IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Catarata e Moscas Volantes não são necessariamente provocadas pelo envelhecimento. Mas, como assim, Tati? Sempre se falou isso! Sim, neste post eu vou explicar o mito que envolve essas duas alterações visuais. Assim, ao contrário do que você ouviu, o que causa a Catarata não é só o avanço da idade, que faz nosso corpo envelhecer. Dessa forma, pelo o que estamos constatando, a maior fonte dessa doença e das Moscas Volantes são os maus hábitos visuais no decorrer do tempo. Em outras palavras, o mal uso da visão é que vai interferir no surgimento desses dois problemas. No caso das Moscas Volantes, o estresse é uma das principais causas também.

Assim, esse é um ponto muito importante de você entender: a gente não começa a ter problema visual simplesmente porque os anos estão passando. Ocorre que, ao longo de 40, 50 anos começamos a sentir os efeitos nocivos do mal uso dos nossos olhos. Posso citar aqui diversos exemplos. Vamos começar por ficar o dia todo em frente às telinhas do celular e computador, não se expor diariamente à luz do sol, dormir em quarto claro, ficar o todo tempo óculos de grau ou, ainda, uso excessivo de óculos de sol.

Catarata e Moscas Volantes: estilo de vida atual provoca mudanças prejudiciais na qualidade da saúde visual

Dessa forma, pense comigo: as estatísticas relacionadas às doenças visuais só aumentam a cada dia. E esse aumento não é compatível com o envelhecimento da população e muito menos com a incidência de doenças genéticas. Se fosse assim, se as causas fossem somente ligadas à idade e genética, os índices ficariam constantes. No entanto, só no Brasil, são mais de 35 milhões de pessoas com algum problema de visão. Nos últimos 10 anos, o aumento foi exponencial por conta do uso intenso da tecnologia, que sobrecarrega a visão.

Catarata e Moscas Volantes: fisioterapia visual pode ajudar a melhorar esses e outros problemas

Com o avanço do número de portadores de doenças visuais, a medicina tradicional não vem dando conta de tratar sozinha todos esses problemas. Então, é por isso que acontece Catarata, Moscas Volantes, Degeneração Macular, Olho Seco, Miopia, Hipermetropia e por aí vai! Essas doenças — no total são mais de 25 delas que destaco no vídeo abaixo — são geradas ou agravadas por maus hábitos. Além deles, soma-se conflitos emocionais (isso mesmo!) e uma desordem física e motora dos seus olhos (nos músculos e vasos sanguíneos, por exemplo). Ou seja, é uma combinação desses  fatores que provocam esses problemas visuais.

A boa notícia é que os maus hábitos visuais podem ser mudados. No caso da Catarata, a área atingida é o cristalino (a lente interna dos olhos). Ele é movido por músculos, que ao serem exercitados ao olharmos perto e longe, quando há mudança das distâncias focais. Isso vai estimular a movimentação da lente interna dos nossos olhos, fazendo com os resíduos da Catarata se dissipem. Assim, a prática pode ajudar bastante no tratamento e na melhora dessa doença.

Treino visual é aliado no pós-operatório da Catarata

Mas, Tati eu já fiz a cirurgia de Catarata posso fazer os exercícios? Sim, não há contraindicação. Quando é realizado um procedimento desse tipo coloca-se uma lente artificial. E isso pode ocasionar dificuldade para ver de perto, de longe ou deixar a pessoa com os olhos muito sensíveis à luz. Dessa forma, nós podemos auxiliar em tudo isso com os exercícios.

As Moscas Volantes são uma queixa bastante comum dos meus alunos. E também o que eles dizem é que ouvem de alguns especialistas que isso é normal e que precisam se acostumar com o problema. Dessa forma, pela minha experiência, eu digo que isso não é necessariamente assim. Esse problema de visão pode ser bem tranquilo de ser resolvido com a prática do curso. Temos depoimentos de alunos que com duas semanas de aulas, já conseguem perceber excelentes resultados para Moscas Volantes.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.