Ansiedade! 5 técnicas para vencer esse problema

Ansiedade! 5 técnicas para vencer esse problema

A ansiedade é um problema que atinge 33% da população mundial, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Eu, por exemplo, já fiz parte da estatística e sei que, quando alguém tem ansiedade em excesso, a pessoa acaba não conseguindo fazer suas atividades. Além disso, está sempre muito agitada, não consegue colocar planos em prática e não tem paciência para alguns exercícios.

Entre eles estão os visuais, já que pedem uma concentração maior. Muitos alunos começam o processo e querem sentir os benefícios imediatamente, e é aí que a ansiedade atrapalha. E, sim, ela tem muito a ver com nossa saúde, tanto visual quanto corporal.

O que é ansiedade?

A ansiedade é uma sensação ou sentimento que acontece após excessiva excitação do Sistema Nervoso Central, geralmente porque há a interpretação de uma situação de perigo. Ela se parece um pouco com o medo, mas a diferença é que este tem um fator desencadeante real e palpável, enquanto na ansiedade tem como fator de estímulo algo mais subjetivo. A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação. Porém, quando em excesso, tem efeito contrário.

O transtorno de ansiedade é relacionado ao funcionamento do corpo, bem como experiências de vida. A pessoa pode ser ansiosa a maior parte do tempo e sem alguma razão ou até mesmo senti-la algumas vezes tão intensamente que se sente imobilizada. Essa sensação é tão desconfortável que, muitas vezes, as pessoas deixam de fazer coisas simples para evitá-la.

Entre os sintomas mais comuns de ansiedade estão: preocupações, tensões ou medos exagerados, sensação de que algo ruim vai acontecer, medo extremo de algum objeto ou situação em particular, entre outros.

Tudo sobre ansiedade: 5 técnicas para melhorar

Minha ansiedade tinha mania de querer me paralisar. Já perdi as contas de quantas vezes fiquei mal antes de uma prova, um evento importante ou alguma data que eu esperava há muito tempo. No decorrer dos anos eu tive contato com diversas técnicas que me ajudaram a controlar a ansiedade. Foi um caminho longo para chegar até elas. Porém, combinadas, fizeram um efeito inexplicável e melhoraram muito minha qualidade de vida.

Meditação

A meditação é uma técnica que rendeu muitos resultados para o controle da minha ansiedade. A que eu faço é a meditação guiada, mas cada pessoa se adapta melhor a uma técnica diferente. O importante é você meditar. Entre os benefícios estão: dormir melhor e intestino funcionar sem problemas, como acontecia anteriormente. A paz interior ajuda muito a controlar a ansiedade.

A meditação é uma arma contra a ansiedade!

Automassagens

As automassagens são realizadas para acalmar o sistema nervoso de uma forma mais rápida. Há três lugares que podemos fazer essas massagens:

  • Couro cabeludo: Muitos dos receptores nervosos estão na cabeça e essa massagem é muito eficaz para controlar a ansiedade. Para exercitá-la, passe os dedos pelo couro cabeludo como se estivesse passando shampoo, mas mais profundamente. Vá rodando os dedos por toda a cabeça, passando pela nuca, têmporas e centro. Se quiser, pode dar leves puxões em gomos de cabelo, mas sem machucar.
  • Abdômen: Vários estudos estão surgindo sobre a importância do sistema digestório, conhecido como nosso segundo cérebro. O intestino manda produzir hormônios, tem reações emocionais, entre outros. Quando não funciona bem, é sinal que algo está errado em nosso corpo: alimentação, ansiedade, problemas hormonais, entre outros. É importante prestar atenção no funcionamento do intestino.

A massagem pode ser feita como se você estivesse passando creme no abdômen. Faça no sentido horário que ajuda bastante.

  • Centro do peito: Dar batidinhas no centro do peito me ajuda bastante a controlar a ansiedade. É como se eu estivesse dissolvendo aquele aperto que ela causa. Além disso, assim como as anteriores, posso fazer essa técnica em qualquer momento que a ansiedade atacar.

Medicina antroposófica

A minha ansiedade também começou a ser melhor controlada quando comecei a fazer uso de medicamento da antroposofia. É importante que você não se automedique, já que pode render alguma reação mesmo que o remédio seja natural e não tenha tantos efeitos colaterais. Porém, procure sempre seu médico antes de fazer qualquer tratamento.

Movimentos de coordenação motora cruzados

Os movimentos de coordenação motora cruzados estimulam os dois lados do cérebro e ajudam a controlar a ansiedade. Quando nós ativamos ambos, nós podemos ter mais controle da mente. Além disso, é recomendado inserir movimentos inusitados durante seu dia-a-dia, ativando outas conexões neurais

Um movimento que pode ajudar é colocar a mão no joelho oposto, alternando entre um e outro, cruzando-os. Você encosta a mão direita no joelho esquerdo e, depois, a esquerda no joelho direito. Dá para fazer esse exercício tanto sentado quanto em pé.

Outro movimento que ajuda no controle da ansiedade é fazer algo que o cérebro não consiga controlar, assim ele deixa você ter total autoridade sobre sua atividade. Faça algo inusitado, que ele não consiga absorver, para quebrar o padrão de tensão. Por exemplo: comece esfregando as mãos em círculos, como se estivesse enrolando um brigadeiro. Simultaneamente, gire o pescoço. Depois, ao mesmo tempo, abra e feche a boca. Pare, mude a direção da mão e do pescoço. Essa combinação de movimentos ajuda a acalmar o sistema nervoso e, consequentemente, controlar a ansiedade.

EFT (Emotional Freedom Techniques)

A EFT é uma técnica que ajudou muito no controle da ansiedade, já que ela dissolve tensões que ficam na gente. Ela pode ser comparada a acupuntura, mas sem o uso de agulhas. Ao invés disso, somente a pressão dos dedos.

Ela funciona mais ou menos assim: você fala o nome do sentimento enquanto faz uma sequência de ativação de pontos com os dedos. Enquanto isso, vai liberando energicamente esse sentimento.

A ansiedade é algo que atrapalha nossas atividades do dia-a-dia, por isso precisa ser tratada. É importante que você, em paralelo a essas técnicas, também consulte um médico e nunca se automedique.

Quer saber mais?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Rodrigo Monteiro


7 comentários no post “Ansiedade! 5 técnicas para vencer esse problema

  1. Acho muito importante.e quando vi o anuncio e as explicacões da dra. Tatiana. Fiquei interessado. mais como não tenho muita habilidade com a internete. Acho que alem do saite deveria haver um numero de telefone para a gente se comunicar

  2. Adorei as dicas! Já conheço EFT mas nunca fiz pra ansiedade. Tento fazer meditação, mas sinto falta de algo que me ajude a relaxar antes. Com certeza essas técnicas vão ajudar. Obrigada!

  3. Adorei!!!!! A respiração profunda faço a muito tempo ,a massagem na barriga também faço são meus remédios para insonia. EFT é novidade que estou gostando muito, movimentos alternados para coordenação motora já fazia alguns mas adorei a série que ensinaste, movimentar as mãos como fazer uma bolinha e girar a cabeça e abrir a boca ao mesmo tempo….O brigada querida! vou praticar….

  4. Parece que você está falando de me é muito maravilhado não nos conhecemos e tudo que você falou tem tudo a ver comigo obrigadas Dra.Tatiana você é um anjo que Deus colocou na minha vida muito obrigada

  5. Estou começando agora a ver seus videos e adorando! Acho que comecei pelo video certo, sobre ansiedade! Sou muito ansiosa , mas consegui ver o vídeo inteirinho, o que já é um grande progresso, pois um dos maiores , senão mais sério da ansiedade é não conseguir ler alguma coisa até o fim, ver um filme, etc…..mas seu video, apesar de longo, é muito divertido. Parabéns!
    Moro em Curitiba e gostaria de conhecer mais sobre o método EFT. Teria alguma indicação?
    Obrigada

  6. Dra Tatiana, muito boa sua explicação sobre ansiedade… realmente, hoje temos muitas informações e, a cada momento, a gente tenta se inteirar mais e mais… e, uma dessas: não lê as matérias completamente, indo para final do assunto imaginando que, ou se iludindo, agindo-se assim estaria inteirando do assunto com meia notícia… Não se concentrando, falta de foco. Obrigado pela dicas, tentarei em primeiro lugar pela meditação.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *