5 (100%) 4 votos

Estrabismo e Ambliopia

Estrabismo e Ambliopia

Em razão do mês das crianças as últimas dicas de saúde visual foram todas voltadas para elas e vamos falar de estrabismo e ambliopia. Salientei o quanto o brincar é importante para dar sentido ao cuidado e exercícios para os olhos, e que as brincadeiras e brinquedos mais simples e genuínos são aqueles que mais fazem bem para elas.

Estrabismo e Ambliopia

A mesma linha de pensamento segue para com as crianças que possuem estrabismo (desvio dos olhos) e, ou ambliopia (olho preguiçoso). Todas as brincadeiras e dicas passadas até agora são interessantes para elas. Entretanto, dê prioridade a massagem e relaxamento, pois nas duas alterações visuais tanto estrabismo com ambiopia o esforço para ver é grande e muito estressante para a criança.

A visita ao oftalmologista e ou optometrista é extremamente importante. Por meio da consulta também saberemos qual o olho da criança é mais forte, qual desvia, e para qual direção ele desvia.

Em posse destas informações poderemos trabalhar com a oclusão do olho mais forte e estimulação do olho mais fraco. Quando bebê a oclusão pode ser feita com a mão. Tampe delicadamente o olho mais forte dele e estimule o olho mais fraco mostrando-lhe brinquedos coloridos e brilhantes, que chamem a atenção do olhar.

Estrabismo e Ambliopia – Uso do Tampão

Outra forma famosa de ocluir o olho mais forte é utilizando o tampão. Muitos pais relatam no consultório a dificuldade da criança em acostumar com o uso do tampão. Uma forma de facilitar esta adaptação é incorporar o tampão como um objeto comum na vida da família. Coloque o mesmo também nos bichinhos de pelúcia da casa. Faça desenhos da família com todos utilizando os tampões, assim como o adicione nas fotos dos porta-retratos. Seja criativo no uso da oclusão e de vez em quando, utilize mascaras de super heróis ou óculos coloridos que exerçam a mesma função.
Tampão para Criança: colocar o tampão também nos brinquedos facilita a adaptação

Brincar de pirata usando o tampão

Cole um cartão preto cobrindo o olho mais forte, e brinque com máscaras coloridas e de Super Heróis. (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos – SP)

Com o tampão, estimule o alongamento do olho mais fraco na direção oposta a que ele desvia, ou seja, se o olho da criança desvia para dentro, mostre objetos para que ela olhe para fora, e vice-versa. Jogue bola na direção em que você pretende que ela olhe. Segure-a em frente ao espelho e incline-se para que ela olhe na direção que você quer alongar o olho. Depois dos 4 anos você pode mostrar números ou letras para que ela identifique, forme palavras ou faça contas, sempre olhando na direção oposta a que o olho desvia.

As brincadeiras com movimento e bolas são muito indicadas também, com ou sem tampão. Veja os exemplos abaixo:

Brincadeiras em parques ao ar livre são sempre indicadas, com ou sem tampão

Brincar com Bexigas e movimento (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos – SP)

Utilizar brinquedos como bolas, corda, cama elástica, bambolê, disco

Ao mesmo tempo que pula corda acrescente jogar bolas (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos – SP)

Brinquedos que estimulam de mira e foco também são indicados como, acertar argolas, boca do palhaço, boliche, tiro ao alvo

Acertando a bola na boca do palhaço – estimulando o foco e a noção de distância. (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos – SP)

Brincar com Vai-e-Vem estimula a movimentação ocular e a mudança de foco
Termino me colocando a disposição para qualquer duvida e orientação. Existem muitos outros jogos e brincadeiras visuais, especificas para estrabismo e ambliopia. Experimente! Esteja aberto para novas possibilidades que complementam a medicina convencional e que podem ajudar muito todas as crianças com ou sem problema visual.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.