Início » Ceratocone

Ceratocone

Por |2018-12-01T11:47:56+00:0010 de fevereiro de 2012|22 Comentários
4.9 (97.65%) 17 votos

Ceratocone é uma doença visual degenerativa que afeta de forma progressiva a córnea, a primeira camada do olho por onde passa a luz. De forma gradual (caso você não faça nenhum tipo de exercício visual específico para esse problema) há uma deformação dessa estrutura como se ela ficasse pontuda. Assim, a córnea vai ficando mais fina e começa a assumir a forma cônica.

Na maioria dos casos que já tive acesso até hoje, os portadores dessa doença desenvolveram Ceratocone após um período da realização de cirurgias refrativas de correção visual para Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo.

O Ceratocone causa uma deformação na córnea, deixando-a em formato de cone.

O que é Ceratocone?

Em função dessa deformação na córnea, que fica parecendo um cone, a doença provoca uma distorção na entrada da luz nos olhos. Podemos dizer que a impressão visual é de Astigmatismo só que mais irregular, provocando uma confusão de imagens na vista, pois os raios de luz não refletem de forma uniforme.

Como a córnea é a estrutura mais flexível e mutável do nosso corpo, as causas mais comuns desse tipo de alteração visual são estímulos externos como coçar frequentemente os olhos ou até mesmo o ato de apertá-los.

Assim, se você esfregar ou coçar os olhos constantemente estará contribuindo para mudar o formato dessa estrutura dos olhos. Já percebeu que quando você esfrega os olhos a visão fica embaçada? Ou em outras palavras: você causa um Astigmatismo temporário, criando um problema visual ou agravando a alteração que você já tem.

Leia sobre:  Retinose Pigmentar - Olho Seco - Melhora Natural com exercícios

Por isso, é tão importante manter hábitos visuais saudáveis: evitar – ao máximo – coçar os olhos e mantê-los lubrificados. Como? Piscando adequadamente, ou seja, de três em três segundos.

Sintomas de Ceratocone

O Ceratocone – cujo CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) é H18.6 — pode provocar muita tensão e vermelhidão nos olhos, além de falta de nitidez na visão e bastante sensibilidade à luz. É importante sempre fazer uma consulta com um médico oftalmologista para que ele feche o diagnóstico.

Outros sinais da doença

  • Visão embaçada;
  • Coceira no olho;
  • Enxergar imagens “fantasma”;
  • Visão dupla;
  • Dor de cabeça.

Tratamento para Ceratocone

Os exercícios de visão auxiliam muito as pessoas com Ceratocone podendo, quando praticados corretamente, até estacionar a progressão da doença, evitando cirurgia de Ceratocone, além de uso de lentes de contato que podem – com o tempo – piorar ainda mais a saúde visual. Os principais exercícios vão trabalhar o relaxamento da visão.

Vou passar aqui algumas dicas de exercícios gerais. No entanto, é sempre recomendado a orientação de um médico oftalmologista, aliado à um tratamento individual pelo método Self-Healing.

Programa básico de exercícios para Ceratocone

  • Massagem facial e corporal para diminuir a tensão
  • Exercícios de movimentação ocular (alongamento dos olhos) e piscar
  • Palming
  • Exercícios para estimular a visão periférica

O trabalho corporal também é muito importante para quem tem Ceratocone. Portanto, é recomendado receber massagem, praticar exercícios físicos e técnicas para diminuir a tensão e aumentar a consciência corporal.

As práticas acima podem ser feitas para prevenir o Ceratocone, principalmente, nas pessoas que já realizaram algum tipo de cirurgia ocular.

Leia sobre:  Tédio! Os segredos para se livrar dele e quebrar padrões

4 Cuidados Essenciais Com a Sua Córnea

No vídeo abaixo, eu explico como exercitar sua córnea de forma natural e, assim, evitar problemas como Ceratocone e também Astigmatismo.

 

Problemas emocionais ligados ao Ceratocone

Algumas posturas diante da vida como inflexibilidade e falta de jogo de cintura podem refletir em problemas nas estruturas físicas do corpo. Nesse vídeo, eu explico um pouco como as emoções de alguma forma acabam indo também nas questões visuais.

 

Depoimentos de quem conseguiu frear o Ceratocone

Veja como foi a trajetória da Aline:

 

Principais dúvidas sobre Ceratocone

Quem tem ceratocone pode ficar cego?

Em geral, essa alteração visual, que afeta a córnea, não provoca cegueira. No entanto, como se trata de uma doença progressiva, com seu desenvolvimento, a visão começa a ficar cada vez mais embaçada, o que pode dificultar a realização de tarefas simples e impactar negativamente na vida do portador da doença.

O que é astigmatismo irregular?

É um tipo de astigmatismo, alteração visual que deixa a córnea em formato oval. Esse tipo de problema, gera imagens distorcidas e embaçadas. Assim, todos os objetos tanto os próximos como os mais distantes ficam distorcidos. A sensação é de enxergar através de um vidro ondulado.

O que causa o ceratocone?

As causas mais comuns desse tipo de alteração visual na qual há uma deformação da córnea são estímulos externos como coçar e apertar frequentemente os olhos. Esses dois atos de esfregar e forçar os olhos vai contribuir para mudar o formato da córnea, que é a estrutura mais flexível e mutável do nosso corpo.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

22 Comentários

  1. Marcos Vinicius 18/11/2018 at 13:13

    Olá Tatiane,

    Tenho ceratocone nos dois olhos , e já fiz a cirurgia do Cross link no olho esquerdo já faz 7 meses, mas não senti muita diferença, e estou com dúvida se fazendo a cirurgia no olho direito e mais eficaz do que os exercícios.
    PS: O olho esquerdo eu fiz primeiro porque estava pior do que o direito.

    Obrigado.

  2. Renata O. C. Pereira 02/05/2018 at 07:02

    Ola Meu nome é Renata tenho ceratocone transplantei os dois olhos, mas estão piorando….preciso de ajuda não consigo ler mais nada nem pegar o onibus sozinha, pois nao enxergo direito….q tristeza …

  3. Gianna Guedes 23/04/2018 at 15:41

    Olá, Também tenho ceratocone. O exercício que você pratica ao sol é o sunning? Se não for ele, por favor, disponibiliza pra gente um vídeo com estes exercícios à luz do sol pra gente! 🙂

  4. Lourenço 21/03/2018 at 12:57

    Preciso de ajuda tenho ceratocone em estado severo, e está me atrapalhando na faculdade no emprego, a tirar a carteira e muitas outras coisas que quero fazer, não consigo mais usar lentes rígidas, me ajuda por favor, com esses exercícios da para curar e enxerga bem, me responda preciso muito de ajuda.

  5. Elisio S. Napoles 03/01/2018 at 22:28

    Presbiopia, astigmatismo, deslocamento ceroso do eptério macular tem tratamento?

  6. Claudia Vieira da Silva 26/11/2017 at 18:27

    Olá Gostaria de saber qual exercício é indicado para quando uma vista fica menor que a outra. Eu não sei o porquê, mas minha vista direita está diminuindo. Eu tenho 50 anos e não sei se é pela idade mas nunca percebi isso em ninguém.

  7. Monica de Abreu osorio 19/11/2017 at 11:29

    Gostaria de receber exercícios para corrigir hipermetropia e presbiopia.Obrigada!

  8. Valdenor Costa Duarte 06/08/2017 at 10:16

    tatiana eu preciso saber se tem com acabar com essas mancha que tenho nos olhos. É identica a uma telha de aranha! aguardo resposta!

  9. Valdemir Costa Duarte 06/08/2017 at 10:12

    Tatiana eu tenho muita mancha nos olhos tipo telha de aranha quais os exercício próprio para melhorar essas manchas?

  10. Eloenes 27/03/2017 at 16:06

    Olá. Como posso adquirir o tratamento individual para ceratocone???
    Os exercícios revertem a visão do olho problemático? Ou somente estancam a perda da visão??

  11. Domingas de Sousa Lima 09/03/2017 at 20:04

    Corrigindo comentário anterior:
    1 Almeja cursar medicina.
    2. Há jeito.

  12. Domingas de Sousa Lima 09/03/2017 at 20:00

    Olá Tatiana. Tudo bem?
    Meu nome é Domingas. Moro em Fortaleza.
    Em primeiro lugar, quero parabenizá-la por esse belíssimo trabalho.
    Meu namorado tem sérios problemas de saúde ocular. O que me levou à uma busca incessante por métodos que o possam ajudar. Ele tem miopia, astigmatismo, ceratocone, glaucoma e catarata em um único olho (o esquerdo). Pois não enxerga mais com o olho direito. Esse recebeu um transplante de córnea há 3 anos, mas nãoadaptou. Até hoje o olho rejeita a córnea, causando fortes dores, ao ponto de ele ter desmaiado há pouco mais de um mês. Além de inchaço, vermelhidão, lacrimejar, e quando é possível, ele vai ao consultório para prender os pontos soltos.
    No atual momento não dispomos de plano de saúde, o que dificulta no caso de emergência, pois o atendimento é caríssimo. O acompanhamento que ele recebe pelo SUS, consiste apenas em consultas e exames.
    Ele utiliza grau máximo, que os médicos alegam não poder mais aumentar.
    Ele está certo que lhe restam poucos dias, antes que tudo se apague aos seus olhos.
    É um amor de pessoa. Um coração generoso e apaixonado pelo conhecimento. Tem uma volumosa biblioteca, e já leu aproximadamente 2,000 títulos, em diversos seguimentos. Alma cursar medicina para atuar na área oncologia.
    Minha busca esperançosa me pôs em contato com seu material e alimentou ainda mais a minha certeza de que há pouco jeito.
    Minha eterna gratidão.
    Serei assídua aqui no seu canal.

  13. viviane 06/03/2017 at 01:01

    Boa noite Tatiana,estou sofrendo muito e desesperada pq meu único filho estar com ceratocone e segundo o especialista ele estar enxergando 50%,ele já encaminhou para fazer a cirurgia para colocar o anel de ferrara,mas confesso que não estou contente e estou assustada.Eu achei o Dr. Paulo Ferrara que criou o anel de ferrara,ainda n levei meu filho até pq moro em Brasília e o Dr. em Belo Horizonte – MG, eu creio muito e acredito na cura dele,mas confesso que estou muito assustada,quero vê com vc se há possibilidades de eu levar ele para te conhecer e vc ajudá-lo nesses exercícios antes da cirurgia que não quero fazer,enfim me ajuda por favor…ele estar sofrendo muito com tudo isso!

  14. João Luiz Morais Saraiva 21/10/2016 at 11:24

    Tatiana, tenho acompanhado os vídeos pelo youtube e gostado muito . Fui diagnosticado com stargardt . Se possível gostaria de receber melhores exercícios para stargardt. Obrigada

  15. JULIANA BENEVIDES BENIGNO 16/02/2016 at 02:07

    OLÁ TATIANA, TENHO CERATOCONE E JÁ TRANSPLANTEI O LADO ESQUERDO E O MEU DIREITO EMBORA ESTEJA ESTABILIZADO TENHO SENTIDO MUITA DIFICULDADE. ESTOU PÉSSIMA E PREOCUPADA POIS CADA VEZ MAIS TENHO DIFICILDADES DE LER. OS EXERCÍCIOS DO MÉTODO SOMENTE EVITAM O PROBLEMA PIORAR? NÃO HÁ UMA SOLUÇÃO EFETIVA DE CURA NO CASO DE CERATOCONE?

  16. JULIANA BENEVIDES BENIGNO 16/02/2016 at 01:56

    OLÁ TATIANA, TENHO CERATOCONE E JÁ TRANSPLANTEI O LADO ESQUERDO E O MEU DIREITO EMBORA ESTEJA ESTABILIZADO TENHO SENTIDO MUITA DIFICULDADE. ESTOU PÉSSIMA E PREOCUPADA POIS CADA VEZ MAIS TENHO DIFICILDADES DE LER.

  17. João 04/02/2016 at 02:39

    Gostei muito

  18. Gislaine 12/12/2015 at 23:17

    Boa noite Tenho estrabismo convergente, fiz a cirurgia no olho esquerdo, olho doente, mas não fiquei muito satisfeita. Gostaria que me ajudasse, tem exercícios para o meu caso de estrabismo convergente? Me ajude por favor. Bjss

  19. Lucas 10/10/2015 at 20:54

    Ola Tatiana, tenho ceratocone e a mais de 10 anos uso lentes de contato rígidas, notei que a algum tempo minha visão tem melhorado pelo fato de eu que quando vou dormir muitas vezes, sem lentes, peco o celular pra dar uma “olhadinha” antes de dormir e por colocá-lo mais ou menos uns 8 cm do rosto, pois é a distancia que eu consigo enxergar sem lentes, tenho percebido que minha visão melhorou um pouco, há alguma logica nisso? Com exercícios há a possibilidade da córnea regredir ao seu estado regular? Obrigado e parabéns pelo trabalho.

  20. Irene Muniz Lobo Alcântara de Moraes 29/05/2015 at 18:30

    Olá Tatiana,
    Participei de suas palestras (19 e 26/05/15) juntamente com minha família. Parabéns pelo seu trabalho. Estamos encantados com essa novidade (para nós) e cheios de esperança. Todos temos dificuldades visuais, mas meu filho
    de 15 anos é quem precisa mais e gostaria de saber como ajudá-lo melhor. Ele tem ceratocone no olho direito, quando descobrimos já tinha perdido 80% da visão desse olho, fêz Crosslinking e recuperou 40%. O médico disse que teria que usar lentes de contato, não se adaptou e ficou com uma blefarite persistente, que melhorou muito com homeopatia. De que forma poderei ajudá-lo mais? Moramos em Curitiba e não tenho condições no momento de fazer seu curso. Ele está fazendo o ensolar, o empalmar, olhar longe e massagem nos cílios. Obrigada.

    Resposta Tatiana:
    Olá Irene, fico feliz que tenha gostado e aproveitado as aulas, e que esteja motivada para melhorar a visão de toda a família. Os exercícios são realmente muito benéficos para o caso de seu filho. Continue praticando os exercícios básicos com ele, e recomendo uma sessão Online para que eu possa orientar melhor a prática e montarmos uma rotina bem específica e que trará muitos resultados positivos para ele.
    Conversamos os detalhes por e-mail. Um Abraço Grande

  21. Dra. Tatiana Gebrael
    Dra. Tatiana Gebrael 19/01/2015 at 18:46

    Olá Rita, boa tarde, Obrigada pelo contato
    De fato, os exercícios visuais são muito indicados para Ceratocone. Um dos melhores exercícios para diminuir a sensibilidade á luz, e ao mesmo tempo tornar a córnea mais aquecida e flexível é o Ensolar.. Veja neste link http://www.metodoselfhealing.com.br/exercicios-sunning-ensolar/
    Porém, recomendo que além deste exercício você também inicie uma rotina com outros exercícios importantes para o seu caso..
    Existem muitas formas de colocar os exercícios visuais em prática:
    Lendo e acompanhando os exercícios postados aqui no site . Fico à disposição por e-mail para tirar suas dúvidas, caso precise.
    Você pode gratuitamente também frequentar o grupo de exercícios que ministro no Parque Villa Lobos, em SP, 2 sábados por mês, das 9:00 às 10:00, bem em frente ao anfiteatro. Sempre envio um e-mail na semana para confirmar e avisar do grupo. Estamos em recesso de férias no momento e retornaremos dia 21 de fevereiro de 2015.
    No consultório aqui em São Paulo faço um trabalho mais personalizado, montamos uma rotina com os exercícios específicos e acompanhamos sua evolução.
    Para quem está fora de São Paulo eu trabalho com uma consultoria online, via Skype, no qual conversamos e então oriento a prática. Assim como penso em abrir novas turmas do curso online.
    Fico à disposição ok?
    Qualquer dúvida entre em contato, por favor.
    Vamos nos falando
    Abraços
    Tatiana

  22. RITA DE CASSIA DOS REIS 13/01/2015 at 09:02

    Bom dia Dra Tatiana ,tenho ceratone já faz tempo, faço óculos mais não consigo usar, e fico muito insegura ao dirigir na estrada, pois a luz do sol ou de carro me atrapalha bastante, tem algum exercício que poderia me ajudar.Muito obrigado

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão