O que causa miopia? A verdade sobre a origem da miopia!

O que causa miopia? A verdade sobre a origem da miopia!

O que você sabe sobre aquilo que causa miopia? Tenho certeza que pelo menos uma vez na vida você já ouviu dizer que o problema é genético. Ou seja: caso seu avô seja míope, com certeza seu pai é e, por consequência, você, seus filhos, seus netos, etc. Um estudo da BBC comprovou que apenas 10% dos casos de miopia acontecem devido à genética. E os outros 90? Onde ficam nessa história?

Ultimamente, está cada vez mais comum encontrar pessoas usando óculos nas ruas. Entre em uma sala de aula, por exemplo, e perceba o número gritante de jovens com algum problema visual. Esse “boom” de pessoas com algum tipo de enfermidade nos olhos não é sem motivo. Nós devemos entender o que causa miopia e, principalmente, como chegar à raiz do problema para resolvê-lo.

Afinal, qual é a causa da miopia?

Se apenas 10% possui a enfermidade por conta de genética, o que causa miopia nos outros 90? O estudo da BBC indicou que a falta de exposição à luz do sol é um fator que causa miopia. Nós vivemos cada vez mais em ambientes fechados, entre quatro paredes, e não aproveitamos o ar livre. Quando estamos dentro de casa ou do escritório, a luz solar quase não entra no ambiente. Ao invés disso, utilizamos lâmpadas cada vez mais potentes e luzes artificiais, que não trazem o mesmo benefício do sol. Isso porque ele nutre os olhos: a luz solar estimula a fixação de vitamina D, que cuida da saúde do cérebro e do sistema imunológico, além de regular a saúde visual.

Outro fator que aborda a falta de luz solar no que causa miopia é: o sol estimula a liberação de dopamina diretamente dos olhos, e ela consegue de alguma forma conter o crescimento inadequado do globo ocular. Esse crescimento inadequado, que dificulta a formação de uma imagem na retina, é o que chamamos de miopia.

 

O que também causa miopia é mau hábito visual, como uso indiscriminado do computador, falta de uso da visão periférica e noites cada vez mais claras em nossa rotina. Além disso, quem é míope não Olha longe, muito menos sem óculos. Por isso, a capacidade natural do foco longe fica ainda mais fraca, já que não é estimulada.

Causa Miopia - Estudo BBC

O que causa miopia: usar óculos é o melhor caminho?

Ter maus hábitos com nossos olhos é um dos fatores que causa miopia. Ao colocar os óculos, nós acabamos engessando os olhos naquela condição. Ou seja: incentivamos nossa visão a funcionar em mau estado ao invés tratar a raiz do problema. Por isso, o grau dos óculos tem a tendência de sempre aumentar quando você vai em uma consulta ao oftalmologista.

Os óculos não tratam o que causa miopia, apenas te ajudam a enxergar melhor naquele instante de uso. E claro: você continua com os maus hábitos porque eles não são alterados.

Quem é míope tem diversas condições para melhorar os olhos e diminuir o grau dos óculos. Isso apenas inserindo exercícios visuais em sua rotina. Com o tempo eles irão ajudá-lo a diminuir o grau dos óculos, além de você acrescentar bons hábitos visuais que serão benéficos para seus olhos o resto da vida.

Causa Miopia

Causa miopia – Estimule seu cérebro…

Outro ponto interessante sobre os Míopes….

Uma pesquisa apontou que os míopes usam muito o lado esquerdo do cérebro – voltado aos números e exatidão.

É claro que nem todo míope é igual ao outro, mas acredito que você já teve contato com aquela pessoa com miopia muito estudiosa, prática e que adora os números.

Pensando nisso, Você que tem miopia pode procurar então atividades artísticas e musicais que estimulam o lado direito do cérebro . Assim você compensa e equilibra o uso também do estímulo cerebral, e não somente visual.

Cuidar do que realmente causa miopia e não colocar a culpa na genética é uma forma de melhorar sua qualidade visual. Não é porque seus avós e pais são míopes que você e seus filhos também serão. Começar a ter hábitos diferentes dos seus antepassados é um jeito de evitar que seus descendentes sejam míopes. Os exercícios visuais são fantásticos para isso: eles podem ajudar a eliminar a miopia da causa.

A terapia visual pode ser uma solução para acabar com esse “mar de óculos” que atingiu a sociedade. Alguns estudos até dizem que em 2050 mais da metade da população será míope. Nós queremos sair dessa estatística, certo? E, para isso, a dica é simples: cuide da verdadeira causa do seu problema visual. Os exercícios estão aí para isso. Vamos praticá-los?

Quer saber mais?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

8 comentários no post “O que causa miopia? A verdade sobre a origem da miopia!

  1. Gostaria de saber se os exercícios tem que ser constantes para quem tem problemas de vista? Caso eu pare por um tempo, tudo volta a ser como era antes?

  2. Estou empolgado com o curso. As informações até agora recebidas, na minha interpretação são logicas e verdadeiras. Apenas, tenho dificuldade de acessar o roteiro correto do curso; mas vou conseguir! Já disse isso, a dificuldade surge na hora de acessar a etapa seguinte.

  3. Estou empolgado com o curso. As informações até agora recebidas, na minha interpretação são logicas e verdadeiras. Apenas, tenho dificuldade de acessar o roteiro correto do curso; mas vou conseguir!

  4. Dra, estou gostando dos vídeos sobre miopia e astigmatismo.Tenho mais miopia .Uma vista compensa a outra e eu termino sempre não usando óculos.Mas o grau vai aumentando…Vou ser fiel aos exercícios. Estou determinada.rs,rs.

  5. Estou adorando ler as suas matérias, mas aconteceu comigo uma coisa estranha nos meus olhos. Estou sofrendo de um stress muito grande por varios motivos e acontece que estão e já afetou os meus olhos, sinto que fica todo embaçado, tenho miopia e esgmatismo, uma canseira nos olhos etc..Procurei o oftalmo disse que é assim mesmo devido os meus 60 anos. O que fazer me ajuda Dra.

  6. Meu filho já nasceu com problema na vista. com Estrabismo miopia e baixa visão. Será que esses tratamento é adequado pra ele? Qual o melhor tratamento pra ele?

  7. Estou amando as dicas.minha filha tem miopia. cheguei a mudar os óculos duas vezes no ano.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *