Início » Hipermetropia e Miopia – Dicas para Crianças

Hipermetropia e Miopia – Dicas para Crianças

Por |2018-10-01T17:32:09+00:0018 de outubro de 2012|17 Comentários
5 (100%) 3 votos
Exercícios visuais por meio de brincadeiras são importantes para todas as crianças, mas são extremamente essenciais para aquelas que têm miopia ou hipermetropia. Há muito que fazer além do uso dos óculos. Não deixe de levar a criança com frequência ao oftalmologista, seguir suas orientações, e em paralelo praticar as brincadeiras e jogos visuais das dicas anteriores e mais algumas complementações que se seguem.
Míopes e hipermetropes têm características comportamentais e corporais diferentes. Geralmente míopes utilizam com maior frequência habilidades do lado esquerdo do cérebro, responsável por questões exatas, cálculos, números, memória em curto prazo e a visão de perto. Já os hipermetropes ativam frequentemente o lado direito do cérebro, responsável pelas artes musicais, pintura, imaginação, memória em longo prazo e a visão ao longe. Compare com as pessoas que você conhece e comprove estas características. Pela minha experiência como especialista do método Self-healing para a visão praticamente todos os pacientes míopes ou hipermetropes se encaixam nestes perfis.
Hipermetropia
Hipermetropia

Aproveite estas informações e estimule na criança exatamente as habilidades e tendências que ela não está acostumada a apresentar. Cante, dance, pinte, estimule lembranças do passado, e a visão ao longe dos pequenos com miopia. Brinque com números, estratégias, jogo da memória e a visão de perto com as crianças hipermetropes.

Hipermetropia e Miopia é interessante Trabalhar os Dois Lados do Cérebro

Estimular os dois lados do cérebro ao mesmo tempo é interessante para quem possui miopia ou hipermetropia. Conseguimos isso por meio do movimento cruzado, pois o lado direito do cérebro ativa o movimento no lado esquerdo do corpo, e vice-e-versa. Engatinhar e rastejar são exemplos de movimentos cruzados, que movem o lado direito e esquerdo do corpo, ativando assim os dois lados do cérebro. Outro movimento cruzado simples é marchar e ao mesmo tempo tocar com a mão direita o joelho esquerdo, e com a mão esquerda o joelho direito. Dançar ou cantar uma música enquanto faz esse movimento é uma boa brincadeira para as crianças.

Hipermetropia Exercícios para os Olhos

Movimentos cruzados estimulam os dois lados do cérebro e auxiliam no tratamento visual
O palming com histórias é benéfico também para ambos. Nos hipermetropes, enquanto cobre os olhos, estimule a imaginação de objetos em miniatura, grãos de areia, formigas etc.
Massagem, movimento e brincadeiras ao ar livre devem ser intensificadas nos dois casos também. Cama elástica, pular corda, bicicleta, todos os tipos de jogos com bolas são indicados.
Outra técnica interessante para míopes e hipermetropes é a mudança de foco para perto e longe. Utilizando miniaturas peça para a criança olhar para a miniatura, e alternar o olhar para o objeto original colocado ao longe. Imagine uma linha ligando a miniatura ao objeto, por exemplo, olhar para uma panelinha de brinquedo, seguir uma linha imaginária e olhar para uma panela de verdade colocada há mais de 5 metros da criança, e depois voltar a olhar para a panelinha. Repita com vários objetos diferentes dentro e fora de casa.
Estas são algumas dicas especiais e relativamente simples de serem aplicadas nas crianças com alterações visuais. Outras técnicas mais específicas são utilizadas no tratamento no consultório, variando de caso a caso.
Em todos os casos procure ouvir a criança, ajudá-la a expressar seus sentimentos, a aceitar-se e amar-se com ou sem problema visual.

Depoimentos de Melhora de Pacientes da Tatiana

Diminuição do Grau dos Óculos para Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia

Gilson de Oliveira emocionou Tatiana ao contar sua história e de seu pai. Ele frequenta o grupo no Villa Lobos e inicialmente procurou os exercícios para o pai com degeneração macular e muitas dificuldades visuais. Pois bem, o pai melhorou, e Gilson, como praticava os exercícios junto com seu pai para estimulá-lo também melhorou. Ele nos mostra sua receita atual dos óculos, que deixaram de ser multifocais, pois ele zerou o grau para longe (hipermetropia e astigmatismo), e diminui consideravelmente o grau para perto (presbiopia).

Leia sobre:  Crianças! Como fazer exercícios visuais com seus filhos

“Conheci o método ha dois meses, não tenho muito tempo, nem pratico todos os dias,antes sem os óculos não enxergava nada bem,tudo muito embaçado.Agora depois de fazer os exercícios já consigo enxergar melhor.No final de semana passado viajei e como não estava dirigindo tirei os óculos e conseguia ler até placas com letras menores.Quero continuar os exercícios para tirar os óculos definitivamente,pois para escrever e ler no trabalho de perto não consigo sem eles.Muito obrigada.Pretendo o ano que vem participar de um encontro no parque.Que sua missão continue e possa ajudar a muitos mais.” Luciene de Fatima Chagas Varginha/ MG

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

17 Comentários

  1. Filipe Dias 20/09/2018 at 19:46

    Olá Tatiana, estou muito curioso com todas as explicações e gostava de saber mais de como poderia melhorar a minha visão, tenho hipermetropia grau5 e gostaria de saber quais são os exercícios que eu deveria fazer para melhorar a minha visão.
    Obrigado
    Filipe

  2. kleber 21/05/2018 at 21:30

    Boa noite Tatiana! Eu tenho 51 anos e tenho hipermetropia e astigmatismo, poderia me enviar exercícios específicos para esses problemas? Obrigado e parabéns.

  3. Mariam Costa 10/05/2018 at 13:42

    Olá Tatiana! Eu tenho 52 anos e tenho hipermetropia e cansaço ao redor dos olhos, você pode me enviar exercícios específicos para este problema? Quero lhe parabenizar pelo belíssimo trabalho, dedicação e doação ao próximo!! Deus te ilumine!!❤

  4. selma 17/02/2018 at 18:48

    eu não quero sou crista isso e espirita

  5. selma 17/02/2018 at 12:55

    eu preciso receber os exercício por favor me mande estou anciosa obrigada

  6. selma 17/02/2018 at 12:52

    estou gostando muito eu ainda não fiz os exercícios mas creio nestas dicas que esta passando para nos

  7. Roselene dos Santos 13/02/2018 at 21:50

    Com uma semana já sinto uma diferença na visão

  8. Poly Siclier 17/01/2018 at 17:42

    Ola Tatiana
    Estou adorando seus videos e estou impressionada com os depoimentos.Gostaria uma dica para exercício de olhos que lavrimejam muito.
    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho e pela sua generosidade
    Abs
    Poly siclier

  9. Sérgio 15/09/2017 at 11:05

    Olá Tatiana,acabei de operar da catarata ,já fazem três meses tenho 43 anos o oftalmologista fez na cirurgia a correção de um olho para perto e outro para longe ,acabei tendo que continuar a usar o óculos mult focal estou com hipermetropia e astigmatismo e para completar mosca volante gostaria de exercícios obrigado!

  10. Claudete Corrêa de Paiva 23/07/2017 at 00:20

    Adoro assistir os vídeos da Tatiana e gostaria de assistir vídeos específicos para quem não enxerga de perto e enxerga com dificuldade de longe. Obrigado e espero a sua resposta.bjs.

  11. Deusa 02/04/2017 at 17:27

    ola boa tarde!
    estou assistindo os videos e colocando em pratica assim que posso.
    esse video que acabei de assistir, nossa achei fantástico no depoimento do filho que fez para ajudar o papai, e ao mesmo tempo foi ajudado, isso e uma bença de Deus.
    estou amando

  12. Rosiane 03/02/2017 at 13:35

    Gostaria de “ver” um exercício em vídeo, como o indicado acima do boneco e panela, não entendi bem.
    Obrigada.

  13. Carlos Alberto Queiroz 26/11/2016 at 12:48

    Olá Tatiana, meu nome é Carlos e hoje estou com quase 60 anos. Até os 40 anos eu enxergava muito bem, tanto para perto quanto para longe, a partir dessa idade, eu comecei a usar o computador muitas horas por dia. Hoje não consigo ler ou usar o computador sem os óculos para perto. Também fiquei um pouco preocupado quando no início deste ano eu tive que renovar a minha carta de motorista e quase não consegui passar no teste visual, ou seja, estou tendo problemas com a visão para longe também. Gostaria de saber quais exercícios eu devo fazer para melhorar minha visão. Muitíssimo obrigado e que Deus te ilumine sempre.

  14. Iagor 23/07/2016 at 11:43

    OLÁ EU TENHO HIPERMETROPIA MUITO FORTE E EU QUERIA PRÁTICAR OS EXERCICIOS VISUAIS COMO FAÇO PRA ADIQUIRILOS POR FAVOR ME AJUDEM ESTOU SOFRENDO MUITO NAS ESCOLAS NÃO ENCHERGO NADADINHA OBR espero uma ajuda

  15. Rosiene 16/04/2016 at 00:33

    Gostaria que mandase pro meu email o tratamento de exercícios pra se passível retirar o óculos que é dois e meio e também para astigmatismo e glaucoma , e minha filha ceratocone estou preocupada mas depois que vi essa opção resolvi tentar antes de qualquer cirurgias se tiver vídeos com os tratamentos agradeço . rosiene_roque@hotmail.com, e como faço pra assistir seus programas já enviei o email da lista vip mais ainda não obtive resposta , um abraço.

  16. tereza Anjos Medeiros 28/03/2016 at 21:10

    Gostaria de receber o primeiro vídeo onde vc ensina os exercícios tapando os olhos. Deletei sem querer. Obrigado.

  17. Elza Alves Godinho 08/01/2016 at 14:26

    Oi, Tatiana você é um anjo iluminado. Eu me chamo Elza, eu tenho um problema para enxergar de perto, fui para o oculista; é só aumentado o grau do óculos. Mas eu nunca me conformei em usar óculos, ai eu pesquisei no Google, como melhorar a visão para enxergar de perto. Encontrei você, faço todos os dias os exercícios que vi em seu site , estou melhorando , só que ainda não consigo ler de perto sem os óculos, mas com certeza eu vou chegar lá, porque eu acredito e tenho muita força de vontade.

    Resposta Tatiana: Olá Elza, que ótimo que está praticando, muito bom. O processo é continuado e logo você estará lendo com mais facilidade ok? Persista na prática que mais resultados virão, com certeza. Um grande Abraço

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão