4.3 (86.67%) 9 voto[s]
A ambliopia é uma disfunção visual causada pelo desenvolvimento anormal de um dos olhos. Um olho é muito diferente do outro, sendo que o mais fraco (também chamado de olho preguiçoso) acaba por não evoluir e participar muito pouco da visão. Isso acontece por diversos motivos, dentre os mais comuns o estrabismo (desvio do olho), e também uma grande diferença de grau (dos óculos) entre um olho e outro.
Ambliopia
Ambliopia
Um dos princípios do método Self-Healing para melhorar a visão é o Equilíbrio no uso dos 2 olhos. Por essa razão, muitos exercícios visuais auxiliam quem possui Ambliopia, no sentido de fortalecer o olho mais fraco e relaxar/descansar o mais forte.

Ambliopia é “Olho Preguiçoso”? O Termo Está Adequado?

O termo “olho preguiçoso” na realidade não é apropriado, pois na verdade, o cérebro simplesmente não está usando um dos olhos. Aí está a chave da questão. O quanto o cérebro pode se desenvolver e evoluir quando estimulado está cada vez mais em estudo, e muitas descobertas ainda estão sendo feitas. Por esse motivo é que acreditamos que a Ambliopia e o estrabismo podem melhorar mesmo após os 7 anos de idade. Minha experiência profissional e a de muitos colegas reafirmam que a melhora pode acontecer em qualquer idade, e seu cérebro possui elasticidade suficiente para respaldar isso.

Ambliopia e seus Exercícios

Segue abaixo algumas dicas de exercícios, porém existem muitos outros e cada caso demanda alguma adaptação. No caso de crianças os exercícios são adaptados por meio de brincadeiras, veja alguns exemplos no link: (Clique Aqui)
·       Sunning – Faça pelo menos 10 minutos de exposição dos olhos fechados ao sol. Veja como fazer esse exercício no link: (Clique Aqui)
·       Palming – Veja no link: (Clique Aqui) e pratique ao menos 12 a 15 minutos por dia.
·  Compressa morna nos olhos. Umedeça uma toalha com água morna, deite-se e coloque-a sobre os olhos fechados por 5 minutos, 1 a 2 vezes ao dia. O aquecimento da região ajudará a diminuir as tensões.
·       Massagem com um profissional e automassagem: Procure com frequência ser massageado, principalmente na região da face, pescoço e ombros. A automassagem pode ser praticada todos os dias, veja no link: (Clique Aqui) .O relaxamento destas áreas ajuda muito no relaxamento dos olhos, essencial para melhorar ambliopia e estrabismo.
·       Pisque independente cada um dos olhos. Pisque o direito e depois o esquerdo, e assim por diante. Muitas vezes é difícil no início, mas com o treino ficará mais fácil.
·       Pratique o Balanço longo 3 a 4 vezes ao dia. Veja no link: (Clique Aqui) 
·       Você pode cobrir o olho mais forte com um tampão e estimular o olho mais fraco 2 a 3 vezes ao dia por 10 minutos. Veja como fazer no link: (Clique Aqui) 
·        Ensine seu cérebro o que focalizar e o que não focalizar. Veja no link: (Clique Aqui) 
Estes são exercícios importantes para melhorar o problema, porém existem muitos outros que possibilitam os dois olhos a funcionarem juntos.
Aqui no site (www.metodoseflhealing.com.br) você pode acessar o artigo científico que publiquei sobre um tratamento realizado com uma garota com ambliopia, utilizando os exercícios visuais por meio de brincadeiras. O resultado foi muito positivo. Leia o artigo no link: (Clique Aqui)
Acredite e se dedique. Boa prática!!!

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.