Olho preguiçoso? Você sabe qual é o seu olho mais fraco?

Olho preguiçoso! Você sabe qual é o seu olho mais fraco?

Será que você tem um olho preguiçoso? Ou será que ele nunca foi estimulado corretamente?

Na verdade, muitos chamam de preguiçoso aquele olho que é mais fraco, ou então um olho Amblíope (com Ambliopia)

Ou seja: funciona com menos qualidade que o outro. É aquele olho que você não enxerga tão bem, que tem alguma doença, grau maior de óculos, etc.

Por isso questiono sempre, será que ele é um olho preguiçoso mesmo? ou foi você que não o estimulou a vida toda, por achar que ele não iria responder?

É importante que você conheça meios para estimular seu olho mais fraco para que ele deixe de ser o seu “olho preguiçoso” e você atinga o equilíbrio entre os dois olhos.

Alguns exercícios visuais são especiais para ajudá-lo a fortalecer e equilibrar o uso da visão.

Quando nós temos um olho mais fraco, acabamos sobrecarregando aquele mais forte. E aí o equilíbrio não acontece de um jeito que melhore o ruim. Mas, sim, piorando o que estava bom – algo que não queremos, certo?

O que é olho preguiçoso?

O termo Olho preguiçoso  significa que se trata de um olho com funcionalidade abaixo do normal., o cérebro recebe imagens diferentes de cada olho. Então, resolve esta confusão ignorando uma das imagens, o que faz com o que o olho não seja usado e essa parte do cérebro fique subdesenvolvida.

Entre os sintomas mais comuns de olho preguiçoso estão o desvio ou desalinhamento do olho. Porém, pode provocar outros graves problemas de visão, como: rápida perda de acuidade visual no olho afetado, perda de visão binocular e risco de perda de visão no olho mais forte.

A ambliopia não é um problema no olho em si, porém pode causar alguns problemas de visão. Ela é caracterizada por um problema de desenvolvimento com a ligação olho-cérebro. Ou seja: o cérebro basicamente aprendeu com o tempo a ignorar o que é transmitido por um dos olhos.

Pessoas estrábicas geralmente estão mais suscetíveis ao olho preguiçoso. O estrabismo é um desalinhamento dos olhos que acontece porque os seis músculos que os rodeiam e que ajudam a focar os olhos não funcionam em conjunto de forma adequada.

Outra causa comum é um erro refrativo, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, que seja maior em um dos olhos. Esse problema acaba provocando uma informação descombinada, sendo que a precedência de um dos olhos faz com o que o cérebro ignore a informação do outro.

Tudo que acaba criando algum tipo de desequilíbrio visual pode provocar a ambliopia, desde cataratas na infância, diferenças de forma ou de tamanho e outras anomalias anatômicas ou estruturais.

Como descobrir qual seu olho mais fraco?

A consulta do médico oftalmologista vai lhe dizer qual o seu olho mais fraco e se você tem ou não o diagnóstico de Olho Preguiçoso.

Porém, mesmo para quem não possui olho preguiçoso, há formas de descobrir qual parte da sua visão precisa ser melhor trabalhada, e qual é o seu olho mais fraco.

A primeira forma é olhar a receita dos seus óculos. Perceba qual lado tem o grau mais forte – provavelmente este é seu olho mais fraco. Isso se, por acaso, o outro não tiver alguma doença associada e que não aparece na receita, como a Catarata ou Degeneração Macular.

Outro jeito de descobrir seu olho MAIS FRACO para perto é pegar uma folha, tirar os óculos e, com um olho de cada vez, ler as palavras no papel. Tampe com a mão, sem forçar nem apertar, e vá fazendo essa verificação.

Você pode fazer o mesmo com uma Tabela Visual ou uma placa com letras colocada a uma distância de no mínimo 6 metros de você e assim verificar qual o olho mais fraco para longe.

Geralmente o resultado acontece no mesmo olho, ou seja, ele é o mais fraco para longe e também para perto, mas pode acontecer de um olho ser mais forte para longe e outro mais forte para perto.

Existe uma outra forma simples de descobrir qual dos seus olhos é mais fraco, e então poder estimulá-lo.

descobrir olho mais fracoFaça um triângulo com as mãos e posicione na frente do seu rosto, a ponto que fique alinhado ao nariz. Esse triângulo precisa envolver algum objeto à distância. Lembre-se de não se mover, e também não mover suas mãos.

Então, pisque um olho e depois o outro. Você vai perceber que aquilo que está focando acaba saindo do centro do triângulo em algum momento, ou quando o olho direito está olhando, ou quando o esquerdo está focando.

O olho em que o objeto sair mais do centro do seu triângulo é provavelmente o olho mais fraco. (Dúvidas de como descobrir?, assista ao vídeo acima)

Dessa forma fica mais fácil, e você esclarece qual deles você vai estimular com exercícios visuais.

 

Como melhorar Síndrome do Olho Preguiçoso.

Existem diversos exercícios que estimulam a união entre os 2 olhos, a visão 3D e também o estimulo do Olho mais Fraco, podendo ter resultados muito efetivos para Olho Preguiçoso.

Um exercício muito simples e eficaz para fortalecer seu olho preguiçoso é tampar o mais forte com a mão (sem forçar, só a encostando para bloquear a visão) e olhar a paisagem a sua volta, tanto longe quanto perto, por alguns minutos.

olho mais fraco estimulo

Percorra o ambiente, estimule sua visão periférica abanando as mãos dos dois lados. Faça isso por alguns minutos, enquanto estiver relaxado.

Não estimule o olho mais fraco enquanto estiver lendo, assistindo televisão ou usando eletrônicos como celular e computador. O intuito é estimular a visão e não a cansar.

A mesma estimulação por ser feita utilizando o tampão ocular, tanto aqueles adesivos, quanto com elástico. Com o tampão você pode além de olhar longe e estimular a visão periférica, também jogar bolas, caminhar circuitos simples, brincar com seus filhos ou cachorro, ou seja, atividades prazerosas e leves.

O tempo médio para estimular é de 15 minutos, mas depende de caso a caso.

O mesmo vale para as Crianças! Divirta-se estimulando o olho mais fraco, jogue bola, invente brincadeiras! Não diga para ela que o olhinho dela é ruim ou preguiçoso, pelo contrário, diga que ele precisa ficar forte e o que vocês estão fazendo vai fazer com que ele enxergue cada dia melhor.

Síndrome do Olho Preguiçoso

É importante que os exercícios naturais não substituam o tratamento convencional com o oftalmologista. Eles devem andar juntos.

Quer saber mais?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

10 comentários no post “Olho preguiçoso? Você sabe qual é o seu olho mais fraco?

  1. Boa tarde!! Estou com estrabismo sem explicação,no sábado trabalhei a noite dormir e quando acordei não estava enxergando direito e com as mãos dormentes.Já faz dois meses e os oftalmologistas dizem que foi um derrame que tenho que esperar. Mas não to tendo vida, ando com um tampão no olho chega no final do dia com dor de cabeça e enjoo.

  2. Boa noite doutora! Tenho a mesma dúvida da Ana Paula Gomes, porém meu olho preguiçoso é o direito e também tenho 31 anos e nao usei o tampao quando criança! Posso usar agora certo? Desde ja agradeço! Bjos

  3. Eu sei que o meu olho preguiçoso é o direito e quando criança, por vergonha, não usei corretamente o tampão. A minha dúvida é se posso usá-lo agora, depois de adulta (31 anos)?
    Obrigada!

  4. Quais videos e exercícios são indicados para olho preguiçoso?
    Obrigado

  5. Faço os exercícios para olho preguiçoso com o olho bom tampado?

  6. Como me dei conta da importancia do seu trabalho na recuperaçao da visao gostaria de saber se seria possivel comprar o material deste ultimo curso que infelizmente não tive oportunidade de participar. Estou preocupada porque minha visão esta ficando a cada dia mais embaçada , como ja tenho indicaçao de cirurgia de catarata que deveria ter acontecido neste mes de agosto que ja passou e visivelmente meu problema de catarata e visão dupla tem piorado muito . Depois que tomei conhecimento deste Metodo self healing do Dr. Meir Schneider Acendeu em mim a esperança de recuperar minha Visaõ Preciso de sua AJUDA . Se for necessario darei um jeito para chegar ate a Senhora para um atendimento TENHO MUITO MEDO DE FAZER ESTA CIRURGIA ! POR FAVOR ME AJUDE . Se por acaso o mais pratico seja comprar todo o material deste curso passado , eu comprarei . Nao tenho mais tempo para esperar o proximo curso . Ajude- me Por Favor !

  7. Ola tudo bem? Sou fabricante de um tipo de tampão ocular divertidos com os personagens prediletos da criançada e adaptável em óculos pra tratamento de ambliopia e estrabismo gostaria de fazer uma parceria. 31 996719699 vendo através do mercado livre de uma olhada lá.

  8. Ola tudo bem? Sou fabricante de um tipo de tampão ocular divertidos com os personagens prediletos da criançada e adaptável em óculos pra tratamento de ambliopia e estrabismo gostaria de fazer uma parceria.

  9. Dra. Tatiana, Boa Noite! Estou amando os exercícios, obrigada! eu senti que já está me ajudando com o primeiro vídeo que assisti, vc é maravilhosa!, tem um coração amável e carinhoso! que você seja cada dia mais abençoada por Deus, um forte abraço! e muito obrigada por me dar essa oportunidade de estar aqui, fazendo parte dessa linda família.

  10. Dra. Tatiana, boa tarde
    Tenho assistido a quase todos os seus vídeos e não me recordo de ter visto algum exercício para Glaucoma.
    Por favor, se a Sra. publicou algo a respeito, poderia me dizer onde encontrar.
    Muito obrigado.
    Vlademir

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *