Início » 3 Técnicas para Enxergar Melhor de Longe – Especialista Tatiana

3 Técnicas para Enxergar Melhor de Longe – Especialista Tatiana

Por |2018-12-04T13:04:49+00:005 de janeiro de 2015|64 Comentários
4.5 (90%) 2 votos

Enxergar longe é vital para nossa sobrevivência. Não somos a espécie de maior alcance visual, porém nosso poder de focar longe é grande e muuuuito pouco explorado por nós.

A dificuldade de enxergar longe geralmente acontece em quem possui Miopia e Astigmatismo, porém também pode vir associada a dificuldades na visão central, causada por uma série de outros problemas visuais.
Neste vídeo eu gravei 3 Passos para você melhorar sua visão longe. São passos simples, mas que se você colocar em prática farão uma diferença enorme na sua qualidade de visão à distância.

 

Enxergar – Importância de Olhar Longe para Ver melhor

Enxergar longe é importante, e para melhorar essa função primeiro você precisa Olhar Longe sem óculos alguns minutos por dia, essa dica pode parecer óbvia, mas não é.

Simplesmente OLHE LONGE. Nossos olhos são diariamente massacrados pelo computador, televisão, leitura….e todas estas atividades forçam nossa visão de perto. Comparativamente é como se nossos braços só fizessem flexão e não extensão, ou seja, esse músculo ficará praticamente imóvel.

Olhos saudáveis são olhos que se movem constantemente de um foco para outro, e de perto para longe.
Quando você tirar os óculos ou lentes de contato, caso use, pode acontecer de ficar tudo muito embaçado longe, e eu te digo, está tudo bem por enquanto, o seu cérebro e seus olhos precisam ser treinados para que você melhore essa função.
Então paciência… Olhe o que tem para ver agora, pisque, deixe essa visão chegar até você e não fuja dela. Sem forçar, admire a visão que você tem, mesmo embaçada, é ela que te possibilita infinitas coisas boas na vida.

Enxergar – Como Olhar Longe

No vídeo acima eu explico melhor a maneira correta para você olhar longe e algumas situações do dia-dia que você pode aproveitar para praticar esse exercício visual.

Leia sobre:  Longe: 3 passos para enxergar bem à distância!

Nas pausas, entre o uso de computador, TV ou celulares e tablets, e sempre que for possível, olhe longe. Procure se sentar próximo a uma janela que proporcione uma visão com no mínimo uma distância de 40 metros. Os olhos precisam dessa constante mudança de distância focal, e isso não acontece com quem fica vidrado na televisão. Sobrecarregamos a visão perto, o que pode no futuro acarretar sérios problemas visuais. Por isso, olhe longe sempre que se lembrar, mesmo que por alguns minutos apenas.

Passar muito tempo sentado também é um problema. Procure se levantar sempre que possível, alongar as pernas, esticar os braços, girar o pescoço e ombros. Desta forma manteremos a circulação sanguínea mais ativa em todo o corpo, inclusive nos olhos.

Então, retire os óculos, olhe longe, mais especificamente há uma distancia maior que 40 metros, pisque e deixe seus olhos passearem por aquilo que você está olhando, sem tensão, movimentando o olhar de um ponto a outro da imagem.

No vídeo eu explico também um exercício que você pode fazer enquanto olha longe para aumentar a nitidez dos detalhes, vale a pena assistir!

Olhe Longe
Enxergar Longe – Praticando exercício de Olhar Longe com Meir Schneider (criador do método Self-Healing) em San Francisco – CA

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

64 Comentários

  1. Shirley Simoes Giancursi 23/10/2018 at 09:58

    Olá Dra fiz cirurgia de catarata nos dois olhos , porém meu olho esquerdo e seco em decorrência de uma paralisia facial. Como não fechava direito o olho esquerdo tive uma mancha na córnea e a cirurgia nao deu resultado, ao contrário a visão ficou pior A vista direita e boa, mas não consigo ler sem óculos Não consigo me livrar dos óculos escuros , pois a claridade me atrapalha. Com o exercício de ver longe consiguirei melhorar. Tenho 81 anos Aguardo sua resposta. Adoro seus vídeos Muito obrigada

  2. Martha Lúcia de Mônaco 03/06/2018 at 07:37

    Obrigada por sua generosidade em nos ajudar, eu enxergo bem de longe, e com esses exercícios , penso que vou ficar melhor, pois fiz cirurgia da catarata, o problema agora, é que fiquei muito dependente de óculos, pra enxergar de perto , a chance de não precisar mais de óculos ?

  3. Célia 12/05/2018 at 08:47

    Amei e já estou praticando!!!

  4. Dora Abdon da silva 29/03/2018 at 15:18

    Olá dr. , acabei de lê e vê o seu vídeo . Achei interesante , vou começar fazer os exércicios, depois retornarei relatando o resultado ok

  5. sherlane 13/02/2018 at 17:51

    Ola Doutora Tatiana
    Me ajude a excluir esses óculos que estragam minha beleza

  6. dalvanira1857@gmail.com 28/01/2018 at 21:49

    Vou começar a fazer pós sou míope e não consigo enxergar pra longe gosto muito de dirigir mas não consigo pegar estrada a noite!

  7. Janeide 26/01/2018 at 19:02

    Oi eu sou janeide neves eu tenho 37 anos e já uso óculos mais de 18 anos de idade pois preciso deixar larga de fez esse óculos que só faz mim prejudicar esse tratamento fuciona mesmo?

  8. José Carlos Costa 23/01/2018 at 11:23

    Boa tarde. Acabei de receber as orientações e pretendo segui-las fielmente. Tenho só uma pergunta. enxergo bem a distancia no entanto de perto estou perdendo essa capacidade gradativamente. Tenho 51 anos e uso óculos já ha mais ou menos 25 anos. Já não consigo me barbear sem óculos e isso é frustrante. Antes enxergava muito bem. parece-me que os óculos multi focais só fizeram piorar esse quadro. Como melhoro essa situação?

  9. Ines Scarambone 19/01/2018 at 23:48

    Tenho 61 anos e fiz cirurgia pra catarata e uso o óculos multi focal não enxergo nem de longe e nem perto .
    Vou começar com o exercício e logo mandarei notícias de como estou enxergando….
    Obrigada

  10. Márcia Regina Corrêa e Castro soares 26/12/2017 at 11:10

    Olá. Vou iniciar meus exercícios e depois te retorno. Obrigada.

  11. Haroldo Sousa 14/12/2017 at 14:12

    Dra Tatiana, você é um anjo na vida de milhões de pessoas.
    Que Deus te recompense no que você precisar para sua vida.
    Sucesso sempre!!

  12. Pieper 14/12/2016 at 11:31

    Prezada Dra Tatiana,
    Tenho 52 anos e uso lentes de contato para Miopia desde os 28. Usei óculos apenas 1 ano, depois adotei as lentes de contato e NUNCA MAIS voltei a usar óculos de grau, nem mesmo como “contingencia”. Minha miopia estabilizou com 3 graus em ambos os olhos já mais ou menos há 3 anos.
    Desde os 47, entretanto, passei a ter de usar óculos de leitura para ler quando estou com as lentes de contato. Uso 1.5 graus para leitura. Sou piloto e preciso enxergar perfeitamente a distância mas também preciso ler com perfeição, inclusive em condições noturnas.
    Sem as lentes de contato, não preciso de óculos de leitura, enxergo a distâncias bem curtas com perfeição.
    Minha dúvida é se o curso e o tratamento poderiam me liberar dessa “presbiopia artificial” (causada pelo uso da lente) ou talvez me ajude até com AMBOS os problemas.
    Grato.

  13. Indra 25/07/2016 at 10:50

    Olá Dr. Tatiana,

    Tenho me sentido um pouco desanimada, pois tenho ceratocone, miopia e astigmatismo la nas alturas por causa do ceratocone, apos ver seus videos percebi um luz na minha vida, gostaria de saber se esse exercícios ajudam no meu caso do ceratocone. bjss.

  14. rosemeire pereira de souza 18/07/2016 at 09:59

    tenho ceratocone em ambos os olhos fiz a cirurgia do anel de ferrara minha visao melhorou bastante mas pra ler letras pequenas ainda tenho dificuldade esses exercicios pode ser feito por conta dos aneis?

  15. Valdirene 24/06/2016 at 09:58

    Adorei, e isso é verdade, meu marido tem um livro (Como enxergar bem sem óculos – M. Matheus de Souza) que o ajudou através de exercícios simples assim a parar de usar óculos. Parabéns pelo seu trabalho.

  16. Cirlene 20/06/2016 at 21:41

    Boa noite Dra. Tenho 47 anos e já fiz cirurgia da catarata. Porém tinha olho preguiçoso, astigmatismo e hipermetropia, tudo no olho direito. A cirurgia não deu o resultado esperado e estou miope. Vou começar fazendo estes exercícios. Não queria passar por outra cirurgia. Vou assistir tudo e tentar fazer o máximo possível. Depois conto aqui o resultado. Obrigada.

  17. Renato 10/06/2016 at 13:52

    Teste

  18. Maria Luiza 09/06/2016 at 20:56

    Boa noite Dra. Tatiana!
    Gostei muito das dicas e vou começar a fazer os exercícios, pois tenho miopia e astigmatismo. Há alguns anos fiz cirurgia para corrigir a miopia, mas com o passar dos anos ela voltou e com ela apareceu o astigmatismo e voltei a usar óculos. A explicação dada pelo médico foi que não havia estabilizado e por isso voltou. Pensei em fazer novamente a cirurgia, mas o custo dela é muito alto, pois agora tenho que fazer uma retificadora que é muito mais cara que a normal.
    Espero que esse método dê resultado e caso isso aconteça escrevo contanto os resultados.
    Obrigada pela ajuda!

  19. Gabriela Mello 04/06/2016 at 01:48

    Eu tenho 10 anos, pode funcionar comigo isso?
    Abraços! <3

  20. ROSINÉA 12/05/2016 at 16:42

    ADOREi. MUITO OBRIGADA .

  21. Ellen Guerreiro 11/05/2016 at 02:23

    Boas dicas! Forma clara de transmissão, gostei!

  22. ademir figueira 10/05/2016 at 16:12

    Boa tarde, Dra. Tatiane!
    Conforme lhe escrevi no e-mail, estou desesperado pela situação da minha esposa, mas após ver este vídeo renasceu esperança senão de cura total (…em Cristo!!!!!!!), ao menos de melhora significativa nos olhos dela, são exercícios que já estou passando a ela.

    Muito obrigado, que Deus te abençoe!

    Fico ainda no aguardo de orientações qto. ao e-mail que enviei a senhora para que possamos ter o tratamento completo.

    Mais uma vez muito obrigado e um grande abraço,
    Ademir Figueira

    Resposta Dra. Tatiana: Respondido via e-mail

  23. Neiva Marchese 31/03/2016 at 15:55

    Boa tarde dra. Tatiana!!!
    Olha eu aqui de novo!!! Sou aluna do curso Abra seus olhos. Estou fazendo os exercícios e tenho uma dúvida. Tenho muita secreção e coceira nos olhos e gostaria muito de saber o que posso fazer para resolver ou amenizar esse problema. Vou pegar firme no exercício que equilibra os olhos, pois o meu olho direito é muito fraquinho. Tenho visto os vídeos várias vezes para me aperfeiçoar nos exercícios.
    Quero agradecer muito por tudo o que a senhora tem nos ensinado.
    Muuuuuito obrigada!!! Que Deus a abençoe!!!!

    Resposta Dra. Tatiana: Respondido via e-mail

  24. APARECIDA DOS SANTOS FERRI 29/03/2016 at 16:15

    Dra Tatiana , estou praticando e tenho mta fe´ , obrigada por ser tão generosa , pois ja´ estou enxergando melhor.

  25. Maria Luiza Rodrigues Quintarelli 28/03/2016 at 19:05

    Dra. Tatiana estou fazendo os exercícios do Curso Olhos de Águia há quase 1 mes. Ainda não fiz a reavaliação. Já operei catarata no olho esquerdo e implantei uma lente multifocal, mas o resultado não foi o esperado porque ao invés de miopia fiquei com hipermetropia nesse olho e ainda continuou o astigmatismo. No outro olho tenho miopia e astigmatismo e está em inicio uma catarata. Uso colírio para controlar a pressão, tenho olhos secos e uso lubrificante e também tenho moscas volantes. Tenho feito o ensolar para glaucoma, palming, automassagem e compressas frias 3x por semana e nos outros 3 dias alterno compressa fria e morna.Tenho dado mais ênfase à orientação para glaucoma e catarata. Mas gostei desses exercícios para visão de longe, porque mesmo com o olho operado não vejo nitidamente de longe. A visão é um pouco embaçada. Gostaria de saber se devo fazer esses exercícios para longe com os dois olhos ou só com o olho que é míope (não operado) e também se estou no caminho certo fazendo os exercícios indicados para glaucoma e catarata do curso.
    Obrigada pela sua ajuda e por esses videos motivadores. Grande abraço.
    Maria Luiza R. Quintarelli

  26. Neiva Marchese 25/03/2016 at 12:09

    Bom dia, dra. Tatiana!
    Sou aluna do curso Abra seus olhos que começou em março.
    Tenho 80 anos e uso óculos desde os 9 anos. Há 6 anos fiz cirurgia de catarata e melhorou bastante a miopia, mas o astigmatismo continua com 4 graus. Atualmente estou com degeneração na mácula e o médico disse que é devido a idade e não tem mais jeito. Preciso me conformar. Porém, estou muito confiante no curso. Estou fazendo os exercícios e achei que fazendo bastante seria muito melhor. Ledo engano!!!
    Exagerei no palming e no saming e quando saí a noite, a iluminação das avenidas estavam com enormes reflexos e eu me apavorei!!!. Fiquei 2 dias sem fazer exercícios e hoje comecei tudo de novo, prestando muita atenção no tempo de cada exercício.
    Voltei para o passo 1 e vou fazer sem pressa e com muita paciência.
    Tenho esperança de olhar para o céu sem óculos e ver apenas uma lua e não um monte de luas!!! Agradeço profundamente por a senhora existir!!! Muuuuuito obrigada!!!!
    Que Deus a abençoe SEMPRE!!! Um carinhoso abraço.

  27. Maria Aparecida Manduca 08/03/2016 at 00:28

    Olá Doutora Tatiana eu gostaria de saber se devo usar o mesmo exercício de olhar longe para para perto pq vejo bem de longe mas muito mal de perto sem óculos não enxergo nada de perto quero melhorar minha visão

  28. Gracieli Becker Geier 27/02/2016 at 16:27

    acertar comentário:
    Onde falo do meu olho esquerdo ser mais fraco que o direito

  29. Gracieli Becker Geier 27/02/2016 at 16:23

    oi Dra. Tatiana! Eu me Gracieli Becker Geier tenho vários problemas de visão, contudo já comecei há alguns dias praticar os exercícios que você ensina! Mas eu tenho uma dúvida do que fazer com relação a umas nuvenzinhas pretas que me aparecem na frente do olho direito principalmente quando eu estou lendo algum livro! Que exercícios você me indica neste caso? Outra coisa, o meu olho esquerdo é um pouco mais fraco do que o esquerdo, então devo fazer mais tempo de exercícios com ele?
    dizer também que estou muito feliz e agradecida a Deus e a você, Dra. Tatiana por essa oportunidade de enxergar sem óculos ou lentes em tão pouco tempo! Abraço! DEUS TE ABENÇOE!

  30. roseli Angela de Souza 15/02/2016 at 22:42

    assisti este vídeo e colocarei em prática. Quero incentivar minha mãe a fazê-lo tbém. Estou confiante que melhoraremos nossa visão de longe, prá começar !!!!!!!!!!!!!!

  31. Maria do Socorro 03/02/2016 at 19:07

    Olá Dr Tatiana,
    Adorei seu vídeo e já vou começas amanhã mesmo a colocar em prática os três passos.

  32. Liclemia Guimarães Lóss 01/02/2016 at 17:32

    Adorei o video e suas explicações foimuito valioso, vou começar amanhã com os exercicios se Deus quiser vou conseguir, eu tenho Miopia muito forte e Astigmatismo.Agradeço a vc de coração essa oportunidade de conhecer esses exercicios e tb essa pessoa tão iluminada e abençoada por Deus ,parabéns obrigada por esta oportunidade que vc me deu .Um grande abraço. Lili Guimarães Lóss

  33. Fabiano 19/01/2016 at 10:54

    Olá Dr. bom dia.
    Meu problema é com a retina. Devido a toxoplasmose a minha retina, nos dois olhos, ficou mito danificada.
    nesse caso os exercícios podem me ajudar?

  34. marcio roberto rodrigues lopes 13/01/2016 at 22:08

    Olá dra, com prazer comento novamente esse seu gesto em prol da humanidade, tenho certeza que vc apesar da pouca idade, tem um espírito velho, dotado de muitos conhecimentos, e que reencarnou para ajudar a humanidade.
    Parabenízo-a mais uma vez, e peço à Deus que continue lhe iluminando, dando -lhe muita saúde, felicidade e muito sucesso nessa sua empreitada.
    Muito obrigado por td que vc nos faz.
    marcio roberto.
    luz e paz

  35. Sara 13/01/2016 at 17:56

    Muito boa suas aulas,ensinando como melhorar nossa visão!!!Fiquei muito feliz em saber que podemos sim,ficarmos livre de óculos!! Por favor,me mande vídeos de exercícios para corrigir o estrabismo convergente. E desde já obrigada pelas dicas!!!

  36. Cássia Martins 12/01/2016 at 22:38

    Ola! Dra Tatiana!
    Muito obrigada pela sua dedicação e o seu interesse em ajudar ao próximo. Gostaria de saber se existe exercicios especificos para pessoas com diagnóstico de glaucoma.Tenho 52 anos. iniciei o uso de colírios aos 49, minha pressão do globo ocular da vista esquerda estava 14, e da direita 16, segundo explicação da Oftalmo não estava elevada, porém,meus pais tem este diagnóstico e por prevenção faço uso de colírio Coloco o colírio pela manha minhas vistas sempre ficam um pouco vermelhas no final do dia e quando acordo,Ainda não uso óculos para leitura, estou resistindo bastante, Sempre tive uma visão excelente para longe, e acerca de alguns meses percebo que estou enxergando embaçado para longe, e para perto tenho dificuldades. Evito a leitura, apesar de adorar este hábito, o qual sempre fez parte da minha vida, pois sinto dor de cabeça..E o computador também me cansa ,, sinto muita ardência e dor dentro do olho.Pretendo comprar os óculos furadinho, mas tenho dúvidas de: quanto tempo devo usá-los, quais exercícios fazer, como usar os objetos luminosos …
    Dra Tatiana, você. tem alguma previsão de vir aqui no Rio de Janeiro, para algum evento? Gostaria de saber, pois moro no Rio e tenho interesse em participar de algum curso presencial.
    Obrigada

  37. Maria 12/01/2016 at 22:08

    Boa noite Dra Tatiana meu nome e Maria vi o seu video dizendo como enxergar longe gostei das explicações.
    Bom gostaria de saber algum video para mim que tenho miopia astigmatismo e começo de descolamento de retina vejo 1 mancha escura no olho direito .
    Dra Tatiana se puder e responder agradeço muito obrigada boa noite

  38. Mª Isabel Manni Franco 10/01/2016 at 18:18

    Boa tarde Tatiana, Obrigado pelas indicações, já algum tempo venho tirando os óculos, e realmente a vista melhora de longe, mas para olhar para o céu por exemplo sinto dificuldade por causa da claridade. Estou também fazendo os exercícios para as moscas volantes. Abraços

  39. Ana Medeiros 10/01/2016 at 12:49

    Dra Tatiana, tenho praticado seus exercícios e acompanho e us vídeos desde os primeiros. Tenho uma hipermetropia muito alta e sinto menos cansaço em ler. Gostaria de saber se esses exercícios servem para casos de glaucoma. Meu pai já está com apenas 20% da vista esquerda. Caso tenha exercícios que eu possa acrescentar, agradeceria muito. É aproveito para agradecer seu carinho e dedicação para fazer a diferença em nossas vidas. Muita saúde e sucesso para vc. Bjs

  40. Edwin Mansilla Gonzáles 09/01/2016 at 22:53

    Boa Noite Dra.tatiana acabei de ver seu video sobre as 3 dicas para ver de longe, entretanto meu caso é muito mais delicado e não sei se estas dicas iriam funcionar a Sra. dirá a última palavra: Eu tenho 79 anos e quando tinha quinza perdí o olho direito. Usei muitos anos óculos para o Olho isquerdo para corrigir astigmatismo e miopia,
    E mais ou menos 4 anos atrás começei a sentir uma piora na minha visão tanto para perto como para longe e hoje só uso óculos para perto mesmo enchegando com dificultdade. Pareceme que tengo BAIXA VISÃO e os óculos não resolvem mais. Uso o Computador 6 horas diarias com uma vida mais ou menos sedentaria. Por favor Dra. gostaría que me desse uma orientação séria e definitiva para meu caso. Amo a leitura. Perdoe o Portunhol.

  41. TÂNIA CRISTINA FERREIRA DE ARAUJO 09/01/2016 at 01:15

    GRATA DR.ª TATIANA, TEM FEITO QUANDO ESTOU ESPERANDO O ÔNIBUS QUANDO SAIO DO TRABALHO. VOU USAR , ALÉM DE OLHAR PARA LONGE OS OUTROS PASSOS, PRINCIPALMENTE NÃO APERTAR OS OLHOS,O QUE É MUITO HABITUAL QUANDO NÃO ESTOU ENXERGANDO.BEIJOS

    Resposta Dra. Tatiana: Maravilha Tania, continue firme na prática e acrescente os outros passos, você vai melhorar muito. Bjo grande

  42. Pedro Litvin 08/01/2016 at 15:19

    Olá Dra Tatiana, venho praticando a uns 3 meses os exercícios e realmente vem dando resultado. Obrigado pelas dicas, seus vídeos são empolgantes, otimistas e isso dá motivação para que a gente continue, persista no propósito de enxergar melhor. Uso óculos há uns 30 anos, miopia, astigmatismo, presbiopia entre outros e na ultima consulta diminui o grau de meu óculos. Creio que já melhorei entre 30 a 40%. Deus te abençoe sempre e precisamos divulgar essas coisas boas da vida, criar uma cultura positiva, pois o que vemos, principalmente na mídia são negatividades,
    Um Grande Abraço,
    Pedro

    Resposta Dra. Tatiana: Muito Bom Pedro, é isso aí, parabéns pelos resultados. Realmente quem coloca em prática tem resultados, é fato. Continue praticando, pois é só o começo. Bjo no coração

  43. ROMMEL ARAUJO DE OLIVEIRA 08/01/2016 at 02:04

    Parabéns ! Vou aplicar com meus atletas

    Resposta Dra. Tatiana: Maravilha Rommel, depois me conta os resultados. Abraços

  44. Lourdes Novaes 07/01/2016 at 23:05

    Estes exercícios são muito eficazes. Pratico-os diariamente. Obrigada pela dica.

  45. Wilson Calvente 07/01/2016 at 19:49

    Boa tarde Dra. Tatiana. Eu acabei de ver o seu video sobre 3 dicas para melhorar a visao de longe e achei interessante, mas eu tenho a seguinte pergunta para a senhora:
    Eu tenho miopia, astigmatismo e tambem para minha tristeza em Novembro/2015 fui diagnosticado com claucoma e o meu medico aqui na Florida(USA) aonde more me receitou dois colirios que sao os seguintes:
    1) Dorzolamide HCL/Timolol Maleate ophthalmic solution 22.3mg/6.8 mg per mL Tenho que diariamente usar uma gota em cada olho a cada 12 horas.
    2)Latamoprast Ophthalmic Solution, tenho que usar uma vez por dia , uma gota me cada olho antes de dormir.
    Tambem doutora, tenho que usar gotas de lagrima artificial porque tenho os olhos secos.
    Pergunto: o seu metodo pode me ajudar com o meu caso mesmo eu tendo glaucoma?
    Aguardo ansioso noticias suas,
    Wilson
    P.S.: minha visao dentro de ambientes fechados fica embassada e a noite tambem fica embassada.

    Resposta Dra. Tatiana: Olá Wilson. Claro, os exercícios sã maravilhosos para casos como o seu, centenas de pessoas que diminuíram a pressão intraocular e não necessitaram dos colírios mais. Veja alguns casos em vídeo neste link http://www.metodoselfhealing.com.br/casos-reais/. Os exercícios também são fantásticos para Olho Seco. Vá em frente, vai dar tudo certo. Abraço Grande

  46. Walter 07/01/2016 at 18:24

    Exercicios otimos. Obrigado Dra Tatiana

  47. Manuelita dos Santos Costa Gomes 06/01/2016 at 23:37

    Já venho fazendo esses exercícios, muito bom, obrigada Dra Tatiana…Um grande abraço.

  48. Nerli Reis Teixeira 06/01/2016 at 22:31

    Como vai Drª. Tatiana?
    Está sendo de grande valia seus vídeos, tenho vistas cansadas e começando tb ter problema de longe mas estou praticando alguns exercícios. Um grande abraço e que Deus a ilumine por compartilhar seus conhecimentos.

    Resposta Dra. Tatiana: Que bom Nerli, fico muito feliz que iniciará a prática e que está aproveitando os vídeos. Melhoras e Um bjo grande pra vc!

  49. Rubens D. Cremasco 06/01/2016 at 21:49

    Olá Drª Tatiana, estou muito grato pelas mensagens e exercícios que tem enviado. Vão me ajudar muito, com certeza. Muita luz em seu trabalho. Logo, logo vou adquirir o curso Abra seus Olhos. Abraço.

  50. Ivone 06/01/2016 at 20:47

    Estou amando praticar os exercícios visuais. E amo mais ainda quando você manda alguns vídeos extras. É gostoso sentir você mais presente, mais perto; acho que vc passa muita calma, confiança.
    Obrigada por oferecer esta oportunidade a todos que precisam.
    Beijo grande.
    Ivone

    Resposta Dra. Tatiana: Gratidão Ivone, é muito bom sentir vocês mais pertinho também aqui nos comentários. Obrigada pelas palavras e carinho, e parabéns pela prática dos exercícios. Bjo no coração.

  51. jane susie cardoso almeida 06/01/2016 at 18:50

    Oi Dra. Tatiana, sou aluna de abra seus olhos.
    Tenho uma dúvida, quando estou dirigindo e quero olhar longe de dentro do carro, tem problema olhar através do vidro?
    Estou adorando praticar os exercícios visuais. E adoro também quando você manda alguns vídeos extras. É gostoso sentir você mais presente.
    Obrigada por oferecer esta oportunidade a todos que precisam.
    Beijo grande,
    Jane Susie

    Resposta Dra. Tatiana: Olá Jane querida, sim pode ser através do vidro do carro, sem problemas, procure somente abaixar, ou tirar rapidinhos os óculos se utilizar ok? Um bjo enorme pra vc

  52. Mari 06/01/2016 at 18:37

    Comecei a ter problemas de visão ha pouco tempo, e por acaso vi um vídeo seu no YouTube e gostei, o que me levou a ver outros e estou colocando em prática os exercícios. Muito obrigada por compartilhar e estar ajudando a todos!

  53. Norma Jane Ruas 06/01/2016 at 18:29

    Obrigada Dra. Tatiana.Amei o vídeo, já vou começar a colocar em prática, depois comentarei os resultados.

  54. Sielne 06/01/2016 at 17:01

    Olá Dra. Tatiana, primeiro do que tudo te desejo um ótimo 2016, de muita paz e energia positiva.
    Eu gostei muito do seu vídeo, e vou colocar em prática esses exercícios, já que o meu problema é enxergar de longe, e já está quase afetando a minha visão de perto. Acho que só colocando realmente em prática os exercícios é que pode servir, mas se ficar adiando, o tempo passa e de nada adianta fazer uma vez ou outra. Vou tentar fazer tudo certinho pra que realmente funcione.
    Um grande abraço, e tudo de bom.
    Silene.

  55. Rosa 06/01/2016 at 14:36

    Olá, esse ano já estou vendo os exercícios para iniciar, depois conto os resultados, não consigo ler sem óculos e de longe é 0,50 e 0,75 perto é 2,50. quero mudar isso.

    Resposta Dra. Tatiana: é isso aí Rosa, coloque em prática e depois me conte os resultados. Abraços

  56. ENEIDA 06/01/2016 at 14:11

    Adorei as dicas ,parabéns …voce nos ajuda muito com sua tecnica …obriga
    da

  57. ribamar 06/01/2016 at 11:18

    gostei, muito boa estas dicas. tudo de bom. vou praticar

  58. Eliorefe 06/01/2016 at 10:53

    Fiz cirurgia de catarata nos dois olhos. E agora estou em tratamento de uma cirurgia de descolamento da retina do olho direito. Por eu ter os dois cristalinos artificiais eles vão ter flexibilidade? esses exercícios de olhar longe vão ter resultados?

    Resposta Dra. Tatiana: Olá Elio, os cristalinos artificiais não tem flexibilidade, porém o exercício de olhar longe ajudará seu sistema visual como um todo, trabalhando o foco e a visão de detalhes, então pode praticar normalmente ok? Será muito bom para suas retinas também. Abraços

  59. Sergio 06/01/2016 at 10:04

    Ola Dra Tatiana. Em um dos olhos eu tenho uma boa visão de longe, mas dificuldade na visão próxima. E no outro olho é ao contrário. Então, na média eu acabo tendo uma visão razoável tanto para perto como para longe, uma vez que em cada situação um olho vê melhor naquela distância. De qualquer forma, isso às vezes me trás alguns problemas. Assim, indago, eu posso praticar o exercício mencionado no vídeo acima com ambos os olhos, ao mesmo tempo, ou seria mais interessante tapar um deles?

    Resposta Dra. Tatiana: Olá Sérgio, pratique com os 2 olhos em um momento do dia, e depois repita o exercício somente com o olho mais fraco para longe, cobrindo o mais forte com a própria mão (sem apertar), ou com um tampão ok? Faça destes dois jeitos, pois você além de estimular longe irá também aumentar o equilíbrio entre os 2 ohos. Bjo e boa prática

  60. Márcio Lopes da Silva 06/01/2016 at 09:45

    Olá! Tudo bem? Gostei muito da vídeo aula, gostaria de saber se esse ano haverá o Curso Olhos de Águia? Obrigado, Márcio.

    Resposta Dra. Tatiana: Olá Marcio, que bom, fico feliz que gostou da aula. Sim, abrirei novas turmas do curso Olhos de Águia neste ano, e para saber das datas e receber a notícia da abertura das vagas basta se cadastrar na Lista Vip Ok? Assim você não perde a semana de inscrição. Abraço grande

  61. Rosana Cordovani 06/01/2016 at 09:25

    Olá Dra Tatiana. Obrigada por mais um vídeo motivador! O olhar longe já faz parte da minha rotina há muitos meses e me sinto muito confortável com esse exercício, mesmo enxergando desfocado. Gosto do que vejo, aprendi a apreciar essas formas sem contorno e acredito muito na melhora da minha visão, pouco a pouco. Aprendi tb a ser paciente. É fácil quando acreditamos que vamos conseguir, é só uma questão de tempo e dedicação. Muito obrigada, mais uma vez. Você estará sempre nas minhas orações de gratidão.
    Um grande abraço e um beijinho muito especial
    Rosana Cordovani

  62. Aurora Mourão 06/01/2016 at 08:20

    Achei suas dicas ótimas, explicadas de forma bem didática. Muito obrigada.

  63. Auxiliadora Paulino 11/06/2015 at 20:50

    Parabéns Drª muita luz no seu caminho

  64. Francisca Inacia de Oliveira 09/06/2015 at 17:30

    Amei as suas aulas sobre exercícios visuais. Estou praticando o de olhar à distância de 40m e piscar. Estou sentindo resultado. Há uns 25 anos mais ou menos tive descolamento total da retina do OD. Fui submetida a cirurgia com sucesso, graças a Deus. Estou interessada em participar dos exercícios que acontecem na Vila Lobo em S.Paulo.Gostaria de saber quais os sábados, para eu me organizar, pois moro em Juiz de Fora-M.G.
    Parabéns pela sua disponibilidada e trabalho voluntário. Que Deus a proteja e conserve esta pessoa maravilhosa que é. Um grande abraço. Obrigada por esta oportunidade de melhorar minha visão.
    francisca inacia de Oliveira

    Resposta Dra Tatiana:
    Olá Francisca, que maravilha que já está sentindo resultados, realmente este exercício é muito simples, mas muito benéfico.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão