Início » Exercícios para os olhos com o estímulo de luzes

Exercícios para os olhos com o estímulo de luzes

Por |2016-11-21T16:54:19+00:005 de abril de 2012|24 Comentários
Avalie este post

Muitas vezes ouço a pergunta: “Tenho um conhecido com uma visão muito baixa, mesmo assim o método Self-Healing funciona?”. Sempre respondo que se ele tem alguma visão, seja ela somente vultos, sempre temos por onde tentar melhorar com os exercícios para os olhos.

Usando as luzes nos exercícios para os olhos

E um dos exercícios para os olhos que ensino para meus alunos e indico para pessoas com baixa visão é a estimulação com luzes piscantes. Essas luzes são aquelas que são muito utilizadas em festas e shows, e podem ser encontradas nas lojas de brinquedos e lojas populares.

Luzes que piscam ajudam a estimular áreas da retina onde a visão foi perdida, por exemplo, nos casos de descolamento de Retina, Glaucoma, Degeneração Macular, Toxoplasmose, Tromboses, Retinose Pigmentar, dentre outros.

Para usá-las, sente-se primeiro em um aposento o mais escuro possível e empalme (exercício Palming) os olhos por cerca de 6 min (Aprenda esse Exercício AQUI ).

Cubra o olho mais forte com a mão, um pano ou tampão, ligue a luz piscante e segure-a cerca de 30 cm do olho descoberto.

Consegue perceber quando está acesa e quando está apagada? Consegue distinguir suas cores? Perceba as nuances de cores, movimentos, ou o simples fato da luz estar acesa ou apagada.

Os exercícios para os olhos com luzes piscantes te ajudará a estimular melhor a visão e melhorar sua qualidade em diferentes níveis. Aprenda o exercício!Sem permitir sua cabeça se mover ou acompanhar os olhos, mova a luz para os lados, para cima e para baixo, e perceba até quando você consegue vê-la.

Leia sobre:  Ansiedade! 5 técnicas para vencer e lidar com esse transtorno

Descubra uma área em que a luz fique menos visível ou não visível. Segure a luz em frente a esta área, feche os olhos e visualize (imagine) que você a vê claramente, abra os olhos e continue olhando para a luz.

Repita algumas vezes essa visualização e perceba se a imagem da luz está ficando mais clara ou brilhante.

A visualização é tão importante quanto o estímulo com as luzes em si, pois através da imaginação você aciona as células fotorreceptoras da retina, tornando-as mais receptivas ao contraste e cores.

Já é comprovado por diversos estudos científicos que a imaginação, ou prática mental é capaz até de aumentar a massa muscular, mesmo sem praticar nenhum tipo de movimento, apenas com a força do seu pensamento, então use e abuse deste poder na hora de estimular sua visão.

Relaxe o olho durante o exercício para os olhos

Tenha em mente que as células da retina podem se cansar muito facilmente. Se para você meio minuto é muito, então respeite seu limite, empalme os olhos para descansar, e depois continue os exercícios para os olhos. Se para você o exercício não causa cansaço, mesmo assim, há cada 3 minutos, pare e faça um palming para relaxar os olhos.

Nosso sistema visual e nervoso é extremamente complexo, portanto sempre digo que podemos tentar antes de declarar que não há nada a fazer pelos olhos das pessoas com baixa visão.

Experimente, dê uma oportunidade e um estímulo para seus bilhões de neurônios e células da retina.

 

Leia sobre:  Óculos dependente: entenda porque você deve mudar esse hábito

Quer saber mais como melhorar sua visão?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
 
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

24 Comentários

  1. Vera Lucia Grecco Bauer. 12/06/2018 at 21:20

    Operei a vista de buraco de macula a um mês mais nao estou enxergando letras pequena isso é normal?

  2. Sónia gomes 17/04/2018 at 13:43

    Gostaria de receber vídeos de exercícios para glaucoma

  3. Angela fontes 31/03/2018 at 18:34

    Como faço para acessar a loja do site de olhos de aguia. Preciso comprar material. Obrigada

  4. Ana Celia B. Ribeiro 18/02/2018 at 23:25

    Todas as noites durante 5 minutos, façoo exercicio de luzes com um jogo de lâmpadas de natal dentro de um vaso de vidro grosso e estou me sentindo melhor. Obrigada pelos vídeos

  5. Ireni Manoel 18/02/2018 at 12:10

    Dra Tatiana, fui diagnosticado com DMI e já fiz 3 mapeamentos, com iodo; poderia me explicar o que é e como reverter? Já tenho feito exercícios com os olhos, pois não gostaria de fazer cirurgia para catarata; tenho presbiopia também; tenho 68 anos e olhos claros.
    Muito obrigada! Que Deus a abençoe a cada dia, e à sua equipe, tão atenciosa! Bj

  6. Adelar 18/02/2018 at 11:43

    Oi Tatiane. Tenho uma pequena lesao no nervo optico e minha visao ficou embaçada e tenho mosca volante e um pouquinho de catarata. Eu queria me inscrever no curso Olhos de Aguia, para fazer um exercicio certo. Pois pelos oftalmologistas nao ha cura. E pelo o que tenho acompanhado, pelos videos de voces, acredito que ha cura sim.

  7. Claudia 15/02/2018 at 19:15

    Olá. Fiz cirurgia recente de descolamento da retina. Meu olho esquerdo ainda está inchado e vermelho. Gostaria de saber se já posso fazer alguns exercícios ou preciso esperar melhorar.

  8. Rsfael 09/01/2018 at 19:41

    Gostaria que vc me mande o n do seu telefone!!!!
    Teria como porque e uma urgência obrigado!!!!

  9. Rsfael 09/01/2018 at 19:35

    D tive descolamento de retina!!! Tive que fazer vitrectomia no olho direito,mas com o descolamento tive a mácula afetada!!!
    Hoje no olho esqueedo tenho 23 graus de miopia e 10 no olho que fiz a cirurgia mas ainda não retirei o óleo de silicone!!! Gostaria de saber qual exercício que posso fazer porque fui diaguinosticado que tenho degeneração nos 2 olhos!!! Obrigado me chamo Rafael!!!

  10. Eliana nascimento Carvalho 01/11/2017 at 13:45

    Boa tarde dr .tenho 33 anos trabalho na área de vendas,e por isso tenho que está sempre apresentável,meu olho esquerdo tem uma cicatriz, descolamento de retina,e MH catarata está visível,e por isso ele está atrofiado ..e faço acompanhamento anual,meu médico diz,que n posso fazer cirurgias,pq seria um risco,eu poderia até perde meu globo ocular….e por isso tento ser natural possível,mas não consigo,a senhora acha c esses exercícios eu possa, e chegar e meu olho volta ao normal?
    Gostei do seu canal mas tente fazer vídeos dos exércitos , inscrito n estão muito claro….

  11. Roseli costa 24/07/2017 at 22:41

    Tenho toxoplasmose no olho direito com uma cicatriz, só tenho 25 por cento de visão nele, tem como reverter.

  12. REGINA PIRES 18/07/2017 at 11:17

    Dra Tatiane , fui diagnosticada com DMI e vou fazer tomografia. Tenho um aparelho chamado BRAIN PERSONAL LIGHT E SOUND SYSTEM, que tem um óculos com luzinhas que piscam de acordo com o som. Posso usá-lo? Já estou fazendo os exercícios e com a certeza que seu método vai resolver! Muito obrigada!

  13. Carmelina Valentim Jorge 17/07/2017 at 21:03

    Dra. Tatiana, Há exercícios especiais para atrofia do nervo ótico e oclusão da artéria central da retina ?
    Ficarei grata pela resposta.

  14. Adriana 20/04/2017 at 16:46

    Boa Tarde,
    Este exercício com a luz piscante, tem que ser feito com a luz acesa ou apagada?
    Nos videos que a Dra Tatiana postou sobre o assunto, não deixa claro.
    Obrigada.

  15. Evaneide de araujo Conceição 12/03/2017 at 16:55

    Boa tarde doutora tenho 57 anos uso oculos pra perto e longe e tambem vejo moscas piscando sou evaneide e gosteria muito de fazer os exercicios pra nao usar mas óculos desde ja agradeço sua atenção

  16. Renilva 11/03/2017 at 20:54

    Por favor doutora,como ser livre de glaucoma e catarata com esses exercícios???Preciso muito.Ajude-me é urgente…

  17. Luci Teixeira de Souza 19/01/2017 at 16:21

    Dra. boa tarde!
    Minha mãe tem 71 anos, é diabética e tem retinopatia. Há uns 5 dias, ela sentiu ter tido um derrame, mas não há sangue visível. A partir disso, ela enxerga como se tivesse na frente do olho, alguns fios pretos de cabelos e vultos. Só conseguimos consulta, para 02/02/17. Há 6 anos atrás ela teve um derrame comprometendo consideravelmente, a visão. Após ter tomado uma injeção no olho, a visão normalizou depois de uns 65 a 70 dias.. Há algum tipo de exercício que melhore a visão dela ou algo que possa ser feito até lá, ou em conjunto com as futuras orientações médicas.

  18. Alzira dos santos Oliveira 21/11/2016 at 17:22

    ola dra Tatiana,fiquei mto feliz c essa dica das luzes,pois tive toxoplasmose,e no olho direito estou fazendo essas praticas e hj me surpreendi c a dica das luzes,muito esperancosa.muito grata .

  19. Fatima 30/06/2016 at 23:44

    Boa noite Dra!! Onde encontro essas canetas e como se faz exercicio com ela? tive uveite a anos atras nos dois olhos sou fatima de sa te acompanho no face me ajude, e usso e detesto oculos , uso para longe e perto e nao consegui me adaptar com o multifocal

  20. Rafaella 23/03/2016 at 21:30

    Olá Dra, boa noite!!!!!!!! Cd dia mais feliz e apaixonada pelos exercícios de descolamento d reina, miopia e astigmatismo. Ainda vou fazer o curso pq quero ajudar minha família, pois tds temos problemas visuais bem sérios, mas infelizmente no momento estou afastada e c o salário bem comprometido. A dra poderia me responder quantas vezes por dia devo faze los???? E no intervalo d quanto tempo????? Muito obrigada por me devolver a esperança d enxergar melhor!!!!!!! Bjao

  21. JOSE CARLOS DEL NEGRI 25/10/2015 at 12:53

    Quantas vezes ao dia devo repetir este exercício? Obrigado.

  22. Márcio 09/04/2015 at 11:07

    Olá! Adorei seu blog, sou especializando na área da Deficiência Visual, mas já atuo com duas alunas com baixa visão em AEE na escola, ambas devido a Catarata Congênita, uma delas tem Glaucoma, você poderia me ajudar dando dicas e sugestões de materiais para que eu possa ajudar minhas alunas?

    Resposta Dra Tatiana:
    Olá Marcio, que bom que gostou do blog e do conteúdo. Respondi o e-mail que você me enviou perguntando qual a idade de suas alunas, assim poderei ajudá-lo melhor ok?
    Acredito que o curso Online Melhorando sua Visão Passo a Passo seja o ideal para você. Tivemos na turma passada várias professoras especialistas em baixa visão que gostaram muito do curso e já estão aplicando em seus alunos. Aguarde um e-mail avisando da abertura da nova turma, mas enquanto isso vamos nos falando
    Abraços

  23. Edite Josefina 03/04/2015 at 12:10

    Tatiana sou Biomédicas e especialista em Imagenologia e Acupuntura, estou amando tudo, uso também a cromoterapia. Estou curtindo as técnicas. Quando for a São Paulo vou fazer o curso. Obrigada!

    Resposta Dra Tatiana:
    Olá Edite, agradeço seu acompanhamento dos meus posts e alerto você que nossos cursos são sempre on-line, portanto você não precisa vir para São Paulo, só para o curso.
    Assim que tiver um curso disponível vamos informar nos emails e no site. Posso te garantir que será logo.
    Nós te avisamos, fique atenta aos emails.
    Obrigada!!!!

  24. * ROSITA * 18/05/2012 at 16:50

    Olá, Tatiana, adorei o seu blog, trabalho com material de apoio a estimulação neurológica e também com material de estimulação visual. Estou seguindo seu blog para sempre me atualizar e fazer parcerias.
    Um abraço
    Entra lá. Dá uma olhada e me diz o que acha.
    rositaestimulacao.blogspot.com

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão