Início » Descolamento de Retina

Descolamento de Retina

Por |2018-12-01T12:15:53+00:001 de junho de 2012|81 Comentários
4.9 (97.65%) 17 votos

Descolamento de Retina é um problema de visão grave que ocorre quando a parte sensorial da retina se descola da camada vascular, responsável por nutrir e irrigar a região.

Recomendo que – quando você estiver enfrentando esse problema — procure sempre o seu médico oftalmologista e siga todas as orientações e recomendações dele. Isso porque os exercícios não vão colar a retina. Isso só é feito com cirurgia de Descolamento de Retina.

Em geral, o Descolamento de Retina surge a partir de uma lesão ou ruptura brusca no tecido da retina. Dessa forma, o tecido interno que reveste o olho se solta e os fluidos intraoculares produzidos de forma constante para hidratação do órgão se infiltram entre a parede do olho e a retina descolada.

Assim, a perda de contato da retina com os vasos sanguíneos da coróide (camada vascular que fica atrás da retina) interrompe o fornecimento de nutrientes e de oxigênio, promovendo a degeneração celular, que poderá ser definitiva caso não seja corrigida rapidamente.

Sangramento de pequenos vasos sanguíneos é comum durante o processo

Durante o processo de Descolamento de Retina é comum o sangramento de pequenos vasos sanguíneos. Isso causa uma turvação no gel vítreo, substância gelatinosa e transparente que fica em contato com a retina descolada.

O Descolamento de Retina pode ser consequência de traumas, doenças inflamatórias, tromboses, alterações visuais como a Miopia (pacientes com esse tipo de problema visual são mais propensos a passar pelo descolamento) e Diabetes. No entanto, na maioria dos casos, pode acontecer de forma espontânea, sem ter uma causa aparente.

A retina funciona como um filme de uma câmera fotográfica antiga

Está situada na parte de trás do olho. É responsável por receber as imagens, convertendo-as em reações químicas e transmitindo-as para o nosso cérebro por meio do Nervo Óptico para que sejam interpretadas.

Por tratar-se de uma região extremamente irrigada pode sofrer bastante com a má circulação corporal, quando adotamos um padrão de vida sedentário e estressante.

Sintomas de Descolamento de Retina

Existem muitas causas para o surgimento desse problema. No entanto, o estresse é o principal deles. O descolamento também pode ser causado por miopia, cirurgias pós-catarata, cirurgias com técnica LASIK e traumas em geral. Além disso, pancadas na cabeça também podem gerar Descolamento de Retina.

Assim, alguns sintomas do descolamento podem ser Moscas Volantes, além de manchas cinzentas e pretas na visão. Caso você observe alguns desses sinais, recomendo que consulte um oftalmologista imediatamente para verificar se o descolamento ocorreu e qual é a sua extensão.

Leia sobre:  Sensibilidade à Luz: Entenda Porque Você Não Deve Fugir do Sol

No entanto, vale ressaltar que o descolamento de retina não provoca vermelhidão, dor ou formação de secreção. Porém, além das Moscas Volantes (pontos ou manchas flutuantes na visão), alguns outros sinais alertam para o problema:

  • Flashes e faíscas brilhantes de luz no campo da visão;
  • Visão distorcida;
  • Perda súbita da visão ou cegueira em uma parte do campo visual de um olho.

Problema pode ter fundo emocional

Fique atento(a), pois o Descolamento de Retina também pode surgir por razões emocionais. Alguns tecidos do nosso corpo reagem de forma mais sensível às nossas emoções (caso particular da retina). Assim, é importante que você fique o mais calmo(a) possível, mesmo nas situações mais difíceis e de estresse extremo.

No período agudo, ou seja, logo após o descolamento, não faça exercícios com movimento. E muito menos vire de cabeça para baixo. Faça muita massagem na face, pescoço e ombros.

Exercícios não colam uma retina descolada, mas têm papel fundamental no pós-operatório

Você pode perguntar: Descolamento de Retina tem tratamento? Se comprovado pelos exames e acompanhado pelo seu oftalmologista, esse problema de visão, geralmente, tem indicação de cirurgia com objetivo de recolar a parte afetada. O CID para Descolamento de Retina é H33.

Os exercícios ajudam muito na recuperação da visão após a cirurgia, estimulando a circulação de sangue da região e também o relaxamento dos olhos. Temos muitos resultados de sucesso de alunos que enfrentaram esse problema de visão. Confira nos depoimentos que temos abaixo.

Também por meio da prática é possível auxilia em casos de prevenção de descolamento para qualquer pessoa ou – ainda — para quem está em situação de risco de Descolamento de Retina.

Mantenha sempre o acompanhamento dos médicos em qualquer caso ou situação.

Exercícios básicos para quem já fez procedimento cirúrgico

Caso você já tenha passado por uma cirurgia, em geral, Vitrectomia, seja com colocação de gás ou silicone, recomendo que fique em repouso, siga todas as orientações médicas e pratique os exercícios Sunning e Palming.

Faça esses exercícios de 30 a 60 minutos por dia, divididos em três a quatro vezes ao dia. Dessa forma, eles vão acelerar sua recuperação e tornar todo o processo mais suportável e agradável.

Leia sobre:  Para cada problema de visão há muitos aspectos emocionais

Faça automassagem suave

Massageie — principalmente — pescoço e ombros. Também pratique muitos exercícios para respirar profundamente, relaxar e esperar o período de recuperação do pós-operatório.

Dessa forma, quando o descolamento estiver contido, geralmente depois de 10 a 15 dias, caso tudo ocorra bem, recomendo que você dê início à prática dos exercícios visuais.

Nesses casos, os exercícios naturais são extremamente benéficos e efetivos. Na maioria dos casos se recupera a visão total ou parcial do olho afetado, trazendo mais foco e nitidez. Além disso, os exercícios previnem que outro descolamento ocorra, restabelecendo, assim, a saúde dos olhos e evitando novas cirurgias.

Tratamentos para Descolamento de Retina

Existe um programa de exercícios específicos para Descolamento e um acompanhamento realizado por mim no curso Olhos de Águia. No entanto, você pode iniciar com alguns exercícios básicos listados abaixo:

Olhar para detalhes

Palming

 

Exercícios com luzes piscantes no quarto escuro

Neste caso, cubra as partes do olho que tem visão e deixe livres as áreas que não têm visão, para estimular exatamente estes pontos cegos ou nebulosos.

Depoimentos de quem tratou Descolamento de Retina com exercícios visuais

 

 

 

Principais dúvidas sobre Descolamento de Retina

Quanto tempo dura uma cirurgia de descolamento de retina?

É bem variável. Vai depender do problema a ser tratado, da extensão e gravidade do descolamento e da técnica a ser usada na cirurgia. No entanto, em média, a duração de uma cirurgia de Descolamento de Retina é de uma a cinco horas, dependendo do caso do paciente e profissional que fará o procedimento.

O que faz descolar a retina?

O descolamento pode ser consequência de traumas, doenças inflamatórias, tromboses, alterações visuais como a Miopia (pacientes com esse tipo de problema visual são mais propensos a passar pelo descolamento) e Diabetes. No entanto, na maioria dos casos, pode acontecer de forma espontânea, sem causa aparente.

O que é a retina dos olhos?

Trata-se do tecido interno que reveste o olho. É responsável por receber as imagens, convertendo-as em reações químicas e transmitindo-as para o nosso cérebro por meio do Nervo Óptico. Região extremamente irrigada, pode sofrer com a má circulação corporal, em caso de sedentarismo.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

81 Comentários

  1. Suzy Stiller 29/08/2018 at 03:14

    Artigo muito bom. Eu acabei de achar o seu website e queria falar que de fato os seus textos são ótimos. Até logo abraço.

  2. Janette Alvim 17/05/2018 at 20:59

    Sou Janette Alvim. Tenho aids ha 28 anos e deslocamenti total de retina do OE. Dirijo prs todo lado, mas gostsria muito de voltar a enxergar….
    Estou tentando uma vaga no HOSPITAL DE REFERÊNCIA EVANGÉLICO em Vitória/ES.
    O que me aconselha?

  3. Gerardo Gilberto 15/04/2018 at 14:06

    Tatiana gostaria de receber os exercícios para deslocamento de retina ..não quero fazer cirurgia . por favor ..sei que vou ficar bom..

  4. Égila Sampaio 13/04/2018 at 14:21

    Boa tarde, fiz uma cirurgia de deslocamento de retina há 3 meses do olho esquerdo e até o momentos enxergo tudo torto e embasado não identifico as pessoas. Meu olho tá umas pontadas de vez enquanto isso tá em comodando muito,vejo tudo opaco, estou muito preocupada de não voltar a enxergar desse olho.Preciso de uma resposta!!!!

  5. Expedito Cardoso Nascimento 02/04/2018 at 19:57

    Boa noite! Tive um descolamento de retina a três meses, fui obrigado fazer a cirurgia, que ocorreu muito bem, mas não estou enxergando bem. Tudo que veijo parece que o objeto diminui de tamanho. Gostaria de fazer o exercício, que acabei de ver no Saito, fiquei muito empolgado. Expedito

  6. Camila 14/03/2018 at 20:43

    Alguém sabe alguma farmácia que posso encontrar faixa de silicone para cirurgia ????

  7. Ângela Bezerra 04/03/2018 at 22:34

    Boa noite!

    Meu pai teve descolamento da retina dos dois olhos, fez cirurgia e não adiantou, gostaria de saber se tem algum método pra ele que possa pelo menos melhorar o seu estado de saúde. O sonho dele era volta a enxergar pelo menos um pouco! Será que os seus exercícios podem ajudar ele? Têm algum telefone em que posso falar e tirar dúvidas? Aguardo um contato o mais breve possível.

  8. Gabriela 03/03/2018 at 14:17

    Olá meu nome é Gabriela tenho 22anos quando tinha 10anos eu fiquei cega de vereda do meu olho esquerdo fui ao oftalmologista pelo sus e foi feito vários exames e me diagnóstico com descolamento de retida e catarata me disse que não tinha jeito ficaria assim
    Porque se agora lendo estes comentários vejo solução será que não é meu caso ? Já fazem muitos anos sofro muito
    Sc 48991077991

  9. Joel dos Santos 03/03/2018 at 09:50

    Gostei do depoimento. Parabéns

  10. Reynaldo Nascimento Filho 25/02/2018 at 09:51

    Bom dia! Fiz a segunda cirurgia de vitrectomia no olho direito e estou com óleo de silicone, eu posso já fazer os exercícios da senhora ou tenho que esperar por 30 dias pra fazer os seus exercícios? Obrigado aguardo resposta

  11. Fernanda beatriz 18/02/2018 at 22:55

    Ola ! Sou mae de gemeos , nasceram prematuro
    O 1° nasceu perfeito e saudavel mais descolou a retina dle e ele fez duas cirnugia com o tempo ele tem chance de enxerga ?

  12. Elton 11/01/2018 at 12:42

    Oie Boa tarde!!! Minha mãe fez a cirurgia tem já uns 3 meses. Melhorou, estava tudo indo bem porém á alguns dias ela está sentido que a retina está se desprendendo novamente. Ela vai ter q fazer a cirurgia novamente ou não tem mais jeito e perderá a visão

  13. Edson Luis mendes 05/01/2018 at 17:22

    Olá, eu tenho meu olhos retina vidreo ,me passar 041 99856755, obrigado

  14. Lilian 15/12/2017 at 16:15

    olá, assistir os vídeos e achei muito interessante. O meu esposo teve um deslocamento de retina em setembro do olho direito fez a cirurgia e colocou o óleo de silicone, no entanto até o momento não houve retorno da visão.
    Queria saber sobre o retorno da visão .

  15. sergio junior padilha 14/12/2017 at 23:14

    Boa noite tenho um descolamento de retina no olho esquerdo so q ainda não achei uma saída assisti os depoimento de seus paciente achei incrivil, tudo q mais quero e enxergar novamente com os dois olhos, queria saber qual preço de uma, cirugia de descolamento retina se poder entrar em contato com migo vou deixar meu wads 051980333648*

  16. Rosilene Ventura 14/12/2017 at 01:25

    Meu filho teve retinopatia da prematuridade e foi descoberto com 2meses e ja era tarde. Hj ele tem 1 ano e3 meses. Um lado do olho ele corsa muito e que também ja esta branco. E o outro lado ele esta começando a cosar também. Moro no interior e aki nao tem profissional nesta area. Gostaria q me passasse um colirio pta essa caseira e tambem p q o olho dele nao fique branco. Por favor. Sofro muito ver meu filho assim. Espero sua resposta
    Obrigada

  17. Ercio 10/12/2017 at 20:40

    Olá Tatiana
    É possível tratar derrame na retina?

  18. João Bosco Felismino 08/12/2017 at 01:02

    Olá Tatiana pode me mandar exercícios para deslocamento de retina

  19. Márcia Evelize Guedes 02/12/2017 at 14:21

    Boa tarde por favor me mande os exercícios para meu e-mail…tbm tive deslocamento de retina..mais ainda não consegui operar, fazem 15 dias..e cuidados que preciso ter..agradeço

  20. Marly fonseca de gusmão cacella 15/11/2017 at 18:27

    Ontem fiz um mapeamento com o médico e ele disse que estou com deslocamento na retina quase total.Fiz cirurgia há 5 anos mas pelo que eu li,pode ter sidodeum tombo q levei háuns 5 meses e bati com atesta no chão(chicote) ñ fraturei nada.O que está me incomodando é que ele disse pra voltar daqui há 6 meses e q ñ tinhanada a ser feito,ñ me recomendou nada!Quando li a sua propaganda entendi que poderia fazer exercícios,mas vendo as perguntas de outras pessoas,acho que só após uma cirurgia.

  21. Auxiliadora 01/11/2017 at 17:25

    posso fazer o suning ou banho de sol enquanto estiver com o óleo de silicone no olho ? ele não vai aquecer ?!

  22. marina browne 20/10/2017 at 11:25

    Bom dia , fiz uma cirurgia , com gás, de descolamento de retina. Minha recuperação está sendo muito boa, já estou enxergando bastante bem depois de 15 dias da cirurgia. Gostaria de saber durante quanto tempo não devo viajar de avião.
    Obrigada

  23. Danielle santos 14/10/2017 at 16:39

    Olá Tatiane gostaria tanto que vc respondesse a minha pergunta estamos preocupados com o caso da minha irmã que fez a cirurgia de descolamento de retina no dia 19/06/17mais ainda não está enchendo nada agora ja está com 3 meses e ela reclama de dor e que o olho fica lacrimejando tirar nossas dúvidas por favor? obrigada

  24. Dani.pedreira@hotmail.com 14/10/2017 at 11:55

    Olá Tatiana tudo bem sou a Danielle e tenho uma irmã que fez a cirurgia de descolamento de retina ja está com 3 meses e ainda nao está vendo nada tem uma semana que ela está reclamada do olho que está doendo e fica vermelho e e lacrimejando?

  25. Doralice Valdez Ramiro santos 06/10/2017 at 17:13

    Tatiane por favor nos ajude a minha mãe deu descolamento de retina foi denosticado já está com 2 meses eu gostaria de saber o que ela não pode fazer é nós não temos condições de mandar operar e estamos esperando pelo SUS e eu gostaria de saber se ela pode fazer alguma coisa de exercícios físicos e se tem algum tratamento sem ser a cirurgia nós socorre doutora em nome de Jesus estou muito preucupada dês dê já agradeço Deus abençoe vc?

  26. Elvis Teixeira Jesuino 03/10/2017 at 14:09

    Boa tarde.

    Meu caso se assemelha ao demais acima descritos, tive um descolamento de retina no olho direito em setembro de 2014, passei pela cirurgia de Vitrectomia 17 dias depois do diagnóstico, também perdi a visão deste citado olho em aproximadamente 50%, ainda quando me abaixo para olhar embaixo de móveis meu olho EMBAÇA completamente, como não fui motivado pelos médicos, nem orientado quanto à procura de tratamentos, fiquei estagnado, ou seja na mesma, porém não contente com minha situação, vou começar a fazer as práticas de tratamento adquiridas neste site e em seus videos postados, espero obter resultados positivos, a senhora acredita no mesmo que eu?
    Com o passar do tempo, caso haja melhora na visão, volto a comentar o resultado com V. Sª. Obrigado

  27. Franciane 28/09/2017 at 21:15

    Olá gostaria de saber em media o valor da cirurgia de descolamento de retina ? Desde ja obrigada

  28. Vanessa 22/09/2017 at 12:48

    Uma dúvida, após a vitrectomia e a colocação do óleo de silicone fazer os exercícios após 15 dias de operado? Ou só após tirar o óleo de silicone? Se puder responder agradeço!!

  29. Cláudio Dilva 20/09/2017 at 19:07

    Gostaria de saber depois de descoberto o deslocamento de retina quanto tempo ou dias é normal para cirurgia.

  30. Maria Vanir de Sousa 17/09/2017 at 07:52

    minha filha foi diagnosticada com esse problema de deslocamento da retina o dela não deslocou, mas o médico falou que isso poderá acontecer, estou desesperada. Minha filha tem 20 anos e fez o processo que ajuda acolar a retina, porém ele falou que não é muito seguro, mas é uma tentativa.Eu gostaria de saber se existem exercícios para prevenir o deslocamento da retina.

  31. luiz paulo botelho 12/09/2017 at 21:35

    boa noite TATIANA em fevereiro de 2016 fiz duas cirurgia de descolamento de retina e agora me passado fiz de catarata com implante de lente mas ocorreu valta de circulacao de oxigenio e perdia a visao do od sera possivel recupera la

  32. Rogério Aparecido Corrêa 09/09/2017 at 16:09

    Tatiana, boa tarde
    Fiz uma cirurgia de deslocamento de retina e já fiz tambem a de catarata na mesma cirurgia. Hoje 09/09/17, fazem 11 dias e minha vista está muito embaçada e não enxergo quase. Como faço para fazer o tratamento para voltar a enxergar bem de novo do olho esquerdo?Desde já agradeço o retorno.

  33. Charlene 06/09/2017 at 11:37

    Bom dia tive descolamento de retina há uns 3 anos, a cirurgia fiz a 2 anos e não adiantou ela descolou novamente, perdi minha visão esquerda e meu sonho seria voltar a enxergar normal, será se é possivel?

  34. muanema 04/09/2017 at 15:35

    Tatiana
    eu sou Moçambicana queria pedir a sua ajuda. eu tenho um amigo com problemas de retina. já foi aos médicos de oftalmologia e não teve sucessos dizem k é algo hereditário. queria saber se não há solução sobre este asstdo sabendo que a saúde Est á cada vez a desenvolver. ser a que não há lentes capazes de ajudar? agradeço a sua opiniao

  35. Oscar Francisco Román Latorre 08/08/2017 at 10:54

    Olá Eu também,tive uma bactéria muito forte em meu olho esquerdo,ao ponto de chegar á perder,não totalmente a visão,porém,tapando o olho direito que está perfeito,só vejo vultos,com este olho esquerdo.E,EM NOME DO SENHOR JESUS,voltarei á enxergar normalmente com este olho esquerdo.E,o que tenho é,perda de retina.E,vi aqui na internet que,tomando suco de limão natural,2 vezes por dia,ou,o que vi,agora pouco,que,o suco de tomate,melhora a saúde dos olhos.Portanto,será que,se eu,tomar esses sucos,voltarei á enxergar por este olho esquerdo,algum dia?Obrigado por estar lendo este meu e-mail.Um forte abraço ao sr.

  36. vinicius rodrigues costa 25/05/2017 at 22:40

    Boa noite, meu nome é vinicius tenho 19 anos moro em são paulo
    preciso de ajuda com meus 15 anos de idade sofri um acidente no olho
    tomei uma chinelada no olho direito e eu estava distraído o menino que minha
    irmã namorava atacou o chinelo e acertou o meu olho sem querer eu estava na casa
    de baixo ele não viu e atacou e acertou no meu olho deis de la minha visão ficou
    embaçada escuro não consigo ler com o olho direito muito menos enxergar direito
    só que quando aconteceu isso eu fiquei meio assim de comunicar minha mãe fiquei
    com medo porque praticamente eu era criança ainda e com o passar de um tempo
    decedir comunicar minha mãe sobre isso só que na hora ela não acreditava que era
    verdade passou mas um tempo e eu fiquei no pé da minha mãe até que ela me levou
    no hospital de olhos fiz uma consulta quando eu tinha 17 anos quase completando 18 anos
    eles falaram que minha retina descolou do olho e não tinha mais volta fiquei super
    chateado quando eles me falaram isso mais conseguir me conformar e superar isso
    Deis dos meus 15 anos essa pancada deixou minha visão embaçada mais deis de lá
    continua a mesma coisa escuro dando pra enxegar bem pouco não consigo ler da pra
    enxegar muito pouco meu sonho é voltar a enxergar normal com o olho direito vim aqui
    atras de especialistas que poderá me responder melhor sobre isso e me dar uma dica
    se tem tratamento ou não ou se tem alguma coisa que eu possa fazer pra ajudar a voltar
    enxegar Por favor, Deis de já Deus Abençoe obrigado pela atenção! Boa noite.

  37. Vicente Sebastião da cruz 24/05/2017 at 17:21

    Boa tarde Tatiana,por um acaso estava procurando alguma sobre tratamento para melhorar a vista , pois eu também fiz uma cirurgia de descolamento de retina e ainda não recuperei minha visão totalmente,
    Como a cirurgia foi realizada a mais ou menos 25 dias, ainda estou passando pelo médico semanalmente, mais como no meu caso foi aplicado um gás, e minha visão ainda não voltou , pois ainda vejo como se estivesse vendo sobre um copo de água com óleo e está baixando lentamente, dia a dia, já está praticamente no meio da visita, só eu notei que a parte superior onde eu já consigo ver,a vista está meio que azulada, diferentes da outra e também percebi que às imagens estão meio espremida, a linha reta não está reta, é normal isso também notei o olho esquerdo que foi feito a cirurgia, tá um desalinhado do olho direito gostaria muito de saber mais sobre os exercícios, se possível passar alguns agradeço, meu nome é Vicente Sebastião da cruz
    Moro em Jaguariúna SP
    Desde já agradeço!

  38. Margarida Salgado 10/05/2017 at 16:01

    Como lhe disse vivo nos Açores Portugal,fui operada há um mês de redescolamento de retina , já tinha visto as entrevistas, mas gostaria de saber os exercícios para evitar novo deslocamento e melhorar a visão que está turva e desfocada.
    Agradeço de coração qualquer ajuda.
    Margarida Salgado.

  39. Cláudio Pavan 05/04/2017 at 08:29

    Desejo receber um vídeo específico para o meu caso, conforme relatado abaixo ( descolamento de retina ), operado há um mês e com silicone.
    Obs. meu contato é apenas por e mail

  40. Flávio Silva Moreira 28/03/2017 at 15:49

    Boa tarde.
    meu sobrinho sofreu um trauma no OD provocado por PAF. teve que fazer um enxerto de esclera, segundo os médicos o projétil dilacerou a esclera, fez cirurgia e reconstitui o olho, disseram que o procedimento foi um sucesso com a recuperação do olho, isso há 1 mês e meio. Até pouco depois da cirurgia ainda conseguia enxergar, depois foi perdendo gradativamente a visão, hoje não enxerga mais nada. Teve descolamento de retina, os médicos disseram que a iris, córnea estão preservados. A pergunta é se depois que fizer vitrectomia ou outros procedimentos, ele poderá recuperar a visão?
    Agradeço pelo espaço, Deus te abençoe.
    Flávio Silva Moreira

  41. LUIS CARLOS 28/03/2017 at 11:09

    Por gentileza solicito informações e Orientação de como proceder quanto a minha situação tenho descolamento de retina ocorreu em final de 2015 passei por cirurgia foi colocado Oleo e passado sete meses por orientação do oftalmologista fui orientado a fazer nova cirurgia para a retirada o Oleo/Gel o qual foi feito e colocado o Gas porem quando estava para completar um mes (Junho) 2016 novamente ocorreu outro descolamento em lugar diferente do olho na parte de baixo o qual foi novamente colocado o Oleo/Gel isso ja faz Oito meses mas o mesmo me disse que deve ficar ainda mais tempo o Oleo/Gel,como posso trabalhar esse Olho Direito que fiz cirurgia para melhorar a visao, enchergo mas não consigo definir numero e fazer leitura sera que é possivel melhorar mesmo ainda estando com Oleo no Olho. se à Senhora puder me ajudar ficarei muito agradecido,

  42. Fabrício Francisco Quesada soares 10/02/2017 at 16:13

    Meu filho é diabético,e teve retinopatia diabética,fez cirurgia de descolamento de retina,nos dois olhos,e teve que fazer catarata no olho esquerdo,agora o olho direito esta com uma catarata visive4 a olho nu,é o esquerdo tem que trocar o gel,pois esta opaco e lavar a lente.Só que é muito caro,estou desesperada.Não sei o que faço,para que meu filho que só tem 37 anos…estou quase louca

  43. Maria Gonçalves 08/02/2017 at 21:26

    Ola chamo-me Maria e fiz deslocamento de retina e passados 5 dias fiz cirurgia Victrectonomia , apos 6 semanas de cirurgia fiz Catarata ainda muito pequena .Só vejo 10 por cento queria saber os cuidados a ter e a probabilidade de visão.Tenho dores na cabeca é normal?

  44. Marcella Couto 05/02/2017 at 10:41

    Fiz cirurgia descolamento de retina no olho direito em 22/12/2016, foram feitas 2 procedimentos à laser em semana alternada. Em 1988 fiz cirugia com diamante, pois tinha 6 graus de miopia, até meus 45 anos não usava nada, depois óculos para perto, agora hipermetropia alta, e visão para perto deficiente. Minha pergunta é? Ainda enxergo um pouco embaçado, e tenho um furinho preto no olho direito operado. Detalhe uso XALATAN todas as noites há 4 anos, tenho glaucoma.
    Quanto tempo posso praticar beach tennis?
    Quanto tempo enxergarei sem embaçar?
    Porque sinto dores de cabeça?
    Desde já agradeço a gentileza deste site. Deus abençoe seu trabalho.?

  45. avilmar 29/01/2017 at 22:59

    Tatiana ola, recentemente tive hemorragia vitreo, fiz a primeira vitrectomia mas não obtive o sucesso desejado por mim e pelo meu oftalmologista, fomos para uma segunda cirurgia, conseguimas tirar o vitreo, e foi colocado oleo de silicone, colou retina, e tirou catarata tudo isto em um só olho ou seja no esquerdo. Hoje 40 dias depois da cirurgia a minha visão continua turva, acinzentada, ou seja enxergo muito pouco o que me recomenda.

  46. David Talizin Junior 10/12/2016 at 17:43

    Boa tarde Tatiana.

    Aqui é o David Talizin Junior. Vou completar 51 anos.

    Até março/2016, meu único problema de visão era a miopia (7 graus nos 2 olhos) que corrigi através do LASIK em 2001.

    Em março apareceu catarata nos 2 olhos, fiz cirurgia. Na sequência, descolamento de retina também nos 2 olhos.

    — O primeiro descolamento foi no olho esquerdo, 6 dias depois da cirurgia de catarata (lente tórica). Fiz Vitrectomia. Fiquei com sequela na visão central, uma mancha cinza escura sendo que o descolamento fui na parte de cima do olho. Fiz 2 OCT’s em locais diferentes e detectaram imagem sugestiva de tênue membrana epirretiniana na mácula.

    — O segundo descolamento foi no olho direito, no dia 17/11/16, 7 meses depois da cirurgia de catarata (lente tórica). Foi feito Retinopexia Pneumática + Laser + Crioterapia. Ainda estou em recuperação cirúrgica. Neste olho não percebo sequela como no olho esquerdo, porém, o vítreo esta muito turvo, ocasionando muito embaçamento visual.

    Minha maior preocupação é saber se 1) é possível evitar novos descolamentos e, se 2) é possível, ter de volta o campo visual central que perdi no olho esquerdo. É literalmente uma área cega de minha visão central. Também se 3) é possível melhorar o vítreo turvo do olho direito.

    Os oftalmologistas (pergunto a todos quando vou em consulta) dizem que não há o que fazer para evitar novos descolamentos de retina, o que me deixa muito aflito, e que a perda visual do olho esquerdo pode melhorar com o tempo. Quanto ao vítreo turvo do olho direito, só com vitrectomia.

    Gostaria de pedir a gentileza de a Sra me dizer se é possível ter prognóstico positivo nas 3 preocupações que relatei acima.

    Obrigado.

  47. Igor Costa 20/11/2016 at 23:39

    Tatiana
    Tive um acidente de trabalho onde meu olho esquerdo foi perfurado por um metal onde rasgou toda minha retina.Fiz uma sutura pra fechar o buraco segundo o medico pra evitar infeccao e no dia seguinte fiz a retirada da catarata e retirada do corpo estranho e do oleo.Isso faz 6 meses agora sinto dores na testa e na palpebra do olho acidentado.Sinto sensibilidades a luz solar.A Doutora poderia me dizer o porque disso.Os medicos me passaram um exame estou a espera do sus marcar pra fazer.Isso ja fazem 2 meses q to na espera e consulta com ofltalmo pelo sus a Doutora deve saber que nao é facil.A doutora poderia me ajudar?Desde ja agradeco

  48. josenino pinho 15/10/2016 at 11:58

    Em 1998,tive diagn de buraco macular no olho direito.Foi feita uma vitrectomia par.Hoje estou com catarata no referido olho.Posso operar essa catarata?

  49. Augusto Penaquine 14/10/2016 at 16:33

    Minha vó fez a cirurgia do descolamento da retina e não continua com a visão saudável

  50. Daniel 12/10/2016 at 06:58

    Bom dia, TATIANA
    Fui operado da ratina no olho dereito à 15 de julho 2016, até o dia de hoge vejo apenas 10% estou um pouco desmoricdo, alem de os medicos me confirmarem que tudo esta à correr bem, nâo sei se é uma quetâo de tempo ou ja deveria ver mais um pouco, estou a pensar que ja nâo vou recuperar mais do olho.
    Grato pela sua resposta.
    Cumprimrntos.
    Daniel

  51. Suzana 15/09/2016 at 08:03

    Bom Dia, meu pai operou faz 3 dias e estamos com duvida quanto tempo apos a cirurgia ele voltara a enxergar?

  52. elizabeth sena 14/09/2016 at 11:14

    minha mãe operou tem 30 dias e até agora não consegue ver nada isso é normal ou tem uma data para ela começar enxergar

  53. Jane 10/09/2016 at 10:21

    Por favor, estou preocupada.
    Minha irmã teve descolamento de retina.
    A cirurgia tem que ser imediata?
    Ela terá que esperar 4 dias para realizar a cirurgia. Este procedimento é normal?
    Muito obrigada!

  54. Gisely 16/08/2016 at 23:35

    Ola tenho uma filha com 1 ano e 10 meses ela nasceu de 23 semanas e teve retinopatia da prematuridade passou por 2 cirurgias a laser e não teve resultado assim o correndo o descolamento das duas retinas. Ela chora muito, gostaria de saber se pode ser dor nos olhos ou de cabeça? Se a senhora me recomenda algum tipo de tratamento para voltar a visão?

  55. Zilma 09/08/2016 at 14:32

    Tatiana conheço uma senhora que fez a operação da retina nos dois olhos e está quase cega.A Dra acha que existe recuperca o se sim procurar qual hospital que trate pelo SUS no Rio de Janeiro . Obrigada Zilma

  56. Zilma 09/08/2016 at 14:31

    Tatiana conheço uma senhora que fez a operação da retina nos dois olhos e está quase cega.A Dra acha que existe recuperca o se sim procurar qual hospital que trate pelo SUS no Rio de Janeiro.obrigada zilmacg@gmail.com

  57. Elaine Capatto 30/07/2016 at 16:16

    Boa Tarde Tatiane, meu marido esta com descolamento de retina, aguardando a cirurgia, tem alguma coisa que possamos fazer estes dias antes da cirurgia? e apos a cirurgia qual o tempo para começar os exercicios. muito obrigado.

  58. Luciana Teixeira chaves 24/07/2016 at 18:02

    Tatiana sofri um acidente quando tinha 3 anos meu irmão maio que eu jogou uma pedra dentro meu olho fiz a ultrason e deu escoamento de retina tenho chamse de voltar a ver depois de todo esse tempo tem uns 15 anos que aconteceu isso

  59. LUIZ FERNANDES VELLOZA FILHO 23/06/2016 at 16:35

    Boa tarde Tatiana…
    Em 28 de Abril fiz uma cirurgia para cataratas no olho direito. Em 83 ja havia feito cirurgia para correção de miopia ( bisturi )4-5 graus. Ha 08 anos atras fiz nova laiser para correção astigmatimos, miopia e hipermetropia ( na ocasião com 60 anos ).
    Bem o resultado da cirurgia da catarata foi desastroso , demorou quase 1 1/2 e doeu muiiitooo.
    Após vinte e dois dias ( e é claro , o médico que executou a cirurgia , fazendo acompanhamento semanal ) vendo que a visão não voltava ( apenas vultos e formas indefinidas ) procurei a opinião de outro médico , ocasião em que foi constatado um pequeno descolamentoo inferior ( a sombra aperecia no canto superior direitoo ) .
    Há vinte e cinco dias , decorrido da cirurgia ,a retina ja esta bem colada . Minha preocupação é que continuo vendo apenas vultos e formas indefinidas .
    Trabalho , dirijo , sou artista plastico e musiico .
    à partir de quando acredita que devo procura-la .
    Há alguma possibilidade de voltar a enxergarao menos metade do quea visão anterior.
    Meu olho direito é ou era o dominante. O esquerdo sempre foi mais fraco .
    A cirurgia da catarata foi feita pelo Dr. Frederico Sotter ( desde 83 )
    A cirurgia da Retina pelo Dr. Marcelo Tanabi

    fico no aguardo

    obrigado

    Luiz Velloza

  60. José Italo Coelho 29/05/2016 at 23:24

    Tatiana, boa noite: há exatamente um ano e oito meses sofri um descolamento da retina no olho direito. De imediato fiz o procedimento cirurgico, com resultado satisfatório, mas, com o passar do tempo, a visão foi ficando embassada, diminuida e com os objetos deformados.Tenho ido ao meu médico, por sinal, muito competente, mas ele afirma que “vamos ter paciência”, que a recuperação é lenta e demorada. Será que é isso mesmo e mantenho a esperança de algum dia ter uma melhorada? José Italo Coelho

  61. Caroline teixeira 02/05/2016 at 12:09

    Ola eu tenho descolamento de retina e tenho oleo de silicone mas infelismente a minha visao nao voltou
    ha cirugia que possa reverte meu caso ?

  62. SAMARA VARGAS DA SILVA 28/04/2016 at 12:14

    Bom dia Tatiana Gebrael!!!
    Eu gostaria de esclarecer uma dúvida com a senhora. Meu irmão teve descolamento de retina, a 3 meses e após a cirurgia ele não voltou a enxergar desse olho. Gostaria de saber se os seus métodos funcionariam no caso dele? Peço a sua ajuda, desde já agradeço!

  63. zilda lopes da silva 01/04/2016 at 11:46

    ola tive descolamento de retina passei por um cirurgia no olho direito no dia 19/02/2016 so q ate hojem ainda nao estou enchergando do olho ainda ta tudo estranho fica uma parte escura na minha vista ate hojemfoi apricado silicone pra colar a retina so q este selico nao acaba , ate hoje o meu medico fala q o meu horganiso q vai espuçar so q ate agora nada disso,o q eu fasso;

  64. antonio luis 26/02/2016 at 17:39

    ola fui operado a retina a 3 meses mas ainda sinto um desconforto quando pego em pesos e no final do dia isto e normal e o porque .

  65. clovis dos santos de azevedo 30/01/2016 at 20:45

    Tatiana tenho andado preocupado, após os 30 anos comecei aperceber que aogo diferente na visão ,na época a borda direita ou esquerda de uma palavra era quase imperceptível, não importava qual lados dos olhos tampasse o problema era o mesmo ,tinha periodo que dava lado esquerdo da visão ,todos os dois olhos percebiam que era lado esquerdo é como se vice no cérebro havia uma luz em forma de arco que desapareceria em 30 minutos eu deitava e esperava essa luz ir embora para voltar ao normal isso me acontecia de 6 em 6 meses não era todo dia ,hoje as vezes se repete duas vezes ao dia ,uma luz fica la dentro , a minha preocupação que apesar de ter parentes é que tenho gasto dinheiro com problemas de saude dentário próstata e fico pensando como vou ver mais isso ,o problema moro só e cuido das minhas coisas , agorinha mesmo deu o problema e já esta normal já fui a ofatalmo ele disse que nada tinha já fui a outro e me disse que pode ser enxaqueca, mas eu quase não sinto a cabeça

  66. veridiana 12/01/2016 at 23:04

    meu esposo fez cirurgia de descolamento de retina há 25 dias e sente fortes dores na cabeça só do lado do olho cirurgiado e também dentro do olho, sempre no fim do dia. É normal? Será que é por causa do colírio para dilatar a pupila? Ou é por causa do gel dentro do olho? Usa se 6 em 6 horas. Ele é odontólogo. Obrigada

  67. Resonildo Ramos Ferreira 05/01/2016 at 10:58

    Prezada Há mais Ho menos 1 ano descobrir que estava com descolamento de retina. E por falta de informação procurei o sus. Tive muito demora para conseguir a primeira consulta que foi marcada para setembro de 2015. Por causa da demora fiquei sem visão no olho direito, e o esquerdo bastante comprometido, estou fazendo sessães de laser no olho esquerdo e o direito foi descartado. Gostaria de saber se tem alguma solução para o meu caso. Agradeço pela sua atenção e ajuda.

  68. alex sandro A.do carmo 17/12/2015 at 18:27

    tive um descolamento de retina e estou recuperando trabalho em construção posso voltar trabalhar? depois de quanto tempo?

  69. joão paulo uberti 11/12/2015 at 20:09

    Tenho um filho com problema de cerotocone. O uso de lentes há aporx. 3 anos não trouxe resultados ainda signi-ficativos positivos. Há uma tendência próxima para a cirurgia p/colocar o anel de Carraro(?) está certo? Quero mais
    informações sobre o transplante de corneas, tbém me informaram que estes transplantes de olhos é onde ocorrem
    alto índice de rejeições.

  70. Vera Maria Pereira dos Passos 09/12/2015 at 21:50

    Olá Tatiana
    Sou Alta míope, em 2013 tive um descolamento de retina no olho esquerdo e já passei por 3 procedimentos cirúrgicos de vitrectomia, 2 com óleo de silicone e o ultimo em 08/10/2015 com bolha de gás, obtive um resultado muito satisfatório no primeiro mês de recuperação, mas já faz 2 semanas que estou percebendo minha visão bastante embaçada e escura do olho operado, estou com receio de um novo descolamento, o retinólogo falou se isso ocorrer terei que voltar e colocar o silicone novamente e pro resto de minha vida, hoje fui a um oftalmo apenas verificar a pressão e ela está alta, estou desesperada, pois JAMAIS vou querer colocar o silicone novamente, sofri muito no período que estava com ele, minha visão era muito embaçada. Já tentei marcar uma sessão on line com você, mas sua equipe falou que não tem como, os horários estão todos preenchidos. Lhe peço pelo amor de Deus arranje um tempinho para me atender. Por favor, me ajude!

    Obrigada

    Vera Passos

  71. suely guerreiro guerra 03/12/2015 at 20:29

    Ontem fui surpreendida com o evento da mosca volante, como tenho degeneração macular corri para minha oftalmologista que me solicitou os exames de mapeamento da retina e um ultra som. Recomendou que ficasse calma pois somente após os exames algo poderia ser feito. Assisti ao vídeo li sobre os exercícios e achei bastante interessante.minha duvida é; sera que posso fazer os exercícios antes mesmo de fazer os exames? Estou em duvida pois hoje comecei a sentir dor no olho afetado . Att suely g guerra.

  72. Sueli 13/11/2015 at 10:46

    Olá eu gostaria de recuperar minha visão sem cirurgia tenho miopia astigmatismo glaucoma fui operada de catarata no início a visão ficou boa mas depois a imagem ficou distorcida e a visão escureceu. Tenho medo de me submeter a uma nova cirurgia e não haver mais recuperação. Atualmente tive buraco de mácula descolamento de retina. O que fazer?

  73. Sueli 12/11/2015 at 23:55

    Tenho miopia astigmatismo glaucoma em ambas as vistas, fiz cirurgia de catarata alguns anos e agora tive deslocamento de retina e buraco na mácula. Como meu olho já foi muito mexido e a visão está péssima eu tenho medo de tentar mais uma cirurgia. Será que é possível a retina colar sozinha somente com exercícios. Essa visão nunca foi boa eu tenho medo de perdê-la de vez. Por favor esclarecer minhas dúvidas, desde já meus agradecimentos.

  74. JOSE CARLOS DEL NEGRI 24/10/2015 at 22:24

    Tatiana, boa noite.

    Tive descolamento da retina a 10 meses, já passei por 3 cirurgias, incluindo vitrectomia com oleo de silicone, retirada do oleo após 6 meses e catarata do olho direito. O olho esquerdo graças a Deus está normal. Li os depoimentos no site e os exercícios recomendados. A questão é que no OD a visão é baixa, segundo o oftalmo está com 20% e segundo ele não terá melhora. Além disso a visão é embaçada, dupla, sem foco e distorcida por conta de um enrugamento da retina, Fiquei muito esperançoso com os depoimentos e gostaria de iniciar o tratamento. O que é recomendável neste caso?

    Grato.

  75. Rosa Maria Moço 15/10/2015 at 10:31

    Quem tem descolamento de retina pode assistir televisão. fazer uso de celular nas redes sociais|||||||||?

  76. Neusa Maria duarte destro 08/10/2015 at 19:31

    Por favor estou muito triste tenho pré diabete fui no oftalmologista do SUS para um exame de fundo de olho e ele disse que o gel estava separado da retina se eu começasse a ver felxes de luz era para procura lo me dispensou disse que nada tinha a ver com a diabetes ,porem minha visão deste olho é muito ruim também sinto dor na cabeça em direção ao olho e vejo risqinhos bolinhas mosqinhas neste olho, que fazer me ajude por favor ,fica muito carro o tratamento particular me responda em nome de Jesus ,minha mãe perdeu a visão muito nova por falta de condição nunca foi tratada náo sei p que aconteceu tenho 62 anos estou com muito medo de ficar cega desde já agradeço aguardo resposta

  77. Douglas 07/10/2015 at 21:43

    Olá Minha Esposa Teve um Descolamento de Retina a 5 Anos e Fez Seções de Layser mas Não Teve Como Recuperar um Olho ela PERDEU TOTAL A VISÃO e o Outro ela tem Somente Percepção de Luz.

    Neste Caso Teria Alguma Ajuda com o Metodo.

    Muito Obrigado,

    Douglas G.Barros.

  78. jorge de oliveira 05/10/2015 at 14:24

    tive um descolamento de retina a uns 05 anos, por falta de conhecimento , recorri aos SUS, que marcou consullta com especialista depois de mais de ano, assim fiquei sem visao em um dos olhos e ainda com seguelas no outro
    que teve um cecratização natural, entao pergunto tem como reverter o olho totalmente danificado atraves de algum
    procedimento, os medicos que consultei dizem que nao ha mais recuperação

  79. ailton claudio 25/09/2015 at 14:41

    /;a seis anos fis cirurgia de deslocamento de retina, mais minha visão ficou bem ruim para encherga , .para perto esta muito bom .mais de um metro para frente fica muito embaçado, oque fazer ? ainda tem jeito de me recuperar.?

  80. Yuri Bento da Silva 14/07/2015 at 21:46

    Meu irmão fez cirurgia de descolamento de retina, passou por 3 procedimentos e após 15 dias do ultimo procedimento apareceu uma Ulcera na Córnia e o que é mais grave é que ele ja não tem uma visão e a outra se encontra neste estado de gravidade…
    Sabemos que o caso é gravissimo… a dra poderia ajudar minha familia de alguma forma?
    Muito obrigado!!! Desde ja agradeço

    Resposta Dra. Tatiana:
    Olá Yuri, posso ajudá-lo sim, porém como o caso é um questão muito particular recomendo uma sessão individual, no consultório em São Paulo (11) 2619-9245, neste caso avise minha secretária que é uma Urgência, ou então podemos fazer uma sessão Online. Caso haja interesse me envie um e-mail para dratatianagebrael@gmail.com
    Abraços e vamos nos falando

  81. Cleber J Satos 18/05/2015 at 18:42

    Olá, tive descolamento total da retina, e passei por uma Vitrectomia faz quase 30 dias, eu praticava academia (musculação) e tive que interromper para a recuperação, com isso gostaria de saber mais ou menos em quanto tempo poderei voltar a praticar os exercícios?

    Até mesmo trabalhar? Eu trabalho como programador, faço sites e programas de computador.

    Att,

    Cleber J Santos

    Resposta Dra Tatiana:
    Olá Cleber. Existem muitos exercícios para melhorar a visão de quem passou com Descolamento de Retina. No consultório tenho resultados muito positivos com pacientes. A porcentagem de recuperação varia de pessoa para pessoa, mas sempre há um benefício, e você já pode, depois de 30 dias, iniciar a prática.
    Hoje, dia 19 de maio, terça feira, farei uma Aula Gratuita Online, na qual ensinarei 5 exercícios na prática, que com certeza irão ajudar muito você ok? Este é o link para se inscrever
    Abraços

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão