4.2 (84.44%) 9 votos

Aproveito as ótimas fotos dos exercícios visuais feitas por Aline Arruda do portal UOL te ensinar um dos principais exercícios oculares, o SUNNING OU ENSOLAR.

Veja a Matéria do Portal UOL sobre os Exercícios Visuais com a Dra Tatiana na ÍNTEGRA CLICANDO AQUI

Exercício visuais – Sunning

Os exercícios visuais de Ensolar ou Sunning, ou seja, banhar os olhos fechados com a luz do sol está ilustrado nas fotos 19, 20 e 21 da matéria. Como descrito na entrevista: ” Um exercício bem simples é, de pé ou sentado, ficar de frente para o sol e movimentar a cabeça lenta e suavemente para os dois lados, como em um movimento de “não”. Isso funciona como uma “musculação” para os olhos e os ajuda a se adaptar cada vez melhor – e sem lágrimas – aos diferentes graus de luz.”

Exercícios visuais: Ensolar/ Sunning. O banho de sol aos olhos
Sensibilidade à Luz – Exercício Ensolar
Exercícios visuais: Ensolar/ Sunning. O banho de sol aos olhos
Exercício Sunning – movimento com a cabeça
Exercícios visuais: Ensolar/ Sunning. O banho de sol aos olhos
Ensolar – Movimento para banhar os olhos com a luz do Sol

Exercícios Visuais – As vantagens da prática

Os benefícios da luz solar para nosso corpo e nossa visão são imensos. Os exercícios visuais de Ensolar ou Sunning proporcionam a seus olhos a contração e dilatação alternada da pupila, pois varia a intensidade e a posição que a luz incide em suas pálpebras. Um errinho na matéria foi dizer que a pupila é um músculo, na verdade ela é um orifício, movido por músculos, que quando se deparam com a luz forte, contraem, “fecham” a pupila, e na luz fraca e escuridão dilatam “abrem” a pupila. Por isso, dizer que o exercício faz uma musculação para os nossos olhos, e nos deixa menos sensível a luz forte, ao mesmo tempo em que aumenta a circulação sanguínea e o relaxamento ocular.

Simplesmente relaxe, respire profunda e lentamente, e visualize o sol, com sua luz e energia, penetrando no seu rosto e nutrindo seus olhos e sua mente – Meir Schneider.

O exercício de Sunning podem ser feitos em qualquer hora do dia, apesar de muitas pessoas referirem o sol do início da manhã e do fim da tarde como seus preferidos.

Particularmente gosto de praticar o Ensolar por 5 minutos e intercalar com o Palming por 3 minutos, e depois retomar 5 minutos de sol, e assim por diante. Geralmente pratico e recomendo 3 vezes esta sequência de sol e Palming por dia para quem deseja melhorar sua visão. Entretanto, se preferir, você pode fazer somente o Ensolar por 15 a 20 minutos sempre que se lembrar do exercício, nas pausas do trabalho ou da escola.

Grupo praticando Ensolar no Parque Villa Lobos

Em nosso grupo de prática no Parque Villa Lobos este exercício está presente em praticamente todos os encontros, e a cada semana é possível perceber o quanto mais adaptados estamos à luz solar, e como ela ajuda nossa visão. Sinta e experimente você também!!

Outros links que você precisa ler sobre luz solar e as vantagens destes exercícios:

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.