Avalie este post

Neste mês das crianças, preparei uma série de dicas para cuidar da visão dos pequenos, transformando os exercícios visuais e corporais em brincadeiras. Tenho um prazer especial em compartilhar este tema, pois ao longo destes anos trabalhando com o método Self-Healing em meu consultório, pude conviver e ajudar muitas crianças na busca de uma boa visão simplesmente brincando e se divertindo, existe coisa melhor?

A importância os exercícios visuais para crianças

A como é bom ser criança, só comer, crescer, dormir e brincar, já dizia Toquinho. Será que hoje em dia é só isso mesmo?

Hoje os cientistas estão descobrindo o que toda mãe já desconfiava, as crianças nascem com inteligência e percepção muito maior do que se dizia antigamente. E o que nós fazemos? Compramos um computador de presente para uma criança de 2 anos de idade, brincamos com ela dentro de casa, sob luz artificial insistimos para lerem livros, assistirem desenhos na TV e jogarem vídeo game 3D…

A epidemia evidente dos problemas de visão está muito ligada a isso. Estudos já comprovam que crianças que não brincam ao ar livre e ficam muito tempo estudando e brincando em sala fechada tem 90% mais chances de desenvolverem miopia.

As brincadeiras mais inocentes e os brinquedos mais simples estimulam as crianças sem trazê-las problemas na visão e no corpo. Confie no ritmo e na inteligência inata.

Leia sobre:  Liga da Saúde: Confira os Melhores Momentos do Evento ao Vivo!

Uma das principais dicas de exercícios para a visão das crianças está na brincadeira ao ar livre. Procure brincar em ambientes abertos, com luz solar, e prefira escolas com amplo espaço e atividades ao ar livre.

Estimular os olhos com brincadeiras faz parte dos exercícios visuais.

As técnicas de estimulação e relaxamento visual do método Self-Healing podem ser aplicadas até nos bebês, adaptando para cada idade e por meio de brincadeiras. Seguem aqui algumas ideias de como adaptar os exercícios visuais para crianças:

Autocura exercícios para crianças

  •  Olhar longe – Soltar pipa, ver desenho em nuvens, procurar passarinhos nas árvores, lançar discos e bolas à longa distância são alguns exemplos de brincadeiras que são exercícios para estimular o olhar longe nas crianças.
Soltar pipa é um dos exercícios visuais para crianças.
  • Balanço longo – Com crianças pequenas, este exercício pode ser feito com elas em seu colo. O balanço e o movimento são muito benéficos para a visão dos pequenos. Brincadeiras em balanços nos parques, cama elástica ou redes desenvolvem o equilíbrio e ajudam a estimular os movimentos oculares. Para trabalhar o foco e a fixação visual acrescente jogar bolas enquanto brinca no balanço.
Exercícios para o olho meio de brincadeiras no consultório
  • Vocês se lembram do exercício Sunning? Podemos banhar o bebê de luz solar mesmo ele ainda estando na barriga. Ele pode sentir a vibração da luz, e isso estimula o desenvolvimento de sua percepção visual. Ensine os pequenos a gostar do sol desde cedo. Eles irão imitar os adultos, se você fugir do sol e sempre usar os óculos escuros, o que esperar de seus filhos? O Sunning pode ser feito desde cedo com músicas infantis. Músicas rítmicas ajudam a movimentar a cabeça de um lado para o outro, e o mesmo pode ser feito estimulando a aprendizagem dos números.
Banho de sol na gravidez também é um dos exercícios visuais de crianças.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.