Início » Córnea: Você Sabia que Ela Equivale a uma Lente de 42 Graus?

Córnea: Você Sabia que Ela Equivale a uma Lente de 42 Graus?

Por |2019-01-16T13:29:48+00:0016 de janeiro de 2019|2 Comentários
Avalie este post

A córnea é mais uma das estruturas maravilhosas que formam nossos olhos! Você sabia que ela equivale a uma lente de 42 graus? Neste post, além dessa importante informação, vou passar alguns outros dados bem interessantes que você talvez não saiba e que podem fazê-lo(a) entender – entre outras coisas – porque ocorrem algumas alterações visuais como Ceratocone e Astigmatismo, por exemplo.

A córnea é quase que uma continuação da esclera (a parte branca dos olhos) só que transparente. Essa estrutura é importantíssima e tem função primordial na formação do foco da visão. Por isso, que quando a córnea é distorcida ela causa alguns problemas como Ceratocone e Astigmatismo. E isso é muito importante porque quando a córnea sofre uma distorção é como se uma lente de 42 graus estivesse sem foco!

Semana Mais Visão Mais Vida

Quer ter acesso às dicas e aos exercícios gratuitos para melhorar e recuperar a visão de forma natural? Você poderá  aprender tudo de forma gratuita e online na Semana Mais Visão mais Visão, que acontecerá de 28 de janeiro a 01 de fevereiro.

Garanta o seu lugar aqui ▶️ https://tatigebrael.com/workshop-turma-11-mobile

Assim, como disse, a córnea equivale a um óculos de 42 graus. Ela é até mais poderosa do que o cristalino, que funciona como uma lente de 30 graus. A córnea não tem vasos e nem pigmentos. Ela é transparente e elástica para que a luz possa entrar pelos nossos olhos.

Leia sobre:  Especial Online: Semana Mais Visão Mais Vida, um Evento INÉDITO e EXCLUSIVO!

No vídeo abaixo, você vai conhecer em detalhes as principais estruturas dos olhos e um pouco do seu funcionamento.

 

 

Córnea é formada por várias camadas que se regeneram regularmente

Quando eu digo que os exercícios funcionam na córnea para quem tem Astigmatismo, por exemplo, é porque essa estrutura tem alta capacidade de regeneração. O epitélio da córnea se renova a cada 7 a 10 dias. Ou seja, por mais que a região não tenha vasos sanguíneos, as camadas se regeneram automaticamente. A última camada é o endotélio da córnea. E aqui acontece o seguinte: uma célula lesionada é substituída por uma normal e as demais mudam de formato e reorganizam a estrutura da córnea. Aqui, nós já quebramos o mito que os olhos não melhoram!

A córnea é curva em portadores de Astigmatismo

No Astigmatismo, a córnea ou o cristalino não são uniformes, mas curvos. Isso faz com que os raios de luz não sejam refratados de forma correta e a imagem não fique igualmente focada. Assim, a visão parece borrada.

O Astigmatismo pode ocorrer em combinação com a Miopia quando a córnea é curva demais ou o olho é mais longo do que o normal. Em vez de se focar justamente na retina, a luz é focalizada na frente da retina. O que resulta em uma aparência embaçada para objetos distantes.

Também pode ocorrer de o Astigmatismo estar ligado à Hipermetropia. Nesse caso, a córnea é pouco curva ou o olho é mais curto do que o normal. O efeito é o oposto da Miopia. Quando o olho está em um estado de relaxamento, a luz é focada na parte de trás, fazendo com que objetos próximos fiquem embaçados.

Leia sobre:  4 maus hábitos visuais: livre-se deles com exercícios!

O Astigmatismo não é causado ou agravado pela leitura com pouca luz, sentar muito perto da televisão ou estrabismo. Uma causa importante é coçar o olho, prática muito comum em clima seco e de alta concentração de poeira no ar.

Como melhorar a saúde da sua córnea com 4 cuidados visuais básicos

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

2 Comentários

  1. Nível 01 21/01/2019 at 10:58

    Olá, Sérgio, tudo bem?

    Obrigada por entrar em contato com a Tatiana! Faço parte da equipe dela e estou aqui para ajudar.

    Você vai receber a resposta no seu e-mail. Lembre-se de verificar caixa de spam e lixo eletrônico.

    Obrigada por fazer parte do nosso dia a dia!

    Lilian
    (Equipe Tatiana Gebrael)

  2. Sérgio Kondo 20/01/2019 at 23:11

    Olá Dra Tatiana,

    Sou portador de alto grau de miopia, astigmatismo e presbiopia e tenho feito alguns exercícios da sua orientação e já sinto algumas melhoras.
    Como os graus do meu óculos são altos, não tenho como abandona-los de uma vez. Gostaria de saber se tem alguma dica de como proceder com relação aos óculos. Se manter as lentes atuais, ficam fortes, se tirar os óculos, não enxergo nada. O ideal seria trocar de tempos e tempos conforme a melhora da visão?

    Atenciosamente,
    Sérgio

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão