Visão: Aprenda simples exercício para ver melhor de perto

contas

Ensino hoje para vocês um exercício visual que utilizo muito nos tratamentos para melhorar presbiopia (vista cansada), ambliopia, estrabismo e visão dupla.

Ele é muito eficiente, pois ensina ao cérebro o que focalizar e o que não focalizar, além de estimular a convergência, melhorando a visão para a leitura, diminuindo a visão dupla e os desvios oculares.

Você vai precisar de um pedaço de barbante de mais ou menos 60 cm, e 3 contas (podem ser miçangas) de cores diferentes.Enfie as contas no barbante.

Você pode segurar o barbante com as duas mãos, ou então amarrar uma de suas pontas em algo que esteja em sua frente, como as costas de uma cadeira, ou as grades da janela, de forma que ele fique esticado e alinhado com o seu nariz, e as contas fiquem enfileiradas. Veja na figura abaixo:

Visão: Aprenda simples exercício para ver melhor de perto

De forma relaxada e piscando constantemente focalize cada conta separadamente. A conta que você focalizar terá que parecer uma só, enquanto as outras contas precisam parecer duplas.

Olhe primeiro para a conta mais próxima ao nariz, fazendo a convergência, e perceba que as outras contas se duplicam, formando um V. Agora olhe para a conta do meio e perceba que se forma um X. Por último olhe para a conta mais distante do nariz e se formará um A (V ao contrário). Veja na ilustração:

Visão: Aprenda simples exercício para ver melhor de perto

Visão desfocada causas e problemas

Pessoas com ambliopia, estrabismo e presbiopia podem ter dificuldade em ver a imagem duplicada. Se isso acontecer pisque os olhos separadamente, ainda focalizando a conta, pisque o direito e depois o esquerdo, e você enxergará as contas em diferentes ângulos. Preste atenção a estes 2 ângulos diferentes, pois eles formarão a imagem dupla quando seus 2 olhos estiverem abertos.

O próximo passo é sustentar a imagem dupla. Perceba que se você desviar o olho daquela conta, as outras não ficarão mais duplas. O foco é feito com a visão central, enquanto que a duplicidade acontece na visão periférica. Comece sustentando a imagem dupla por  30 segundos, depois 1 minuto, até 10 a 20 minutos, desde que você não sinta os olhos cansados. Você pode alternar entre as contas, por exemplo, 2 minutos focalizando cada uma. Sempre piscando normalmente e respirando profundo para não cansar os olhos.

Se sentir tensão ou tontura, pare e faça uma massagem ao redor e entre os olhos, e um palming (cobrir os olhos fechados com as palmas das mãos em concha).

Este é um ótimo exercício para a coordenação entre os olhos e para melhorar sua visão para perto!

Visão desfocada repentina

Muitas pessoas relatam problemas de visão embaçada repentina. Isso pode significar diferentes coisas, desde um princípio de AVC por queda de circulação, até sinais do seu corpo mostrando que você preste um pouco mais de atenção à visão.

Caso você sinta este sintoma, a primeira coisa que você deve fazer é buscar um oftalmologista para encontrar o problema que trouxe visão embaçada repentinamente.

Quer saber mais?

 

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

16 comentários no post “Visão: Aprenda simples exercício para ver melhor de perto

  1. Boa noite dra: Tatiana tudo bem? meu problema é para enxergar perto,eu tinha criatividade e luz do Sol mas ha corriji com os seus exercícios agradeço muito pois ha posso acordar e sair no sol sem o óculos
    E não sinto mais dor muito obrigada Deus continue te abençoando um abraço.

  2. Olá Dra Tatiana! Tenho um neto de 7 anos com baixa e forte fotofobia. Percebemos cedo que havia algum problema, mas tivemos dificuldades em diagnosticar. Com 4 anos um médico diagnosticou distrofia de cones. Depois um outro diagnosticou acromopsia …enfim, estamos muito perdidos no seu tratamento. O pior é que o tempo passa e estamos sem um especialista para acompanhar-nos e orientar. Poderia nos ajudar de alguma forma?
    Agradeço qualquer tipo de ajuda, mesmo que seja a indicação de um especialista em São Paulo.
    Cida Medeiros

  3. Olà Dra Tatiana ,tenho1.6 anos e tenho ambliopia comecei o tratamento aos 1.5 anos ,com a ajuda de um oculos mas tenho duvidas quanto a isso pois receio que seja perca de tempo.Estou com duvidas me ajude por favor.Obrigado!!!

  4. Olà Dra Tatiana eu estou encantada com seu trabalho. Fiz uma formação em fisioterapia na oftalmologia e estou atuando nessa área em consultório em Goiânia. Mesmo tento feito esse curso de formação, ainda tenho muitas dúvidas e até dificuldades de chegar aos resultados com meus pacientes. Como faço para ter uma consultoria on linne com você já que estou bem longe de você.
    Gostaria muito de ter entrado no curso Olhos de Águia, mas te descobri a uma semana, então não houve tempo de matricular. Desde que te descobri não faço outra coisa a estudar e assistir aos seus videos, pesquisar cada dia mais sobre os métodos utilizados por você.
    Gostaria muito de um contato mais próximo a você. O que devo fazer?

  5. Olá,tenho uma filha que está com baixa visão e está usando tampão no olho esquerdo,porém não tem nenhum grau e não usa óculos tenho todas as dúvidas possíveis e gostaria de esclarecimentos!

  6. Boa noite minha filha tem 4 anos e faz 5 meses que surgido estrabismo nas duas vistas para fora sem problema de visão alguma. Consultamos uma Dr. e ela quer operar tenho medo pois ela é muito pequena está utilizando tampão 4 horas por dia um olho por dia mas até agora nada…

    Resposta Dra. Tatiana:
    Olá Suzana, sua filha necessita praticar exercícios visuais específicos para o caso dela. Posso ajudá-la em uma sessão presencial se assim preferir. Qualquer dúvida entre em contato pelo suportedratatiana@gmail.com
    Abraços

  7. Boa tarde, tenho estrabismo e cada vez que aumenta o grau (longe) parece que o estrabismo piora. Gostaria de saber se isso é normal e se esse exercício pode me ajudar, pois, minha vista está embaçando e cada dia que passa fica mais difícil. já fui a vários médicos e todos me passaram colírio, alegando que o ressecamento faz a visão embaçar.

    Resposta Dra. Tatiana:
    Olá Diego. Realmente pode ser que sua visão do olho mais fraco esteja piorando e causando mais desvio. Recomendo fortemente que inicie uma rotina de exercícios visuais para resolver o problema. Existem muitas formas de conhecer e colocar os exercícios visuais em prática:
    • Lendo e acompanhando os artigos postados em meu site http://www.metodoselfhealing.com.br. Fico à disposição por e-mail para tirar suas dúvidas, caso precise.

    Separei estes artigos para você http://www.metodoselfhealing.com.br/presbiopia-ou-vista-cansada/

    http://www.metodoselfhealing.com.br/cuidado-com-a-vista/
    • Você pode gratuitamente também frequentar o grupo de exercícios que ministro no Parque Villa Lobos, em SP, 2 sábados por mês, das 9:00 às 10:00, bem em frente ao anfiteatro. Sempre envio um e-mail na semana para confirmar e avisar do grupo.

    • No consultório aqui em São Paulo faço um trabalho mais personalizado, montamos uma rotina com os exercícios específicos e acompanhamos sua evolução, o que aumenta e acelera os resultados positivos. O telefone é (11) 2619-9245
    • Para quem está fora de São Paulo eu trabalho já há vários anos com sessões online, via Skype.
    Vamos nos falando
    Abraços

  8. Olá Renata. Pois é, resolvi disponibilizar para realmente facilitar a vida das pessoas que querem praticar os exercícios mas não encontram os materiais para comprar em sua cidade, ou não tem tempo para procurá-los.
    Falta de foco não é o mesmo que visão dupla. Na visão dupla realmente você percebe 2 objetos. Acredito que a sua visão embaçada se dá pelo seu grau de astigmatismo.
    O cordão de brock pode ajudar sim, pois ele ensina seus olhos e cérebro no que focar e no que não focar. Caso tenha um olho muito mais fraco que o outro você pode utilizar também o tampão (oclusor) no olho mais fraco alguns minutos por dia. Estimular a visão periférica com luzes também é muito interessante, além do exercício ensolar, empalmar, olhar longe e olhar detalhes.
    Um bjo grande

  9. Olá Luzia
    Todo procedimento cirúrgico possui riscos, porém em alguns momentos eles são inevitáveis e necessários. Então se não há necessidade, Recomendo que não corra os riscos, que são grandes, no caso da cirurgia de Catarata.
    O caminho natural é extremamente mais benéfico, seguro e definitivo, portanto recomendo que ao invés de recorrer à cirurgia, como no seu caso ela não é necessária, você inicie uma rotina de exercícios visuais, e sentirá que realmente fez uma melhor escolha.
    Estou aqui para o que precisar.
    Grande Abraço
    Tatiana

  10. Olá Katia. Sim, os exercícios ajudam muito nestes casos. Recomendo iniciar um programa de exercícios visuais.
    Existem muitas formas de colocar os exercícios visuais em prática:
    • Lendo e acompanhando os artigos postados no site. Fico à disposição por e-mail para tirar suas dúvidas, caso precise.
    • Você pode gratuitamente também frequentar o grupo de exercícios que ministro no Parque Villa Lobos, em SP, 2 sábados por mês, das 9:00 às 10:00, bem em frente ao anfiteatro. Sempre envio um e-mail par aa Lista VIP na semana para confirmar e avisar do grupo.
    • No consultório aqui em São Paulo faço um trabalho mais personalizado, montamos uma rotina com os exercícios específicos e acompanhamos sua evolução, o que aumenta e acelera os resultados positivos. O telefone é (11) 2619-9245
    • Para quem está fora de São Paulo eu trabalho com uma consultoria online, via Skype, no qual conversamos e então oriento a prática. Assim como penso em abrir novas turmas do curso online.
    Fico à disposição ok?
    Qualquer dúvida entre em contato, por favor.
    Vamos nos falando
    Abraços
    Tatiana

  11. Olá Dra Tatiana
    Gostaria de saber se quem tem uma lesão no nervo da visão devido ao AVC e ficou com visão dupla tem pode fazer esses exercicios ?
    Desde obrigado

  12. Dra. Tatiana,
    1 – O que você acha da cirurgia de presbiopia?
    2 – Eu estou com 67 anos e não tenho cataratas. Você seria a favor de adiantar a cirurgia de cataratas para a gente se livrar dos óculos?

    Obrigada.
    Luzia

  13. Olá Dra.Tatiana. Adorei saber sobre a venda dos produtos no site. Tenho miopia e astigmatismo e por isso quando foco um objeto, apesar de enxergar mais de um contorno vejo apenas um objeto. Falta de foco é o mesmo que visão dupla? O cordão pode ser usado no meu caso? Quais outros acessórios pode me ajudar nos exercícios? Obrigada.

  14. Olá Janet
    Sim, eu trabalho muito com foco e atenção visual, e obtenho muitos resultados positivos no consultório. Também uso a integração sensorial como abordagem complementar ao Método Self-Healing, e a união dos 2 métodos é muito benéfica para os pacientes.
    Fico à disposição
    Abraços

  15. Olá Dra Tatiana! Sou Terapeuta Ocupacional infantil e trabalho com crianças com disfunção e transtornos neurológicos. Utilizo a Integração Sensorial como base da minha atuação em consultório. Admiro e acredito no seu trabalho utilizando este método. Quero saber se é possível realizar algum exercício deste método para contribuir e ajudar a melhorar o foco visual/atenção visual em crianças com dificuldades de manter atenção e/ou com diagnóstico de déficit de atenção. Agradeço a atenção.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *