Início » Coceira nos Olhos: Como Aliviar e Prevenir esse Problema

Coceira nos Olhos: Como Aliviar e Prevenir esse Problema

Por |2019-01-14T11:37:28+00:0014 de janeiro de 2019|0 Comentários
5 (100%) 1 voto

Coceira nos olhos, irritação e vermelhidão. Todo esse cenário é bem conhecido por você? Porém, saiba que o ato de coçar os olhos é muito prejudicial à saúde visual. Por isso, é importante tratar direto na causa.

Coçar os olhos agride muito o globo ocular, que é uma estrutura sensível, composta basicamente por água, e, então, realmente muito delicada. Além da sensibilidade natural por conta do problema, nós ainda pressionamos nossos olhos, levando outras sujeiras e bactérias para eles, o que pode até ser pior.

Dessa forma, procurar um médico oftalmologista é essencial e deve ser seu primeiro passo na luta contra a coceira dos olhos. Só ele poderá ajudá-lo(a) a entender a causa do problema. Ou seja, se a coceira aparece por conta de alguma alergia, doença ou bactéria.

Semana Mais Visão Mais Vida

Quer ter acesso às dicas e aos exercícios gratuitos para melhorar e recuperar a visão de forma natural? Você poderá  aprender tudo de forma gratuita e online na Semana Mais Visão mais Visão, que acontecerá de 28 de janeiro a 01 de fevereiro.

Garanta o seu lugar aqui ▶️ https://tatigebrael.com/workshop-turma-11-mobile

Coceira nos Olhos: maus hábitos visuais podem provocar o problema

A coceira nos olhos também pode ser proveniente de maus hábitos visuais como, por exemplo, cansaço, estresse e esforço visual durante o dia. Um dos motivos pode ser ocasionado pelo uso contínuo do computador. O problema também pode aparecer por conta do desgaste dos olhos. Por isso, é importante perceber o quanto você “abusa” deles durante o dia.

Leia sobre:  Crianças com Problema de Visão: Como Incluir Exercícios na Rotina Delas

 

No entanto, não é só o esforço dos olhos que pode causar coceira. Alergia a maquiagem e medicamentos também são fatores que não devem ser desconsiderados. É importante perceber em que momentos a coceira aparece. É após você usar muito o computador? Ou quando come algum alimento específico? É porque você coloca muito a mão nos olhos? Toda percepção é importante.

Exercícios de relaxamento e compressas ajudam a melhorar

Além disso, existe, sim, um jeito de coçar “corretamente” os olhos. A técnica é prática para os momentos de último caso, quando você não aguenta mais a coceira visual. Utilizando as costas da mão, passe-a levemente pelos olhos e de dentro para fora. Bem leve, mesmo. Nunca use a palma ou os dedos porque, geralmente, estão mais contaminados pelas bactérias que temos contato no dia-a-dia, seja no ônibus, na caneta que utilizamos no trabalho ou até mesmo no botão do elevador.

Dessa forma, é de extrema importância que você nunca aperte seu globo ocular e nunca coloque o dedo dentro do olho quando sentir coceira.

O que você também pode fazer para aliviar a coceira nos olhos é compressa gelada, tanto de camomila quanto de calêndula. Não coloque dentro do olho, apenas deixe um pano úmido com o líquido e coloque em cima dos olhos. A compressa ajuda a aliviar a tensão, além de ser totalmente relaxante.

Falando em relaxar: você está dando o descanso merecido para seus olhos? A coceira também aparece devido ao estresse, cansaço e esforço que nossos olhos passam durante os dias. Fazer pausas é essencial para o bem-estar do nosso sistema. Ao usar o computador por 40 a 50 minutos, dê um descanso de 10 minutos para você mesmo. Olhe ao redor, exercite sua visão periférica, faça uma massagem nos olhos e use a compressa. Desse jeito você não deixa seus olhos ficarem exaustos a ponto de coçarem.

Leia sobre:  Os Melhores Exercícios Visuais para Crianças são Brincadeiras Simples

Pisque mais os olhos e faça pausas regulares

O que também ajuda a aparecer coceira nos olhos é uma consequência da falta de descanso: não piscar. Quando estamos fazendo alguma atividade, principalmente envolvendo computador ou celular, nós ficamos tão focados que esquecemos de fazer algo natural e necessário: piscar os olhos. Pode parecer que é um hábito automático do corpo, mas não é bem assim. Nós precisamos nos policiar para piscar os olhos a cada 3 segundos. Quando fazemos isso, nossa visão fica mais lubrificada, o que impede que ela possa doer ou até mesmo coçar.

Além de visitar o oftalmologista para tratar o problema de coceira, é importante que você também entenda o motivo dela estar ali. Não adianta utilizar o colírio, tratar naquele momento, se você ainda não sabe o motivo do problema.

Assim, se você utiliza os medicamentos para tratar a coceira, mas continua com maus hábitos visuais, o problema será difícil de ser extinguido. Quando o olho dói, é sinal de que algo não vai bem. Por isso, não ignore as mensagens do seu corpo!

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão