Descolamento de Retina é um problema de visão grave que ocorre quando a parte sensorial da retina se descola da camada vascular, responsável por nutrir e irrigar a região.

Recomendo que – quando você estiver enfrentando esse problema — procure sempre o seu médico oftalmologista e siga todas as orientações e recomendações dele. Isso porque os exercícios não vão colar a retina. Isso só é feito com cirurgia de Descolamento de Retina.

Em geral, o Descolamento de Retina surge a partir de uma lesão ou ruptura brusca no tecido da retina. Dessa forma, o tecido interno que reveste o olho se solta e os fluidos intraoculares produzidos de forma constante para hidratação do órgão se infiltram entre a parede do olho e a retina descolada.

Assim, a perda de contato da retina com os vasos sanguíneos da coróide (camada vascular que fica atrás da retina) interrompe o fornecimento de nutrientes e de oxigênio, promovendo a degeneração celular, que poderá ser definitiva caso não seja corrigida rapidamente.

Sangramento de pequenos vasos sanguíneos é comum durante o processo

Durante o processo de Descolamento de Retina é comum o sangramento de pequenos vasos sanguíneos. Isso causa uma turvação no gel vítreo, substância gelatinosa e transparente que fica em contato com a retina descolada.

O Descolamento de Retina pode ser consequência de traumas, doenças inflamatórias, tromboses, alterações visuais como a Miopia (pacientes com esse tipo de problema visual são mais propensos a passar pelo descolamento) e Diabetes. No entanto, na maioria dos casos, pode acontecer de forma espontânea, sem ter uma causa aparente.

A retina funciona como um filme de uma câmera fotográfica antiga

Está situada na parte de trás do olho. É responsável por receber as imagens, convertendo-as em reações químicas e transmitindo-as para o nosso cérebro por meio do Nervo Óptico para que sejam interpretadas.

Por tratar-se de uma região extremamente irrigada pode sofrer bastante com a má circulação corporal, quando adotamos um padrão de vida sedentário e estressante.

Sintomas de Descolamento de Retina

Existem muitas causas para o surgimento desse problema. No entanto, o estresse é o principal deles. O descolamento também pode ser causado por miopia, cirurgias pós-catarata, cirurgias com técnica LASIK e traumas em geral. Além disso, pancadas na cabeça também podem gerar Descolamento de Retina.

Assim, alguns sintomas do descolamento podem ser Moscas Volantes, além de manchas cinzentas e pretas na visão. Caso você observe alguns desses sinais, recomendo que consulte um oftalmologista imediatamente para verificar se o descolamento ocorreu e qual é a sua extensão.

No entanto, vale ressaltar que o descolamento de retina não provoca vermelhidão, dor ou formação de secreção. Porém, além das Moscas Volantes (pontos ou manchas flutuantes na visão), alguns outros sinais alertam para o problema:

  • Flashes e faíscas brilhantes de luz no campo da visão;
  • Visão distorcida;
  • Perda súbita da visão ou cegueira em uma parte do campo visual de um olho.

Problema pode ter fundo emocional

Fique atento(a), pois o Descolamento de Retina também pode surgir por razões emocionais. Alguns tecidos do nosso corpo reagem de forma mais sensível às nossas emoções (caso particular da retina). Assim, é importante que você fique o mais calmo(a) possível, mesmo nas situações mais difíceis e de estresse extremo.

No período agudo, ou seja, logo após o descolamento, não faça exercícios com movimento. E muito menos vire de cabeça para baixo. Faça muita massagem na face, pescoço e ombros.

Exercícios não colam uma retina descolada, mas têm papel fundamental no pós-operatório

Você pode perguntar: Descolamento de Retina tem tratamento? Se comprovado pelos exames e acompanhado pelo seu oftalmologista, esse problema de visão, geralmente, tem indicação de cirurgia com objetivo de recolar a parte afetada. O CID para Descolamento de Retina é H33.

Os exercícios ajudam muito na recuperação da visão após a cirurgia, estimulando a circulação de sangue da região e também o relaxamento dos olhos. Temos muitos resultados de sucesso de alunos que enfrentaram esse problema de visão. Confira nos depoimentos que temos abaixo.

Também por meio da prática é possível auxilia em casos de prevenção de descolamento para qualquer pessoa ou – ainda — para quem está em situação de risco de Descolamento de Retina.

Mantenha sempre o acompanhamento dos médicos em qualquer caso ou situação.

Exercícios básicos para quem já fez procedimento cirúrgico

Caso você já tenha passado por uma cirurgia, em geral, Vitrectomia, seja com colocação de gás ou silicone, recomendo que fique em repouso, siga todas as orientações médicas e pratique os exercícios Sunning e Palming.

Faça esses exercícios de 30 a 60 minutos por dia, divididos em três a quatro vezes ao dia. Dessa forma, eles vão acelerar sua recuperação e tornar todo o processo mais suportável e agradável.

Faça automassagem suave

Massageie — principalmente — pescoço e ombros. Também pratique muitos exercícios para respirar profundamente, relaxar e esperar o período de recuperação do pós-operatório.

Dessa forma, quando o descolamento estiver contido, geralmente depois de 10 a 15 dias, caso tudo ocorra bem, recomendo que você dê início à prática dos exercícios visuais.

Nesses casos, os exercícios naturais são extremamente benéficos e efetivos. Na maioria dos casos se recupera a visão total ou parcial do olho afetado, trazendo mais foco e nitidez. Além disso, os exercícios previnem que outro descolamento ocorra, restabelecendo, assim, a saúde dos olhos e evitando novas cirurgias.

Tratamentos para Descolamento de Retina

Existe um programa de exercícios específicos para Descolamento e um acompanhamento realizado por mim no curso Olhos de Águia. No entanto, você pode iniciar com alguns exercícios básicos listados abaixo:

Olhar para detalhes

Palming

 

Exercícios com luzes piscantes no quarto escuro

Neste caso, cubra as partes do olho que tem visão e deixe livres as áreas que não têm visão, para estimular exatamente estes pontos cegos ou nebulosos.

Depoimentos de quem tratou Descolamento de Retina com exercícios visuais

 

 

 

Principais dúvidas sobre Descolamento de Retina

Quanto tempo dura uma cirurgia de descolamento de retina?

É bem variável. Vai depender do problema a ser tratado, da extensão e gravidade do descolamento e da técnica a ser usada na cirurgia. No entanto, em média, a duração de uma cirurgia de Descolamento de Retina é de uma a cinco horas, dependendo do caso do paciente e profissional que fará o procedimento.

O que faz descolar a retina?

O descolamento pode ser consequência de traumas, doenças inflamatórias, tromboses, alterações visuais como a Miopia (pacientes com esse tipo de problema visual são mais propensos a passar pelo descolamento) e Diabetes. No entanto, na maioria dos casos, pode acontecer de forma espontânea, sem causa aparente.

O que é a retina dos olhos?

Trata-se do tecido interno que reveste o olho. É responsável por receber as imagens, convertendo-as em reações químicas e transmitindo-as para o nosso cérebro por meio do Nervo Óptico. Região extremamente irrigada, pode sofrer com a má circulação corporal, em caso de sedentarismo.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.