Ler no ônibus faz mal para a visão?

Ler no ônibus

Você acha que ler no ônibus faz mal? Muitas pessoas acreditam que esse hábito pode fazer mal para a visão, descolando a retina e prejudicando nossos olhos de diversas maneiras. Porém, será que é verdade?

Ler no ônibus: bom ou ruim?

Ler no ônibus não faz mal para os olhos! Na verdade, se você ler em movimento, seja no carro (como passageiro), ônibus ou metrô, sua visão vai agradecer. Não há problema algum nesse hábito.

A única coisa que pode acontecer é você sentir algum tipo de enjoo ao ler no ônibus.

A tontura acontece porque seu sistema nervoso recebe duas mensagens conflitantes. A visão central, ao se concentrar no texto à sua frente, está parada. Enquanto isso, a visão periférica capta a paisagem correndo ao seu lado e avisa o cérebro que seu corpo está em movimento.

Quando você está tentando focar em algo mas está em movimento, o cérebro fica digamos um pouco confuso. Toda essa confusão no envio das “mensagens” causa o mal-estar. Porém, nada disso está relacionado ao descolamento de retina ou outro problema visual.

Ler no ônibus em movimento

Caso você sinta enjoo ao ler no ônibus, pare por alguns minutos, abra as janelas, respire profundamente e relaxe.

Leitura dentro do ônibus: o que melhora?

Quando estamos lendo nossos olhos estão focados nas letras e, na maioria das vezes que fazemos isso, não prestamos a atenção em nossa visão periférica. Estamos tão concentrados num ponto fixo que forçamos a visão central, e não exercitamos a visão lateral (periférica).

Mas, ao ler no ônibus ou em algum veículo em movimento, há uma paisagem passando à sua volta. Dessa forma, mesmo olhando para um ponto fixo central sua visão periférica está sendo minimamente exercitada, já que as células localizadas na retina periférica (bastonetes) são exatamente estimuladas pelo movimento.

Outro ponto que é bom ler no ônibus é a pausa. Automaticamente, você acaba olhando pela janela para saber onde está ou até mesmo olha para alguém que está subindo no ônibus. E, como sempre faço questão de lembrar, distrair o foco da leitura é muito bom para descansar um pouco a visão central.

Ler no ônibus

É importante apenas se atentar a algumas regrinhas pra ler no ônibus ou em algum lugar parado. Uma delas é não apertar os olhos. Assim você não força nem cansa muito rápido.

Outro item importante é não ler mais que 40 minutos a uma hora. A cada período assim, dê uma pausa de, pelo menos, 10 minutos. Se possível, escolha leituras leves, pois isso ajuda você a não elevar o estresse. Essa calma reflete muito no seu sistema neurológico.

Quer saber mais sobre saúde natural dos olhos?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

2 comentários no post “Ler no ônibus faz mal para a visão?

  1. Olá Dra Tatiana, amei essa notícia, pois acreditava quer ler em movimento prejudicava ,então posso agora vou ler mais tranquila,eu titinha essa dúvida , mais nunca deu certo te perguntar.Grande abraço, estou de olhos bem abertos pra seguir tuas orientações, amo seu trabalho,que para mim estar sendo uma bênção de Deus.Parabéns pro atitude de fazer a diferença nessa mundo tão conturbado.

  2. Dra Tatiana, com os exercicios estou com a visão otima. Obrigado por esse apoio. Deus abençoe o seu trabalho.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *