Início » Astigmatismo: Sintomas e Tratamentos – Especialista Tatiana

Astigmatismo: Sintomas e Tratamentos – Especialista Tatiana

Por |2018-09-24T17:10:48+00:0010 de dezembro de 2016|29 Comentários
5 (100%) 4 votos

Vários dos meus alunos já diminuíram e até zeraram o grau sem precisar fazer cirurgia, apenas aderindo às práticas mais saudáveis para seus olhos. Muitos dos problemas oculares são resultados dos maus hábitos que temos com nossa visão. Por isso, é importante, antes de tudo, entender seus olhos e como eles funcionam.

O que é astigmatismo?

O astigmatismo pode ser reduzido e melhorado, mas você primeiramente precisa entender o que ele causa em seus olhos. O astigmatismo é uma alteração visual. Ele pode resultar em uma visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, independente do grau da doença. Ele afeta pessoas de qualquer idade e que geralmente também apresentam quadros de miopia ou hipermetropia.

Somente quando os raios de luz passam para dentro dos olhos e se concentram em um único ponto de sua retina, na parte de trás do olho, as imagens transmitidas para seu cérebro por meio da visão são nítidas. O astigmatismo é quando a superfície do olho (córnea) ou o cristalino atrás dele tem uma forma irregular. Ao invés ser redondo, ele é mais semelhante ao formato de um dirigível. Como resultado, a luz não se concentra corretamente na retina e a imagem fica embaçada.

Astigmatismo tem cura? Como funciona a córnea!

Entre os sintomas estão embaçamento da visão quando você tenta se concentrar em objetos em diferentes distâncias. O astigmatismo também afeta sua visão de perto, como na leitura. Se não corrigida, a doença leva a dores de cabeça, fadiga e dor nos músculos ao redor dos olhos.

Miopia e astigmatismo: adote quatro práticas!

Há quatro cuidados essenciais com sua córnea – que é onde ocorre o astigmatismo – que você pode adicionar ao seu dia-a-dia. O astigmatismo tem cura e pode ser resolvido com práticas diárias, naturais e saudáveis. O método não substitui a visita ao oftalmologista, por isso é importante aliar os dois cuidados.

Leia sobre:  Operação de Catarata: Você Sabe Quais São os Riscos?

Para garantir que o astigmatismo tem cura, o primeiro cuidado que você precisa ter com seus olhos é manter sua córnea lubrificada. A córnea é a primeira camada do olho, uma membrana que fica logo na frente e por onde a luz passa.

Ela precisa estar bem úmida e, para isso, você precisa piscar. Isso mesmo! Pisque a cada 3 ou 4 segundos para garantir que sua visão fique sempre lubrificada. Além disso, a lágrima também ajuda a proteger os olhos, já que espalha anticorpos que inibem os agressores que possam vir pelo ar.

Outra dica importante é tirar da sua rotina o mau hábito de forçar e esfregar os olhos. Quando isso acontece, você cria uma espécie de astigmatismo temporário. Ao esfregar, coçar, forçar e apertar, a visão fica embaçada porque você modifica o formato da sua córnea. Ela é uma estrutura flexível, depois volta ao normal. Porém, se você apertar os olhos frequentemente, acaba mudando o formato das córneas e criando um problema visual.

Nunca force sua visão. O astigmatismo tem tratamento natural, então ter bons hábitos ajuda nisso. Se sentir algum incômodo é porque está com os olhos estressados e o descanso é necessário. Caso algo tenha caído no olho ou precise coçar, use a costa da sua mão! Passe-a levemente no olhar, como se fosse um tecido de seda.

Leia sobre:  Você sabia que existem exercícios para alongamento dos olhos?

Astigmatismo tem cura e seu olho precisa de descanso pra isso.

Você também precisa do oxigênio nos olhos. Por isso, evite as lentes de contato. Ela dificulta a absorção dessa substância. O oxigênio é importantíssimo para você enxergar bem e uma das formas dele chegar à sua visão é por meio da córnea. Se você usa a lente de contato, você dificulta esse processo.

Para melhorar isso, invista nos exercícios visuais e use os óculos somente quando necessário. Os exercícios são naturais e auxiliam na redução de grau. Não faça uso contínuo das lentes de contato. Deixe-as para ocasiões especiais e esporádicas.

Exercícios visuais para quem tem astigmatismo

Um Exercício fantástico e que ajuda muito é o ALONGAMENTO VISUAL.  O alongamento além de movimentar os músculos externos dos olhos também acaba por alongar a córnea, que precisa ser lisa e muito regular.

O exercício de alongamento visual é simples e eficaz, e ao colocar em prática você já percebe os resultados –  Caso use lente de contato ou óculos, tire-os no momento do exercício.

Posicione-se com a cabeça reta, olhando para frente. Coloque seu dedo indicador direito posicionado ao lado do rosto, em uma distância média. Com o rosto parado, olhe para o dedo – mexendo apenas os olhos. Então, pisque cinco vezes nessa direção. Repita o mesmo passo para o lado esquerdo, cima e baixo.

Nesse momento, não prenda a respiração, pisque com calma e faça tudo de forma bem relaxada. É importante, também, não franzir a testa nem abaixar a cabeça. O exercício pode ser feito diversas vezes ao dia.

Cuide dos seus problemas visuais na causa, pense a longo prazo e pratique os Exercícios Visuais, sua Saúde Agradece!!

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

29 Comentários

  1. Edila 05/06/2018 at 05:53

    Bom dia
    meu neto astigmatismo quais os exercícios ideais para ele que tem 4 anos? Me ajude
    Obrigada

  2. Deyvson 30/05/2018 at 18:31

    Gostaria de saber se quem tem miopia longe o.e 9.75 -3
    75, o.d 8.50 -4.75, quero saber se operando resolve alguma coisa.

  3. Gisleine 04/04/2018 at 12:57

    Meu filho foi diagnosticado com astigmatismo com 15 anos mas os médico em dois que eu levei ele disseram que não tem mais o que fazer.será Dr.?o grau e de 4.5na direita mas na esquerda e excelente e os médicos disseram que não tem óculos e nem uma cirurgia o que me e dica a fazer

  4. Marylane 08/03/2018 at 21:14

    Tenho miopia e astigmatismo 7direito, 5 esquerdo, agora 1 pra perto, tenho 40 anos.

  5. Geovane pereira 08/03/2018 at 12:57

    Eu tenho astigmatismo, e queria muito saber como faser, pra zera o grau uso oculos a vida toda, e queria muito nao precisar mais de oculos, por favor me ajude .

  6. PAULO CÉSAR 04/03/2018 at 17:59

    Olá pessoal!
    Me chamo Paulo César, tenho 52 anos sou do Rio de Janeiro, e quero compartilhar minha experiência de resultados logo nos primeiros dias;
    eu sou dependente dos óculos desde os meus 12 anos para ler e enxergar de longe, e tenho (tinha) Estrabismo com um dos olhos pra dentro desde meus 7 anos, o que me incomodava muito ter olhos tortos; nunca um ofital me mandou fazer exercícios, sempre aumentei o grau, e hoje uso 7 graus em cada olho e uso os multifocal;
    Pois bem, iniciei os exercícios de massagem e relaxamento seguidos de alongamentos conforme a Dra Tatiana orientou nesta última semana de fevereiro/18; na verdade, por conta de tanto tempo assim, pensava que eu iria ter algum progresso depois de uns 3 meses; mas logo na primeira semana senti um grande conforto na vista, e ao olhar no espelho (coisa que eu fazia sempre) notei que Não eu mais com o Estrabismo que me seguiu desde criança! … Sou muito grato a Deus (Autor da vida e da sabedoria) e grato a Dra Tatiana. Deus abençoe a todos os que estão praticando os exercícios!

  7. Josefa 25/02/2018 at 09:38

    Bom dia Dra Tatiane tenho um filho de 16 anos com ceratocone e uma filha de 8 anos com glaucoma suspeito gostaria de saber o que fasso para ajudá-los tô muito aflita com isso a 7 meses que nao vivo de tanta preocupacao

  8. Maria Aparecida Rodrigues Lins Silva 24/02/2018 at 20:21

    Nossa estou sem acreditar …acho até impossível …tenho 7,5 em cada olho e cada dia que passa fico mas triste com minha visão pós sinto que estou perdendo cada dia mas ..já tente fazer cirurgia mas pelo SUS e impossível … preciso muito desse tratamento

  9. Aline Garbini 19/01/2018 at 08:37

    Bom dia,minha filha tem 6 anos e tem 3 de as tigmatismo no olho esquerdo,ela pode fazer os exercícios?poderia por favor me especificar o tempo a ser feito e os exercícios,desde Já obrigada

  10. Emmanuel 13/01/2018 at 14:50

    Como faço para me escrever no seu curso? Sou de Brasília tenho astigmatismo 1 25 pra longe

  11. PAULO ROBERTO MAZZEI JUNIOR 23/11/2017 at 16:19

    BOA TARDE DR, TATIANA, TENHO ASTIGMATISMO, COMO FAÇO ESSE EXERCÍCIO

  12. Júlio César 23/11/2017 at 08:50

    Dra. Tatiana Gebrael, Bom dia!

    Parabéns pela matéria. Gostaria de entender melhor sobre este assunto , pois tenho astigmatismo 4,25 D e E, seria possível a reversão deste grau com os métodos naturais?

  13. Sullivam 05/11/2017 at 11:47

    Dr bom dia tenho 22 anos ja fiz cirurgia de anel de ferrara nos 2 e estou com cirugia marcada pra fazer o croslink e estou com um gral de astigmatismo alto como posso fazer para reverter essa cituaçao?

  14. Renato 28/10/2017 at 18:49

    Gostaria de entender melhor como curar meu astigmatismo.

  15. Antonio Neto - Patrocínio MG 28/10/2017 at 16:06

    Boa tarde gostaria de saber se praticando os exercícios para astgmatismo posso deixar de usar óculos ?e se posso usar soro fisiológico paraa lubrificar as córneas ?
    Obs ; quando vc vai ao oftalmologista eles não te falam sobre os exercícios , isso é para vc se torna cliente fiel a ele.
    PARABÉNS DR Tatiana , muito obrigado .

  16. Fabiano Gomes 02/09/2017 at 21:06

    Boa noite.
    Sempre tive os seguintes graus..
    OE 1,50 e OD 1,25…
    Fiz o exame hoje e o OD está com 1,25 é minha pergunta é, tenho astigmatismo e ele pode diminuir? Pois perguntei isso para o médico e ele me informou que sim, que pode diminuir! Doutora isso procede???

  17. Felipe Peruzzo 14/06/2017 at 09:00

    Bom dia Dra. Tatiana!
    Gostaria de saber os exercícios específicos para astigmatismo.

    Muito Obrigado.

    Felipe Peruzzo

  18. ana paula 05/06/2017 at 07:45

    ola doutora comecei a usar óculos pra uma grau baixo de miopia e astigmatismo mais quando coloco o óculos minha cabeça começa a doer gostaria de saber se isso e normal no começo

  19. maycon 27/05/2017 at 23:59

    Queria saber exercícios específico para astigmatismo !!!

  20. Cida 09/04/2017 at 17:03

    Dra. Tatiana, boa tarde!
    Gratidão por compartilhar alguns exercícios. Despertei para um cuidado maior com a minha visão a partir dos seus exercícios. Deus a abençoe muito na sua missão de vida.
    Bj
    Cida – Mogi das Cruzes

  21. Roseana Bassuto 09/04/2017 at 10:07

    Tenho 66 anos e sou professora de História, ainda leciono. Então leio muito. Tenho um grau de óculos muito alto, são 6,5 de longe e mais 3,5 de perto com Astigmatismo, hipermetropia e tresmiopia. Detesto usar óculos, uso a tanto tempo que acho que meu nariz cresceu de tanto óculos. Estou amando seus exercícios, mas gostaria de 2 respostas sua; quanto tempo por dia devo fazer os exercícios de astigmatismo? Depois de quanto tempo devo voltar ao oftalmologista? Obrigada Roseana

  22. Misakoko 16/03/2017 at 18:46

    Quando vou fazer caminhada estou alongando os meus olhos e estou gostando .Quero aprender mais outros exercicios .

  23. Daivison 15/03/2017 at 15:59

    Boa tarde Tatiana! Tenho astigmatismo e gostaria de receber a indicação de exercícios específicos para este problema. Estou acompanhando a série de 09 a 19, tenho gostado muito. Desde já agradeço e parabenizo pelo seu trabalho!

  24. Alan menezes 27/02/2017 at 20:06

    Boa Dra Tatiana Gebrael . Estou com visão turva, embasada a uns 2 anos e com moscas volantes . Mas as moscas desapareceram de uns 7 meses até agora . Já fui ao oftalmologista. Várias vezes . Já fiz 2 exames fundo de olho para verificar retina . Um exame com contraste e o outro não. Os exames deram resultado normal . Meu grau era 0, 75 e até diminuiu para 0,50 . Tenho 38 anos . E meu médico fala que estou ficando velho por causa dos sintomas. Achei seu site . Por favor me ajude, não sei mais o que faço para melhorar. Obrigado

  25. Terezinha de Freitas Duarte silva 07/02/2017 at 20:21

    – minha mãe tem degeneração macua gostaria de saber quais tipos de exercício posso passar para ela fazer?

  26. Zilda Maria Alves 02/02/2017 at 15:06

    Dr. Tatiana Tenho estigmatismo e pressão alta dos olhos eu gostaria de saber quais exercícios devo praticar para cura

  27. sandra martins 02/02/2017 at 15:02

    Olá Boa Tarde! Gostaria de seguir um tratamento Natural para recuperar a minha visão ao perto. Como funciona? vivo em Sorocaba, tenho que ir a S. paulo para ter consultas.
    obrigada
    Sandra

  28. Edinilza 31/01/2017 at 12:42

    Tenho astigmatismo e miopa. Gostaria de receber exercicios p diminui-los. Obrigada

  29. Marco Aurelio Duarte 30/01/2017 at 00:28

    Gostaria de saber quantas vezes devo fazer o sunning durante a semana para melhorar hipermetropia e astigmatismo?
    Estou fazendo os exercicios desde 15 dez 16.Sunning, alongamentos e exercicio da palma da mão. Não faço todos os dias mas gostaria de fazer. Senti que o astigmatismo diminuiu mas a hipermetropia não.
    Gostaria de saber se continuo com esses exercicios ou devo fazer outros para a melhora da hipermetropia?.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão