Início » Ambliopia: Exercícios para Tratamento – Especialista Tatiana

Ambliopia: Exercícios para Tratamento – Especialista Tatiana

Por |2018-09-24T18:49:37+00:0028 de maio de 2014|25 Comentários
5 (100%) 5 votos
A ambliopia é uma disfunção visual causada pelo desenvolvimento anormal de um dos olhos. Um olho é muito diferente do outro, sendo que o mais fraco (também chamado de olho preguiçoso) acaba por não evoluir e participar muito pouco da visão. Isso acontece por diversos motivos, dentre os mais comuns o estrabismo (desvio do olho), e também uma grande diferença de grau (dos óculos) entre um olho e outro.
Ambliopia
Ambliopia
Um dos princípios do método Self-Healing para melhorar a visão é o Equilíbrio no uso dos 2 olhos. Por essa razão, muitos exercícios visuais auxiliam quem possui Ambliopia, no sentido de fortalecer o olho mais fraco e relaxar/descansar o mais forte.

Ambliopia é “Olho Preguiçoso”? O Termo Está Adequado?

O termo “olho preguiçoso” na realidade não é apropriado, pois na verdade, o cérebro simplesmente não está usando um dos olhos. Aí está a chave da questão. O quanto o cérebro pode se desenvolver e evoluir quando estimulado está cada vez mais em estudo, e muitas descobertas ainda estão sendo feitas. Por esse motivo é que acreditamos que a Ambliopia e o estrabismo podem melhorar mesmo após os 7 anos de idade. Minha experiência profissional e a de muitos colegas reafirmam que a melhora pode acontecer em qualquer idade, e seu cérebro possui elasticidade suficiente para respaldar isso.

Ambliopia e seus Exercícios

Segue abaixo algumas dicas de exercícios, porém existem muitos outros e cada caso demanda alguma adaptação. No caso de crianças os exercícios são adaptados por meio de brincadeiras, veja alguns exemplos no link: (Clique Aqui)
·       Sunning – Faça pelo menos 10 minutos de exposição dos olhos fechados ao sol. Veja como fazer esse exercício no link: (Clique Aqui)
·       Palming – Veja no link: (Clique Aqui) e pratique ao menos 12 a 15 minutos por dia.
·  Compressa morna nos olhos. Umedeça uma toalha com água morna, deite-se e coloque-a sobre os olhos fechados por 5 minutos, 1 a 2 vezes ao dia. O aquecimento da região ajudará a diminuir as tensões.
·       Massagem com um profissional e automassagem: Procure com frequência ser massageado, principalmente na região da face, pescoço e ombros. A automassagem pode ser praticada todos os dias, veja no link: (Clique Aqui) .O relaxamento destas áreas ajuda muito no relaxamento dos olhos, essencial para melhorar ambliopia e estrabismo.
·       Pisque independente cada um dos olhos. Pisque o direito e depois o esquerdo, e assim por diante. Muitas vezes é difícil no início, mas com o treino ficará mais fácil.
·       Pratique o Balanço longo 3 a 4 vezes ao dia. Veja no link: (Clique Aqui) 
·       Você pode cobrir o olho mais forte com um tampão e estimular o olho mais fraco 2 a 3 vezes ao dia por 10 minutos. Veja como fazer no link: (Clique Aqui) 
·        Ensine seu cérebro o que focalizar e o que não focalizar. Veja no link: (Clique Aqui) 
Estes são exercícios importantes para melhorar o problema, porém existem muitos outros que possibilitam os dois olhos a funcionarem juntos.
Aqui no site (www.metodoseflhealing.com.br) você pode acessar o artigo científico que publiquei sobre um tratamento realizado com uma garota com ambliopia, utilizando os exercícios visuais por meio de brincadeiras. O resultado foi muito positivo. Leia o artigo no link: (Clique Aqui)
Acredite e se dedique. Boa prática!!!

 

Leia sobre:  Saúde Ocular: Aproveite as áreas verdes da cidade

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

25 Comentários

  1. Kely Gonçalves 13/05/2018 at 10:42

    Olá doutora tenho 36 anos após a consulta oftalmológica fui diagnoticada com Ambliopia olho direito la apareceu um grau de -4,25 de astigmatismo, o olho esquerdo que era melhor ja está com -2,25, o lasik vai corrigir definitivamente ou volta a doença no mesmo estágio?
    Estou apavorada com medo de perder a visão
    Não uso óculos porque estou em dúvidas dos óculos ou cirurgia refrativa

  2. Alcion B Parmigiani 14/02/2018 at 11:07

    Bom dia,
    Eu , embora reconheça a nobreza da sua intenção, fico analisando o quanto a Sra.fala. É muita conversa, muita argumentação. Não é necessário tanto argumento para um assunto tão importante, não é necessário tanta argumentação para o óbvio. Vá direto ao ponto, é lógico o seu interesse financeiro, todos sabem que ninguém oferece nada de graça, então objetive o que custa e como fazer, proponha algo também impresso, cobre o que tiver que ser cobrado, assim realmente estará ajudando .
    A Sra.tem doutorado em alguma formação superior ?
    A Sra. apresenta-se como Dra.!
    Doutor tem que ter doutorado concorda?
    Espero contribuir com seu bom interesse de ajudar pessoas a corrigir um erro que talvez determine o sucesso ou fracasso de muitas pessoas.
    Obrigado, desculpe se a magoei, estou sendo sincero e lhe expondo o que sinto ao ler propostas como a sua.
    Att.

    Alcion B Parmigiani

  3. Claudia pereira 07/02/2018 at 12:40

    Olá meu entiado tem 15 anos e só agora foi diagnosticado com ambliopia no olho esquerdo e so vê vultos. já o no direito está começando a ter moscas volantes. oftalmologista disse q só as 21 vai ver se ele pode fazer cirurgia. tem exercícios que o ajudem a reverter isso? nao posso ficar parada esperando essa idade.

  4. Andréia 28/01/2018 at 16:17

    Olá sou Andréia, tenho estrabismo desde a infância, hoje tenho mais de 30 anos. Gostaria de saber se esses exercícios podem corrigir esse estrabismo.

  5. Wiliam 23/12/2017 at 19:42

    Boa noite doutora tenho ambliopia no olho direito gostaria de saber se passa para o esquerdo .?
    E também gostaria de saber se existe a possibilidade de mim perder a visão do olho direito.? tenho 28 anos e hoje percebi ela mas embasado mas enxergo com ele uns 50 por cento por favor me da essa informação

  6. Dardes 23/12/2017 at 05:37

    Tenho estrabismo desde de criança, fiz uma cirurgia para correção, nunca tive êxito depois da cirurgia. Continuei com o estrabismo convergente..sinto meus olhos cansados o tempo todo. A musculatura do olho puxando….. queria saber se com esses exercícios poderia pelo menos melhora o estrabismo…já que perdi praticamente a visão do olho direito

  7. Magda roach 16/10/2017 at 15:50

    Hi my name is tony and my wife has ambliopia in 2 eyes, she has about 40% maximum vision in both eyes are there any treatments or exercises which will increase the power of her vision. I would love to help her , we live in the UK and would like to hear from you thank you very much

  8. Alexandre 05/10/2017 at 12:54

    Dra;me chamo alexandre e tenho ambliopia no olho esquerdo pois tenho 24anos queria saber se usando esses metodos posso melhorar minha visao do olho esquerdo sem afetar minha visao do olho direito

  9. Willians S Prado 26/09/2017 at 10:25

    Bom dia Dra.
    Minha filha tem 12 anos, usou óculos para correção do estrabismo durante 4anos. Não se percebe mais o estrabismo.
    Porém o olho direito, ela enxerga pouco.
    Durante 1 ano e meio ela usou tampão no olho melhor.
    Nesse período descobrimos que ela tinha o olho direito preguiçoso.
    Gostaria de saber se os exercícios divulgados em seu site poderia ajudá-la a enxergar melhor.
    Quais seriam esses exercícios?
    Eu, como pai amoroso, sofro muito com os prognósticos traçados.
    Por favor ajude-nos.

  10. Rogério 06/09/2017 at 22:29

    Olá boa noite tenho 25 anos e tenho ambliopia fui no oftalmologista ele disse q no meu caso não tem como reverter devido a idade ele mim disse que eu deveria ter procurado ajuda quanto criança. Gostaria de saber se é realmente assim ou deveria procurar algum tratamento. Obg…

  11. Valéria Aparecida Silva Duarte 19/06/2017 at 22:07

    Meu filho nasceu com estrabismo no olho direito. Usou tampão e o olho foi para o lugar. Agora ele tem 5 anos e fez todos os exames no olho e não há nenhuma alteração na anatomia, não tem grau alto. Mas, meu filho não exerga nada do olho direito. A oftalmo dispensou o uso do tampão. E quer acompanhar apenas o olho bom. Será que fazendo esses exercícios ele pode ter uma melhora na visão?

  12. jarli Aguiar da Silva Pinto 12/06/2017 at 22:53

    Olá Dra Tatiane
    Estou ficando estrabica e o oftalmo disse q é devido a um pequeno avc que eu tive e eu nem lembro de nada! Só sei q não nasci assim e hj meu olho se desvia do foco toda hora…. consigo ler bem com ele torto mas sinto muita dor nos olhos
    E nao queria ficar assim. ….será q tem jeito?

  13. Osvaldo Bié 09/06/2017 at 14:48

    Tenho estrabismo desde a minha infancia e contai segueira no olho com estrabismo, gostaria de saber se com esses exercicios consigo ao menos curar o estrabismo?

  14. Laura Alves Falcão 17/04/2017 at 17:04

    Olá Dra., o meu filho nasceu com catarata em um dos olhos, foi operado com 90 dias e usou lente de contato para correção do grau até os 2 anos. Dos 2 anos de idade até os 4 anos não usou nada, por negligência médica, pois eu dizia que não conseguia mais colocar as lentes no meu filho e o médico dizia que no caso dele os óculos não funcionariam. Com 4 anos troquei de médico e até os 7 anos ele usou óculos com um grau bem forte em um dos olhos, mas como ele está numa idade em de “aceitação” e para não sofrer bullyng, conversei com o médico, colocamos na balança o real benefício daquela lente grossa que chamava a atenção X o lado psicológico que poderia ser afetado pelo bullyng, com isso ele usa uma lente para correção no olho normal e uma “fictícia” no olho operado…. O óculos, faço questão que ele use para proteger o olho bom, pois mesmo com uma lente corretiva ele não enxerga quase nada no olho que foi operado. Vou começar a fazer os teus exercícios, e gostaria de uma opinião sobre o caso dele. Muito obrigada!

  15. LUIZ CARLOS DE SOUZA PEREIRA 03/04/2017 at 14:08

    Eu tenho 40 anos e tenho estrabismo a minha chance de uma boa visão é pequena pela minha idade. Muito obrigado posso ter alguma esperança no meu caso.,

  16. LUIZ CARLOS DE SOUZA PEREIRA 03/04/2017 at 14:06

    Tem estrabismo desde criança mas não foi dectado pelos meus pais e quando busquei um bom médico ele falou que até sete anos teria como melhorar minha visão isto é verdade não tem jeito eu tenho 40 anos desde já muito obrigado.

  17. Michael 27/03/2017 at 17:43

    Boa tarde, tenho ambliopia minha duvida é a seguinte: se eu fizer os exercícios tapando o olho bom, não afetaria o mesmo? pelo fato de não estar olhando com ele por mais que seja por pouco tempo..

  18. Paula 13/02/2017 at 22:19

    Boa noite!!
    Me chamo Paula e mãe de uma menina de onze anos que de outubro de 2016 até a presente data vinha com relatos de dificuldade para ler a distância, dor de cabeça….Onde levei ao oftalmologista e saímos com diagnóstico de ambliopia bilateral. Traçado com tratamento um óculos de grau máximo para estrabismo, com indicação de uso constante por dois meses. E como não pude evitar , fui procurar informações sobre , o que poderia ajudar ou outro recurso.Gostaria de saber se essa conduta está correta, devo fazer os óculos? Início os exercícios que você indica primeiro? Essa doença é degenerativa? A minha filhota corre o risco de perder a visão???

  19. Paula 13/02/2017 at 22:18

    Boa noite!!
    Me chamo Paula e mãe de uma menina de onze anos que de outubro de 2016 até a presente data vinha com relatos de dificuldade para ler a distância, dor de cabeça….Onde levei ao oftalmologista e saímos com diagnóstico de ambliopia bilateral. Traçado com tratamento um óculos de grau máximo para estrabismo, com indicação de uso constante por dois meses. E como não pude evitar , fui procurar informações sobre , o que poderia ajudar ou outro recurso, Enfim… Gostaria de saber se essa conduta está correta, devo fazer os óculos? Início os exercícios que você indica primeiro? Essa doença é degenerativa? A minha filhota corre o risco de perder a visão???

  20. Raquel Prata 09/12/2016 at 10:33

    Bom dia Dr. Descobri a 4 dias q meu filho de 7 anos tem ambliopia estou desesperada pq a medica q atendeu disse q devido a idade dele não tem mais jeito. Isso e verdade? Estou desesperada.

  21. Rodrigo Ribeiro Polidoro 25/11/2016 at 23:50

    Boa noite!Meu nome é Rodrigo, eu tenho ambliopia, eu devo fazer esses exercício com o tampão no olho esquerdo porque meu olho esquerdo é o bom e bota o óculos no que eu tenho, ambliopia? Essa é Aminta duvida não prejudica a outra não?

  22. Pedro Souza silva 15/11/2016 at 18:19

    Oi doutora meu nome é Pedro eu tenho 14 anos tenho essa doença em um dos meus olhos quando eu era pequeno eu tinha mas os médicos não descobriram que eu tinha só vim descobrir que eu tinha agora eu perguntei a minha médica se tinha cura ela disse que não só quando eu era pequeno
    Mas doutora quero saber se eu de verdade com toda essa idade posso ter cura min responda porfavor

  23. Vinicius 03/11/2016 at 13:10

    Boa tarde doutora tem ambliopia por anisometropia mas tenho 31 anos gostaria de saber se esses exercicios podem me ajudar
    Obs: tenho a visao perfeita no olho direito

  24. saura guilherme da silva 16/08/2015 at 21:38

    olà doutora tatiana quero saber se a ambliopia com 40% de visão de um olho tem tratamento para esse problema se a exercícios para ajudar?

  25. Kátia Hermann Oliveira 14/08/2015 at 09:16

    Achei muito interessante o que vocês tem para nos passar, ou seja nos ensinando como trabalhar com nossos olhos. Com certeza utilizarei seus métodos Dra. Só tenho dúvidas quanto …como trabalhar com os olhos quando se tem “DRUSAS”. Outro detalhe é que quando abro esta janela para ler as explicações, entra um a janela de um vídeo aula bem em cima do que quero ler e isso me atrapalha porque não tem como fechar esta janela. Pode me ajudar?

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão