Avalie este post

Crianças com Estrabismo e Ambliopia precisam ser estimuladas pelos pais ou responsáveis a fazer os exercícios visuais. No entanto, também é importante dar prioridade às massagens e ao relaxamento dos olhos. Isso porque nessas duas alterações visuais tanto Estrabismo (desvio no olho) como Ambliopia (olho preguiçoso) o esforço para enxergar é grande e muito estressante para a criança.

Por isso, a visita ao oftalmologista e ou optometrista é extremamente importante para crianças com Estrabismo e Ambliopia. Assim, por meio da consulta também saberemos qual o olho da criança é mais forte. Além de qual deles desvia, e para qual direção ele desvia.

Dessa forma, com essas informações, nós poderemos trabalhar com a oclusão do olho mais forte e estimulação do olho mais fraco. Quando bebê, a oclusão pode ser feita com a mão. Assim, tampe delicadamente o olho mais forte dele e estimule o olho mais fraco, mostrando-lhe brinquedos coloridos e brilhantes, que chamem a atenção do olhar.

Já estão abertas as inscrições para o curso Olhinhos de Águia

Nesse programa, 100% online, você terá acesso a vários exercícios desenvolvidos especialmente para crianças com e sem problemas de visão! Vocês poderão fazer as aulas de onde e quando quiser, inclusive via celular.

Para se inscrever, basta acessar o link abaixo e preencher corretamente os dados solicitados.

https://tatigebrael.com/inscricao-olhinhos

Esteja aberto para novas possibilidades que complementam a medicina convencional e que podem ajudar muito todas as crianças com ou sem problema visual.


Crianças com Estrabismo e Ambliopia: como usar o tampão

Não deixe que crianças com Estrabismo e Ambliopia com tampão ir pra frente da TV ou do computador. É preciso brincar. Vá com a criança jogar bola ao ar livre, pois o olho mais fraco precisa de estímulos. Ela não precisa se esforçar para enxergar detalhes muito pequenos. Isso vai cansar ainda mais o olho. É um erro que acontece muito em alguns tratamentos convencionais, que deixam a criança com o tampão o dia inteiro sem intervalos.

O uso do tampão deve ser transformado de forma criativa num momento de brincadeira para as crianças.

Dessa forma, muitos pais relatam a dificuldade de crianças com Estrabismo e Ambliopia em acostumar com o uso do tampão. Uma maneira de facilitar esta adaptação de crianças com Estrabismo e Ambliopia é incorporar o tampão como um objeto comum na vida da família. Dessa forma, coloque o acessório também nos bichinhos de pelúcia da casa.

Além disso, brinque de pirata, faça desenhos da família com todos utilizando os tampões. Assim como, adicione o acessório nas fotos dos porta-retratos. Assim, seja criativo no uso da oclusão e de vez em quando, utilize mascaras de super heróis ou óculos coloridos que exerçam a mesma função. Dessa forma, isso vai estimular crianças com Estrabismo e Ambliopia a se dedicar aos exercícios e — ao mesmo tempo — se divertir!

Brincar de pirata é um bom exemplo de como usar o tampão de maneira divertida.

Estimule o alongamento do olho mais fraco

Com o tampão, estimule o alongamento do olho mais fraco na direção oposta a que ele desvia. Ou seja, se o olho da criança desvia para dentro, mostre objetos para que ela olhe para fora, e vice-versa. Jogue bola na direção em que você pretende que ela olhe. Dessa forma, segure-a em frente ao espelho e incline-se para que ela olhe na direção que você quer alongar o olho. Depois dos quatro anos você pode mostrar números ou letras para que ela identifique. Além disso, também forme palavras ou faça contas, sempre olhando na direção oposta a que o olho desvia.

  • As brincadeiras com movimento e bolas são muito indicadas também, com ou sem tampão. Confira algumas ideias e coloque em prática com seus filhos! Boa diversão 😉
  • Brincar com Bexigas e movimento;
  • Utilizar brinquedos como bolas, corda, cama elástica, bambolê, discos;
  • Também use brinquedos que estimulam a mira e o foco. Aqui as brincadeiras indicadas são acertar argolas, boca do palhaço, boliche, tiro ao alvo;
  • Brincar com Vai-e-Vem estimula a movimentação ocular e mudança de foco.

Brincadeiras com bola, corda e cama elástica são indicadas tanto para crianças que usam tampão como para as que não precisam do acessório.

 


Depoimentos de casos de sucesso de pais e filhos com exercícios visuais:

 

 

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.