Início » Degeneração macular: Estimule sua mácula com exercícios

Degeneração macular: Estimule sua mácula com exercícios

Por |2017-01-24T12:10:13+00:0016 de maio de 2013|24 Comentários
4.6 (91.11%) 9 votos

Olá! Como disse no post da quinzena passada, hoje envio um exercício especial para quem possui Degeneração Macular, e buracos maculares, utilizando os óculos com furinhos.

Enviei uma dica sobre os óculos com furinhos (reticulados), explicando nossa visão sobre seu uso, e seu propósito. Reveja estas informações antes de ler esta dica de hoje clicando aqui!

Os óculos reticulados são óculos opacos cujas lentes são perfuradas por inúmeros buracos minúsculos. Esses buracos direcionam a luz para pequenas porções da retina, auxiliando instantaneamente seu foco. Após retirá-los eles não continuam melhorando sua visão, ou seja, somente funcionam naquele momento.

Eu ensino detalhadamente em vídeo este Exercícios com os Óculos Reticulados para os meus alunos Olhos de Águia,pois, juntamente com os outros exercícios visuais, ele é mais uma ferramenta para auxiliar no tratamento de Degeneração, edema ou qualquer outro problema na mácula.

Estes óculos também são auxiliares na retirada aos poucos dos óculos convencionais de grau, para quem possui miopia, astigmatismo ou presbiopia por exemplo, pois os óculos reticulados, como melhoram a leitura perto e longe, podem substituir as lentes corretivas.

Degeneração macular tratamento com exercícios

Para quem possui degeneração macular e outras problemas na mácula, os óculos com furinhos podem ser utilizados para enviar luz e informação visual mais direcionada exatamente para essa região central da retina, auxiliando em sua recuperação.

Faça o seguinte: Coloque os óculos e leia a tabela visual, ou uma placa com letras ao longe (de 2 a 6 metros de distancia). Observe como é sua visão com e sem ele. 80 porcento das pessoas percebe uma melhora instantânea na leitura das letras. Se esse for o seu caso, então vamos adiante.

Leia sobre:  Guia Para Descolamento de Retina: Saiba Tudo Sobre Esse Problema

Agora, com uma fita crepe, cubra toda a volta das lentes, deixando livre somente uma pequena região bem central da lente para fazermos um exercício focado na recuperação da degeneração macular. Perceba se o centro de cada lente é exatamente o centro de cada um de seus olhos, e faça os ajustes com a fita.

Agora, somente sua visão central está funcionando, pois a visão periférica está obstruída pela fita crepe.

Olhe novamente para o quadro de letras. Agora, certamente, estará mais difícil, mas não desanime. É exatamente essa região mais afetada que queremos estimular para tratar a degeneração macular.

Às vezes é impossível ver qualquer letra somente utilizando a visão central. Se esse for o seu caso, vá para um quarto escuro, e estimule essa região olhando para luzes piscantes e coloridas. Veja exercício semelhante aqui.

Se conseguir ver a letra, preste atenção em seus detalhes. Contorne a letra com os olhos, percebendo os limites de onde ela começa e termina. Em seguida, feche seus olhos e imagine a letra bem nítida, volte a olhar para o cartaz e repita o exercício com as outras letras. Lembre-se de descansar a visão no palming ou massagem a cada 2 a 3 min de exercício para não cansar seus olhos.

Degeneração macular tem cura com o tratamento

“No caso de patologias da mácula, pode ser que algumas células ainda estejam vivas, mas normalmente estão adormecidas e não estão sendo ativadas. Olhar para o quadro de letras, apenas com a área nebulosa no seu campo central, tornará a sua visão mais clara. Até mesmo uma leve clarificação pode fazer uma grande diferença para o seu sistema visual, porque isso alivia o fardo que sobrecarrega o restante das células” Meir Schneider.

Leia sobre:  Nistagmo: Como Melhorar Movimentos Involuntários dos Olhos

Veja alguns dos mais de 100 casos de alunos que melhoraram a visão com EXERCÍCIOS:

Quer Receber sem Custo 1 Hora em vídeo de Exercícios para os Olhos?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

 .

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

24 Comentários

  1. Marcia Magnusson Casarini 15/09/2018 at 23:42

    Querida Dra. Tatiana, fui diagnosticada com Degeneração Macular e Drusas no fundo do olho, como trabalho com artesanato que é minha única fonte de renda, entrei em depressão profunda e só quero ficar no quarto escuro, estou me acabando.
    Pelo Amor a Deus me ajude

  2. Marcia do carmo araujo santos 03/03/2018 at 08:24

    Bom dia dra tatiana meu filho tem 26 anos tem degeneracao macular a 5 anos teve no olho esquerdo cicatrizou e ele so ve nas laterais agora deu no olho direito fez a injecao a 3 dias mais ainda nao teve resultado ve torto esta desesperado e muito jovem tem algum exercicio pra ajudalo a ter uma visao melhor preciso de ajuda

  3. Vônia Gomes de Lima 25/11/2017 at 19:42

    Dr. Tatiama, boa noite.

    Primeiramente gostaria de parabenizar-lhe pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo. Realmente é fantástico.
    Bom, na verdade gostaria de falar-sobre o problema que vem fazendo minha mãe sofrer a tanto tempo. Há 18 anos atrás ela teve uma trombose no olho esquerdo, então foram feitas 6 aplicações de laser, porém como já fazia algum tempo que tinha ocorrido, só foi possível reverter 20 por cento da visão desse olho. Como a pressão dos dois olhos estava também alterada ela ficou usando dois colírios para controle da mesma. Com o passar dos anos surgiu catarata nos dois olhos e foi se agravando ao ponto de precisar operar. O médico aconselhou fazer a cirurgia apenas no olho direito já que o outro está quase que totalmente perdido. A cirurgia foi um sucesso. Porém o médico aconselhou que procurássemos um retinólogo, pois ela também tinha um problema na retina. Fomos então a um retinólogo, fizemos uma imensidade de exames e foi diagnosticado que ela tinha degeneração macular e glaucoma. Portanto, era necessário fazer aplicações de laser. Ela fez duas aplicações e fará mais duas semana que vem. Diante de tudo isso, gostaria de ter acesso a alguns exercícios que pudesse retardar ou até quem sabe curar a visão de minha mãe, pois a mesma tem 88 anos de idade e temo que ela venha a ficar sega. Pois os médicos disseram que está por acontecer o mesmo que aconteceu com o outro olho. Como já vi vários depoimentos de pessoas que estavam desesperançosas e depois dos seus exercícios conseguiram um
    considerável resultado, então me animei.

    Aguardo ansiosa por uma resposta sua.

    Att.,

    Jossivonia Gomes

  4. Elisângela Abreu schwinden 18/10/2017 at 14:51

    boa tarde,dra. Tatiana. estou vindo do oftalmo com minha sogra e estou mt triste pq ela tem degeneração macular e o medico disse q só injeções mas…..e mt caro tb. fico mt preocupada se de uma hora pra outra minha sogra não enxergar mais. ela é mt ativa,se vira sozinha na casa dela, não depende de ninguém, so pra levar em algum lugar de carro qdo precisa ir. ela não sabe dessa gravidade só acha q vai diminuindo a visão por causa da idade. ela joga bingo com as irmas e amigas um dia por semana e está mt triste pq está ficando mas confuso de enxergar os números. por favor como posso fazer pra q pare de diminuir essa visão dela. me ajude. eu amo mt ela. aguardo seu retorno. obrigada

  5. Luciana Maria Rocha Sampaio 06/10/2017 at 12:54

    Boa tarde, Dra. Tatiana!
    Meu marido tem degeneração macular (Doença de Stargadt). Já tem 8 anos que foi diagnosticada a doença. Ele utiliza polivitamínico, para que a doença não progrida rapidamente, mas tratamento mesmo, segundo os médicos, não existe ainda.
    Ele tem interesse em fazer os exercícios. Por favor, me informe sobre esses exercícios.
    Sei que serão bastante úteis para ele.
    Agradeço imensamente e espero que Deus lhe use para ajudar muitas vidas.
    Luciana

  6. Susana Ramos s navarro 01/10/2017 at 16:40

    Boa tarde Doutora.
    Por favor estou precisando de uma orientação
    Minha irmâ operou a retina em 1996 e também catarata em 2012 e devido as operações está com edemas que está tirando a visão.Ela está cada dia enxergando menos. a luz não é suficiente.só vê vultos. Por favor me ajude o que fazer. obrigada.

  7. Ana maria 23/08/2017 at 15:16

    Olá doutora eu não enxergo de perto e uso óculos,Mas de longe enxergo bem,faço tratamento no Bos onde nos exames feitos foram diagnosticado drusias (o que drusia)nos dois olhos
    A princípio falaram degeneração macular,depois atrofia,Mas de verdade acho que não fecharam diagnóstico.sinto cansaço no olho é meu olho esquerdo e o mais fraco,Por favor me ajude…desde já Deus á abençoe ?

  8. Linda Patrícia Frazer Salt 07/08/2017 at 12:30

    Dr. Tatiana, moro em Pirapora,Minas Gerais e um mês atrás descobri através de exames e tomografia que tenho buraco macular no olho esquerdo. A cirurgia deve ser marcado para setembro. É muito desagradável olhando só no olho esquerdo tudo fica torto e embacado . Os exercícios ajudam a melhorar o buraco? E mesmo assim tenho que operar? Tenho 66 anos.Obrigada

  9. Genny 30/04/2017 at 09:26

    Não consigo achar os exercicios para degeneração MACULAR Por favor ajude me Obrigada

  10. Janete Pires kodera 08/04/2017 at 23:05

    Olá Dra Tatiana, tenho dupla visão, astigmatismo,catarata.
    Gostaria de receber mais informações sobre meu caso.Estou fazendo alguns exercícios e já consigo ficar sem óculos pra longe,pra perto está difícil, não sei o exercício adequado para o meu caso. Por favor me ajude ,quero me recuperar e sei que vou conseguir. Um grande abraço.

  11. Marivalda Olímpia 08/04/2017 at 17:44

    Oi eu estou fazendo os exercícios.no momento eu não pude ser aluna mais em três em três dias eu faço, meu problema é hirpermetropia e tenho pterígio.mais está fazendo efeito.
    Eu estou com saudades.

  12. Ireni Manoel 08/04/2017 at 14:37

    Dra Tatiana, muito obrigada por todo carinho dispensados a nós! Deus a abençoe e à sua equipe!
    Tenho degeneração da retina; quais os melhores exercícios?
    Obrigada!
    Grande abraço!

  13. Camila marcomini de morais 03/02/2017 at 17:28

    Olá Dra .Tatiana ,minha mãe tem 78 anos e está com degeneração macular no olho esquerdo ,já fizemos 3 aplicações para secagem de liquido na retina que foram bem sucedidas …mas ela não consegue ler ,pois tem a visão central com uma “bola central preta ” e não consegue enxergar as letras ,nem os detalhes …diminuiu muito sua qualidade de vida ,pois não anda sozinha mais na rua ,pois não enxerga degraus ….Gostaria de saber qual exercícios seriam bons para melhora de sua visão e qualidade de vida….
    Obrigada Att..
    Camila

  14. Márcia Regina 24/01/2017 at 13:32

    Boa Tarde!

    Dra.Tatiana , meu filho tem 18 anos e no ano em 19/02/2016, passado vez uma cirurgia na cabeça colocou uma válvula pq gostou PRESSÃO INTRA CRANIANA ,mais com isso afetou o comprimiu o NERVO OPTICO , hoje ele as vezes ver clarão e luzes e vultos ,ontem ele chorrou muito pq ele enxerga va normal hoje ele tem medo de ficar assim.
    Com os exames o nervo optico ja descomprimiu ,mais ainda não fluiu sangue o necessário para mandar para o cérebro.
    oque devemoa fazer.
    Um forte abraço aguardo seu retorno.

  15. Ligia 18/09/2016 at 09:25

    Olá Tatiana.
    Tenho 51 anos e diagnosticada com miopia degenerativa . Tenho mais de 10 graus em ambos os olhos. Gostaria de saber se os d ercicios são benéficos no meu caso.

  16. Alessandro 01/03/2016 at 11:52

    Bom dia, minha filha possui uma malformação no olho ela tem 6 meses, estrabismo no olho esquerdo e não fixa o olho nos objetos, o oftalmo diz que e ela enxerga, mas ainda não consegue medir a capacidade visual dela.Que exercícios ela pode fazer?
    Estou aguardando ela crescer mais para marcar uma consulta com a Dra.
    Obrigado.

  17. Valquiria Campos 04/09/2015 at 19:43

    Boa noite, dr. Adriana, infelizmente minha mãe que tem 84 anos está com problemas na retina e quase não enxerga, ainda não sabenos se é uma retinopatia diabética ou hipertensiva ou até mesmo uma dmri. Será que esse óculos poderiam dar um pouco de ajuda à ela? Onde comprá-los?
    Obrigada desde já!

  18. Jautenise Barbosa De Souza 18/07/2015 at 09:15

    Bom Dia,

    Minha neta aos 3 meses foi diagnosticada com visão subnormal, hoje ela está com 1 ano e 4 meses e enxerga apenas preto e branco e os pontos de luz. Gostaria de saber como poderia ajuda-la com outros exercícios e com esse seu trabalho tão maravilhoso ?

    Obrigada!!

    Resposta Dra. Tatiana:
    Olá, os exercícios visuais são muito benéficos para as crianças, e com certeza irão ajudar sua neta.
    Adaptamos por meio de brincadeiras e estimulação visual todo o tratamento baseado no Método Self Healing de Meir Schneider.
    Você pode ter acesso aos exercícios por várias formas:
    • Lendo e acompanhando os artigos postados no site e se cadastrando gratuitamente na Lista VIP que recebe quase que semanalmente dicas e exercícios em vídeo.

    Separei alguns links interessantes para você:
    http://www.metodoselfhealing.com.br/metodo-meir-schneider-self-healing-para-criancas

    Depoimento Lia Hayashi (12 anos) – https://youtu.be/DHzXSqpVdZU

    • Você pode gratuitamente também frequentar o grupo de exercícios que ministro no Parque Villa Lobos, em SP, 2 sábados por mês, das 9:00 às 10:00, bem em frente ao anfiteatro.

    • No consultório aqui em São Paulo faço um trabalho mais personalizado, montando uma rotina com os exercícios específicos e acompanhando a evolução da criança, o que aumenta e acelera os resultados positivos. O telefone para agendamento é (11) 2619-9245.

    • Para quem está fora de São Paulo trabalho já há vários anos com sessões online, via Skype. Caso tenha interesse retorne este e-mail.

    Fico à disposição ok?
    Qualquer dúvida, por favor, entre em contato.
    Abraços

  19. Joelma Papani 17/07/2015 at 12:59

    Olá Dra. Tatiana,
    Em primeiro lugar gostaria de cumprimentá-la pelo maravilhoso trabalho que realiza. É visível o quanto você ama e se envolve com este trabalho. PARABÉNS!
    Por favor, se possível, gostaria de saber se os exercícios com as contas ou cordão de brock ajudam no tratamento de degeneração macular juntamente com os outros que a Sra. já mencionou.

    Um abraço,
    Joelma

    Resposta Dra. Tatiana:
    Muito Obrigada você Jelma, pelas palavras e carinho.
    As contas irão ajudar caso haja alguma diferença entre um olho e outro e dificuldade no foco ok?. Abraço Grande

  20. Lygia 05/07/2015 at 23:50

    Que bom conhecer o seu site. Acredita que eu ganhei algum tempo atras um oculos Pinhole e nunca havia usado? Agora estou comecando a praticar os exercicios indicados.
    Obrigada.

    Resposta Dra. Tatiana:
    Que bom ligia que está praticando os exercícios. Realmente nada é por acaso e cada coisa tem seu tempo. Chegou o tempo de praticar os exercícios e melhorar a visão. Abraço Grande e conte comigo

  21. MARIA DA GLORIA RIBEIRO DINIZ DA SILVA 15/06/2015 at 23:02

    GOSTARIA DE COMPRAR OUTRO ÓCULOS FURADINHO PARA DAR DE PRESENTE PARA MEU IRMÃO Q ADOROU QUANDO UTILIZOU O MEU ,MAS SÓ TEM O MODELO AVIADOR.QUANDO TERÁ DO OUTRO MODELO NOVAMENTE??PODERIAM ME AVISAR QUANDO ISSO ACONTECER??OBRIGADA E PARABÉNS !!!

  22. Tatiana Reis Gebrael 07/10/2013 at 12:51

    Olá Jucileide, aí vão as respostas:
    1) Sim, se você praticar os exercícios as chances de ter o problema no olho esquerdo diminuem bastante. Faça aqueles que recomendei no post anterior.
    2) Você não só pode como deve fazer os exercícios com os dois olhos, pois o olho operado também precisa de mais circulação sanguínea, mais oxigênio, maior estimulação da mácula etc.. Muitas vezes até mais do que o olho melhor.
    3) Não há restrições para o olho operado.

    Fico à disposição
    Abraços
    Tatiana

  23. jucileide 02/10/2013 at 21:48

    Dra Tatiana, faz dois meses que operei o olho direito de buraco macular e foi feito logo a catarata que já estava apresentando, Coloquei uma lente intra ocular para longe neste olho operado. Já estou um pouco recuperada, pois agora consigo enxergar um pouco para longe, porque já não estava mais conseguindo. Somente agora encontrei este site. Quem sabe se eu estivesse encontrado bem antes e viesse fazendo estes exercícios, não teria ocorrido este fato comigo?
    Gostaria que me respondesse algumas dúvidas:
    1- Ainda posso evitar que o mesmo fato ocorra com o olho esquerdo?
    2- Posso fazer estes exercícios com os dois olhos, mesmo já sendo operada de buraco macular?
    3- HÁ ALGUMA RESTRIÇÃO PARA O OLHO OPERADO DE BURACO MACULAR?

  24. jucileide 02/10/2013 at 21:46

    Dra Tatiana, faz dois meses que operei o olho direito de buraco macular e foi feito logo a catarata que já estava apresentando, Coloquei uma lente intra ocular para longe neste olho operado. Já estou um pouco recuperada, pois agora consigo enxergar um pouco para longe, porque já não estava mais conseguindo. Somente agora encontrei este site. Quem sabe se eu estivesse encontrado bem antes e viesse fazendo estes exercícios, não teria ocorrido este fato comigo?
    Gostaria que me respondesse algumas dúvidas:
    1- Ainda posso evitar que o mesmo fato ocorra com o olho esquerdo?
    2- Posso fazer estes exercícios com os dois olhos, mesmo já sendo operada de buraco macular?
    3- HÁ ALGUMA RESTRIÇÃO PARA O OLHO OPERADO DE BURACO MACULAR?

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão