4.5 (90%) 2 votos

Banho no escuro: OK! Você pode achar essa dica um pouco estranha! Mas, espere até eu explicar como esse hábito vai influenciar na manutenção da saúde dos seus olhos. Hoje, temos dificuldade para usar de maneira adequada nossa visão noturna. Dessa forma, acabamos deixando-a de lado.

Isso porque os ambientes estão cada vez mais iluminados. Nos externos, as ruas ficam claras mesmo à noite. E nos internos, os cômodos de casa contam com lâmpadas mais potentes. Assim, estamos o tempo todo cercados de luz!

Ao adotar o hábito de tomar banho no escuro, estamos aguçando nosso instinto visual natural de enxergar bem também onde a luminosidade é limitada. Por isso, a minha proposta de exercício em que se apague as luzes nos banhos. Não precisa ficar no escuro total, pode ser um breu, uma penumbra. Se entrar um pouco de luz por baixo da porta ou pela janela, não tem problema.

Banho no escuro: estímulo x relaxamento da visão

No primeiro momento você vai estranhar, mal vai conseguir enxergar o sabonete, o shampoo ou a torneira. Depois de um tempo, a pupila começa a dilatar e a visão se acostuma com o ambiente. Aí já será mais fácil enxergar os itens ao seu redor, mesmo no escurinho.

Além de ser um momento relaxante, tomar banho no escuro é uma ótima oportunidade para descansar sua visão de um dia tão exaustivo. Assim como nosso corpo, os olhos também precisam de descanso – e não só quando dormimos, sabia?

Leia sobre:  Problemas de visão - Como melhorar a vista com meditação

Mesmo no escuro relaxante, lembre-se de deixar seus olhos abertos e sempre piscando suave. No final você vai perceber a diferença que isso traz para nossa vida. Muitas pessoas dizem que, depois que criaram esse hábito, passaram a ter uma visão noturna muito melhor. Até mesmo quando mudam de ambientes – do escuro para o claro ou vice-versa -, a transição leva menos tempo para acontecer.

Saiba como estimular a visão noturna com treinamento especial

Veja no vídeo abaixo, exercícios especiais que vão beneficiar portadores de Retinose Pigmentar, Glaucoma ou que perderam a visão periférica por causa de algum tipo de alteração visual.

 

Blackout na hora de se deitar

Dormir em um quarto totalmente escuro é essencial para conseguir ter uma boa visão noturna. Seus olhos precisam recompor as proteínas da retina e relaxar o nervo óptico enquanto você dorme. E se você está em um quarto claro, esse processo ocorre com maior dificuldade. Portanto: blackout total no momento de dormir, ok?

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.