Início » Falta de Exposição ao Sol x Miopia em Crianças e Adolescentes

Falta de Exposição ao Sol x Miopia em Crianças e Adolescentes

Por |2018-12-19T12:11:31+00:0017 de dezembro de 2018|0 Comentários
4 (80%) 2 votos

Falta de exposição ao sol x Miopia: não ter contato diário com a luz solar é um dos principais fatores para o aparecimento da Miopia – já considerada uma epidemia – em crianças e adolescentes. Dados alarmantes dão conta de que em 2020 metade da população mundial estará míope. Essa estatística se baseia — principalmente — no uso excessivo da tecnologia, que deve prejudicar — em especial — a visão de crianças e adolescentes.

Aliado ao fato de as crianças e os adolescentes não se exporem mais à luz solar como antes e o recomendado, está o uso excessivo de aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e computadores. Assim, ficar horas em frente às telinhas – sem dar as devidas pausas — dentro de casa sob luzes artificiais, vem acelerando o surgimento da Miopia e outras alterações visuais entre os mais jovens.

Há 14 anos, quando eu comecei a atuar com o método Self-Healing, ficar em frente ao computador ou usar o celular não era um costume tão incorporado à rotina como é hoje. E vocês sabem como é prejudicial para seus olhos alguns hábitos visuais.

Já estão abertas as inscrições para o curso Olhinhos de Águia

Nesse programa, 100% online, você terá acesso a vários exercícios desenvolvidos especialmente para crianças com e sem problemas de visão! Vocês poderão fazer as aulas de onde e quando quiser, inclusive via celular.

Para se inscrever, basta acessar o link abaixo e preencher corretamente os dados solicitados.

https://tatigebrael.com/aula-olhinhos

 

Exposição ao sol x Miopia: míopes estão mais sujeitos a Descolamento de Retina

Mas, aí você pode dizer: tudo bem pode-se usar os óculos. No entanto, posso lhe dizer que a Miopia é só a ponta do iceberg de outras doenças como o Descolamento de Retina, por exemplo.

Pessoas míopes estão mais sujeitas a Descolamento de Retina. E eu venho alertando vocês, meus seguidores nas redes sociais e, claro, meus alunos do curso online sobre isso. Por isso, é tão importante a mudança de hábitos visuais como forma de prevenir a Miopia e demais doenças visuais.

 

MIOPIA PODE SER SÓ A PONTA DO ICEBERG

Miopia pode ser só a ponta do Icerberg.COMENTE e COMPARTILHE para que você possa ajudar mais pessoas com esse conteúdo.

Posted by Tatiana Gebrael on Wednesday, September 19, 2018

 

Estudo da BBC comprovou que só 10% dos casos de Miopia acontecem devido à genética

E os outros 90? Onde ficam nessa história? A pesquisa indicou que a falta de exposição à luz do sol é um fator que causa Miopia. Isso porque nós vivemos cada vez mais em ambientes fechados, entre quatro paredes, e não aproveitamos para fazer atividades ao ar livre.

Leia sobre:  Sensibilidade à Luz: Entenda Porque Você Não Deve Fugir do Sol

Quando estamos dentro de casa ou do escritório, a luz solar quase não entra no ambiente. Ao invés disso, utilizamos lâmpadas cada vez mais potentes e luzes artificiais, que não trazem o mesmo benefício do sol. Isso porque a luz solar nutre os olhos e estimula a fixação de vitamina D, que cuida da saúde do cérebro e do sistema imunológico, além de regular a saúde visual.

Porque o sol é essencial para a manutenção da saúde visual

A luz é o veículo que traz todas as informações visuais a nossos olhos. Luz e visão são sinônimas. Por isso, pessoas que passam a maior parte do seu tempo trabalhando ao ar livre, sob luz natural, tendem a apresentar melhor visão do que outras que vivem a maior parte do tempo em recintos fechados.

Quanto mais tempo passamos em luz fraca, inadequada, artificial, menos nossos olhos estarão preparados para a luz. Isso porque nossas pupilas ficam cronicamente dilatadas, abrindo o máximo possível para a fim de aproveitar toda a luz disponível. Dessa forma, a exposição à luz solar pode ser muito incomoda e dolorosa quando os olhos se encontrar nessa condição.

Use e abuse das fontes da luz natural

Os benefícios da luz solar para nosso corpo e nossa visão são imensos. Os exercícios visuais de Ensolar ou Sunning proporcionam aos olhos a contração e dilatação alternada da pupila, pois varia a intensidade e a posição que a luz incide em suas pálpebras.

A pupila é um orifício, movido por músculos, que quando se deparam com a luz forte, contraem, “fecham” a pupila. E na luz fraca e escuridão dilatam “abrem” a pupila. Por isso, que eu digo que o exercício faz uma musculação para nos olhos, e nos deixa menos sensível a luz forte. Ao mesmo tempo em que aumenta a circulação sanguínea e o relaxamento ocular.

Quanto mais difícil for estar exposto à claridade do sol, significa que é mais necessário ainda. Tente começar a sair quando o sol estiver mais fraco, massagear muito ao redor dos olhos, e piscar constantemente. Isso ajudará a ficar no ambiente aberto sem desconforto.

Leia sobre:  Miopia: Causas, Sintomas e Tratamentos - Especialista Tatiana

Crianças precisam passar em média 3 horas por dia ao ar livre

Outro estudo da BBC comprovou o quanto é importante que crianças tenham contato com a luz natural. Nós vivemos tanto dentro de ambientes fechados no dia a dia que vamos perdendo esse estímulo valioso.

Os passeios não precisam ser sob o sol. Você pode andar na calçada com sombra, por exemplo, desde que seu filho tenha contato com a luz natural. E também não precisa passar as 3 horas do dia com as crianças de uma vez só. Dessa forma, você pode sair de manhã e depois à tarde. Inclusive isso é importante para que ela também observe as nuances de cores do amanhecer e do entardecer.

Evite que as crianças usem muito o computador, celular e televisão. Pelo contrário: estimule brincadeiras ao ar livre e no sol, pois elas precisam disso e a luz solar é muito importante nessa fase.

Exercícios visuais ajudam nas mudanças de hábitos

Como expliquei, o crescimento do número de portadores de Miopia se dá em grande parte à nossa convivência diária — e cada vez mais constante — com todo tipo de tela, seja do computador, celular ou TV.

E vocês sabem o quanto essa “rotina tecnológica” – em especial o hábito de não relaxar os olhos — é prejudicial para a saúde visual. Confesso também que penso no futuro e fico com muito receio do que está por vir com jovens e adolescentes, usando cada vez mais óculos de sol – um hábito bastante prejudicial para a saúde ocular. E o aumento de indicações de cirurgias para os mais jovens.

A falta de estímulo da visão periférica e noites cada vez mais claras em nossa rotina. Além disso, quem é míope não olha longe, muito menos sem óculos. Por isso, a capacidade natural do foco longe fica ainda mais fraca, já que não é estimulada.

A terapia visual pode ser uma solução para acabar com esse “mar de óculos” que atingiu a sociedade. Os óculos não tratam o que causa Miopia, apenas te ajudam a enxergar melhor naquele instante de uso. E claro: você continua com os maus hábitos porque eles não são alterados.

Assista abaixo os depoimentos de pais e filhos que tiveram sucesso com o método

 

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão