Hábitos saudáveis! 5 hábitos visuais saudáveis pros olhos

Hábitos Saudáveis

Neste artigo eu te revelo quais são os 5 Hábitos saudáveis que você e todas as pessoas deveriam praticar para enxergar bem a vida toda.

Os maus hábitos visuais são muito comuns no nosso dia-a-dia. Eles podem ser desde ficar no computador por muito tempo e sem descanso, ou até mesmo coçar os olhos. Nós estamos tão acostumados a ter hábitos contrários aos saudáveis que nem percebemos o quanto prejudicamos nossa visão.

Nós falamos muito sobre os maus hábitos aqui no Blog, e hoje quero enfatizar então quais são os bons hábitos, aqueles que vão de certa forma até neutralizar os grandes vilões da perda visual.

Olhos saudáveis: 5 hábitos para adotar já

Para você colocar os hábitos saudáveis na sua rotina, existem 5 dicas que podem ajudar:

1 – Perceba os detalhes

A visão é um sentido de atenção e percepção. Com tanta informação ao nosso redor hoje em dia, se torna quase impossível focar em apenas uma. Ou seja: nós olhamos tudo, mas, na verdade, não prestamos atenção aos detalhes de nada.

Um dos hábitos saudáveis é você tirar um pouco do seu tempo para olhar os detalhes. Quando estiver lendo, preste atenção no formato das letras. Ao andar na rua, veja de perto as flores, papeis nos postes e coisas simples, que não olharia na pressa. Essa função de contemplação foi sendo perdida ao longo dos anos por conta do número enorme de informação ao nosso redor. Vale, até, fazer o exercício sem óculos em casa para exercitar sua visão real.

2 – Relax!

Descansar e relaxar os olhos são hábitos saudáveis que precisam estar no seu dia-a-dia. Nós esquecemos que nossa visão também precisa de descanso e acabamos exigindo muito dela, principalmente na leitura. E o descanso não é só dormir. Faça pausas no uso do computador e celular, não use os aparelhos no escuro e não coce os olhos. Além disso, pisque bastante para relaxar a visão.

Visão periférica nos hábitos saudáveis

3 – A visão periférica existe. E ela vai bem?

Como está sua visão periférica? A maioria das pessoas ignora que existe mundo na visão periférica, principalmente quem usa óculos. Dessa forma, nossa visão central fica sobrecarregada e isso não é nada bom para nossos olhos. Portanto, uma das dicas de hábitos saudáveis é prestar atenção a sua volta, mas sem deslocar sua visão central para ela. Quer uma dica de exercício? Mexa as mãos ao lado do rosto para você exercitar a visão periférica enquanto lê algo no computador!

4 – Perto e longe: equilibre!

Você já percebeu como nós usamos mais nossa visão para perto do que para longe? Tente olhar mais distante, jogar seu olhar para pontos que estão a, pelo menos, 40 metros de distância. Quando estiver no semáforo, olhe a paisagem a sua volta. Procure momentos do dia para exercitar sua visão longe!

Aproveite a luz natural.

5 – Aproveite a luz natural… E a falta dela

Nós vivemos tanto em ambientes fechados que até esquecemos da luz natural. É importante equilibrar a luz natural e o escuro para nossa visão. Ou seja: use muito a luz do sol, saia ao ar livre – e sem óculos escuros. Permita que os raios cheguem à sua retina, pois eles são importantes e benéficos para sua visão. Além disso, aproveite ambientes claros e bem iluminados naturalmente para você trabalhar e até mesmo para seu filho brincar. As crianças precisam se expor ao ar livre pelo menos 2 a 3 horas por dia. Isso evita doenças no futuro, como a miopia, como já foi provado em estudos científicos.

E à noite, nada de abajur ou luz acesa. Você precisa dormir no escuro total para ter uma noite de sono boa para seu corpo e seus olhos. Portanto: blackout na hora de dormir! Nada de luz – nem mesmo aquela vermelhinha da televisão.

Como integrar os hábitos saudáveis ao meu dia-a-dia?

Essas dicas são fundamentais e servem como base para seu olho responder a outros exercícios específicos. Além disso, os hábitos saudáveis são importantes para o grau não aumentar e até mesmo evitar doenças visuais.

Adicionar os hábitos saudáveis ao dia-a-dia pode ser complicado de começo. Porém, comece aos poucos. Policie-se para que eles aconteçam. Ou seja: adicione despertador se necessário. Quer um exemplo? Todo dia, às 15h, você coloca o celular para tocar e te lembrar de fazer um exercício. No carro, coloque um post-it com o aviso “olhe longe”. Lembretes assim podem ser clichês, mas são ótimos para ajudá-lo. Quando você perceber, os hábitos saudáveis já serão automáticos.

Vale lembrar que os exercícios são naturais e não devem substituir o tratamento com seu oftalmologista. Eles devem andar juntos para um resultado ainda melhor.

Quer saber mais?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

8 comentários no post “Hábitos saudáveis! 5 hábitos visuais saudáveis pros olhos

  1. Oi Dra é muito bom ter vc na nossa vida, nos orientando encinanda essa pratica maravilhosa q DEUS esteja sempre lhe iluminando e guiando e lhe dando mais sabedoria para nos encina muito mais. Obrigada bjssss

  2. Dra. Tatiana,
    Obrigada pela ajuda e de certa forma por nos acender uma chama de esperança em nossos corações.
    Ana

  3. Não gosto de dormir no escuro, posso usar durante a noite, um tapa olhos? Qual a melhor temperatura da água para lavar os olhos pela manhã?
    E o que faço, para evitar coçar os olhos quando apresenta irritação e coceira?
    Muito obrigada Dr(a), Deus lhe abençoe sempre..

  4. Não estou conseguindo encontrar as aulas
    Como fazer? Por favor

  5. Quero primeiramente agradecer a Deus pq existem pessoas excelentes como essa Dra que usa esse meio de comunicação para ajuda as pessoas e está preocupada também com elas, eu realmente estou encantada, comecei agora estou super feliz…

  6. Dra. Tatiana,

    Mais uma vez obrigada por suas orientações, que estão sendo muito úteis no meu dia a dia ….

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *