Avalie este post

Para muita gente, passar no exame de vista para renovação da carteira de motorista pode até parecer uma bobagem. Mas, quem enfrenta algum tipo de limitação visual não encara esse desafio dessa forma!

Passar no exame de vista é sinônimo de independência para um grande número de pessoas. Acredite nisso!

Não depender de parentes ou de um de táxi para se deslocar e chegar até o destino desejado — como quiser e na hora que quiser ou precisar. Esse é o sonho e representa um marco na vida das pessoas que sofrem com algum tipo de problema na visão.

No entanto, para quem não conhece o método de exercícios naturais para melhorar e recuperar doenças visuais, passar no exame de vista para renovação da carteira de motorista pode se transformar em um verdadeiro pesadelo!

Passe no exame de vista da renovação da carteira de motorista

 

Exame de Vista para renovação da carteira de habilitação

Conseguir dirigir sozinho(a) está ao alcance de todos por meio dos exercícios visuais. Os exercícios mais importantes do exame de vista para renovação da carteira de motorista são os que trabalham o foco (a nitidez) e à adaptação dos olhos ao claro e ao escuro. Num dos testes do Detran (Departamento de Trânsito), por exemplo, é jogada uma luz forte nos olhos. Também tem a clássica leitura das letras quando são testados os dois olhos separadamente.

Leia sobre:  Saúde emocional dos olhos! Saiba mais sobre sua emoção e visão

Mas, muita gente vai perguntar: uso ou não os óculos? Sim, use se isso vai fazer você se sentir mais confiante durante a avaliação. Isso vai lhe ajudar a ter mais segurança na fora de fazer o exame!

Dicas para o exame de renovação da carteira de motorista

Comece a preparação da sua visão dois a três meses antes do exame. Também existem movimentos para serem feitos um dia antes e no dia de renovar o documento de habilitação. Basicamente os exercícios específicos vão trabalhar o foco com a estrutura da pupila. Ela vai abrir e fechar, conforme a entrada de luz nos seus olhos.

Um dos exercícios indicados para isso é o Sunning ou Ensolar. Os exercícios visuais de Ensolar ou Sunning proporcionam a seus olhos a contração e dilatação alternada da pupila, pois varia a intensidade e a posição que a luz incide em suas pálpebras.

A pupila é um orifício, movido por músculos. Quando esses músculos se  deparam com a luz forte, contraem, “fecham” a pupila, e na luz fraca e escuridão dilatam “abrem” a pupila. Por isso, é correto dizer que o exercício faz uma musculação para os nossos olhos. O que significa que eles ficam menos sensíveis a luz forte. Ao mesmo tempo em que aumenta a circulação sanguínea e o relaxamento ocular.

Não esqueça de fazer o Sunning sempre com os olhos fechados

 

Outra dica para quem quer passar no exame de vista para renovação da carteira de motorista é tomar banho no escuro. Deixe a luz totalmente apagada para exercitar a visão noturna e também estimular a abertura da pupila. E se você tem uma diferença de mais 1,5 grau a 2 graus entre os dois olhos, use um tampão no olho mais forte (sempre no olho mais forte) para estimular o olho mais fraco.

 

Use o tampão no olho mais forte de 15 a 20 minutos por dia. Faça isso somente durante atividades corriqueiras como tomar café da manhã, almoçar ou brincar com seus filhos. Nunca utilize o tampão em tarefas no computador ou para assistir TV, pois aí você vai estressar os seus olhos e isso não ajudará na hora de fazer o exame para renovação da sua carteira de habitação. Foco, força e fé e boa sorte no seu exame!

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.