a visão ao longe dos pequenos com miopia. Brinque com números, estratégias, jogo da memória e a visão de perto com as crianças hipermetropes.

Hipermetropia e Miopia é interessante Trabalhar os Dois Lados do Cérebro

Estimular os dois lados do cérebro ao mesmo tempo é interessante para quem possui miopia ou hipermetropia. Conseguimos isso por meio do movimento cruzado, pois o lado direito do cérebro ativa o movimento no lado esquerdo do corpo, e vice-e-versa. Engatinhar e rastejar são exemplos de movimentos cruzados, que movem o lado direito e esquerdo do corpo, ativando assim os dois lados do cérebro. Outro movimento cruzado simples é marchar e ao mesmo tempo tocar com a mão direita o joelho esquerdo, e com a mão esquerda o joelho direito. Dançar ou cantar uma música enquanto faz esse movimento é uma boa brincadeira para as crianças.

Hipermetropia Exercícios para os Olhos

Movimentos cruzados estimulam os dois lados do cérebro e auxiliam no tratamento visual
O palming com histórias é benéfico também para ambos. Nos hipermetropes, enquanto cobre os olhos, estimule a imaginação de objetos em miniatura, grãos de areia, formigas etc.
Massagem, movimento e brincadeiras ao ar livre devem ser intensificadas nos dois casos também. Cama elástica, pular corda, bicicleta, todos os tipos de jogos com bolas são indicados.
Outra técnica interessante para míopes e hipermetropes é a mudança de foco para perto e longe. Utilizando miniaturas peça para a criança olhar para a miniatura, e alternar o olhar para o objeto original colocado ao longe. Imagine uma linha ligando a miniatura ao objeto, por exemplo, olhar para uma panelinha de brinquedo, seguir uma linha imaginária e olhar para uma panela de verdade colocada há mais de 5 metros da criança, e depois voltar a olhar para a panelinha. Repita com vários objetos diferentes dentro e fora de casa.
Estas são algumas dicas especiais e relativamente simples de serem aplicadas nas crianças com alterações visuais. Outras técnicas mais específicas são utilizadas no tratamento no consultório, variando de caso a caso.
Em todos os casos procure ouvir a criança, ajudá-la a expressar seus sentimentos, a aceitar-se e amar-se com ou sem problema visual.

Depoimentos de Melhora de Pacientes da Tatiana

Diminuição do Grau dos Óculos para Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia

Gilson de Oliveira emocionou Tatiana ao contar sua história e de seu pai. Ele frequenta o grupo no Villa Lobos e inicialmente procurou os exercícios para o pai com degeneração macular e muitas dificuldades visuais. Pois bem, o pai melhorou, e Gilson, como praticava os exercícios junto com seu pai para estimulá-lo também melhorou. Ele nos mostra sua receita atual dos óculos, que deixaram de ser multifocais, pois ele zerou o grau para longe (hipermetropia e astigmatismo), e diminui consideravelmente o grau para perto (presbiopia).

“Conheci o método ha dois meses, não tenho muito tempo, nem pratico todos os dias,antes sem os óculos não enxergava nada bem,tudo muito embaçado.Agora depois de fazer os exercícios já consigo enxergar melhor.No final de semana passado viajei e como não estava dirigindo tirei os óculos e conseguia ler até placas com letras menores.Quero continuar os exercícios para tirar os óculos definitivamente,pois para escrever e ler no trabalho de perto não consigo sem eles.Muito obrigada.Pretendo o ano que vem participar de um encontro no parque.Que sua missão continue e possa ajudar a muitos mais.” Luciene de Fatima Chagas Varginha/ MG

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.